
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Augusto Inácio acredita que Geny Catamo pode ser decisivo no Benfica - Sporting, duelo da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O ex-jogador, treinador e dirigente do Clube de Alvalade lembra o histórico do jogador diante dos encarnados e espera que o jogador possa voltar a marcar a diferença.
"Realmente tem sido talismã em Alvalade, esperemos que também o seja na Luz"
“Se será titular indiscutível? Sim, mas na minha opinião a jogar do lado direito, atrás do Trincão. Realmente tem sido talismã em Alvalade, esperemos que também o seja na Luz. Falamos de um jogador que é mais atacante do que defesa, que tem desempenhado bem as suas tarefas. […] Psicologicamente pode ter peso, no que diz respeito a ter mais confiança, mas não nos podemos esquecer que é o coletivo que conta, nada se consegue sozinho”, referiu Augusto Inácio, em declarações ao jornal A Bola.
Por outro lado, Jorge Silvério, psicólogo especializado em desporto, fala sobre a motivação de Geny Catamo: “São coisas que acabam sempre por mexer, porque mesmo que os próprios são se lembrem, acabam sempre por ser lembrados, até pelos colegas, no sentido de tentarem motivá-lo, depois depende de como forem trabalhados tanto pelos colegas como pela equipa técnica”.
“O importante é o jogador estar em forma"
O especialista prossegue a sua ideia: “O importante é o jogador estar em forma, sob todos os pontos de vista, nomeadamente físico, psicológico, técnico, tático e o treinador entender que ele é importante na estratégia que vai desenhar tendo em vista o jogo em causa, pelo ambiente e importância do mesmo”.
Vale lembrar que Geny Catamo deverá integrar o onze titular de Rui Borges, no dérbi frente ao Benfica, ocupando a posição de ala direito. Na presente temporada, o internacional moçambicano – avaliado em 15 milhões de euros – é um dos jogadores mais utilizados do plantel do Sporting, tendo já participado em 45 jogos, nos quais assinou sete golos e três assistências.
Chefe de redação do jornal Record comenta relevância do duelo entre leões e encarnados que pode decidir a atribuição do título de campeão nacional
|
Sporting e Benfica preparam-se para discutir o título de campeão nacional, no dérbi marcado para este sábado, no Estádio da Luz. Luís Pedro Sousa, chefe de redação do jornal Record, apesar de reconhecer a importância máxima do encontro, lembra que o que está em causa é apenas “um jogo de futebol”.
“Aí está o superdérbi, o jogo do ano ou até do século. É, certamente, face ao caráter decisivo, o Benfica-Sporting mais importante para várias gerações de adeptos. Há expectativa, nervosismo e paixão. Convém, no entanto, colocarmos todos os pés na terra, as mãos na consciência, e percebermos que o que está em causa é simplesmente um jogo de futebol, mesmo que um conjunto de energúmenos, com agenda própria, nos vá tentar convencer do contrário”, começou por afirmar Luís Pedro Sousa, num artigo de opinião publicado no jornal Record.
O jornalista lembra que, independentemente do desfecho do dérbi, o “Mundo não vai acabar”: “Com o troféu mais importante do calendário nacional em causa, com a natural alegria dos vencedores e a inevitável tristeza dos vencidos, mas, acima de tudo, um simples jogo de futebol. Mesmo que o dérbi dite hoje a atribuição do título, o Mundo não vai acabar por causa disso. A vida continua e, aliás, a partir de agosto, a Liga estará aí outra vez para consagrar um novo campeão”.
A terminar, Luís Pedro Sousa pede máxima tranquilidade para os protagonistas: “Deixem os jogadores mostrar a sua arte, os treinadores definirem estratégias e os árbitros dirigirem o encontro o mais tranquilamente possível. Aconteça o que acontecer, hoje, ou na última jornada, Sporting e Benfica estão já de parabéns pelo percurso palmilhado. Glória ao vencedor e honra ao vencido”.
