Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ausência de Geny Catamo traz problemas a outro jogador do Sporting, diz especialista

Internacional moçambicano dos leões é ausência desde a jornada 20 do campeonato, altura em que saiu lesionado no embate com o Farense

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

18 Fev 2025 | 19:23 |

Icon Comentário0

Geny Catamo é ausência desde a jornada 20 do campeonato, altura em que se lesionou diante do Farense. A ausência do moçambicano obriga Geovany Quenda a "assumir protagonismo", algo que Nuno Reis considera não ser ideal, visto que acredita na perda de "efeito surpresa" do português - que tem tido muitos pretendentes.


"O problema das lesões não é só para Rui Borges, também foi para João Pereira, dado que o Sporting perde Pedro Gonçalves exatamente quando Ruben Amorim se despede. Depois ainda há Nuno Santos e Geny Catamo, que faz uma grande falta", começou por explicar, n'A Bola TV.


"Sem Geny Catamo, muitas vezes Geovany Quenda tem de assumir muito mais protagonismo e isso causa desgaste e tira-lhe algum efeito surpresa", atirou, focando, imediatamente de seguida, as atenções com o duelo diante do Borussia Dortmund, na segunda mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.


"Penso que os adeptos do Sporting não vão aceitar uma equipa a jogar para perder por poucos em Dortmund. Creio que Rui Borges, em nome da gestão, terá vontade de poupar alguns nomes, mas Hjulmand, por exemplo, está castigado na Liga, portanto pode jogar e dar tudo. Gyokeres pode jogar meia parte porque Harder está bem, em grande forma e creio que muita da esperança do Sporting em Dortmund passa por Conrad", terminou Nuno Reis.

Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 38 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 2.716 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, cinco assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.


Confira os melhores momentos de Geovany Quenda frente ao Manchester City, na Liga dos Campeões:


Futebol

Sporting está na 'pole position' para contratar Issa Doumbia, apesar de rumores do Benfica

Médio de 22 anos que atua ao serviço do Venezia é um dos principais alvos dos verdes e brancos para a próxima temporada desportiva

Sporting está na frente pela contratação de Issa Doumbia e, apesar de este estar referenciado pelo Benfica, águias não terão entrado ainda na corrida
Sporting está na frente pela contratação de Issa Doumbia e, apesar de este estar referenciado pelo Benfica, águias não terão entrado ainda na corrida

20 Abr 2026 | 11:42 |

Icon Comentário0

Issa Doumbia é um dos principais alvos do Sporting para reforçar o meio-campo na próxima época e, nesta fase, os leões estão na frente da corrida pelo médio do Venezia. O jovem, de 22 anos, tem sido uma das revelações da Serie B, onde o clube lidera e está bem posicionado para subir ao principal escalão do futebol italiano.


Apesar dessa vantagem, surgiu recentemente a indicação, avançada pelo jornalista Nicolò Schira, de que o Benfica também já observou o jogador, deixando em aberto a possibilidade de um duelo entre os rivais lisboetas pela contratação.


A saída de Doumbia no final da temporada é vista como praticamente certa e, para já, o Sporting surge como o destino mais provável. A SAD leonina foi a primeira a avançar e já estabeleceu contactos com o Venezia, apresentando uma proposta inicial de 10 milhões de euros, acrescida de objetivos. Até ao momento, esta é a oferta mais concreta em cima da mesa, até porque a Roma ainda não terá avançado de forma tão incisiva.


Do lado do jogador, a possibilidade de rumar a Alvalade é bem vista. O internacional sub-21 italiano sente-se preparado para dar o salto para um clube que lhe permita lutar por títulos e, potencialmente, disputar a Liga dos Campeões em 2026/27. Para já, mantém o foco na subida do Venezia, adiando qualquer decisão para o final da época.

A temporada de Issa Doumbia tem despertado a atenção de vários clubes. Médio fisicamente forte, destaca-se pela capacidade de chegada à área e pela eficácia na finalização, somando oito golos e quatro assistências. Apesar de características diferentes das de Hidemasa Morita, é visto como uma solução com margem de crescimento e potencial para afirmar-se em Alvalade.


Além de Sporting e Roma, o jogador está referenciado por vários clubes, entre eles AC Milan, Napoli, Como 1907, Celtic, Club Brugge e Espanyol. No caso do Benfica, para já, trata-se apenas de um jogador referenciado pelo departamento de scouting, sem que tenha sido formalizada qualquer proposta.


Futebol

Tomás da Cunha visa exibição de titular dos leões no Sporting - Benfica: "Irreconhecível"

Comentador desportivo deixou a sua habitual análise sobre o dérbi eterno, no qual os verdes e brancos acabaram por perder nos descontos

Tomás da Cunha considerou Luis Suárez "irreconhecível" na sua análise ao Sporting - Benfica, que terminou em derrota dos leões
Tomás da Cunha considerou Luis Suárez "irreconhecível" na sua análise ao Sporting - Benfica, que terminou em derrota dos leões

20 Abr 2026 | 11:25 |

Icon Comentário0

Tomás da Cunha analisou o jogo entre Sporting e Benfica (2-1), destacando, desde logo, a falta de frescura física da turma orientada por Rui Borges nesta fase da temporada e a falta de opções. O comentador desportivo considera que Luis Suárez está "irreconhecível".


