
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Fev 2025 | 16:40 |
Nascido em Sacriston, Inglaterra, a 18 de fevereiro de 1933, Sir Robert William Robson, mais conhecido como Bobby Robson, iniciou a sua carreira como jogador de futebol no Fulham, em 1950, antes de se destacar no West Bromwich Albion, com 56 golos em 239 jogos, e de representar a seleção inglesa. Após pendurar as chuteiras, optou pela carreira de treinador, com uma primeira passagem inesquecível pelo Ipswich Town.
O emblema inglês viveu mesmo com o técnico aquele que continua a ser, até hoje, a sua era mais pródiga, marcada pelas conquistas da Taça de Inglaterra, em 1978, e a Taça UEFA, em 1981, tendo ficado, ainda, muito perto de erguer o troféu de campeão nacional.
Após 14 épocas no Ipswich, foi chamado para comandar a seleção inglesa, falhando pela equipa dos três leões a presença no Euro'84, em França. Já a participação no Mundial'86 terminou com uma derrota diante da Argentina, motivada pelo icónico golo com a "mão de Deus", de Diego Maradona, que o então selecionador não deixou passar em branco: “Não foi a mão de Deus. Foi a mão de um patife. Deus não teve nada a ver com isso”, comentou. Terminado o período à frente da seleção de Inglaterra, Bobby Robson recebeu uma proposta do PSV Eindhoven. Pelo conjunto neerlandês, conquistou dois campeonatos nacionais.
Em julho de 1992, Bobby Robson assumiu o comando técnico do Sporting, encontrando um clube que não conquistava o campeonato há uma década. Na sua primeira temporada, levou a equipa ao terceiro lugar na liga portuguesa, ficando longo do principal objetivo mas garantindo, ainda assim, a qualificação para a Taça UEFA, embora tenha sido eliminado logo na primeira ronda. Em Lisboa, contou com o apoio de um jovem José Mourinho, que atuava como o seu tradutor e assistente técnico.
Apesar do bom desempenho na época seguinte, divergências com a direção resultaram na sua demissão em dezembro de 1993, mesmo com a equipa na liderança do campeonato. A eliminação surpreendente frente ao Casino Salzburgo, na Taça UEFA, bem como as derrotas diante de Boavista e Porto, ditaram o despedimento, decidido pelo então presidente Sousa Cintra.
Pouco tempo depois, em janeiro de 1994, Pinto da Costa aproveitou a oportunidade e contratou Robson para o Porto. Sob a sua liderança, os dragões viveram um período de sucesso, conquistando a Taça de Portugal, em 1994, e sagrando-se bicampeões nacionais nas temporadas 1994/95 e 1995/96, deixando uma marca importante na história do clube portista.
A relação profissional entre Robson e Mourinho aprofundou-se no Porto, onde o técnico luso desempenhou um papel crucial na equipa técnica. Esta colaboração seria fundamental para o desenvolvimento do treinador português que, mais tarde, teria também ele uma carreira de sucesso internacional.
Após o sucesso em Portugal, Robson aceitou o desafio de treinar o Barcelona, na temporada 1996/97. Conquistou a Taça dos Vencedores das Taças, a Taça do Rei e a Supertaça de Espanha. Posteriormente, regressou ao PSV Eindhoven antes de encerrar a sua carreira no clube do seu coração, o Newcastle United, em 2004. Pelos magpies, alcançou o apuramento para a Liga dos Campeões.
Sir Bobby Robson morreu a 31 de julho de 2009, aos 76 anos, após uma longa batalha contra o cancro. O seu legado continua a inspirar gerações de jogadores, treinadores e adeptos em todo o mundo.
Treinador do Clube de Alvalade teve uma novidade positiva no último treino antes da abertura oficial da temporada 2025/26
30 Jul 2025 | 11:33 |
Rui Borges recebeu boas notícias sobre Maxi Araújo. O ‘camisola 20’ do Sporting voltou a treinar com os colegas de equipa, mostrando que está apto fisicamente para a partida da Supertaça, depois de estar a contas com alguns problemas físicos desde o estágio realizado no Algarve. Daniel Bragança e Nuno Santos continuam de fora.
Nos 15 minutos abertos à comunicação social, o ala internacional pela seleção do Uruguai foi visto com a restante comitiva de Rui Borges na sessão de trabalhos desta manhã, na Academia Cristiano Ronaldo. O jogador tinha contraído problemas traumáticos numa zona sensível e desde então que tem vindo a trabalhar à parte do grupo.
Assim, Maxi Araújo estará apto para a partida de amanhã, a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira e resolve uma dor de cabeça ao técnico Rui Borges. Com o uruguaio indisponível por lesão e com Matheus Reis castigado, o técnico de Mirandela não tinha soluções de raiz para o lado esquerdo da sua defesa.
