Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Voleibol
03 Jun 2020 | 15:53 |
Leonino (L): Representaste o Sporting CP mais de 100 vezes e, na temporada de regresso do voleibol, sagraste-te campeão nacional. Qual o balanço que fazes destes três anos de leão rampante ao peito?
José Pedro Monteiro (JPM): Quanto àquilo que é a Instituição, passei três anos fantásticos da minha vida. Passei grandes tempos de Sporting CP, sou Sporting CP, continuo a ser Sporting CP e para sempre continuarei a sê-lo. Antes demais, frisar isso, porque é muito importante. Saio algo amargo, não digo que não, mas o que importa aqui frisar é a Instituição, que essa verdadeiramente merece respeito. Passei três anos espetaculares, sem ter nada a apontar. Infelizmente, este último ano ocorreu isto, não é uma coisa que estivesse à espera, de todo, até porque a minha vida mudou um pouco, tive o meu filho, e não esperava esta surpresa do Sporting CP. Uma surpresa amarga. O que fica verdadeiramente é aquilo que é a Instituição Sporting CP, a grandeza do Clube. Não gostei da forma como fui tratado, mas realmente as pessoas passam e a grandeza do Sporting CP é incalculável.
L: Recentemente, disseste que saias “triste com algumas pessoas”. Quem são essas pessoas? Queres explicar o porquê?
JPM: Não vou clarificar qualquer tipo de nome. Referi, mais uma vez, que o Sporting CP deveria valorizar o tipo de tratamento com aqueles que são Sportinguistas, que lutaram pela camisola do Sporting CP e que todos os dias davam o melhor pelo Sporting CP. Ser Sportinguista não é apenas dizê-lo, é prová-lo dentro de campo, nas atitudes, dar exemplos dentro do balneário, tudo isso. Aí falo, não da Instituição, mas da parte que vivi, a falta de agradecimento que as pessoas têm para com os atletas. Não pedi para me levarem ao colo, porque não quero nada disso, como atleta sei como é o desporto. Quem me mandou embora, quem decidiu isso, foram três anos, também marquei um bocadinho daquela que é a história do Sporting CP a nível do voleibol, e fico chateado por nem um obrigado. Isso aí ê bom algo que já parte um pouco da educação, como se costuma dizer. Sigo o meu caminho e desejo as melhores felicidades ao Clube. Quero, sempre, frisar que sou Sporting CP, nasci Sporting CP e continuarei a ser Sporting CP.
L: Nessa mesma ocasião, referiste que, este ano, o “voleibol não era muito bem visto” em Alvalade e que “deveria ter alguém mais competente a dirigir a secção”. Podemos saber a quem te estavas em dirigir? E mais bem dirigido em que sentido?
JPM: Falei disso até numa forma de tratamento dos atletas. O estar mais presente, ter mais gente nos treinos, a acompanhar, porque na vida desportiva temos de saber exigir, mas também temos de estar presentes. Não é só a exigência. Quem gere tem de saber gerir, saber mandar, ouvir, perguntar, e tudo isto faz parte daquilo que deve ser o normal do dia a dia de alguém que está presente diariamente numa secção. Notava muito esse distanciamento entre a equipa e a direção, neste caso.
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, para disputar mais um encontro referente a prova continental onde está inserido
03 Dez 2025 | 21:49 |
A equipa de voleibol feminino do Sporting venceu, o Vandoeuvre Nancy, por 3-2, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, na segunda mão dos 16-avos-de-final da CEV Cup Women 2025/26. A equipa verde e branca somou uma vitória complicada, mas acaba por ser eliminada da competição - já a equipa masculina voltou a vencer.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, as leoas do Sporting venceram o adversário francês, pelos parciais de 28-26, 25-19, 21-25, 10-25 e 15-12. Depois da derrota na primeira mão, por 3-1, as leoas não conseguiram responder da melhor forma frente ao complicado rival gaulês.
Com esta vitória - a oitava em 11 jogos nesta temporada desportiva - as comandadas de Rui Pedro Silva conseguem superar uma grande equipa, mas acabam por cair da CEV Cup Women, devido à derrota somada em solo francês, por 3-1.
