Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Voleibol

“AS PESSOAS PASSAM E A GRANDEZA DO SPORTING CP É INCALCULÁVEL”

José Pedro Monteiro foi recentemente afastado da equipa de voleibol do Sporting CP. Com um final abrupto, o distribuidor português esclareceu porque saía triste de Alvalade. Um exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Leonino (L): Representaste o Sporting CP mais de 100 vezes e, na temporada de regresso do voleibol, sagraste-te campeão nacional. Qual o balanço que fazes destes três anos de leão rampante ao peito?


José Pedro Monteiro (JPM): Quanto àquilo que é a Instituição, passei três anos fantásticos da minha vida. Passei grandes tempos de Sporting CP, sou Sporting CP, continuo a ser Sporting CP e para sempre continuarei a sê-lo. Antes demais, frisar isso, porque é muito importante. Saio algo amargo, não digo que não, mas o que importa aqui frisar é a Instituição, que essa verdadeiramente merece respeito. Passei três anos espetaculares, sem ter nada a apontar. Infelizmente, este último ano ocorreu isto, não é uma coisa que estivesse à espera, de todo, até porque a minha vida mudou um pouco, tive o meu filho, e não esperava esta surpresa do Sporting CP. Uma surpresa amarga. O que fica verdadeiramente é aquilo que é a Instituição Sporting CP, a grandeza do Clube. Não gostei da forma como fui tratado, mas realmente as pessoas passam e a grandeza do Sporting CP é incalculável.


L: Recentemente, disseste que saias “triste com algumas pessoas”. Quem são essas pessoas? Queres explicar o porquê?


JPM: Não vou clarificar qualquer tipo de nome. Referi, mais uma vez, que o Sporting CP deveria valorizar o tipo de tratamento com aqueles que são Sportinguistas, que lutaram pela camisola do Sporting CP e que todos os dias davam o melhor pelo Sporting CP. Ser Sportinguista não é apenas dizê-lo, é prová-lo dentro de campo, nas atitudes, dar exemplos dentro do balneário, tudo isso. Aí falo, não da Instituição, mas da parte que vivi, a falta de agradecimento que as pessoas têm para com os atletas. Não pedi para me levarem ao colo, porque não quero nada disso, como atleta sei como é o desporto. Quem me mandou embora, quem decidiu isso, foram três anos, também marquei um bocadinho daquela que é a história do Sporting CP a nível do voleibol, e fico chateado por nem um obrigado. Isso aí ê bom algo que já parte um pouco da educação, como se costuma dizer. Sigo o meu caminho e desejo as melhores felicidades ao Clube. Quero, sempre, frisar que sou Sporting CP, nasci Sporting CP e continuarei a ser Sporting CP.

L: Nessa mesma ocasião, referiste que, este ano, o “voleibol não era muito bem visto” em Alvalade e que “deveria ter alguém mais competente a dirigir a secção”. Podemos saber a quem te estavas em dirigir? E mais bem dirigido em que sentido?


JPM: Falei disso até numa forma de tratamento dos atletas. O estar mais presente, ter mais gente nos treinos, a acompanhar, porque na vida desportiva temos de saber exigir, mas também temos de estar presentes. Não é só a exigência. Quem gere tem de saber gerir, saber mandar, ouvir, perguntar, e tudo isto faz parte daquilo que deve ser o normal do dia a dia de alguém que está presente diariamente numa secção. Notava muito esse distanciamento entre a equipa e a direção, neste caso.


Modalidades

Sporting conquista Taça de Portugal depois de atropelar Vitória de Guimarães (3-0)

Emblema verde e branco volta a erguer prova rainha, depois dos triunfos alcançados nas temporadas de 1984/1985, 1985/1986 e 2022/2023

Sporting ergue Taça de Portugal, às custas do Vitória de Guimarães, depois dos triunfos alcançados nas temporadas de 1984/1985, 1985/1986 e 2022/2023
Sporting ergue Taça de Portugal, às custas do Vitória de Guimarães, depois dos triunfos alcançados nas temporadas de 1984/1985, 1985/1986 e 2022/2023

  |

Icon Comentário0

A equipa de voleibol feminino do Sporting venceu o Vitória de Guimarães por 3-0, este sábado, dia 8 de março, e conquistou a Taça de Portugal da modalidade. As verdes e brancas derrotaram a turma liderada por Diogo Botto e vencem a prova dois anos depois Veja AQUI como decorreu a partida.


Num duelo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, as leoas triunfaram com os parciais de (25-13), (25-21) e (29-27). Com a vitória diante da formação nortenha, o Sporting continua a realizar uma temporada excecional, já depois de terem terminado a fase regular da Liga portuguesa no primeiro lugar.


Com esta vitória - a 23.ª em 26 jogos no campeonato - as comandadas de Rui Pedro Silva conquistam assim a prova rainha pela quarta vez em todo o seu palmarés, depois dos triunfos alcançados em 1984/85, 1985/86 e 2022/23. Já a turma vimaranense nunca venceu a competição.


O próximo encontro está marcado já para o próximo sábado, dia 15 de março, frente ao Fiães, em jogo a contar para o primeiro jogo dos quartos-de-final do play-off do Campeonato. O encontro diante da formação liderada por Ricardo Lemos vai jogar-se no Pavilhão João Rocha.