Tomás da Cunha: "Sporting paga a falta de frescura"


"Prestianni fez jogo completo (a Schjelderup faltou extra de eficácia), Lukebakio e Rafa renovaram o ataque do Benfica. Mourinho entrou com o meio campo que prefere e teve resposta. Mais uma vez, o Sporting paga a falta de frescura (Suárez irreconhecível) e a escassez do banco", começou por escrever, através da sua conta na plataforma 'X'.


No seu último comentário ao encontro, Tomás da Cunha ainda exaltou as diferenças na forma física de Pedro Gonçalves: "O Benfica demonstrou preocupação com os intervalos da linha defensiva, o que levou a um posicionamento mais baixo dos médios (sem deixar de sair). Debast foi a resposta do Sporting. Há uns tempos, dificilmente Pote não marcava uma das bolas. Morita não chega para tudo".

Com esta derrota – a oitava em 49 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges mantêm os mesmos 71 pontos e descem para o terceiro lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (79) está no primeiro posto (mais uma partida). Já o Benfica é segundo com 72, mas com mais um jogo.


O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, frente ao Porto. O encontro, a contar para segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma orientada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, pelas 20h45.

Confira a publicação:


Futebol

Afonso Moreira não abranda ao serviço do Lyon e deixa Sporting a olhar especado

Desta vez frente ao PSG, contando para o campeonato francês, jovem extremo formado no Clube de Alvalade fez novamente das suas

A evolução de Afonso Moreira parece não ter limites. O extremo ex Sporting voltou a impressionar ao serviço do Lyon. (Fotografia - Lyon)
A evolução de Afonso Moreira parece não ter limites. O extremo ex Sporting voltou a impressionar ao serviço do Lyon. (Fotografia - Lyon)

20 Abr 2026 | 11:17 |

Icon Comentário0

Afonso Moreira continua a brilhar em solo francês e foi decisivo na vitória do Lyon diante do PSG, no Parque dos Príncipes, por 2-1, em jogo da 30.ª jornada da Ligue 1. O extremo luso assistiu para o primeiro golo da equipa de Paulo Fonseca, apontado por Endrick, enquanto no 2-0, os papéis inverteram-se e foi avançado brasileiro a assistir o ex Sporting.


Afonso Moreira foi contratado aos leões, ainda em julho, a troco de 2 milhões de euros. O Clube de Alvalade, olhando agora para o rendimento do jogador, estará certamente arrependido. Com poucas oportunidades de verde e branco, o jovem atacante encontrou a felicidade e um espaço para crescer no Lyon - que foi eliminado da Liga Europa - , sob o comando de Paulo Fonseca, que já lhe deixou vários elogios.


"Atualmente, estamos dependentes de um jogador que evoluía na terceira divisão de Portugal [no Sporting B] há um ano, esse sim assume as suas responsabilidades. Se o Afonso tem essa coragem, os outros têm de fazer o mesmo", disse o treinador português, no início de abril, depois de deixar críticas ao rendimento de Endrick.


Em janeiro, Paulo Fonseca já tinha apontado Afonso Moreira à Seleção Nacional. "O Afonso Moreira tem trabalhado muito, ouvido, aprendido e arriscado. É um miúdo de coragem e muito importante na nossa equipa. Ainda é jovem e tenho a certeza de que se continuar desta forma vai ser um jogador a ter em conta na Seleção Nacional. Há que dar mérito ao nosso departamento de prospeção, que conhecia bem o jogador e que o aconselhou", afirmou, em declarações à Lusa.

"O Afonso Moreira chegou aqui sem qualquer experiência a este nível. O campeonato francês é diferente do português, mas ele adaptou-se muito bem, soube esperar pelas suas oportunidades e melhorou muito o seu jogo e capacidade de decisão", concluiu na altura.


Esta temporada, com a camisola do Lyon, Afonso Moreira - avaliado em 10 milhões de euros - disputou 33 jogos: 23 na Ligue 1, sete na Liga Europa e três na Taça de França. Nos seus 1.924 minutos de utilização, o jogador apontou sete golos e fez 10 assistências.

Confira o golo de Afonso Moreira:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Farioli reage à festa do Porto com resultado do Sporting - Benfica: "Foi audível"
Futebol

Farioli reage à festa do Porto com resultado do Sporting - Benfica: "Foi audível"

20 Abr 2026 | 11:05

Icon Comentário0
Alarmante! Sporting não conseguiu vencer qualquer jogo contra o top-4
Futebol

Alarmante! Sporting não conseguiu vencer qualquer jogo contra o top-4

20 Abr 2026 | 10:45

Icon Comentário0
Luis Suárez faz 'mea culpa' e dirige-se aos adeptos do Sporting: "Não mereciam..."
Futebol

Luis Suárez faz 'mea culpa' e dirige-se aos adeptos do Sporting: "Não mereciam..."

20 Abr 2026 | 10:29

Icon Comentário0