BOLONI ESCAPOU À DESCIDA DE DIVISÃO NA LIGA FRANCESA DE FORMA DRAMÁTICA; EX SPORTING APANHOU SUSTO
Antigo técnico do emblema verde e branco teve de luta até ao fim pela permanência na principal divisão
Redação Leonino
Texto
20 de Maio 2024, 16:14
Laszlo Boloni, Sporting

O Metz, de Laszlo Boloni, escapou à descida de divisão direta na liga francesa graças ao número de golos marcados fora de casa no confronto direto. À entrada para a última jornada, a equipa do antigo treinador do Sporting tinha a vantagem de sete golos na diferença na luta com o Lorient.

Para os grenats seguirem para o play-off bastava fazerem um melhor resultado frente ao Paris SG – ou igual – do que o Lorient diante do Clermont e tal não aconteceu, mas, mesmo assim, salvaram-se (dentro do possível).

Diante dos campeões parisienses, o Metz perdeu por 2-0, com dois tentos certeiros de Carlos Soler e Kang-In Lee. Já o Lorient venceu o lanterna vermelha Clermont por 5-0, porém não conseguiu garantir a presença no play-off… por faltar um golo marcado e tudo se decidir pela diferença de golos total.

Com o quinto golo. Lorient e Metz ficaram exatamente com a mesma diferença entre os golos marcados e sofridos (-23). No entanto, no confronto direto, o Lorient venceu em casa do Metz por 2-1, mas, no Stade du Moustoir, perderam por 3-2. Os três golos marcados pelos comandados de Boloni fora de casa foram fulcrais para a garantia de play-off. O Metz vai assim disputar uma verdadeira final com a equipa que vencer o playoff do segundo escalão que será Saint-Étienne, Rodez, ou Paris FC.

Laszlo Boloni esteve duas temporadas no comando técnico do Sporting entre 2002/02 e 2002/03. Conquistou o título de Campeão Nacional (2001/02), uma Taça de Portugal (2001/02) e uma Supertaça (2002/03). No total, o técnico somou 90 jogos, com 53 vitórias, 21 empates e 16 derrotas.

  Comentários