Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Borges manda boca aos críticos e confirma reforço; Tudo o que disse o técnico após o Sporting - PSG

Treinador dos verdes e brancos abordou a vitória do Clube de Alvalade diante do atual campeão europeu e não escondeu a felicidade pelo feito

Borges deixou um recado aos críticos após vitória no Sporting - PSG e confirmou Faye como novo reforço
Borges deixou um recado aos críticos após vitória no Sporting - PSG e confirmou Faye como novo reforço

21 Jan 2026 | 09:46 |

Icon Comentário0

Depois da vitória do Sporting sobre o PSG por 2-1, Rui Borges esteve na conferência de imprensa no Auditório Artur Agostinho. O treinador do Clube de Alvalade deixou um recado a todos os críticos que o acusavam de nunca ganhar os grandes jogos desde que assumiu o comando técnico dos leões e confirmou Souleymane Faye como novo reforço.


"Acho que não me vão perguntar mais, e que não ganho a equipas grandes. Não, eu não ligo a isso. É ruído, apenas isso e só. Foco-me muito naquilo que é o meu trabalho, naquilo que tem sido o nosso trajeto. O trabalho dará sempre a melhor resposta a toda a gente", começou por dizer.


Primeira análise ao jogo


"É o sentimento de dever cumprido. Uma grande vitória. São três pontos difíceis perante uma grande equipa. Tivemos muitas dificuldades ao longo dos 90 minutos, mas soubemos ter o que pedi: coesão e paixão. Sabíamos que íamos sofrer contra os Campeões da Europa, a melhor equipa da Europa. Têm muita qualidade individual e coletiva. Soubemos sofrer numa primeira parte com dificuldades para ligar o jogo. Entrámos mais audazes na segunda parte. Não falei muito ao intervalo. As substituições ajudaram e fomos obrigando o PSG a correr para trás. Tivemos alguma sorte nos golos, faz parte da audácia. Na defesa, o grupo demonstrou a sua qualidade e a amizade que têm na equipa, o quanto querem ganhar. Há que descer à terra. Temos um jogo difícil em Arouca e essa é a nossa UEFA Champions League. Agradeço aos nossos adeptos pela energia passada. Foram muito importantes, foram o 12.º jogador. Estava difícil, mas tínhamos de acreditar e foi bonito ver os adeptos todos no final do jogo. Que aconteça sempre e não apenas na UEFA Champions League. Os jogadores merecem as palmas e não só hoje. Um apelo aos adeptos: nestes últimos meses, o apoio no final do jogo vai ser muito importante. Que se mantenha este espírito de vitória, união e acreditar".

Luis Suárez


"Sabíamos o que nos ia dar, não nos surpreende. Sabíamos as suas características, personalidade, carácter. Hoje precisávamos ele e eu disse-lhe antes do jogo. Ia ser um jogo parecido com o de Munique, onde esteve muito bem. Hoje fez um trabalho extraordinário, como tem feito em todos os jogos. Os dois golos são mérito da equipa e não só dele."

Declarações de Luis Enrique

"Entendo. Fizeram um grande jogo, é certo. Para além dos golos anulados, tiveram algumas oportunidades e andaram em cima de nós, mas há o outro lado. O futebol tem várias estratégias. No nosso campeonato, também apanhamos equipas com bloco baixo. A equipa esteve fantástica, como tinha sido em Munique. Estivemos muito concentrados e, na segunda parte, tivemos mais audácia. (…) Dentro das nossas armas, não podia pedir mais à nossa equipa."

Impacto internacional da vitória

"Hoje somos os melhores, amanhã podemos ser os piores. Merecemos a alegria destes três pontos, os jogadores marcaram a história do Sporting, mas temos de preparar o jogo com o Arouca".

Mercado

"O Souleymane Faye, que não foi apresentado, já assinou e, tal como o Luís Guilherme, é jogador de futuro. São dois jovens em quem reconhecemos valor. Acreditamos muito no que podem dar ao Sporting".

UEFA Champions League

"A ambição de irmos aos 'oitavos' é por termos menos dois jogos no calendário. Se não chegarmos lá, nada apaga o que fizeram hoje e em todos os jogos. Tenho os pés no chão e olho jogo a jogo. Feliz por ganhar aos Campeões Europeus com muitas dificuldades, mas dou valor a quem joga e corre. Não conseguimos treinar muito porque temos muitos jogos, mas a equipa tem dado resposta. Só pensamos no próximo. Se vencermos, ficaremos na história do Sporting e é nisso que temos de nos focar. Conseguimos o primeiro objetivo de passar a fase de liga. Agora, queremos ir diretamente aos 'oitavos'. Apenas e só isso, não muda mais nada".

