
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres deverá sair do Sporting no mercado de verão. A estadia em Alvalade está perto do fim e o sueco tem vários tubarões europeus interessados na sua contratação. De momento, Arsenal e Manchester United são os mais interessados, mas o matador verde e branco já terá decidido.
A mudança de Gyokeres para o Manchester United é, muito provavelmente, uma miragem para os red devils, graças ao terrível desempenho do clube na Premier League. O matador não abdica de disputar a Liga dos Campeões e a única forma de a prova milionária da UEFA regressar a Old Trafford na próxima temporada é se Ruben Amorim vencer a Liga Europa.
Assim sendo, para já, o ponta de lança dá prioridade ao Arsenal, que demonstrou um crescente interesse nos últimos dias. Mikel Arteta, treinador dos gunners, admitiu mesmo, em conferência de imprensa, que o mercado de verão ia ser bombástico para a formação de Londres.
Pensando na possível saída, Gyokeres aceita rumar ao emblema da capital inglesa, bem como a Liverpool e Manchester City. Por Espanha, o goleador tem interesse em Real Madrid e Barcelona, com PSG (França) e Bayern Munique (Alemanha) também na lista de desejos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 42 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.342 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 42 golos e fez 11 assistências.
Avançado português está nos Estados Unidos da América, ao serviço do Loudoun United, e abordou próximos desafios do Clube de Alvalade
|
Sporting e Rio Ave medem forças na Taça de Portugal - e Rui Borges revelou duas ausências de peso. Pedro Santos, atualmente ao serviço do Loudoun United, dos Estados Unidos da América, antevê uma eliminatória emocionante na qual os comandados de Petit, apesar de não serem favoritos, podem surpreender e chegar à final, tal como em 2013/14.
"Lembro-me bem. Tivemos a meia-final com o Braga, era um objetivo do clube na altura, sempre focámos muito nas Taças. Foi uma meia-final difícil, empatámos em Braga 0-0, mas a jogar em casa, na 2.ª mão, demos tudo o que podíamos para chegar à final e conseguimos vencer. Em casa, o Rio Ave é sempre uma equipa complicada e fizemos de nossa casa a fortaleza", começou por contar, ao jornal Record.
O avançado crê que apesar de "o Sporting ser o atual campeão nacional, o Rio Ave tem sempre as suas possibilidades e tem jogadores de qualidade que podem resolver", explicando que "a eliminar nunca há certezas, nunca há uma equipa garantida, o Rio Ave irá apostar no erro do adversário e, se conseguir ser competente em todas as fases, pode surpreender".
"Sporting é o meu Clube de infância. Agora, não mudou muito"
Com parte da formação em Alcochete, Pedro Santos admitiu ser adepto dos leões, mas não ficaria triste se os vilacondenses vencessem: "O Sporting é o meu Clube de infância, é o Clube da minha família, por quem torcia quando era mais novo. Não mudou muito, tenho um carinho pelo Sporting mas também pelo Rio Ave, que me ajudou imenso, num momento complicado da minha carreira. Se o Rio Ave vencer, ficarei contente. Se o Sporting ganhar, não ficarei triste".
Para terminar, o canhoto deixou uma mensagem aos jogadores da formação de Vila do Conde, com alguns conselhos de como bater os verdes e brancos: "Estejam focados, tentem evitar erros ao máximo, jogar contra um grande é difícil e, com erros, pode ficar tudo ainda mais complicado. Há que evitar os erros e explorar os do Sporting", terminou.
Central do Anderlecht já foi colocado na rota do Clube de Alvalade e há quem admita carinho especial por uma possível mudança para a Academia Cristiano Ronaldo
|
Zeno Debast reforçou o Sporting no verão. Aquando da chegada do internacional belga, muito se falou da possível contratação de Milan, irmão mais novo. O jovem central do Anderlecht acabou por não rumar a Alvalade, mas Raf, pai dos jogadores, admite que, caso acontecesse "gostaria muito".
"Estivemos no Algarve desde quinta-feira porque o torneio do Milan começou na sexta-feira. Foram três dias, até domingo. E no sábado conduzimos até Lisboa para ver o jogo do Zeno contra o Estrela. Não sabíamos de antemão [para que sector iriam]. Chegámos lá 45 minutos antes do jogo. A atmosfera foi muito boa. Os adeptos acolheram-nos imediatamente, dissemos que éramos a família do Zeno Debast. Foi curioso porque estávamos a olhar para os bancos, à procura dos números que tínhamos nos bilhetes, mas todos estavam de pé durante o jogo. Foi muito bom. Os adeptos são todos muito positivos, fizeram uma grande atmosfera", disse o pai, ao jornal Record, abordando ainda aspetos a melhorar no craque dos leões.
"Tentamos vê-lo sempre que podemos"
Apesar da distancia, Raf explica que a família fala "uns com os outros quase todos os dias" e que tenta ver o craque dos leões "sempre que possível, nem que os jogos dele não sejam em Lisboa". "Não apenas para o ver jogar futebol, mas também para o ver fora do futebol. É o nosso filho e temos saudades dele. Se tivermos a chance de o ver pessoalmente, vamos logo", admitiu.
Questionado sobre a emoção na estreia de Zeno a marcar como sénior, frente ao Lille, o pai do defesa não escondeu: "Começámos todos a chorar porque foi o primeiro golo que ele marcou na sua carreira profissional. Foi muito emotivo", revelou, antes de admitir que o filho deseja partilhar balneário com o irmão.
"Milan quer jogar com o irmão. Gostava que fosse no Sporting"
"O Milan [central esquerdino de 15 anos] tem o sonho de jogar com o seu irmão mais velho. Claro que gostava [que acontecesse] no Sporting", afirmou Raf, deixando no ar uma eventual contratação por parte do Clube de Alvalade, que chegou a ser discutida aquando a chegada de Zeno Debast, no último mercado de verão.
Leões enfrentam formação comandada por Petit na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, em partida válida para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal
|
Rui Silva; Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, e Matheus Reis; Iván Fresneda, Zeno Debast, Morten Hjulmand e Maxi Araújo; Francisco Trincão, Geovany Quenda e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação do Rio Ave.
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa terá mexidas, com Gonçalo Inácio a aproveitar para recuperar a melhor forma, após elevado desgaste recente. Quaresma, Diomande e Matheus Reis formam o trio de centrais.
No miolo, Zeno Debast faz dupla com Morten Hjulmand - uma vez que Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves continuam a ser ausência -, que regressa após cumprir suspensão. Iván Fresneda ocupa a ala-direita com Maxi Aaraújo no corredor contrário, visto que também já está disponível após falhar a deslocação à Reboleira. No ataque, Geovany Quenda, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres formam o trio habitual.
Para chegarem a esta fase da prova rainha do futebol português, os leões bateram o Portimonense (2-1), Amarante (6-0), Santa Clara (2-1) e Gil Vicente (1-0). Já os vilacondenses venceram o Atlético (3-1), Alverca (4-2 em penáltis), Casa Pia (3-1) e São João de Ver (2-1).
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, frente ao Rio Ave, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. O duelo diante da turma de Petit tem pontapé de saída marcado para as 20h15, no Estádio José Alvalade.