
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ousmane Diomande e Hidemasa Morita, dupla do Sporting, que estiveram ao serviço das suas seleções – Costa do Marfim e Japão, respetivamente –, em partidas a valer para o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026 que terá lugar nos Estados Unidos, México e Canadá, já estão a aproveitar o período de descanso antes do regresso a Alvalade, marcado para o dia 4 de julho.
O defesa leonino no embate frente ao Quénia, no dia 10 de junho, que se traduziu num empate (0-0), não saiu do banco, e, se bem se recorda, no encontro com o Gabão (1-0) nem sequer esteve na ficha de jogo. Neste último, a explicação para a não utilização de Diomande volta a ser por escolha técnica, situação semelhante à que ocorreu ao longo do CAN (Campeonato Africano de Nações).
Já Morita também ficou a aquecer o banco em nova goleada, frente à Síria, por 5-0. Também por 5-0, na passada quinta-feira, a seleção do Japão venceu o Mianmar, com o médio do Sporting titular. Após estes resultados, o Japão termina, assim, na liderança do Grupo B, com 18 pontos conquistados em 18 possíveis.
Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – somou 38 encontros: 26 no Campeonato Nacional, oito na Liga Europa, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.979 minutos que disputou, o central marcou três golos e fez uma assistência.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita – avaliado em 15 milhões de euros – realizou 40 jogos (2.753 minutos): 29 na Liga Portugal Betclic (2.144), sete na Liga Europa (441) e quatro na Taça de Portugal (168). O médio do Sporting marcou dois golos (Arouca e Moreirense) e fez quatro assistências (Rio Ave, por duas ocasiões, Vitória de Guimarães e Portimonense), sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim na época que agora termina.
Presidente do Clube de Alvalade já terá escolhido o alvo preferencial para substituir Viktor Gyokeres, mas o valor pedido pode ser proibitivo
|
Frederico Varandas já decidiu que o Sporting não vai passar dos 25 milhões de euros para garantir o concurso de Luis Suárez junto do Almeria. Os leões continuam empenhados em encontrar o substituto de Viktor Gyokeres, que está cada vez mais perto de deixar o emblema verde e branco.
Tendo em conta a saída do avançado sueco, o Sporting sente-se na necessidade de atacar o mercado para contratar um avançado que lute pelo lugar com Conrad Harder. Os leões estudam opções e apresentam alguns alvos a Rui Borges, de modo a obter a concordância do treinador. É aqui que Luis Suárez aparece bem cotado junto da SAD verde e branca.
O Sporting, na verdade, já acompanha Luis Suárez desde 2020, e o jogador chegou, mais tarde, a ser equacionado de novo - na altura foi Viktor Gyokeres a rumar a Alvalade. Mas nem por isso Frederico Varandas quer entrar em loucuras, sendo que o Presidente verde e branco considera os 25 milhões pedidos pelo Almeria pelo jogador de 28 anos um valor superior aos que os leões estão dispostos a pagar.
O Sporting vai ter de tomar uma decisão brevemente. Luis Suárez reúne interesse de dois clubes da Premier League, um da liga italiana e outro da liga qatari - a concorrência não desmotiva os leões para lutar pelo avançado, até porque a Liga dos Campeões é um trunfo a favor do Clube de Alvalade.
Neste momento, apesar de já existirem contactos numa fase muito inicial, o jogador tem ordens para se apresentar na pré-época do Almeria, a 14 de julho. O Sporting, relembramos, arranca os seus trabalhos de pré-temporada já na próxima terça-feira, 1 de julho.
Clube de Alvalade prepara-se para a possibilidade de perder o jovem central costa marfinense e já definiram o preço do novo alvo verde e branco
|
Frederico Varandas já decidiu que o Sporting não vai para além de uma quantia entre os 15 e os 20 milhões de euros para contratar um novo defesa central. O nosso jornal avança, neste Exclusivo Leonino, que os leões já definiram um teto para o possível reforço da equipa verde e branca.
A urgência deste dossier surgiu com as notícias do assédio da Premier League a Ousmane Diomande. O Crystal Palace tem sido um dos clubes mais interessados na contratação do costa marfinense, que deixaria o Sporting órfão de um dos pilares do bicampeonato verde e branco.
Para além de Ousmane Diomande, há ainda a resolver a situação de Jeremiah St. Juste. O defesa central neerlandês termina contrato com o Sporting no verão de 2026, e, tendo em conta que ainda não renovou o vínculo com os leões, o cenário mais provável é a saída já na próxima janela de transferências.
Esta situação deixa o Sporting a precisar de mais um defesa central. No caso da saída de Ousmane Diomande, os leões podem mesmo avançar para a contratação de um jogador para entrar para o 11 de Rui Borges, o que iria obrigar a um investimento avultado. No entanto, Frederico Varandas já definiu que esse possível valor não vai ultrapassar uma quantia a rondar os 15 e os 20 milhões de euros.
Relembrar que, para além das possíveis saídas de Ousmane Diomande e Jeremiah St. Juste, o Sporting parece planear a época a pensar Zeno Debast como médio, e não como central. Sendo assim, reduzem-se as opções verdes e brancas para o eixo defensivo, o que pode obrigar mesmo Frederico Varandas a atacar o mercado este verão para garantir mais opções a Rui Borges, treinador dos leões.
Confira os melhores momentos de Diomande:
Clube de Alvalade está interessado no jovem jogador do Corinthians mas, conta com a concorrência do seu eterno rival de Lisboa
|
Apesar do Sporting já saber o preço por Breno Bidon, os leões não estão sozinhos na luta. O Benfica também está interessado em contratar o jogador do Corinthians. Desta forma, o médio-centro da equipa de São Paulo pode rumar a Lisboa, com a possibilidade de rumar a Alvalade ou à Luz.
Segundo informações avançadas pelo portal UOL Esporte, os encarnados demonstraram vontade de contar com os serviços do centrocampista da equipa do ‘timão’, significando que a sua transferência para o Clube de Alvalade adivinha-se mais difícil. Ainda assim, estes não são os únicos emblemas atrás do atleta.
Para além de Sporting e Benfica, Breno Bidon conta também com o interesse de clubes como o Wolverhampton, Brighton e Arsenal, na Premier League, e também emblemas das ligas de Itália, Alemanha e Países Baixos, algumas das melhores ligas da Europa.
É de notar que, no início de 2025, Breno Bidon renovou contrato com o Corinthians. O novo vínculo do médio é válido até dezembro de 2029 e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros para clubes estrangeiros e cerca de 58M para emblemas brasileiros.
No ano civil de 2025, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - disputou 26 partidas. Durante os 1.592 minutos em que foi utilizado, o médio canarinho marcou um golo e fez uma assistência para os companheiros.