Futebol
Iturralde diz que jogador do Braga simulou penálti contra o Sporting: "Não há nada de nada"
06 Out 2025 | 19:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Fev 2025 | 16:40 |
Nascido em Sacriston, Inglaterra, a 18 de fevereiro de 1933, Sir Robert William Robson, mais conhecido como Bobby Robson, iniciou a sua carreira como jogador de futebol no Fulham, em 1950, antes de se destacar no West Bromwich Albion, com 56 golos em 239 jogos, e de representar a seleção inglesa. Após pendurar as chuteiras, optou pela carreira de treinador, com uma primeira passagem inesquecível pelo Ipswich Town.
O emblema inglês viveu mesmo com o técnico aquele que continua a ser, até hoje, a sua era mais pródiga, marcada pelas conquistas da Taça de Inglaterra, em 1978, e a Taça UEFA, em 1981, tendo ficado, ainda, muito perto de erguer o troféu de campeão nacional.
Após 14 épocas no Ipswich, foi chamado para comandar a seleção inglesa, falhando pela equipa dos três leões a presença no Euro'84, em França. Já a participação no Mundial'86 terminou com uma derrota diante da Argentina, motivada pelo icónico golo com a "mão de Deus", de Diego Maradona, que o então selecionador não deixou passar em branco: “Não foi a mão de Deus. Foi a mão de um patife. Deus não teve nada a ver com isso”, comentou. Terminado o período à frente da seleção de Inglaterra, Bobby Robson recebeu uma proposta do PSV Eindhoven. Pelo conjunto neerlandês, conquistou dois campeonatos nacionais.
Em julho de 1992, Bobby Robson assumiu o comando técnico do Sporting, encontrando um clube que não conquistava o campeonato há uma década. Na sua primeira temporada, levou a equipa ao terceiro lugar na liga portuguesa, ficando longo do principal objetivo mas garantindo, ainda assim, a qualificação para a Taça UEFA, embora tenha sido eliminado logo na primeira ronda. Em Lisboa, contou com o apoio de um jovem José Mourinho, que atuava como o seu tradutor e assistente técnico.
Apesar do bom desempenho na época seguinte, divergências com a direção resultaram na sua demissão em dezembro de 1993, mesmo com a equipa na liderança do campeonato. A eliminação surpreendente frente ao Casino Salzburgo, na Taça UEFA, bem como as derrotas diante de Boavista e Porto, ditaram o despedimento, decidido pelo então presidente Sousa Cintra.
Pouco tempo depois, em janeiro de 1994, Pinto da Costa aproveitou a oportunidade e contratou Robson para o Porto. Sob a sua liderança, os dragões viveram um período de sucesso, conquistando a Taça de Portugal, em 1994, e sagrando-se bicampeões nacionais nas temporadas 1994/95 e 1995/96, deixando uma marca importante na história do clube portista.
A relação profissional entre Robson e Mourinho aprofundou-se no Porto, onde o técnico luso desempenhou um papel crucial na equipa técnica. Esta colaboração seria fundamental para o desenvolvimento do treinador português que, mais tarde, teria também ele uma carreira de sucesso internacional.
Após o sucesso em Portugal, Robson aceitou o desafio de treinar o Barcelona, na temporada 1996/97. Conquistou a Taça dos Vencedores das Taças, a Taça do Rei e a Supertaça de Espanha. Posteriormente, regressou ao PSV Eindhoven antes de encerrar a sua carreira no clube do seu coração, o Newcastle United, em 2004. Pelos magpies, alcançou o apuramento para a Liga dos Campeões.
Sir Bobby Robson morreu a 31 de julho de 2009, aos 76 anos, após uma longa batalha contra o cancro. O seu legado continua a inspirar gerações de jogadores, treinadores e adeptos em todo o mundo.
Presidente de clube português lançou, esta segunda-feira, um forte apelo à mudança no futebol português, através de um comunicado oficial
06 Out 2025 | 21:22 |
António Salvador, lançou esta segunda-feira um forte apelo à mudança no futebol português, através de um comunicado oficial onde o presidente do Braga aponta críticas à arbitragem, denuncia o “terrorismo comunicacional” de Sporting, Porto e Benfica e alerta para o declínio competitivo de Portugal no panorama europeu.
A. Salvador fala em "não expulsões de Morita (5’ e 21’) e Debast (49’ e 80’)"
O primeiro ponto foca-se no jogo entre Sporting e Braga, disputado em Alvalade, a contar para a oitava jornada da Liga Betclic. Salvador lamentou a falta de coerência nos critérios das decisões do VAR e do árbitro principal. O dirigente apontou casos concretos do encontro, referindo-se às "não expulsões de Morita (5’ e 21’) e Debast (49’ e 80’)" e a alegados "agarrões de Maxi Araújo e Hjulmand" que não foram sancionados.
