Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Dez 2025 | 07:12 |
Uma das perguntas mais recorrentes desta semana é simples: quem será o árbitro escolhido para o Benfica - Sporting? Apesar da escolha ainda não ter sido revelada, Jorge Faustino e Marco Ferreira acreditam que há um favorito entre quatro possíveis candidatos.
Jorge Faustino: "Todos os internacionais são nomeáveis"
Os especialistas de arbitragem referiram, ao jornal Record, que João Pinheiro deverá ser o juiz indicado para o dérbi eterno: "Todos os internacionais são nomeáveis, mas se olharmos para a gestão que é feita - e as nomeações para estes jogos são feitas com algum tempo de antecedência - vejo quatro árbitros possíveis, três dos quais tiveram jogos de Segunda Liga nesta jornada: João Gonçalves, Luís Godinho e António Nobre. João Pinheiro assumiu o papel de quarto árbitro também na Segunda Liga", começa por referir Jorge Faustino.
Jorge Faustino: "Será um destes quatro"
"António Nobre não teve uma arbitragem assim tão feliz neste fim-de-semana, o João Gonçalves já apitou um clássico esta época e Luís Godinho fez a final da Taça de Portugal. Poderá ser demasiado cedo para nomeá-lo, apostaria em João Pinheiro que está em grande forma, teve só este mês dois jogos de Liga dos Campeões e um jogo de apuramento do Campeonato do Mundo. Mas será um destes quatro", afirmou ainda.
Marco Ferreira: "Não há outra alternativa para este jogo"
Por seu turno, Marco Ferreira acaba por concordar com a análise e também atira o nome do árbitro da AF Braga como o principal candidato: "Não há outra alternativa para este jogo. Deverá ser João Pinheiro, apesar deste Conselho de Arbitragem estar a nomear 'novos' árbitros internacionais para os jogos mais importantes. A importância do jogo, os desempenhos negativos de alguns árbitros e o clima tenso não deixam muito margem para arriscar novamente".
O Sporting volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á, às 20h15, no Estádio da Luz.
Treinador dos verdes e brancos prevê ter algumas dores de cabeça no decorrer dos próximos meses, sendo que algumas ainda precisam de confirmação
03 Dez 2025 | 07:25 |
Geny Catamo será ausência garantida para Rui Borges devido à sua presença praticamente confirmada entre os eleitos de Chiquinho Conde para defender Moçambique no CAN'2025. O jogador do Sporting, além de baixa para os leões, também não irá passar as festividades em família.
No caso, a seleção dos Mambas e da Costa do Marfim - para a qual não se sabe se Ousmane Diomande será convocado -, defrontam-se logo na primeira jornada do grupo F, com a partida a ser disputada a... 24 de dezembro. Uma vez que grande parte dos países participantes tem crentes mulçumanas, a CAF não tem qualquer problema em marcar os jogos para as datas cristãs, como é caso do Natal.
Apesta de Geny Catamo partilhar, habitualmente, o Natal com a sua família, este ano não será o caso. Também a véspera de ano novo está comprometida, visto que Moçambique tem novo compromisso, desta vez diante dos Camarões.
Fora todas estas questões, quem também acabará por 'sofrer' nesta fase é mesmo Rui Borges. O Sporting pode vir a perder duas das suas peças mais importantes durante um mês de competição e, contas feitas, Geny Catamo e Ousmane Diomande podem vir a perder o total de nove jogos pelos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já 17 partidas. Nos 833 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto fez um golo e assistiu os companheiros de equipa em três ocasiões.
Processo do internacional costa-marfinense é visto como uma das prioridades da estrutura do Clube de Alvalade, mas situação tem-se complicado
03 Dez 2025 | 06:52 |
Uma das prioridades do Sporting passa por garantir a renovação de contrato de Ousmane Diomande, mas tem existido alguma resistência por parte do jogador e dos seus agentes. Os leões pretendem estender o vínculo do internacional costa-marfinense até 2030, juntamente com um aumento salarial, mas a situação tem-se complicado.
A informação está a ser adiantada pelo jornal A Bola, que revela que não tem havido grande recetividade do lado do defesa de 21 anos para seguir em frente com um novo contrato em Alvalade e, se tudo se mantiver igual, no verão de 2026 o jogador entra na última época de ligação aos leões.
A mesma fonte revela que esta postura do staff de Diomande pode ser vista como uma 'arma negocial', uma vez que o 'camisola 26' tem bastantes interessados, além do Crystal Palace, como o o nosso Jornal avançou esta quarta-feira, 3 de dezembro, em Exclusivo Leonino. Ou seja, se o jogador chegar ao último ano de contrato sem renovação, pode acabar por ver facilitada a saída.
Apesar destas dificuldades, o Sporting vai continuar a pressionar para garantir a renovação de Diomande. A cumprir três anos de leão ao peito no mês de janeiro, o costa-marfinense poderá encontrar, entre as negociações, um aumento salarial para o dobro - neste momento, está no patamar dos 400 mil euros anuais limpos. De resto, a cláusula de rescisão é para manter no patamar dos 80M.
Na presente temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou nove encontros pelo Sporting: quatro na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 677 minutos.
Início de mês complicado para os verdes e brancos tem início já esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, no dérbi eterno diante do Benfica
03 Dez 2025 | 06:38 |
O Sporting tem pela frente um mês de dezembro bastante competitivo, sendo que a complicada série tem início já esta sexta-feira, 5 de dezembro, frente ao Benfica. Rui Borges tem sido claro na mensagem deixada ao seu plantel nesta fase.
Segundo avança o jornal Record, o treinador dos verdes e brancos pretende que os seus jogadores estejam conscientes que, apesar das nove vitórias nos últimos dez jogos, tudo pode mudar muito rapidamente. No regresso aos trabalhos, Rui Borges quer todo o foco do grupo do Sporting no que diz respeito à dificuldade dos próximos objetivos.
“Estou supertranquilo, independentemente daquilo que possa acontecer no dérbi ou até mesmo neste mês, bastante exigente a nível de jogos e de grau de dificuldade. Mas vejo-os felizes a jogar - e isso deixa-me feliz”, chegou mesmo a referir Rui Borges, junto dos jornalistas, após a goleada frente ao Estrela da Amadora (4-0).
Com a vitória frente aos tricolores – a 16.ª em 21 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 31 pontos continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (34) é líder, enquanto o Benfica ocupa a terceira posição (28).
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á, às 20h15, no Estádio da Luz.