Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Dez 2025 | 13:37 |
Maxi Araújo está em dúvida para o Sporting - Rio Ave. A revelação foi feita por Rui Borges na conferência de antevisão ao duelo da 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O treinador confirmou também que Zeno Debast e Daniel Bragança não vão poder dar o seu contributo, além de ter dado uma resposta a altura a José Mourinho.
R. Borges sobre Maxi Araújo: "Está meio adoentado"
"Está meio adoentado. Em relação ao Debast e ao Daniel Bragança, não. Estão no processo de chegar ao melhor nível. O Debast ainda não está com o grupo. O Dani está no processo normal evolutivo de chegar à sua melhor forma física e de confiança também. No momento certo irá dar essa solução, tanto ele como o Zeno. Mas não é para já", começou por dizer, falando na evolução de João Simões no último ano.
"O maior desafio é dele. Já falei várias vezes dele. É um miúdo muito maduro no que faz, para a idade que tem em campo. Aos poucos é-lhe reconhecido isso também pelos próprios colegas, olham para ele como um miúdo diferente. Mas tem muito para crescer, vai evoluir. Li num jornal que o mister lhe deu uma 'dura' depois do jogo com o Vitória. E dei, perdeu a bola quando não tinha necessidade. E ele disse 'peço desculpa, mister'. Está pronto para aprender, gosta de aprender e ouvir muito. Vai ter um futuro brilhante, não tenho dúvidas".
R. Borges: "Só tive dias felizes. Mesmo quando não ganhei, ou quando perdemos algum troféu, estava feliz no sentido de estar ali a disputar jogos pelo Sporting"
Rui Borges falou ainda do seu percurso desde que chegou a Alvalade: "Só tive dias felizes. Mesmo quando não ganhei, ou quando perdemos algum troféu, estava feliz no sentido de estar ali a disputar jogos pelo Sporting. Já disse que sou muito positivo, olho sempre para as coisas de forma boa. Só pode ganhar um. Nem sempre vamos conseguir ganhar tudo, mas mesmo nesses dias fui feliz. O dia mais feliz... É difícil dizer só um dia. O da apresentação foi marcante para mim, para nós equipa técnica. E os dois dias em que ganhámos. O campeonato, que é o sonho de qualquer treinador, e o da Taça de Portugal, porque tinha os meus pais no estádio e viram o filho vencer um troféu importante a nível nacional. Diria esses três".
Relativamente ao interesse em Luis Guilherme, o técnico não comentou: "Não posso definir nada porque não é meu jogador. Se colocar aqui o meu filho.. ele fala de tantos jogadores. Conheço, mas não vou falar porque não é nosso jogador (...)", disse o treinador.
Durante a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Rio Ave, técnico foi questionado sobre as palavras do rival quanto à corrida pelo título
27 Dez 2025 | 13:02 |
Durante a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Rio Ave, Rui Borges foi questionado sobre as palavras de José Mourinho quanto à corrida pelo título. O treinador do Sporting não quis entrar em analogias nem dizer que piloto de Fórmula 1 seriam os leões nesta luta, limitando-se a enumerar algumas das modalidades onde os leões são melhores do que o Benfica.
R. Borges: "Não vejo Fórmula 1... Vejo andebol, voleibol, onde o Sporting também ganha muito"
"Não vejo Fórmula 1... Vejo andebol e voleibol... o Sporting também ganha muito. Vejo isso, não vejo Fórmula 1. Não sou fã", referiu o técnico, depois de analisar o emblema vila-condense que não vai poder contar com Clayton, avançado que viu o quinto cartão amarelo no último encontro.
"Em relação ao Rio Ave e se está mais fragilizado ou não sem o Clayton, dou como exemplo o jogo na Luz, onde empataram e o Clayton, bem como o André Luiz, não foram titulares. Isso dita bem do Rio Ave. Uma equipa que nos vai criar dificuldades, que fora de portas só perdeu em Moreira de Cónegos. Empatou na Luz, em Famalicão, e isso dita bem da sua competitividade fora de portas. Se achamos que vamos fazer um golo com o passar do tempo, vamos estar enganados. Se não formos sérios e rigorosos... Uma equipa muito forte em duelos, competitiva, que joga no contra-ataque e em ataque rápido. Temos de estar preparados com boas transições defensivas. Temos melhorado ao longo dos jogos. Dentro dessa perspetiva, esperamos estar no nosso normal para ultrapassar uma equipa que tem sido difícil bater fora de sua casa".
R. Borges: "O onze não vai ser relativamente a rabanadas ou filhoses. Chegaram bem e são profissionais"
Rui Borges falou do regresso dos jogadores após a quadra natalícia, bem como as palavras de Frederico Varandas sobre o penálti nos Açores: "Estão bem, respeitaram. Acho que devem ter comido um bocadinho, mas faz parte, estão tranquilos. O onze não vai ser relativamente a rabanadas ou filhoses. Chegaram bem e são profissionais. Em relação ao Santa Clara foi a opinião do presidente. Ele disse-me logo no avião que, para ele, não era penálti. Respeitei e disse que é sempre critério. Já vi marcarem, já vi não marcarem. Mais do que eu dizer que é ou não é, já aconteceram as duas coisas. É muito relativo".