Estratégia diferente

"O Sporting e os jogadores estão cientes da realidade. Reconhecemos valor do outro lado. Não podemos comparar o PSG com as equipas do nosso campeonato. Sabíamos que íamos sofrer. Não dá para sermos sempre o Sporting em cima do adversário, pressionante, com muitas ocasiões de golo. Hoje tivemos poucas e tínhamos de aproveitar, foi o que aconteceu".

Preparação do jogo

"Como temos tantos jogos, é descansar, ver vídeos e aproveitar o pouco tempo na relva para explicar alguns comportamentos. Focamo-nos nas coisas simples. Há coisas que não mudamos e depois acrescentamos algo individual e estratégico. A preparação não mudou em nada em relação aos outros jogos. É fazê-los perceber que são jogos que não vamos ter tanta bola e há que acreditar que faz parte. Se estivermos concentrados, vamos ter capazes de demonstrar que somos bons. Faltou-nos um pouco isso na primeira parte".

Vitória mais saborosa da carreira?

"Não, essa foi com o Vitória, na época passada, que nos deu a conquista do campeonato."

Confiança

"Vitória dá mais confiança para o resto da época e para encarar os próximos jogos, que são difíceis. O mais difícil será em Arouca. Como disse o Pote, o campeonato é a nossa Champions."

Estratégia

"A nossa primeira ligação tinha de sempre mais longa no pé. O PSG deve ser a equipa mais forte na reação à perda e transição defensiva. São muito intensos. Daí a importância do Luis Suárez, com quem conseguimos ligar muitas vezes na primeira parte. Fez um trabalho espetacular. Faltou, isso sim, dar o passo seguinte. Tivemos essa dificuldade porque eles são muito intensos. Se tivéssemos tido mais essa capacidade, acredito que teríamos criado mais problemas ao Paris Saint-Germain".


Futebol

Exclusivo Leonino - Varandas quer vender médio do Sporting, mas... não há propostas

Futebolista de 22 anos chegou ao plantel verde e branco em janeiro de 2023, mas continua sem convenceu os responsáveis do Clube de Alvalade

Exclusivo Leonino - Varandas quer vender Mateo Tanlongo nesta janela, mas a falta de propostas até ao momento impedem a saída do jogador do Sporting
Exclusivo Leonino - Varandas quer vender Mateo Tanlongo nesta janela, mas a falta de propostas até ao momento impedem a saída do jogador do Sporting

21 Jan 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Sporting quer vender Mateo Tanlongo nesta janela de transferências, mas a falta de propostas até ao momento impedem a saída do jogador, sabe o Leonino. O futebolista de 22 anos chegou ao plantel verde e branco em janeiro de 2023, mas continua sem convenceu os responsáveis do Clube de Alvalade.


Frederico Varandas já estabeleceu um preço mínimo para qualquer equipa levar o argentino de Alvalade: o Presidente do Sporting pede entre 500 mil e 1 milhão de euros a quem quiser garantir o concurso do jovem argentino que não entra nas contas de Rui Borges.


Apesar do regresso, após três empréstimos discretos (Copenhaga, Rio Ave e Pafos), a integração na equipa B tem sido um tema de discussão, sobretudo porque o atleta - que foi recentemente condenado - continua sem conseguir ganhar o seu espaço na equipa de João Gião.


De recordar que Mateo Tanlongo chegou ao Sporting em janeiro de 2023, vindo da Argentina com rótulo de médio muito promissor e envolvido numa grande polémica, uma vez que forçou saída do Rosario Central para Alvalade, mas nunca conseguiu ser uma opção válida.

Na presente temporada desportiva de 2025/26, Mateo Tanlongo – avaliado em 800 mil de euros – alinhou em dois jogos pela turma secundária do emblema verde e branco. No total, nos 41 minutos em que foi utilizado, o médio não soma qualquer golo ou assistência.



Futebol

Sporting derrota campeão europeu PSG (2-1) numa noite para a história em Alvalade

Num duelo de grandes emoções entre ambas as equipas, os leões superiorizaram-se aos franceses e sonham com o apuramento direto para os oitavos

Sporting derrotou o PSG por 2-1, esta terça-feira, dia 20 de janeiro, em jogo relativo à sétima jornada da Liga dos Campeões
Sporting derrotou o PSG por 2-1, esta terça-feira, dia 20 de janeiro, em jogo relativo à sétima jornada da Liga dos Campeões

20 Jan 2026 | 22:04 |

Icon Comentário0

O Sporting derrotou o PSG por 2-1, esta terça-feira, dia 20 de janeiro, em jogo relativo à sétima jornada da Liga dos Campeões. Num duelo de grandes emoções entre ambas as equipas, os leões - que vinham de uma vitória frente ao Casa Pia - superiorizaram-se ao atual campeão europeu e sonham com o apuramento direto para os oitavos de final.


