
Futebol
Ex Sporting critica Varandas pela forma como tratou João Pereira: "Culpas foram só dadas a ele"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ousmane Diomande e Hidemasa Morita, dupla do Sporting, que estiveram ao serviço das suas seleções – Costa do Marfim e Japão, respetivamente –, em partidas a valer para o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026 que terá lugar nos Estados Unidos, México e Canadá, já estão a aproveitar o período de descanso antes do regresso a Alvalade, marcado para o dia 4 de julho.
O defesa leonino no embate frente ao Quénia, no dia 10 de junho, que se traduziu num empate (0-0), não saiu do banco, e, se bem se recorda, no encontro com o Gabão (1-0) nem sequer esteve na ficha de jogo. Neste último, a explicação para a não utilização de Diomande volta a ser por escolha técnica, situação semelhante à que ocorreu ao longo do CAN (Campeonato Africano de Nações).
Já Morita também ficou a aquecer o banco em nova goleada, frente à Síria, por 5-0. Também por 5-0, na passada quinta-feira, a seleção do Japão venceu o Mianmar, com o médio do Sporting titular. Após estes resultados, o Japão termina, assim, na liderança do Grupo B, com 18 pontos conquistados em 18 possíveis.
Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – somou 38 encontros: 26 no Campeonato Nacional, oito na Liga Europa, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.979 minutos que disputou, o central marcou três golos e fez uma assistência.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita – avaliado em 15 milhões de euros – realizou 40 jogos (2.753 minutos): 29 na Liga Portugal Betclic (2.144), sete na Liga Europa (441) e quatro na Taça de Portugal (168). O médio do Sporting marcou dois golos (Arouca e Moreirense) e fez quatro assistências (Rio Ave, por duas ocasiões, Vitória de Guimarães e Portimonense), sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim na época que agora termina.
Jogador que passou pelo emblema verde e branco ajudou a derrotar Manchester United, no San Mamés, e ergue troféu internacional
|
O Tottenham, de Pedro Porro, derrotou o Manchester United (1-0), esta quarta-feira, dia 21 de maio, e conquistou a Liga Europa, em Bilbau. O antigo jogador do Sporting alinhou os 90 minutos e ajudou a equipa de Ange Postecoglou a quebrar um jejum de troféus de 17 anos.
Num duelo equilibrado na primeira parte, o lance capital do encontro aconteceu aos 42 minutos, num lance algo estranho. Brennan Johnson, avançado dos londrinos, aproveitou um mau alívio de Luke Shaw e marcou aquele que seria o único golo da partida.
Na segunda parte, Ruben Amorim operou algumas mexidas em busca da igualdade. A bola insistiu em não entrar e, já com Harry Maguire a fazer de ponta de lança, porém, o marcador no San Mamés não sofreu qualquer alteração. Os 'red devils' estão fora das competições europeias em 2025/26.
Dessa forma, o Manchester United volta a acabar uma época sem títulos arrecadados, enquanto o Tottenham repete a conquista de uma prova que lhe fugia desde 1984. Com o troféu conquistado, a equipa londrina tem presença garantida na próxima edição da Liga dos Campeões. Já Ruben Amorim - que foi recordado por Viktor Gyokeres - acaba a época sem qualquer troféu em Inglaterra.
Esta temporada, com a camisola do Tottenham, o ex Sporting – avaliado em 45 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Premier League, 13 na Liga Europa, três na Taça de Inglaterra e dois na Taça da Liga inglesa. Ao todo, o lateral espanhol contabiliza 4.010 minutos, com quatro golos e nove assistências.
Ponta de lança do Clube de Alvalade concedeu entrevista, onde lembrou transferência do técnico português de 40 anos rumo ao Manchester United
|
Viktor Gyokeres fez uma retrospetiva à temporada do Sporting e abordou a saída de Ruben Amorim. Questionado sobre se os leões teriam tido uma reta final de Campeonato mais calma, caso o técnico ficasse em Alvalade, o goleador sueco - que ainda pode ficar em Alvalade - acabou por desviar-se do tema, mas explicou que a mudança "foi um momento triste".
"Uma coisa é ganhar muitos jogos, outra é passar uma época inteira sem perder"
"Não sei se seria mais fácil, mas é claro que temos sempre a mentalidade de querer ganhar sempre. Como já vimos no futebol, nem sempre acaba assim. É muito difícil não perder um único jogo durante toda a época, acho que poucas equipas o conseguiram. Uma coisa é ganhar muitos jogos, outra é passar uma época inteira sem perder", começou por dizer, em entrevista à SIC.
"Claro que foi um momento triste, mas compreendemos perfeitamente a decisão dele"
O ponta de lança lembra o que sentiu no momento em que Ruben Amorim rumou ao United. "Era algo que nós, enquanto jogadores, não queríamos. Obviamente, como disse, estávamos a 'voar' e a ganhar os jogos todos. Claro que foi um momento triste, mas compreendemos perfeitamente a decisão dele. Não houve ressentimentos".
O agora pupilo de Rui Borges diz, no entanto, que a equipa verde e branca compreendeu a decisão do treinador em rumar aos ingleses do Manchester United: "Sim, claro. Falámos com ele, entre os jogadores também. Foi tudo muito claro e não houve ressentimentos".
Viktor Gyokeres explicou a quebra de rendimento da equipa: "É difícil manter o mesmo nível durante um período tão longo. Mudar de treinador quando tudo estava a funcionar não é fácil. Infelizmente, tivemos alguns jogos difíceis nessa altura. Penso que não jogámos bem. Pode ter sido algo a nível mental, claro. Mas também pode ter sido um desses períodos difíceis", terminou.
Avançado sueco do Clube de Alvalade tem sido muito cobiçado no mercado; Declarações de Chris Gyokeres animam massa associativa leonina
|
A permanência de Viktor Gyokeres no Sporting é um cenário muito improvável, dada o intenso assédio de tubarões europeus de que o jogador tem vindo a ser alvo. Ainda assim Chris Gyokeres, que foi entrevistado antes do jogo do título, disse que a família considerou que o jogador tem de continuar em Alvalade e mostrou-se fascinado pelo ambiente criado em torno do sobrinho.
"Absolutamente fantástico! Sem palavras!”
“Estou muito feliz, é fantástico. Estivemos cá no ano passado, é o mesmo espírito. São as mesmas pessoas, é o mesmo ambiente. Absolutamente fantástico! Sem palavras!”, começou por dizer o familiar do goleador, que quer que o jogador fique em Alvalade mais uma época.
“Ontem ao jantar decidimos que ele tem de ficar. Achamos que sim. Esperamos que sim"
“Ontem ao jantar decidimos que ele tem de ficar. Achamos que sim. Esperamos que sim, porque veja… Nós adoramos, é incrível, o país, as pessoas e o Sporting. E os leões. Nós adoramos!”, rematou Chris Gyokeres, dando grande esperança ao universo leonino.
A sua saída era um dado praticamente certo, com a Premier League a ser o cenário de fundo mais provável. No entanto, as ordens dadas por Viktor Gyokeres aos seus empresários foram que estes seriam assuntos para tratar apenas depois da final da Taça de Portugal, onde o Sporting defronta o Benfica. Declan Rice, médio do Arsenal, colocou um like numa publicação do jogador.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 51 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.130 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 53 golos e fez 13 assistências.