A. Salvador denuncia “terrorismo comunicacional promovido por Sporting, Porto e Benfica"
No segundo ponto, António Salvador denunciou o que classificou como “terrorismo comunicacional” promovido por Sporting, Porto e Benfica e amplificado pelos meios de comunicação social. O líder bracarense afirmou que o debate público sobre o futebol português “recuou décadas” e apelou a uma intervenção firme da Federação Portuguesa de Futebol para travar o “ambiente tóxico” que, segundo ele, se instalou no panorama nacional.
Por fim, o presidente do Braga voltou a alertar para a “perda de competitividade” do futebol português no contexto europeu. Lembrou que o Braga teve de disputar seis jogos para garantir presença na Liga Europa e advertiu que Portugal pode ser ultrapassado pela Bélgica no ranking da UEFA. António Salvador apelou à Liga Portugal para transformar o projeto “Meta 2028” em medidas concretas, defendendo a centralização dos direitos televisivos e a revisão dos quadros competitivos.
“O futebol português tem uma oportunidade de ouro para evoluir. É tempo de a Liga agir com coragem e tomar decisões que moldarão o futuro das próximas décadas”, concluiu, um dia após o golo polémico marcado pelos minhotos no duelo frente aos leões.
Atleta recebeu troféu esta segunda-feira, dia 6de outubro, na Academia Cristiano Ronaldo, entregue por Ana Teixeira, embaixadora da Liga
06 Out 2025 | 21:01 |
Carolina Santiago foi eleita a melhor jogadora de setembro da Liga feminina, tornando-se a primeira vencedora do prémio individual atribuído nesta época. A jogadora do Sporting tem sido uma das principais figuras da turma orientada por Micael Sequeira, tendo sido distinguida por duas vezes como 'Mulher do Jogo' no último mês.
A futebolista de 19 anos de idade tem sido, até ao momento, totalista no campeonato nacional. A internacional sub-19 pela Seleção Nacional apontou um hat-trick frente ao Damaiense (6-0), voltando a fazer o gosto ao pé na ronda seguinte, no triunfo diante do Valadores Gaia (2-0).
O desempenho valeu-lhe a preferência das capitãs das dez equipas que disputam o campeonato, reunindo a quase totalidade dos votos. A jogadora recebeu o troféu esta segunda-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, entregue por Ana Teixeira, embaixadora da Liga.
Ainda na semana passada, Carolina Santiago renovou com o Sporting até 2029. A atancante está a ter um arranque de temporada fabuloso e mereceu a confiança de Frederico Varandas e restante estrutura dos leões para estender o vínculo que tinha (Recorde AQUI).
O emblema verde e branco vira agora atenções para a Euro Cup, após a eliminação no play-off de acesso à Liga dos Campeões frente à Roma. O próximo encontro do Sporting está marcado para terça-feira, dia 7 de outubro, frente às suecas do Rosengard, às 19h45, em Alcochete, em duelo da primeira mão da segunda eliminatória.
Veja a publicação:
Nas primeiras palavras depois de assinar novo vínculo, o internacional português de 27 anos mostrou-se "feliz" pelo acordo alcançado com os leões
06 Out 2025 | 19:28 |
É oficial. O Sporting renovou o contrato de Pedro Gonçalves até 2030, mantendo a cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Nas primeiras palavras depois de assinar o novo vínculo, o internacional português de 27 anos mostrou-se "feliz" pelo acordo alcançado.
Pote: "É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting"
"É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting. Tenho sentido que o Clube, o Presidente e toda a gente envolvida gosta que faça parte desta história. Fico muito orgulhoso, é um Clube que adoro", referiu aos meios de comunicação dos leões.
O jogador contou que o caminho traçado em Alvalade foi muito melhor do que imaginava: "Não esperava, sequer, chegar a um Clube tão grande como o Sporting. Fico contente por fazer a minha história e o meu caminho. O mais importante é trazer troféus para o Clube e, um dia mais tarde, ir ao Museu Sporting e ver lá o meu nome".
Pote: "O Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa"
Pote destacou a evolução que se registou em diversas áreas ao longo dos últimos cinco anos: "Sentimos que está um Clube estável. Houve mudanças no Estádio José Alvalade, obras na Academia Cristiano Ronaldo. Mudou muita coisa, estou a ver o Clube a crescer e isso é o mais importante, até porque o Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa", afirmou.
O 'camisola 8' - que foi chamado à Seleção Nacional - disse que o tricampeonato é o grande objetivo para esta época: "Vamos dar o nosso máximo para ganhar (...) Individualmente, tem sido uma boa época e um dos meus melhores arranques. Vou dar o meu melhor para continuar assim", referiu, deixando uma mensagem aos adeptos: "Que nos continuem a apoiar como têm feito até hoje. Que acreditem na equipa porque vão ser muito importantes ao longo da época. Precisamos de toda a gente connosco. Os adeptos são o lado mais forte do Clube", concluiu.
Veja a publicação: