
Futebol
Oficial! Ponta de lança sugerido ao Sporting ruma à Bundesliga por 22M
29 Ago 2025 | 19:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Fev 2025 | 16:40 |
Nascido em Sacriston, Inglaterra, a 18 de fevereiro de 1933, Sir Robert William Robson, mais conhecido como Bobby Robson, iniciou a sua carreira como jogador de futebol no Fulham, em 1950, antes de se destacar no West Bromwich Albion, com 56 golos em 239 jogos, e de representar a seleção inglesa. Após pendurar as chuteiras, optou pela carreira de treinador, com uma primeira passagem inesquecível pelo Ipswich Town.
O emblema inglês viveu mesmo com o técnico aquele que continua a ser, até hoje, a sua era mais pródiga, marcada pelas conquistas da Taça de Inglaterra, em 1978, e a Taça UEFA, em 1981, tendo ficado, ainda, muito perto de erguer o troféu de campeão nacional.
Após 14 épocas no Ipswich, foi chamado para comandar a seleção inglesa, falhando pela equipa dos três leões a presença no Euro'84, em França. Já a participação no Mundial'86 terminou com uma derrota diante da Argentina, motivada pelo icónico golo com a "mão de Deus", de Diego Maradona, que o então selecionador não deixou passar em branco: “Não foi a mão de Deus. Foi a mão de um patife. Deus não teve nada a ver com isso”, comentou. Terminado o período à frente da seleção de Inglaterra, Bobby Robson recebeu uma proposta do PSV Eindhoven. Pelo conjunto neerlandês, conquistou dois campeonatos nacionais.
Em julho de 1992, Bobby Robson assumiu o comando técnico do Sporting, encontrando um clube que não conquistava o campeonato há uma década. Na sua primeira temporada, levou a equipa ao terceiro lugar na liga portuguesa, ficando longo do principal objetivo mas garantindo, ainda assim, a qualificação para a Taça UEFA, embora tenha sido eliminado logo na primeira ronda. Em Lisboa, contou com o apoio de um jovem José Mourinho, que atuava como o seu tradutor e assistente técnico.
Apesar do bom desempenho na época seguinte, divergências com a direção resultaram na sua demissão em dezembro de 1993, mesmo com a equipa na liderança do campeonato. A eliminação surpreendente frente ao Casino Salzburgo, na Taça UEFA, bem como as derrotas diante de Boavista e Porto, ditaram o despedimento, decidido pelo então presidente Sousa Cintra.
Pouco tempo depois, em janeiro de 1994, Pinto da Costa aproveitou a oportunidade e contratou Robson para o Porto. Sob a sua liderança, os dragões viveram um período de sucesso, conquistando a Taça de Portugal, em 1994, e sagrando-se bicampeões nacionais nas temporadas 1994/95 e 1995/96, deixando uma marca importante na história do clube portista.
A relação profissional entre Robson e Mourinho aprofundou-se no Porto, onde o técnico luso desempenhou um papel crucial na equipa técnica. Esta colaboração seria fundamental para o desenvolvimento do treinador português que, mais tarde, teria também ele uma carreira de sucesso internacional.
Após o sucesso em Portugal, Robson aceitou o desafio de treinar o Barcelona, na temporada 1996/97. Conquistou a Taça dos Vencedores das Taças, a Taça do Rei e a Supertaça de Espanha. Posteriormente, regressou ao PSV Eindhoven antes de encerrar a sua carreira no clube do seu coração, o Newcastle United, em 2004. Pelos magpies, alcançou o apuramento para a Liga dos Campeões.
Sir Bobby Robson morreu a 31 de julho de 2009, aos 76 anos, após uma longa batalha contra o cancro. O seu legado continua a inspirar gerações de jogadores, treinadores e adeptos em todo o mundo.
Verdes e brancos disputam a quarta jornada da Liga Portugal Betclic já este sábado, dia 30 de agosto, com início marcado para as 20h30
29 Ago 2025 | 23:09 |
Rui Silva, Georgios Vagiannidis, Zeno Debast, Gonçalo Inácio e Ricardo Mangas; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Giorgi Kochorashvili; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para a próxima ronda da Liga Portugal Betclic.
Rui Silva mantém-se na baliza verde e branca. Zeno Debast e Ricardo Mangas continuam a ocupar os lugares de Diomande e Maxi Araújo, que estão lesionados. Vagiannidis deverá fazer a sua estreia a titular pelo Sporting e ocupar o lugar de Iván Fresneda.
