Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Bernardo Bruschy, antigo treinador do Sporting nas camadas jovens do Clube verde e branco, falou com o jornal 'A Bola', sobre Geovany Quenda. O antigo treinador, e também o antigo jogador dos leões, Litos, prestaram declarações ao periódico português sobre as capacidades do jovem extremo que até já foi chamado à Seleção A.
“Para o Quenda esta posição não é novidade, pois a equipa, em desdobramento ofensivo, joga em 4x3x3 e ele atua como extremo, uma função que ele desempenhou durante dez anos durante o seu processo formativo. Prova desta apetência é que neste último jogo diante do Vitória de Guimarães fez duas assistências para golos de Viktor Gyokeres.”, começou por dizer Bernardo Bruschy.
Prosseguiu: “Aliás, em minha opinião, a maior peculiaridade foi no tempo de Ruben Amorim, quando em termos defensivos havia uma estrutura a cinco. No entanto, ele sente-se à-vontade em todos os sistemas. No fundo, é competente em todas as tarefas que lhe são confiadas”.
Já Litos, antigo jogador do Sporting, disse que talvez a melhor posição para Quenda seja no lado direito, num esquema semelhante ao que Rúben Amorim usava. Nos últimos dois jogos, acredita que o jovem ala não esteve no seu melhor devido ao seu novo posicionamento.
“Sinceramente, gosto de o ver jogar na ala esquerda. É verdade que foi criando alguma habituação em funções mais à direita, mas adaptou-se bem a estas novas tarefas. Neste jogo em Guimarães foi menos interventivo do que o habitual, mas se formos analisar fez duas assistências para golos de Gyokeres. Sentiu algumas dificuldades em fazer passes com o pé direito, mas com o seu pé dominante, o esquerdo, causou estragos na defensiva contrária. Os jogadores são quase todos internacionais, experientes e adaptam-se a qualquer sistema de jogo que lhes seja proposto pelo treinador em funções no Sporting”, explicou Litos.
Jovem extremo dos leões, lançado na equipa principal pelo antigo técnico Ruben Amorim, marcou presença numa lista que destaca alguns dos melhores do mundo
|
0Geovany Quenda, jovem extremo do Sporting, que foi lançado na equipa principal nos leões pelo antigo técnico Ruben Amorim, foi escolhido por Rui Malheiro, jornalista português, para o 11 a seguir em 2025, num artigo de opinião do cronista no jornal 'Record'.
"São 11 futebolistas, das classes 2005 e 2006, com intrusos de 2007, que têm conquistado protagonismo nas suas equipas, e que se assumem como prenúncio de motim futebolístico nos relvados e no mercado em 2025", começou por escrever, antes de explicar que "Restes, Yoro, Hato, Zaïre-Emery, Lamine Yamal, Endrick e Vítor Roque, por terem feito parte da lista de 2024, ficam de fora apesar de preencherem os critérios".
Sobre o jovem dos leões, escreveu o seguinte: "Convertido por Rúben Amorim, com amplo sucesso, em ala-direito, regressou com Rui Borges à posição de extremo, aquela em que se formou. Canhoto explosivo e desequilibrador, mais confortável a arrancar do corredor direito".
Prosseguiu: "Alia velocidade, aceleração, agilidade e agressividade com qualidade técnica e insubordinação na condução e no drible em espaços curtos e largos. Junta ainda argúcia nos passes de rutura, um remate vigoroso e argumentos nos cruzamentos, sendo notória a sua evolução a nível da tomada de decisão".
Rui Malheiro deixou ainda as restantes 10 escolhas que completam a sua equipa de talentos: Dennis Seimen (Estugarda, 2005); Luka Vuskovic (Westerlo, 2007); Pau Cubarsí (Barcelona, 2007); Dean Huijsen (Bournemouth, 2005); Sverre Nypan (Rosenborg, 2006); Myles Lewis-Skelly (Arsenal, 2006); Rodrigo Mora (FC Porto, 2007); Estêvão (Palmeiras, 2007); Kenan Yildiz (Juventus, 2005); Eli Junior Kroupi (Lorient, 2006).