Relativamente à gestão dos amarelos, o treinador foi claro: "O Hjulmand vai jogar, o jogo mais importante é o do Rio Ave. Não há gestão nenhuma. No ano passado fiz isso uma vez e quase saiu ao contrário. Serviu de exemplo. E até foi o Morten também, no jogo com o Gil Vicente. Neste caso não há gestão. Quando estiver de fora, está de fora e joga outro. A equipa tem dado uma boa resposta, todos têm mostrado presente. E isso deixa-me tranquilo e super confortável. Será sempre assim. Em relação ao ruído, não vou comentar muito. Já falou o presidente, é o chefe. O que ele disser assinamos por baixo. É tudo um grupo, tudo uma estrutura, e está sempre toda ligada no dia-a-dia a tudo o que acontece", disse.
Treinador esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao encontro entre leões e Rio Ave e falou sobre vários temas
27 Dez 2025 | 12:47 |
Rui Borges esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao encontro entre leões e Rio Ave. O técnico foi questionado sobre as palavras de Frederico Varandas que referiu que "o ruído dá mais gasolina ao Sporting" e apontou o tricampeonato como a principal meta da equipa. Além do mais, admitiu a possibilidade de os leões receberem reforços em janeiro.
"Vocês já têm muita gasolina e os meus jogadores têm gasolina que chegue. A maior ambição deles - e esta semana foi notório em algumas entrevistas - é conquistar o tricampeonato, que marcará a história do Sporting. É isso que nos motiva, chegarmos a jogo e fazer o que acreditamos, eles sentirem que dá resultado, que são felizes a jogar. Essa é a nossa maior motivação, voltar a ganhar e ficar na história do Sporting", começou por dizer.
R. Borges: "Vai haver ruído em alguns momentos, mas mesmo aí temos de ser inteligentes e valorizar o nosso jogo"
O técnico pediu também uma reflexão aos intervenientes do futebol português: "Acho que todos temos de fazer o melhor possível para valorizar o nosso futebol e não criar mais ruído. Todos nós, agentes desportivos. Temos de arranjar estratégias, entre todos - treinadores também, lógico -, para valorizar o futebol português. É isso que importa. Só pode ganhar um. Vai haver ruído em alguns momentos, mas mesmo aí temos de ser inteligentes e valorizar o nosso jogo e os nossos jogadores e treinadores, estruturas. Acima de tudo é isso".
R. Borges: "Se entrar alguém, é tudo feito de forma bem estruturada, pensada, e será sempre numa perspetiva de futuro"
Sobre um eventual reforço, o técnico admite caras novas em janeiro: "Em relação à prenda... Se entrar alguém, é tudo feito de forma bem estruturada, pensada, e será sempre numa perspetiva de futuro. E não só porque temos lesões, jogadores na CAN... É sempre na perspetiva, claro, do imediato, mas sempre também numa perspetiva do futuro do Sporting e do plantel nos próximos anos".
Neste momento, os leões têm 38 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (43) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 35. O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 28 de dezembro, frente ao Rio Ave, às 20h30, em Alvalade.
Dirigente português acredita que peça chave do emblema verde e branco tem um futuro brilhante pela frente no mundo do futebol
27 Dez 2025 | 12:29 |
Carlos Correia, presidente do Mirandela e uma das primeiras pessoas a apostar em Rui Borges, acredita que o atual treinador do Sporting tem um futuro brilhante pela frente no mundo do futebol e que irá sair do Clube de Alvalade num futuro próximo para treinar em Inglaterra.
"Conhecia-o como jogador e também fui treinador dele. Via-se que era uma pessoa interessada no futebol. Acreditei nele e não me enganei. O que está a acontecer ao Rui Borges, para mim, não é surpresa nenhuma. É mérito dele, que soube subir com trabalho, sempre rodeado da mesma equipa técnica… apostei nele porque senti que tinha potencial", referiu ao jornal 'A Bola'.
C. Correia: "Daqui a dois anos o Rui Borges está no estrangeiro, a liderar uma equipa de top mundial"
Sobre o futuro do treinador, a confiança é absoluta: "Daqui a dois anos o Rui Borges está no estrangeiro, a liderar uma equipa de top mundial. Até digo mais, não dou dois anos para ver Rui Borges no estrangeiro". O dirigente máximo do emblema transmontano reconhece que o técnico está feliz no Sporting, mas lembra que no futebol os resultados podem mudar tudo.
C. Correia: "Vejo-o em Inglaterra no futuro"
"Está feliz, sim, mas o futebol é o momento e o momento agora é bom para ele… se não aparecerem uma pessoa pode do oito para o oitenta e vice-versa num instante. Vejo-o em Inglaterra no futuro. E ele vai conseguir isso, escute bem o que lhe digo, não dou dois anos para que isso aconteça".
Além disso, Carlos Correia fala da capacidade que o treinador tem de potenciar jogadores: "O Rui dá oportunidade aos jovens e vai conseguir fazer dali seis, sete jogadores que vão chegar ao topo mundial. É muito amigo dos jogadores, gosta de os ouvir e isso faz bom balneário, além disso é muito humilde", referiu, falando sobre a atual época: "O Sporting persegue o tricampeonato… Isso é muito importante para ele, tanto a nível pessoal como de currículo, era ouro sobre azul. Está no bom caminho", completou. Apesar de projetar uma eventual saída, Frederico Varandas quer renovar com o técnico.