Modalidades
Oficial! Varandas contrata central de 27 anos; Sporting tem novo jogador para atacar o título
20 Dez 2025 | 09:41
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Voleibol
03 Jun 2020 | 15:53 |
Leonino (L): Representaste o Sporting CP mais de 100 vezes e, na temporada de regresso do voleibol, sagraste-te campeão nacional. Qual o balanço que fazes destes três anos de leão rampante ao peito?
José Pedro Monteiro (JPM): Quanto àquilo que é a Instituição, passei três anos fantásticos da minha vida. Passei grandes tempos de Sporting CP, sou Sporting CP, continuo a ser Sporting CP e para sempre continuarei a sê-lo. Antes demais, frisar isso, porque é muito importante. Saio algo amargo, não digo que não, mas o que importa aqui frisar é a Instituição, que essa verdadeiramente merece respeito. Passei três anos espetaculares, sem ter nada a apontar. Infelizmente, este último ano ocorreu isto, não é uma coisa que estivesse à espera, de todo, até porque a minha vida mudou um pouco, tive o meu filho, e não esperava esta surpresa do Sporting CP. Uma surpresa amarga. O que fica verdadeiramente é aquilo que é a Instituição Sporting CP, a grandeza do Clube. Não gostei da forma como fui tratado, mas realmente as pessoas passam e a grandeza do Sporting CP é incalculável.
L: Recentemente, disseste que saias “triste com algumas pessoas”. Quem são essas pessoas? Queres explicar o porquê?
JPM: Não vou clarificar qualquer tipo de nome. Referi, mais uma vez, que o Sporting CP deveria valorizar o tipo de tratamento com aqueles que são Sportinguistas, que lutaram pela camisola do Sporting CP e que todos os dias davam o melhor pelo Sporting CP. Ser Sportinguista não é apenas dizê-lo, é prová-lo dentro de campo, nas atitudes, dar exemplos dentro do balneário, tudo isso. Aí falo, não da Instituição, mas da parte que vivi, a falta de agradecimento que as pessoas têm para com os atletas. Não pedi para me levarem ao colo, porque não quero nada disso, como atleta sei como é o desporto. Quem me mandou embora, quem decidiu isso, foram três anos, também marquei um bocadinho daquela que é a história do Sporting CP a nível do voleibol, e fico chateado por nem um obrigado. Isso aí ê bom algo que já parte um pouco da educação, como se costuma dizer. Sigo o meu caminho e desejo as melhores felicidades ao Clube. Quero, sempre, frisar que sou Sporting CP, nasci Sporting CP e continuarei a ser Sporting CP.
L: Nessa mesma ocasião, referiste que, este ano, o “voleibol não era muito bem visto” em Alvalade e que “deveria ter alguém mais competente a dirigir a secção”. Podemos saber a quem te estavas em dirigir? E mais bem dirigido em que sentido?
JPM: Falei disso até numa forma de tratamento dos atletas. O estar mais presente, ter mais gente nos treinos, a acompanhar, porque na vida desportiva temos de saber exigir, mas também temos de estar presentes. Não é só a exigência. Quem gere tem de saber gerir, saber mandar, ouvir, perguntar, e tudo isto faz parte daquilo que deve ser o normal do dia a dia de alguém que está presente diariamente numa secção. Notava muito esse distanciamento entre a equipa e a direção, neste caso.
Num duelo disputado no reduto verde e branco, leões viram o adversário entrar mais forte e não conseguiram alcançar um bom resultado
06 Jan 2026 | 21:24 |
A equipa de voleibol do Sporting perdeu frente aos polacos do Warta Zawiercie por 3-0, esta terça-feira, dia 6 de janeiro, em jogo da segunda jornada do Grupo D da Liga dos Campeões e, desta forma, põe fim a uma série de três vitórias consecutivas, a última das quais na última ronda do Campeonato.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, os leões viram o adversário entrar mais forte e perderam o primeiro set (25-22). A turma adversária manteve a superioridade e voltaram a triunfar no parcial seguinte (26-24). No terceiro set, os leões voltaram a não ser felizes (25-20).