Equipa dos leões vai-se adaptando ao novo treinador e ás exigências do sistema, e pode mesmo ir ao mercado em janeiro nalgumas posições específicas
|
0Depois de vários anos a jogar no mesmo sistema tático, Rui Borges parece disposto a mudar essa característica da equipa do Sporting. Como tal, poderá ser necessário a Frederico Varandas, Presidente do Clube, fazer pequenas alterações no plantel e procurar oferecer ao novo treinador jogadores que se aproximem daquilo que quer nas dinâmicas das suas equipas: a posição de lateral-direito é um exemplo claro do que pode alterar no futuro a curto prazo.
Tal acontece, em primeira instância, porque com as alterações que o novo treinador verde e branco vem impondo no sistema tática da equipa, o papel de ala (usado no 3x4x3) se extingue, para dar lugar ao lateral-direito (num 4x4x2). Esta mudança tática pede também características diferentes aos jogadores que ocupam aquela posição, e é nesse sentido que Rui Borges acredita que o plantel beneficiaria de um reforço.
O pedido vem, também, no sentido de dar profundidade ao plantel: Geovany Quenda e Gany Catamo deixaram de contar para a posição - devido à alteração daquilo que o treinador leonino pede ao lateral no seu sistema - e Iván Fresneda parece cada vez mais na porta de saída do Clube verde e branco, com a mudança a dever efetivar-se depois da Taça da Liga.
Os jogadores que têm ganho espaço com a mudança são, naturalmente, Ricardo Esgaio, mas também Eduardo Quaresma, que Rui Borges já tinha elogiado naquele papel especifico: "O Quaresma é um central de raiz mas tem caraterísticas para ser um grande lateral – não esquecendo que é um grande central. É competente duelos defensivos e ofensivamente é ‘abusado’, no sentido de ser dinâmico".
O treinador do Sporting - que até já tinha admitido ir 'pescar' ao antigo clube - disse, de resto, as seguintes palavras na antevisão à partida em Guimarães: "Agarro-me sempre aos jogadores que tenho e não me queixo de nada. Se o mercado nos der alguma coisa, ótimo; se não der, ótimo na mesma, vamos com os que temos, e seremos muito competentes com os que temos".
Jogador que foi contratado no início da presente época estará a ser testado numa nova posição, e pode ser lançado já no jogo contra o Porto
|
0Maxi Araújo chegou ao Sporting no defeso de verão da presente época, e tem vindo a lutar por minutos no plantel leonino. Usado em mais do que uma posição, ainda estará sob observação de Rui Borges, que tenta perceber onde o uruguaio poderá ser mais útil à equipa verde e branca - vai, então, testando novas soluções.
Uma das principais mudanças foi o teste do internacional pelo Uruguai como extremo no corredor esquerdo. Até agora, nos dois jogos sob o comando de Borges – contra Benfica e Vitória de Guimarães –, os leões apresentaram o mesmo onze inicial, com Quenda a ocupar o lado esquerdo do ataque e Geny no direito.
O jogo de amanhã, marcado para Leiria, poderá trazer alterações no esquema tático do Sporting. Contudo, a definição final sobre o onze inicial será feita hoje, durante o último treino antes do encontro referente às meias-finais da Allianz Cup.
No capítulo das ausências, não houve alterações no boletim clínico do clube. Gonçalo Inácio continua a recuperar de mialgias, enquanto Nuno Santos permanece afastado devido a uma lesão no joelho direito. Já Bragança e Pote mantêm-se de fora por problemas musculares.
Maxi Araújo – avaliado em 14 milhões de euros - fez dois golos em cinco jogos esta época pelo Toluca. Na temporada passada, marcou dois tentos e fez cinco assistências em 39 partidas. O internacional uruguaio destacou-se na Copa América, juntamente com Manuel Ugarte, ex Sporting, e Franco Israel, sendo um dos melhores jogadores da seleção celeste. Apesar de poder jogar também a ala, o 'camisola 20' dos leões leva já 21 encontros jogados, maioritariamente numa posição mais avançada. O canhoto tem jogado a extremo, papel que faz quando é chamado por Marcelo Bielsa e já fez dois golos e duas assistências pelo Sporting.