
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jogou-se, na noite da passada quinta feira, dia 24 de abril, o Betis - Real Valladolid, partida a contar para a 33ª jornada da La Liga, primeira divisão do futebol espanhol. O jogo terminou com goleada a favor da equipa de Sevilha, e terminou com os visitantes como a primeira equipa despromovida ao segunda escalão em Espanha.
O jogo contou com várias caras conhecidas dos adeptos do Sporting, do lado do Bétis de Sevilha. A antiga equipa de Rui Silva, atual guardião verde e branco, começou com Hector Bellerin, Guilherme Fernandes e William Carvalho no banco de suplentes. O médio defensivo formado em Alvalade entrou em campo no decorrer da partida.
Em relação ao jogo, começou com equilíbrio aparente. Até foi o Bétis a marcar primeiro, por Rodriguez, aos 17 minutos da partida, mas o Valladolid, conseguiu o empate à passagem do minuto 41, por Chuki. O jogo chegou empatado ao intervalo.
A segunda parte, por outro lado, foi de sentido único. Cucho, aos 64', e Isco, aos 66', deixaram a vantagem do Bétis em 3-1 em apenas dois minutos. Já na reta final da partida, mais dois golos da formação sevilhana: Parraud aos 84' e Ezzalzouli aos 90' carimbaram o resultado final numa goleada de 5-1 para a equipa da casa.
Este resultado deixa o Bétis na quinta posição da La Liga, com 54 pontos. Os sevilhanos ficam, à condição, em posição que garante a qualificação para a Liga dos Campeões do próximo ano (o Villareal tem menos dois pontos e menos uma partida). Já o Valladolid, no último lugar da La Liga, com apenas 16 pontos (menos 14 que a equipa imediatamente acima), vê confirmada uma descida que era, há muito, anunciada.
Equipa verde e branca já fez história esta temporada, ao atingir um registo que nunca tinha sido igualado em 119 anos do emblema de Alvalade
|
24/25 vai ser uma época para a histórica do Sporting, mesmo que os leões acabem por não conseguir conquistar aqueles que são os seus objetivos. Isto porque o Clube já atingiu, ainda antes do fim da época, o seu máximo de atletas utilizados na equipa principal, em todos os 119 anos de vida do emblema verde e branco.
O número serve para dar contexto, mas também para agigantar os feitos conseguidos pela equipa do Sporting esta temporada. São três treinadores diferentes, 11 jogadores da formação, e um total de 38 atletas diferentes utilizados em toda a época, numa formação que, mesmo assim, continua na luta pelos maiores objetivos do ano.
Há duas temporadas que se aproximam muito do registo que o Clube verifica em 24/25. São elas 2012/2013 e 2019/2020. Em ambas essas épocas, o Sporting utilizou um total de 36 atletas, mas com contextos e desfechos muitos diferentes.
Em 12/13, o Sporting teve quatro treinadores diferentes, e mudou de Presidente a meio da temporada. No final do ano, o Clube alcançou a pior classificação de sempre, o sétimo lugar na Liga Portuguesa. Já em 19/20, foram três técnicos, já com Varandas, que foi buscar Ruben Amorim na reta final do campeonato. Nessa ano os leões terminaram em quarto, mas lançaram as fundações para vencer o título no ano seguinte.
Em qualquer uma dessas temporadas, os resultados foram tendencialmente mais negativos do que o que acontece em 24/25, em que o Sporting se mantém na luta pelos maiores objetivos, depois de ter alcançado também a fase pretendida na Liga dos Campeões, e de ter perdido apenas na final da Taça da Liga - um dado que engrandece o trabalho feito por Rui Borges em Alvalade, que já sabe o que é preciso para ficar no Clube.
Médio nipónico tem vivido um período muito complicado nos últimos tempos, seno do fustigado por lesões e não conseguindo dar o seu contributo
|
É uma das notícias positivas que marcam a semana no Sporting. Hidemasa Morita parece estar, finalmente, recuperado dos problemas físicos com que vinha a lidar, e pode mesmo ser opção já na próxima partida dos leões, frente ao Boavista, no Estádio do Bessa.
O jogador internacional pela seleção do Japão voltou a ser integrado nos treinos da equipa principal verde e branca na última quarta feira, dia 23 de abril. A partir dessa data, tem trabalhado normalmente, já com a participação na próxima partida em vista.
Fez questão de destacar o regresso aos relvados através da suas páginas pessoais nas redes sociais. Publicou várias fotografias suas nas sessões de trabalho na Academia Cristiano Ronaldo, às quais adicionou a seguinte descrição: "Aposto tudo o que tenho" seguido de dois emojis, um cérebro (cabeça) e uma pilha cheia de energia.
Relembrar que Hidemasa Morita está fora da competição desde o passado dia 20 de março, quando realizou o seu último jogo oficial pela seleção nipónica. Mas o médio do Sporting já vinha a lidar com problemas praticamente desde o início de 2025, e já tinha perdido algumas partidas antes desta última paragem de mais de um mês.
Está, então, de regresso para a reta final da época, tal como tinha sido prometido por Rui Borges. Resta, agora, perceber, se o treinador do Sporting pode usar o médio livremente, ou se Hidemasa Morita vai regressar à competição com uma restrição de minutos, como aconteceu com Pedro Gonçalves, de modo a não arriscar nova lesão.
Dérbi que se pode revelar decisivo para as contas finais do campeonato está cada vez mais perto e os leões estão preocupado com alguns casos
|
Está cada vez mais perto o jogo que se pode revelar decisivo para as contas da Liga Portugal Betclic 24/25. O Benfica - Sporting disputa-se na 33ª. jornada do campeonato, e os rivais de Lisboa já vão pensado na gestão do plantel para chegarem a essa partida com toda a gente disponível. Em Alvalade, há quatro nomes que estão a fazer soar os alarmes e podem estar em risco para esse jogo grande da penúltima jornada.
Com a Liga a entrar na ronda 31, olha-se, principalmente, para a questão disciplinar: nesse sentido, nos leões, há quatro nomes que saltam à vista: Ousmane Diomande e Matheus Reis, em primeira instância, que levam quatro cartões amarelos. Em ambos os casos, precisam de não ver qualquer cartão até à Luz, ou então ver um já na partida com o Boavista, de modo à contagem limpar no jogo seguinte (Gil Vicente).
Outra dupla importante são Morten Hjulmand e Viktor Gyokeres. Os nórdicos levam sete e três cartões amarelos, respetivamente, e estão ambos a dois de suspensão de uma partida. Para que tal acontecesse, teriam de ver a cartolina nos próximos dois jogos do Sporting até ao dérbi.
Em relação ao árbitro da partida, Manuel Nogueira, está no meio da tabela no que toca à exibição de cartões durante os jogos. O juiz leva 18 jogos realizados esta temporada, nos quais assinalou 451 faltas, e mostrou 71 cartões amarelos.
No Sporting, Rui Borges já falou sobre o tema. O treinador verde e branco fez questão de explicar que não vai fazer nenhuma gestão especial a pensar nos cartões, até porque "é algo punível". Para o transmontano "é olhar e sentir", mas explica que tem "confiança em todos" os seus jogadores.