Hidemasa Morita está em dúvida e deverá ser substituído pelo reforço Giorgi Kochorashvili, que fará dupla com Morten Hjulmand. Geny Catamo deve ocupar o flanco destro, com Pedro Gonçalves na meia-esquerda. Francisco Trincão terá liberdade para pisar terrenos interiores, atrás do ponta de lança.
Conrad Harder está cada vez mais perto de abandonar o Clube de Alvalade e vai voltar a ficar no banco de suplentes. Luis Suárez é o dono e senhor da posição e deverá ser assim a unidade mais adiantada dos leões no Clássico frente ao rival azul e branco.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 30 de agosto, frente ao Porto. O encontro, a contar para a quarta jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Leões e dragões disputam a quarta jornada da Liga Portugal Betclic no próximo sábado, dia 30 de agosto, com o apito inicial marcado para as 20h30
29 Ago 2025 | 22:53 |
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 30 de agosto, frente ao Porto, em jogo válido para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo entre equipa verdee e brancos e dragões jogar-se-á pelas 20h30, no Estádio José Alvalade.
Rui Silva, Georgios Vagiannidis, Zeno Debast, Gonçalo Inácio e Ricardo Mangas; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Giorgi Kochorashvili; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para a próxima ronda da Liga Portugal Betclic.
Rui Silva mantém-se na baliza verde e branca. Zeno Debast e Ricardo Mangas continuam a ocupar os lugares de Ousmane Diomande e Maxi Araújo, que estão lesionados. Vagiannidis deverá fazer a sua estreia a titular pelo Sporting e ocupar o lugar de Iván Fresneda. Gonçalo Inácio é o central do lado esquerdo.
No miolo, Hidemasa Morita está em dúvida e deverá ser substituído por Giorgi Kochorashvili, que fará dupla com Morten Hjulmand. Geny Catamo deve ocupar o flanco destro, com Pedro Gonçalves na meia-esquerda. Francisco Trincão terá liberdade para pisar terrenos interiores, atrás do ponta de lança.
Conrad Harder está cada vez mais perto de abandonar o Clube de Alvalade e vai voltar a ficar no banco de suplentes. Luis Suárez é o dono e senhor da posição e deverá ser assim a unidade mais adiantada dos leões no Clássico diante da turma de Francesco Farioli.
Informações: Sábado – 30 de agosto – 20h30 – Estádio José Alvalade
Transmissão: Sport TV 1
Quem está fora: Daniel Bragança, Nuno Santos, Maxi Araújo (lesões) e Jeremiah St. Juste (de saída)
Dúvidas: Ousmane Diomande e Hidemasa Morita
Selecionador Nacional falou após a revelação dos convocados de Portugal para os próximos dois jogos de apuramento para o Mundial de 2026
29 Ago 2025 | 19:23 |
Roberto Martínez já falou após a revelação dos convocados de Portugal para os próximos dois jogos de apuramento para o Mundial de 2026. O Selecionador Nacional enumera alguns jogadores que estão perto da Seleção, numa lista onde se destaca Ricardo Mangas, reforço do Sporting neste mercado.
"Temos um grupo de jogadores que estão perto da Seleção: Ricardo Mangas, Flávio Nazinho, Diego Fernandes, João Mário, Alberto Costa, Mateus Fernandes, Geovany Quenda… O importante é criar um grupo competitivo, mas a Seleção está aberta. Queremos crescer nos próximos seis jogos. Temos de começar onde terminámos em junho", referiu o selecionador.
Ricardo Mangas tem calado os críticos que não concordaram com a sua contratação. O ala foi um dos nomes em maior destaque na goleada do Sporting, por 6-0, frente ao Arouca. O ‘camisola 91’ fez a sua estreia a titular e apontou o seu primeiro bis com a camisola leonina.
Por outro lado, Rui Silva, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves foram os quatro jogadores do Sporting convocados por Roberto Martínez para representar Portugal nos compromissos diante da Arménia e da Hungria, relativos à qualificação para o Mundial
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Mangas – avaliado em 2,5 milhões de euros – soma três partidas. O jogador saiu do banco frente aos gansos e completou 37 minutos na Liga Portugal Betclic e estreou-se a titular diante do Arouca, tendo realizado 90' e marcado dois golos. Além do mais, foi titular na goleada dos leões frente ao Nacional (4-1).
Oficial! Ponta de lança sugerido ao Sporting ruma à Bundesliga por 22M
29 Ago 2025 | 19:08
Ex árbitros falam da escolha para juiz no Sporting - Porto: "Não é surpresa"
29 Ago 2025 | 17:13
Arantes Fontes defende jogador afastado do Sporting por castigo: "Injustamente"
29 Ago 2025 | 16:24