O próximo encontro está marcado para domingo, dia 7 de dezembro, frente ao Benfica, em jogo a contar para a nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional. O encontro diante das águias joga-se pelas 19h00, no reduto avdersário.
A equipa apresentada pelo emblema verde e branco no jogo europeu com o Vandoeuvre Nancy foi a seguinte: Kanna Hanazawa, Jady Gerotto, Amanda Cavalcanti, Anahí Tosi, Ingrid Felix, Leslie Leyva, Ozge Kinasts, Maria Carlos, Daniela Loureiro, Ana Clara e Jéssica Carriel
Com o triunfo tranquilo alcançado diante da formação nortenha, Clube de Alvalade mantém-se na liderança isolada da competição nacional
01 Dez 2025 | 16:28 |
A equipa de voleibol do Sporting venceu a formação do Madalena por 3-0, esta segunda-feira, dia 1 de dezembro, em jogo da oitava jornada da fase regular da Liga UNA Seguros. O Clube de Alvalade deu sequência ao bom momento, após o triunfo frente ao Ala Nun'Álvares no fim de semana.
Num duelo disputado no Pavilhão Municipal Atlântico da Madalena, em Vila Nova de Gaia, os leões triunfaram com os parciais de (25-18), (25-16) e (25-22). Desta forma, o triunfo diante da formação nortenha mantém o Sporting na liderança isolada da competição nacional.
Com esta vitória - a oitava em nove jogos esta temporada - os comandados de João Coelho estão no primeiro lugar da tabela classificativa com 22 pontos, mais um do que o Benfica (21). De recordar que o primeiro critério de desempate continua a ser o maior número de vitórias.
O próximo encontro do Clube verde e branco está marcado já para o próximo sábado, dia 6 de dezembro, frente ao Clube K, em jogo a contar para a nona jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da formação orientada por Gonçalo Machado está marcado para as 16h00, no Pavilhão da Kairós, em Ponta Delgada.
Equipa apresentada pelo Sporting: Tiago Pereira (Capitão), Jan Galabov, Marx Aru, Sergey Grankin, Kelton Tavares, Edson Valencia, Gonçalo Sousa, Jonas Aguenier, Pedro Abecasis, Jan Pokeršnik, Armando Velasquez, Nico Perrén, Mads Kyed Jensen e Lourenço Martins.
Clube de Alvalade recebeu um rival complicado na casa das modalidades, mas conseguiu uma vitória assertiva que vale a manutenção do primeiro lugar
29 Nov 2025 | 16:15 |
A equipa de voleibol do Sporting venceu a formação do Ala Nun´Álvares por 3-0, este sábado, dia 30 de novembro, em jogo da sétima jornada da fase regular da Liga UNA Seguros. Após a vitória dos verdes e brancos frente ao São Mâmede na ronda anterior, o Clube de Alvalade deu sequência ao bom momento.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a casa das modalidades verde e branca, os leões triunfaram com os parciais de (25-18), (25-14), e (25-22). Com a vitória diante da formação nortenha, o Sporting consegue a manutenção na liderança isolada da prova.
Com esta vitória - a sétima em oito jogos esta temporada - os comandados de João Coelho estão agora no primeiro lugar da tabela classificativa com 18 pontos, mais quatro do que o Benfica (15), que tem menos um encontro. De recordar que o primeiro critério de desempate continua a ser o maior número de vitórias.
O próximo encontro do Clube verde e branco está marcado já para a próxima segunda-feira, dia 1 de dezembro, frente ao CA Madalena, em jogo a contar para a oitava jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da formação orientada por Nuno Santiago está marcado para as 15h00, no reduto adversário.
Equipa apresentada pelo Sporting: Tiago Pereira (Capitão), Jan Galabov, Marx Aru, Sergey Grankin, Kelton Tavares, Edson Valencia, Gonçalo Sousa, Jonas Aguenier, Pedro Abecasis, Jan Pokeršnik, Armando Velasquez, Nico Perrén, Mads Kyed Jensen e Lourenço Martins.
Após sova no Benfica, Sporting vence 3-0 e pode ficar na liderança isolada no final da ronda
08 Nov 2025 | 16:53