Com esta derrota - a terceira em 15 jogos esta temporada - os comandados de João Coelho voltam a sair derrotados na competição europeia. O Warta Zawiercie é assim primeiro classificado com seis pontos, seguido de Asseco Resovia (três), Luneberg (três) e Sporting (zero).
O próximo encontro do emblema verde e branco está marcado para o próximo sábado, dia 10 de janeiro, frente ao Benfica, em jogo a contar para o Campeonato Nacional. O encontro da 14.ª jornada da Liga jogar-se-á às 15h00, na Casa das modalidades leoninas.
Equipa apresentada pelo Sporting: Armando Velásquez, Jonas Aguenier, Kelton Tavares, Edson Valencia, Jan Pokeršnik, Lourenço Martins, Sergey Grankin, Gonçalo Sousa, Nicolás Perrén, Tiago Barth, Li Yongzhen, Mads Kyed Jensen, Tiago Pereira e Jan Galabov.
Clube de Alvalade deu sequência ao bom momento e não deslizou perante três pontos conquistados pelo eterno rival nesta jornada do Campeonato
21 Dez 2025 | 19:57 |
A equipa de voleibol do Sporting venceu a formação do Leixões por 3-0, este domingo, dia 21 de dezembro, em jogo da 12.ª jornada da fase regular da Liga UNA Seguros. O Clube de Alvalade deu sequência ao bom momento, após o duelo frente à Académica de Espinho na última ronda.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, o Clube de Alvalade triunfou com os parciais de (25-20), (30-28) e (25-19). Desta forma, os leões reagiram ao triunfo do Benfica frente ao Ala Nun'Álvares (3-0) e voltam a estar na liderança isolada da competição nacional.
Com esta vitória - a 12.ª em 14 jogos esta temporada - os comandados de João Coelho estão no primeiro lugar da tabela classificativa com 34 pontos, mais um do que o Benfica (33). De recordar que o primeiro critério de desempate continua a ser o maior número de vitórias.
O próximo encontro dos leões está marcado apenas para sábado, dia 3 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 13.ª jornada. O encontro diante da formação orientada por Eduardo Faustino está marcado para as 17h00, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.
Equipa apresentada pelo Sporting: Armando Velásquez, Jonas Aguenier, Kelton Tavares, Edson Valencia, Jan Pokeršnik, Lourenço Martins, Sergey Grankin, Gonçalo Sousa, Nicolás Perrén, Tiago Barth, Li Yongzhen, Mads Kyed Jensen, Tiago Pereira e Jan Galabov.
Emblema leonino ainda viu adversário chegar à igualdade, mas conseguiu vencer fora de casa e continua na liderança isolada da Liga
20 Dez 2025 | 16:49 |
A equipa de voleibol do Sporting venceu a formação da Académica de Espinho por 3-1, este sábado, dia 20 de dezembro, em jogo da 11.ª jornada da fase regular da Liga UNA Seguros. O Clube de Alvalade deu sequência ao bom momento, após o duelo frente ao Sporting de Espinho na última ronda.
Num duelo disputado no Pavilhão Arquitecto Jerónimo Reis, o Clube de Alvalade triunfou com os parciais de (25-17), (25-19 a favor do adversário), (25-12) e (25-20). Desta forma, o triunfo diante da formação nortenha mantém o Sporting na liderança isolada da competição nacional.
Com esta vitória - a 11.ª em 13 jogos esta temporada - os comandados de João Coelho estão no primeiro lugar da tabela classificativa com 31 pontos, mais quatro do que o Benfica (27, mas menos um jogo). De recordar que o primeiro critério de desempate continua a ser o maior número de vitórias.
O próximo encontro dos leões está marcado já para o próximo domingo, dia 21 de dezembro, frente ao Leixões, em jogo a contar para a 12.ª jornada. O encontro diante da formação orientada por Tiago Sineiro está marcado para as 18h30, no Pavilhão João Rocha.
Equipa apresentada pelo Sporting: Armando Velásquez, Jonas Aguenier, Kelton Tavares, Edson Valencia, Jan Pokeršnik, Lourenço Martins, Sergey Grankin, Gonçalo Sousa, Nicolás Perrén, Tiago Barth, Li Yongzhen, Mads Kyed Jensen, Tiago Pereira e Jan Galabov.