
Futebol
Nomeação de Tiago Martins para o Sporting - Gil Vicente pode ser grande notícia para Rui Borges
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres tem sido a grande figura do Sporting desde que chegou a Alvalade, no verão de 2023. Com a saída do goleador verde e branco iminente, o Arsenal perfila-se como o maior interessado no avançado leonino, e parece não dar descanso ao assédio.
A informação é avançada por Florian Plettenberg, jornalista alemão especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. O diretor desportivo dos ‘gunners’, Andrea Berta, é um grande apreciador das qualidades futebolísticas de Viktor Gyokeres e está muito determinado em assegurar a contratação do internacional sueco para reforçar a frente de ataque da equipa comandada por Mikel Arteta. Alexander Isak, avançado do Newcaste, era a prioridade dos responsáveis do Arsenal, mas o valor pedido pelos ‘magpies’ é considerado excessivo.
Ainda assim, para além do Arsenal, há outros clubes que planeiam apresentar uma proposta por Gyokeres - que foi muito elogiado por Rui Calafate -, tais como Manchester United, Chelsea e Real Madrid. Por outro lado, o Bayern Munique parece estar fora da corrida, uma vez que considera que a contratação do atacante do Sporting iria obrigar a um investimento demasiado elevado.
De resto, vale lembrar que o Sporting poderá aceitar a transferência de Gyokeres, no próximo mercado de verão, por um valor inferior ao da cláusula de rescisão, que está fixada nos 100 milhões de euros. Tem sido noticiado que o Clube de Alvalade comprometeu-se com o atleta a aceitar a transferência por um valor entre os 60 e os 70 milhões de euros.
Na presente temporada, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – já participou em 48 encontros, ao serviço do Sporting: 30 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.860 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Jogador que alinha em equipa estrangeira foi orientado pelo técnico verde e branco em Portugal e revelou tudo acerca do transmontano
|
Muitas vezes criticado por não ser treinador para uma equipa grande, Rui Borges tem sido capaz de acalmar os críticos. Ainda não perdeu para as competições internas, tem o Sporting a caminho do segundo melhor ataque do século, só ficou em branco por duas vezes (contra o Dortmund), e leva um registo de 47 golos em 16 jogos fora de casa esta temporada.
Números que parecem demonstrar uma capacidade ofensiva bastante presente. O jornal A Bola falou com Lucas Rodrigues, jogador do Seoul, da Coreia do Sul, que foi treinado pelo técnico leonino no Mafra, e que por isso conhece bem Rui Borges. O jogador parece confirmar a vontade de ataque do transmontano.
"Ele é, de facto, um treinador voltado para o ataque, com variedade de estratégias e que privilegia sempre as boas tomadas de decisão. Quando fui treinado por ele [em 2022/2023, no Mafra] os treinos eram objetivos, intensos, de fácil compreensão e bastante prazerosos", começou por explicar Lucas Rodrigues.
Prosseguiu, com as qualidades que mais admirava no técnico: "Sempre o admirei pela sua postura, inteligência e competência. Estarei a torcer por ele e espero que consiga obter vitórias nos últimos três jogos, culminando a época com uma merecida conquista do campeonato".
Terminou, com a seguinte ideia: "Desde que fui treinado por ele, ficou evidente que era um treinador de outro nível. Quando assumiu a minha equipa [Mafra], tinha deixado um clube que estava no topo da tabela [Vilafranquense] e entrou como nosso treinador num momento crítico, quando estávamos na zona de descida e com todo o talento e habilidade conseguiu levar-nos até ao 6.º lugar, deixando marca na história do clube. É um treinador muito humano, compreensivo, preocupado e próximo dos jogadores", rematou Lucas Rodrigues, acerca de Rui Borges.
Jogador chegou ao Clube de Alvalade proveniente do Vitória, do Brasil. Estava emprestado ao Leiria, onde atuou à janela de transferência de inverno
|
Alisson Santos só pode vestir a Listada verde e branca na próxima época, mas já vai treinando na Academia de Alcochete, com os colegas do Sporting. O jornal A Bola avança que o extremo brasileiro tem estado a ser preparado para ser a sombra de Francisco Trincão no sistema atual de Rui Borges.
O jogador foi contratado ao Vitória, por 2,1 milhões de euros, e chega proveniente do Leiria, onde estava emprestado. Um jogador que começou a ser observado na era de Ruben Amorim, que era adepto das qualidades do brasileiro - os leões apenas avançaram para a contratação quando houve a aprovação de Rui Borges, apesar de Alisson não ter sido um pedido expresso do treinador verde e branco.
Com mais de um mês de trabalho na Academia de Alcochete, os sinais são positivos. Rui Borges estará muito agradado com o empenho do brasileiro, que mostra um perfil destemido, sem receio de partir em drible para cima do adversário.
De resto, o jornal A Bola avança que o extremo está a ser trabalhado para dois sistemas diferentes. No 3x4x3 utilizado pelo Sporting ao longo da temporada, o jogador tem sido preparado a extremo direito, a posição do campo ocupada, habitualmente, por Francisco Trincão, na equipa principal dos leões.
Para além disso, Alisson também está a ser testado num 4x3x3 e num 4x2x3x1, sistemas em que o Sporting não alinhou esta temporada, mas que Rui Borges procura, desde já, afinar, para serem utilizados no próximo ano. Neste cenário, o brasileiro aparece como extremo puro, colado à linha lateral do ataque verde e branco.
Jogador que nasceu para o futebol na Academia de Alcochete está a viver uma grande época em Alvalade e apontou um nome como exemplo
|
Geovany Quenda cumpriu, recentemente, história pelo Sporting, ao tornar-se o jogador mais novo a atingir a marca dos 50 jogos de leão ao peito. Concedeu uma entrevista à televisão oficial do Clube, com Litos, o ex jogador que detinha o recorde. Entre vários temas, abordou um dos nomes para que olhou como inspiração: Chermiti.
Antes, falou acerca da Academia: "Estou sempre a dormir na ala da formação. É bom ouvir os miúdos a falarem de mim. Perguntam-me muito sobre a equipa principal, como é que as pessoas são, como é que falam comigo e que me ajudam. E dizem que um dia querem estar lá", começou por explicar o craque português.
Depois, Chermiti, jogador que foi uma inspiração para Geovany Quenda: "Acho que sim, também estava na academia a residir. Estávamos a ver o Rio Ave-Sporting [Chermiti marcou] na Academia, disse ao Alexandre Brito que um dia poderíamos ser nós a jogar ao pé dos adeptos", revelou o jovem leão.
Mencionou, ainda, a sua geração, e alguns dos sucessos que tiveram a representar o Sporting. Segundo Quenda, destaca-se a "união": "Trabalhamos bem desde os sub-13. Ganhámos o campeonato dos sub-13, dos sub-15. Acho que temos um grupo forte e trabalhamos bem", partilhou.
Por último, depois de falar do "orgulho" de se estrear na equipa principal do Sporting, o jogador revelou as palavras do pai antes do primeiro jogo: "O que me disse foi que não ia ser fácil, que tinha de manter a calma, ser humilde e que chegar e jogar numa equipa campeã não é fácil", contou Geovany Quenda.