Vale lembrar que o dérbi entre Benfica e Sporting joga-se a partir das 18h00 deste sábado, no Estádio da Luz, com arbitragem de João Pinheiro. Em caso de vitória, os leões celebram a conquista do bicampeonato no terreno do rival. Se o encontro terminar empatado, as contas do título apenas se decidirão na última jornada, sendo que, nesse cenário, o Sporting teria vantagem no confronto direto - o primeiro critério de desempate.
Avançado do plantel orientado por Rui Borges é, de momento, o melhor marcador do campeonato e soma 38 golos em 31 jornadas
|
Sporting e Benfica defrontam-se no dérbi da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Em antevisão à partida, Rui Águas, lenda dos encarnados, foi desafiado a prever o desenrolar da partida e admitiu que Viktor Gyokeres é o jogador mais provável a "perder a cabeça".
Para o antigo avançado, Vangelis Pavlidis é quem pode decidir o dérbi, com os encarnados a serem a equipa que vai marcar primeiro. Na questão disciplinar, Rui Águas acredita que Ousmane Diomande é, de todos os intervenientes, o mais provável a receber cartão amarelo.
Apesar de crer que o costa-marfinense será admoestado, é Rui Águas aponta Gyokeres como o jogador que deverá perder as estribeiras na Luz, num encontro que, para o já retirado futebolista, o Benfica irá vencer, sagrando-se, por consequência, campeão nacional - isto se o triunfo for por dois ou mais golos, caso contrário fica a decisão adiada para a última jornada.
O Sporting volta a entrar em campo este sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica, em jogo válido para a 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Bruno Lage tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz e decide o título.
Por esta altura, o plantel verde e branco é primeiro classificado do Campeonato Nacional - veja AQUI a tabela completa da prova - , com 78 pontos, os mesmos do rival. Porto e Braga, ambos com 56, fecham o pódio e os lugares de acesso às competições europeias na próxima temporada.
Veja as declarações de Rui Águas:
Avançado foi cedido pelos leões ao AVS, mas chegou a competir com a Listada verde e branca na presente edição da Liga Portugal Betclic
|
Ao contrário da Premier League, em que são necessários cinco jogos para um futebolista ser considerado campeão, em Portugal o regulamento é diferente. Assim sendo, o Sporting tem cinco atletas que podem vencer o título, mesmo não fazendo parte do plantel.
O avançado de 20 anos foi emprestado pelo Sporting ao AVS, no mercado de verão. Antes de rumar ao Norte do país, o atacante foi lançado a primeira jornada do campeonato, frente ao Rio Ave, ainda com Ruben Amorim no comando técnico dos verdes e brancos.
Edwards deixou Alvalade em janeiro, sendo cedido ao Burnley após entrar em conflito com Rui Borges. O extremo inglês - que acabou por assinar em definitivo com os clarets - ainda fez seis jogos na Liga Portugal Betclic, tendo marcado um golo.
O médio internacional sub-21 por Portugal rumou ao Southampton no verão. No entanto, Ruben Amorim ainda fez uso do jovem formado em Alcochete, que disputou 25 minutos da primeira jornada do campeonato, na vitória do Sporting, por 3-1, sobre o Rio Ave.
Atualmente cedido ao Las Palmas, mas com transferência confirmada para o Chelsea em 2025/26, Essugo foi utilizado em duas partidas da Liga. O médio defensivo entrou diante do Rio Ave e também foi utilizado no Algarve, na goleada por 5-1 diante do Farense.
Apesar de já não fazer parte do plantel, o guardião bósnio ainda pertence ao Sporting, visto estar apenas emprestado ao Légia de Varsóvia. Kovacevic até começou a temporada a titular, mas uma lesão e exibições muito aquém do esperado acabaram por ser fatais. Pelos leões, fez seis jogos no campeonato.