Futebol
Preparação para o Porto - Sporting começa com duas baixas para Rui Borges
07 Fev 2026 | 15:09
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Mai 2025 | 15:46 |
Augusto Inácio acredita que Geny Catamo pode ser decisivo no Benfica - Sporting, duelo da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O ex-jogador, treinador e dirigente do Clube de Alvalade lembra o histórico do jogador diante dos encarnados e espera que o jogador possa voltar a marcar a diferença.
"Realmente tem sido talismã em Alvalade, esperemos que também o seja na Luz"
“Se será titular indiscutível? Sim, mas na minha opinião a jogar do lado direito, atrás do Trincão. Realmente tem sido talismã em Alvalade, esperemos que também o seja na Luz. Falamos de um jogador que é mais atacante do que defesa, que tem desempenhado bem as suas tarefas. […] Psicologicamente pode ter peso, no que diz respeito a ter mais confiança, mas não nos podemos esquecer que é o coletivo que conta, nada se consegue sozinho”, referiu Augusto Inácio, em declarações ao jornal A Bola.
Por outro lado, Jorge Silvério, psicólogo especializado em desporto, fala sobre a motivação de Geny Catamo: “São coisas que acabam sempre por mexer, porque mesmo que os próprios são se lembrem, acabam sempre por ser lembrados, até pelos colegas, no sentido de tentarem motivá-lo, depois depende de como forem trabalhados tanto pelos colegas como pela equipa técnica”.
“O importante é o jogador estar em forma"
O especialista prossegue a sua ideia: “O importante é o jogador estar em forma, sob todos os pontos de vista, nomeadamente físico, psicológico, técnico, tático e o treinador entender que ele é importante na estratégia que vai desenhar tendo em vista o jogo em causa, pelo ambiente e importância do mesmo”.
Vale lembrar que Geny Catamo deverá integrar o onze titular de Rui Borges, no dérbi frente ao Benfica, ocupando a posição de ala direito. Na presente temporada, o internacional moçambicano – avaliado em 15 milhões de euros – é um dos jogadores mais utilizados do plantel do Sporting, tendo já participado em 45 jogos, nos quais assinou sete golos e três assistências.
Internacional grego juntou-se ao plantel de Rui Borges no Clube de Alvalade no mercado de transferências do último verão, oriundo do Panathinaikos
08 Fev 2026 | 03:00 |
Georgios Vagiannidis exige mais minutos a Rui Borges no Sporting, sabe o Leonino. O internacional grego tem vindo a competir diretamente com Iván Fresneda por um lugar no onze inicial dos verdes e brancos e, à data, apesar de alguma vantagem do espanhol, acredita que está em condições para ajudar a equipa com mais tempo de jogo.
Apesar de um arranque de temporada de altos e baixos no Sporting, o 'camisola 13' já se sente totalmente adaptado a Lisboa e ao futebol português. Além disso, depois de três jogos consecutivos fora das opções do treinador leonino, o jogador foi chamado à titularidade frente ao AFS - para a Taça de Portugal, no qual os leões venceram no prolongamento -, e cumpriu a sua função, enchendo mesmo o olho aos adeptos do Clube de Alvalade.
Se esta 'exigência' se concretizar, Sporting ainda pode vir a desembolsar mais alguma verba por Vagiannidis, já depois deste ter custado aos cofres de Alvalade 12,5 milhões de euros. Há dois bónus em cima da mesa: enquanto um apenas poderá ser liquidado no final da época, uma vez que implica que os leões conquistem o campeonato (1M), o segundo trata-se de uma marca individual - o grego terá de atingir 20 jogos com 45 ou mais minutos para que o emblema de Atenas receba outro milhão.
Vale lembrar que o 'camisola 13' se juntou ao Sporting no último mercado de transferências de verão, após longas negociações entre os leões e o Panathianaikos. O grego acabou por ser recomendado aos verdes e brancos em janeiro do ano passado, depois de a Direção leonina ter falhado a contratação de Alberto Costa junto do Vitória de Guimarães - quando este rumou à Juventus.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 12 milhões de euros - participou em 19 partidas. O lateral dos verdes e brancos disputou um total de 1.230 minutos, nos quais conseguiu fazer seis assistências para os companheiros de equipa.
Internacional sueco saltou do banco para apontar dois golos na vitória da turma orientada por Mikel Arteta na 25.ª jornada da Premier League
07 Fev 2026 | 17:33 |
O Arsenal continua na liderança da Premier League, depois de ter vencido, na tarde deste sábado, dia 7 de fevereiro, o Sunderland, por 3-0, no Emirates Stadium, em encontro referente à 25.ª jornada da competição - e com direito a bis de Viktor Gyökeres, ex jogador do Sporting, que havia sido arrasado depois do encontro diante do Chelsea.
Os londrinos entraram melhor na partida e assumiram o controlo do jogo desde cedo. A superioridade foi traduzida em golo ainda antes do intervalo, com Zubimendi a marcar aos 42 minutos, colocando os gunners em vantagem ao descanso.
Na segunda parte, o triunfo ficou definitivamente encaminhado com a entrada de Viktor Gyökeres. O internacional sueco que deixou o Sporting no último verão foi lançado por Mikel Arteta aos 61 minutos e precisou de apenas cinco para fazer o 2-0, aos 66’. Já nos descontos, aos 90+3’, voltou a marcar, assinando o bis e fechando o resultado.
Com esta vitória, o Arsenal soma 56 pontos e mantém-se isolado no topo da tabela classificativa, provisoriamente com mais nove pontos do que o segundo classificado. O Sunderland, por seu turno, permanece no nono lugar, com 36 pontos.
Com a camisola do Arsenal, Viktor Gyokeres – avaliado em 70 milhões de euros – realizou 32 jogos: 23 na Premier League, seis na Liga dos Campeões e três na EFL League Cup. Nos 2.054 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou 13 golos e fez duas assistências.
Treinador do Benfica foi questionado sobre o que prefere para a partida entre leões e dragões, que se disputa na próxima segunda-feira
07 Fev 2026 | 16:00 |
José Mourinho assumiu ter um desfecho preferencial para o clássico da 21.ª jornada da Liga Portugal, que coloca frente a frente Porto e Sporting, na próxima segunda-feira, um resultado que poderá ter impacto direto no topo da classificação e favorecer o Benfica.
Na conferência de imprensa realizada este sábado, o treinador das águias começou por centrar atenções no compromisso da sua equipa frente ao Alverca, sublinhando: "O meu trabalho é ganhar amanhã. Quero ganhar ao Alverca. A minha missão é ajudar os meus a ganhar ao Alverca. O foco de todos nós tem de ser ganhar ao Alverca, que seguramente não é fácil. Todos juntos, todos motivados, a partir daqui tentar puxar pelo estádio e ganhar. É fundamental ganhar 24 horas antes do clássico".
"Diria que era melhor para nós que o primeiro classificado perdesse"
Ainda assim, questionado sobre o Clássico entre dragões e leões, Mourinho admitiu qual seria o cenário mais favorável para o Benfica, esclarecendo: "Se me perguntar quem é que eu gostava que ganhasse, obviamente que o que eu gostava não conta para nada, mas esquecendo o nome dos clubes, não quero ir por aí, diria que era melhor para nós que o primeiro classificado perdesse".
Ao cabo de 20 partidas disputadas, os comandados de Rui Borges têm agora 51 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto soma 55 está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 46.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, também frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, às 20h45.