
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Augusto Inácio teme que a ausência de Morten Hjulmand possa dificultar a vida ao Sporting. O antigo técnico dos leões acredita na conquista do título, mas alerta que os verdes e brancos poderão enfrentar muitas dificuldades, caso o Vitória de Guimarães marque primeiro.
"A pressão em Alvalade vai ser grande, mas acredito muito que o Sporting vai ser campeão. Fiquei admirado com o jogo na Luz, mas contente e orgulhoso pela forma como a equipa entrou em campo", começou por dizer o técnico, em declarações ao jornal A Bola.
"Sem Hjulmand, se Sporting não conseguir marcar primeiro, terá muita dificuldade"
No entanto, Inácio alerta para o facto de que "se o Sporting não conseguir marcar nos primeiros minutos frente ao Vitória de Guimarães, vai ter muita dificuldade", justificando a afirmação com a ausência do "maestro Hjulmand", ainda assim, o plantel "tem de ter calma e acreditar".
"É bom sinal haver ansiedade e nervosismo. É porque estão a lutar por coisas importantes. Faz parte da vida de jogadores que estão em grandes clubes e eles estão preparados para isso", explicou, falando também como adepto: "Estou convicto de que, com maior ou menor dificuldade, o Sporting vai ganhar e ser campeão".
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa -, diante da turma liderada por Luís Freire, tem pontapé de saída marcado para as 18h00 e joga-se no Estádio José Alvalade.
Técnico que passou pelo emblema leonino deixou duras críticas à atuação do juiz da Associação de Futebol de Braga no dérbi frente ao Benfica
|
Octávio Machado deixou duras críticas à atuação de João Pinheiro no duelo entre Benfica e Sporting. O antigo treinador do Sporting referiu que Nicolás Otamendi deveria ter sido expulso depois de ter derrubado Pedro Gonçalves, numa altura em que os leões venciam por 1-0.
“No primeiro quarto de hora tinha de ser expulso e ficavam a jogar com 10. Aquilo (decisão do árbitro) marcou profundamente este campeonato”, afirmou Octávio Machado, na CMTV, criticando o juiz da AF de Braga no lance com o argentino e Pedro Gonçalves.
Mais do que o lance em si, o que deixou Octávio ainda mais indignado foi o que considera ser um padrão de prejuízo ao Sporting nos momentos decisivos. Em tom exaltado, deixou um alerta sobre a situação: “Lembro-me muito bem de 2015/16. Pode ser a reedição de 15/16. É isso que me assusta acontecer duas vezes 15/16, em poucos anos".
Recorde-se que na temporada 2015/16, o Sporting perdeu 1-0 em Alvalade, diante do Benfica, e acabou por terminar em segundo lugar da Liga. A temporada ficou marcada por vários lances polémicos e pelo pagamento de César Boaventura e Miguel Pinho - confirmado recentemente - a jogadores de Marítimo, Vitória de Setúbal e Rio Ave, para perderem com os encarnados.
O dérbi da jornada 33 terminou empatado (1-1), graças aos golos de Francisco Trincão, com assistência de Viktor Gyokeres, e Kerem Akturkoglu, que beneficiou de um desvio em Maxi Araújo. O Clube verde e branco continua a depender apenas de si para ser campeão.
O Sporting recebe o Vitória de Guimarães no próximo sábado, 17 de maio, às 18h00 na última jornada da Liga Portugal. Será um jogo com as emoções à flor da pele e os comandados de Rui Borges precisam apenas de igualar o resultado do Benfica em Braga, para vencer o título.
Antigo árbitro internacional abordou casos polémicos do encontro entre águias e leões e diz que é o emblema leonino quem tem razões de queixa
|
Iturralde González abordou os casos polémicos do encontro entre Benfica e Sporting e diz que é o emblema leonino quem tem razões de queixa. O antigo árbitro internacional espanhol refere que o lance polémico entre Zeno Debast e Nicolás Otamendi não é penálti e diz ainda que o central argentino deveria ter sido expulso num lance anterior com Pedro Gonçalves.