Equipa apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Saska Djurovic, Mimosa Faria, Amanda Cavalcanti, Irene Verásio, Leslie Tagle, Jéssica Miranda, Sara Dias, Vanessa Paquete, Daniela Loureiro, Maria Carlos Marques, Ozge Kinasts e Melany Detzel.



Modalidades

Final da Taça de Portugal de Voleibol Feminino: Vitória de Guimarães - Sporting ao minuto

Acompanhe aqui todas as emoções do embate decisivo da prova rainha da modalidade entre turma vimaranense e Clube verde e branco

Acompanhe aqui todas as emoções da final da Taça de Portugal de Voleibol Feminino entre equipas do Vitória de Guimarães e Sporting
Acompanhe aqui todas as emoções da final da Taça de Portugal de Voleibol Feminino entre equipas do Vitória de Guimarães e Sporting

  |

Icon Comentário0

FINAL DO JOGO: VITÓRIA DE GUIMARÃES 0-3 SPORTING



- Sporting vence terceiro set (27-29).


- Emoções à flor da pele (25-25).

- Leoas à beira do triunfo (20-23).


- Mais um ponto para Jéssica Carriel (14-16).

- 5-5 no placard.

- Terceiro set em andamento.

FINAL DO PRIMEIRO SET: VITÓRIA DE GUIMARÃES 0-2 SPORTING


- Sporting vence segundo set (21-25)

- Equipa do Vitória atenua desvantagem (18-22).

- Exibição demolidora das leoas (8-18).

- Sporting na frente (7-11).

- (7-7) no marcador.

- Vimaranenses a começar melhor (4-3).

- Já se joga o segundo set.

FINAL DO PRIMEIRO SET: VITÓRIA DE GUIMARÃES 0-1 SPORTING


- Leoas vencem primeiro set (13-25)

- Ponto para Jéssica Carriel (10-17).

- Grande bloco do Sporting (8-14).

- Leoas já vencem (4-6).

- Equilíbrio nos instantes iniciais (2-2).

- Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!

- Leoas em exercícios de aquecimento.

 - Este será o 25.º jogo entre as duas formações. O Clube de Alvalade venceu 15 encontros contra nove vitórias do adversário.

- As leoas procuram conquistar a prova pela quarta vez, depois dos triunfos em 1984/85, 1985/86 e 2022/23.

 – Já a turma vimaranense eliminou o Belenenses (3-0), Madalena (3-0) e Clube K (3-1).

-  Até esta fase, as comandadas de Rui Pedro Silva venceram o Colégio Efanor (3-1), Porto (3-1) e Vilacondense (3-0).

– O Leonino leva até si todas as emoções do jogo a contar para a final da Taça de Portugal.

– A equipa de voleibol feminino do Sporting defronta o Vitória de Guimarães, este sábado, dia 8 de março, às 21h00, em Matosinhos.


Modalidades

Sporting favorito nas meias finais da Taça de Portugal? Técnico avisa: "Temos de estar desconfiados"

Equipa verde e branca alcançou esta fase da prova, e procura o acesso à final de uma das maiores competições internas em solo nacional

Sporting alcançou esta fase da prova, e procura o acesso à final da Taça de Portugal, uma das maiores competições internas em Portugal
Sporting alcançou esta fase da prova, e procura o acesso à final da Taça de Portugal, uma das maiores competições internas em Portugal

  |

Icon Comentário0

A equipa feminina de voleibol do Sporting chega às meias finais da Taça de Portugal, depois de uma excelente campanha na fase regular, onde terminou no topo da classificação. Contudo, o treinador Rui Pedro Silva, relembra que a prova rainha é diferente e que “cada jogo é uma final”, destacando a imprevisibilidade que caracteriza a Taça. 


A equipa leonina vai enfrentar o Ginásio Vilacondense que apesar de terminar a fase regular na última posição, conseguiu surpreender ao chegar às meias-finais: “Temos que estar desconfiados”, afirmou Rui Pedro Silva, ressaltando que, no voleibol, tudo pode acontecer.


A capitã do Sporting, Daniela Loureiro, também compartilhou a visão cautelosa do treinador: “A Taça de Portugal está mais forte, e há sempre muitas surpresas", disse, deixando claro que a equipa não espera facilidades. Daniela realçou ainda a importância de dar o seu melhor e desejou boa sorte aos outros semifinalistas.  


José Pedro Pontes, treinador do Ginásio Vilacondense, reconheceu a força do Sporting mas não descarta a hipótese da sua equipa vir a surpreender: “Vai ser um jogo difícil, mas vamos tentar causar uma surpresa”, afirmou. O treinador pediu o apoio dos adeptos para ajudar a sua equipa a enfrentar a equipa favorita. 

O evento que acontecerá em Matosinhos, conta com o apoio da cidade, recentemente nomeada como Cidade Europeia do Desporto 2025. O vereador Nuno Matos sublinhou a importância de sediar uma competição de grande nível e o crescente prestígio do voleibol feminino em Portugal.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting termina fase regular atrás do Benfica, mas tem mais pontos do que encarnados
Modalidades

Sporting termina fase regular atrás do Benfica, mas tem mais pontos do que encarnados

 

Icon Comentário0
Sporting volta a perder e está fora das competições europeias
Modalidades

Sporting volta a perder e está fora das competições europeias

 

Icon Comentário0
Voleibol (CEV Challenge Cup): Lublin - Sporting ao minuto
Modalidades

Voleibol (CEV Challenge Cup): Lublin - Sporting ao minuto

 

Icon Comentário0