No Estádio José Alvalade, o PSG entrou a jogar de forma agressiva e a obrigar os leões a jogar muito recuado no terreno com apenas algumas chances para o Clube de Alvalade em transição. A turma de Luis Enrique introduziu a bola em duas ocasiões na baliza de Rui Silva, mas ambas foram devidamente anuladas.


Na segunda parte, a equipa forasteira carregou em busca do golo, mas foi o Sporting a marcar aos 74 minutos. Na sequência do pontapé de canto, Geny Catamo rematou de primeira fora de área e a bola acabou por sobrar para Luis Suárez que, sozinho em frente à baliza, atirou a contar. Os gauleses empataram aos 80'. Khvicha Kvaratskhelia fez um remate colocadíssimo do canto esquerdo da área para o canto superior direito da baliza de Rui Silva. No entanto, em cima do minuto 90, depois de uma primeira tentativa de Francisco Trincão, Luis Suárez novamente a aparecer no sítio certo para cabecear e restabelecer a vantagem no marcador.


Com esta vitória – a 22.ª em 31 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam 13 pontos na prova e estão no sexto lugar, à condição, na tabela classificativa. O próximo jogo na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 28 de janeiro, às 20h00, frente aos franceses do PSG, no reduto do Sporting.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de dezembro, frente ao Arouca, em jogo relativo à 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.



Futebol

Sporting perde com o Manchester United (3-2) nas competições europeias

Equipa inglesa superiorizou.se ao Clube de Alvalade e somou vitória diante da formação verde e branca, com jogador inglês a apontar um hat-trick

Sub-23 do Sporting perderam frente ao Manchester United (3-2), esta terça-feira, dia 20 de janeiro, em jogo da Premier League International Cup
Sub-23 do Sporting perderam frente ao Manchester United (3-2), esta terça-feira, dia 20 de janeiro, em jogo da Premier League International Cup

20 Jan 2026 | 21:23 |

Icon Comentário0

A equipa de sub-23 do Sporting perdeu frente ao Manchester United (3-2), esta terça-feira, dia 20 de janeiro, em jogo da primeira jornada (em atraso) da Premier League International Cup. Os leões foram derrotados pela formação inglesa, depois de também ter sofrido uma derrota na última ronda.


A formação inglesa entrou melhor e a dominar os minutos iniciais, tendo chegado à vantagem por intermédio de James Scanlon, aos oito minutos. Logo de seguida, Rafael Mota reagiu ao golo do adversário e fez o empate, aos 11 minutos. Antes do intervalo, o mesmo James Scanlon (40') bisou e colocou o marcador em 2-1.


Na etapa complementar, o Manchester United voltou a assumir o controlo do jogo e dificultou ainda mais a missão do Clube de Alvalade quando James Scanlon voltou a bater Miguel Gouveia, aos 76 minutos, e fez o hat-trick. Martim Peixoto (83') ainda foi a tempo de reduzir para 3-2 e selar o resultado final.


Com esta derrota - a nona em 21 jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto mantêm os três pontos na Premier League International Cup e estão no sexto lugar, num grupo liderada pelo Sunderland (7). O Sporting vira, agora, atenções para a Liga Revelação. O próximo encontro está marcado para a próxima segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 15h00, frente ao Braga, no Minho.

A equipa apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Miguel Gouveia (Guarda-redes), Afonso Lee, Rafael Mota, Miguel Alves, Konstantin Nikitenko, Sandro Gamboa, Duarte Tomás, Rafael Camacho, Rayhan Momade, Ivanildo Mendes e Diogo Martins



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ex Sporting diz: "Clube não era campeão há 18 anos e pensei 'vou para lá"
Futebol

Ex Sporting diz: "Clube não era campeão há 18 anos e pensei 'vou para lá"

20 Jan 2026 | 18:17

Icon Comentário0
Duas baixas de peso para o Arouca - Sporting
Futebol

Duas baixas de peso para o Arouca - Sporting

20 Jan 2026 | 17:03

Icon Comentário0
Negócio fechado! Médio que Varandas quis no Sporting ruma ao Braga por 7,5M
Futebol

Negócio fechado! Médio que Varandas quis no Sporting ruma ao Braga por 7,5M

20 Jan 2026 | 16:30

Icon Comentário0