“É penálti e segundo amarelo para Otamendi"
“É penálti e segundo amarelo para Otamendi, que atinge, com o joelho direito, a coxa esquerda de Pote. É a perna de apoio do jogador do Sporting, o que o faz desequilibrar-se”, apontou ao jornal Record. Ainda segundo Iturralde, o central encarnado também coloca a mão na cara do médio leonino antes da entrada na área. Apesar disso, considerou que não era lance para VAR por não ser flagrante, mas sim de decisão dentro de campo.
Falta de Debast sobre Otamendi? "Para mim não é falta"
Já quanto ao lance entre Debast e Otamendi, o ex-árbitro diz aceitar a decisão: "É uma jogada muito complicada, daquelas em que independentemente do que o árbitro faça, a decisão será muito discutida. Pela forma como o jogador do Sporting está a defender, se dão penálti, aceitaria a decisão. Mas para mim não é falta".
Hjulmand também esteve em destaque, mas o espanhol defendeu que o médio não deveria ter visto o segundo amarelo após a falta sobre Aktürkoglu, considerando a jogada apenas imprudente, mas não temerária: "É falta, sim, mas sem admoestação. O jogador do Sporting apenas quer cobrir a bola, deixa o cotovelo um pouco mais alto e este acaba por tocar na cara do avançado do Benfica, mas não há um movimento do cotovelo contra a face do adversário. É uma jogada normal.", afirmou o árbitro internacional.
O Sporting, que tinha vantagem no confronto direto por ter vencido o primeiro dérbi em Alvalade por 1-0, empatou na Luz e depende apenas de si para conquistar o título. Na última jornada, os leões recebem o Vitória de Guimarães, que perdeu por 2-1 com o Farense e precisa de garantir o quinto lugar. Já o Benfica joga fora com o Braga, num duelo igualmente exigente.
Antigo vogal do conselho diretivo do Clube de Alvalade analisou prestação dos pupilos de Rui Borges no encontro da 33.ª jornada da Liga
|
Bruno Mascarenhas, ex dirigente Sporting, falou sobre o dérbi entre Benfica e Sporting (1-1). O antigo vogal do conselho diretivo do Clube de Alvalade analisou a exibição dos leões e salientou que os pupilos de Rui Borges foram pouco agressivos nos segundos 45 minutos do encontro.
"Percebo que é preciso meter gelo. Aliás, Rui Borges começou logo a meter gelo na primeira parte do jogo de sábado com o Benfica. Na segunda parte, o Sporting não foi suficiente agressivo, pois podia ter tentado resolver logo a questão na Luz", explica Mascarenhas, destacando que a equipa recuou muito na segunda metade, cedendo a iniciativa ao adversário. Em relação aos dois dias de folga dados ao plantel, o ex-dirigente apoia a decisão de Rui Borges.
"É o Sporting que tem a responsabilidade de vencer e terminar de vez com as contas do título"
Mascarenhas reforça que o Sporting não se deve preocupar com o que acontecerá no jogo do Benfica contra o Braga: "Este jogo com o Vitória joga-se em dois 'tabuleiros'. Em Alvalade e em Faro. Porque o Vitória sabe que, se o Farense vencer o Santa Clara tem o apuramento garantido para as competições europeias. Independentemente disso, o Vitória não irá facilitar, mas é o Sporting que tem a responsabilidade de vencer e terminar de vez com as contas do título, em Alvalade, conquistando assim o bicampeonato. O jogo de Braga não diz nada ao Sporting", acrescenta o antigo dirigente.
Para Bruno Mascarenhas, a confiança da equipa será determinante neste momento decisivo. Acredita que, apesar da exigência do adversário, o Sporting reúne todas as condições para alcançar o objetivo e selar o bicampeonato em Alvalade, desde que mantenha o foco total e a concentração nos 90 minutos frente aos vimaranenses.
O Sporting defronta o Guimarães na última jornada do campeonato, no sábado, a 17 de maio às 18h no Estádio de Alvalade. O técnico dos leões concedeu dois dias de folga para a equipa conseguir preparar-se a todos os níveis. Luís Freire, o treinador dos minhotos já deixou um recado a Rui Borges.