É também de destacar a presença de Luis Suárez, naquele que foi o seu segundo treino enquanto jogador do Clube de Alvalade e as chamadas de Rayan Lucas que continua integrado no plantel principal e Diogo Travassos, que renovou contrato com os leões na última terça-feira. Ricardo Mangas ainda não foi apresentado oficialmente como reforço e ficou fora da questão.
A Supertaça Cândido de Oliveira será disputada na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, no Estádio do Algarve. O dérbi eterno entre Sporting e Benfica promete ser quente e tem pontapé de saída agendado para as 20h45, arrancando a temporada 2025/26.
Clube de Alvalade tinha jogador muito bem referenciado, mas futebolista acabou por assinar com o clube da Luz e já se encontra em Portugal
30 Jul 2025 | 10:08 |
O Benfica não deixou escapar Franjo Ivanovic e as negociações para a contratação do jogador já estão finalizadas. Prova disso é a chegada do futebolista a Lisboa, acompanhado de Rui Pedro Braz, diretor-geral das águias que havia viajado para a Bélgica para garantir os serviços do avançado, de 21 anos. Apesar de não ter sido prioritário, o ponta-de-lança esteve na mira do Sporting, com Rui Borges a considerá-lo um possível substituto para Viktor Gyokeres.
Franjo Ivanovic: "É um grande momento para mim"
“Estou muito feliz. Falo amanhã. É um grande momento para mim. Estou muito feliz”, disse o internacional croata aos jornalistas que aguardavam a sua chegada. Ivanovic aterrou em Lisboa ainda na noite da passada terça-feira, depois das 22h00.
Ao que tudo indica, Franjo Ivanovic irá custar cerca de 23 milhões de euros aos cofres do Benfica, aos quais se irão juntar bónus por objetivos. O avançado chega aos encarnados bem referenciado por várias equipas, tendo sido uma peça importante para o sucesso nacional do St. Gilloise na época passada, que culminou na conquista do campeonato.
O nome do jogador estava referenciado pelos responsáveis verdes e brancos, mas a prioridade da SAD do Sporting acabou por recair em Luis Suárez. O colombiano já foi oficializado e estará disponível para a Supertaça diante do Benfica.
Franjo Ivanovic, avaliado em 13 milhões de euros, foi a referência atacante do campeão belga durante a época passada. Em 46 partidas, o avançado croata somou 20 golos e cinco assistências, sendo que na presente época também já fez balançar as redes com um golo na Supertaça da Bélgica, onde o St. Gilloise foi derrotado (2-1) frente ao Club Brugge.
Presidente vai no seu segundo mandato à frente do Clube de Alvalade e tem vindo a realizar as maiores vendas da história do emblema
30 Jul 2025 | 10:04 |
Desde que chegou ao Sporting em 2018, Frederico Varandas tornou-se no Presidente com os maiores negócios a história do Clube de Alvalade, sendo a venda de Viktor Gyokeres o mais caro até ao momento. Fruto das boas prestações da equipa e da inflação do mercado, o dirigente dos leões já obteve um lucro de 710,45 milhões de euros.
Apenas uma das sete temporadas que foram presididas pelo antigo médico do emblema leonino terminou em prejuízo. Como aposta para ganhar um possível bicampeonato em 2021/22, foram feitos investimentos por Manuel Ugarte, Marcus Edwards e Ricardo Esgaio, numa temporada que registou num saldo de 23 milhões de euros negativos.
Nas restantes, o Sporting realizou algumas das maiores vendas da sua história, tal como Viktor Gyokeres em 2025/26 (65M), Bruno Fernandes em 2019/20 (65M com objetivos), Manuel Ugarte em 2023/24 (60M), Geovany Quenda em 2024/25 (50,78M) ou Nuno Mendes em 2021/22 e Matheus Nunes em 2022/23 (ambos por 45M).
No percurso contrário, Frederico Varandas também fez grandes investimentos no mercado de transferências, em busca de resultados, como foram os casos de Luis Suárez em 2025/26, Manuel Ugarte em 2021/22, Viktor Gyokeres em 2023/24, Morten Hjulmand em 2023/24, Conrad Harder em 2024/25 e Paulinho em 2020/21.
Ainda assim, é de destacar as vendas de jogadores provenientes da formação do Sporting. Nomes como Matheus Nunes, Nuno Mendes, Gelson Martins, João Palhinha, Rui Patrício, Thierry Correia, Geovany Quenda e Dário Essugo foram transferidos por verbas 238,85 milhões de euros