
Modalidades
Craque do Sporting deixa aviso antes de jogo decisivo: "Temos mais olhos postos em nós"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
Edo Bosch vai ser o próximo treinador do hóquei em patins do Sporting. O antigo jogador do Porto irá suceder a Alejandro Domínguez no cargo de técnico dos verdes e brancos, a partir da temporada 2025/26, ficando o argentino no comando por mais uma época.
A informação é avançada pela página Rumores Sporting, garantindo que o antigo guarda-redes dos azuis e brancos, atualmente treinador da Oliveirense - primeiro classificado do campeonato nacional - irá assinar pelo Clube de Alvalade.
A mesma fonte afirma que Edo Bosch não chega sozinho. O técnico espanhol traz consigo o filho, Xano Edo. O jovem internacional português é visto como uma das maiores promessas da modalidade, seguindo os passos do progenitor como guardião.
O Sporting assegura, assim, o futuro substituto de Ângelo Girão que terá, à data das mudanças, 36 anos. Se tudo correr como se perspetiva, Xano Edo irá ser o dono das balizas verdes e brancas durante algum tempo, visto ter apenas 22 anos.
Atualmente a cumprir a sua terceira época como treinador principal, Edo Bosch conta já uma Taça Continental no currículo, conquistada em 2022/23, ao serviço do Valongo, derrotando o Tríssino, de Itália, na final, por 2-1. Antes de pendurar os patins, o ex Porto venceu uma Taça de Espanha, uma Taça Europeia, sete Taças de Portugal, nove Supertaças e 11 campeonatos nacionais.
Já Xano Edo, a cumprir a quinta época a nível sénior, venceu uma Taça CERS, pelo Calafell - adversário do Sporting na presente edição da WSE Champions League - uma Taça Europeia, com o Valongo, e uma Liga Espanhola, ao serviço do Barcelona. Em escalões mais abaixo, o jovem tem, também, vários troféus, como o Europeu sub-17 por Portugal.
Confira a publicação:
https://twitter.com/RumoresSporting/status/1758288071676866662
Técnico que passou, recentemente, com sucesso pelo Clube de Alvalade prepara-se para assumir o comando técnico dos encarnados
|
Alejandro Domínguez, antigo treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting, está livre no mercado e é uma forte hipótese para assumir o comando técnico do Benfica. O argentino, que também estará no radar do Porto, prepara-se para regressar ao clube da Luz, que treinou entre 2019 e 2021.
De acordo com a informação avançada pela página ‘Info Hockey’, Alejandro Domínguez é pretendido por águias e dragões, embora as negociações com os encarnados estejam numa fase bem mais adiantada. O treinador de 54 anos deve mesmo chegar a Lisboa, nos próximos dias, para assinar contrato com o Benfica, válido a partir da próxima temporada.
Vale lembrar que Alejandro Domínguez treinou o Sporting entre 2022 e 2024. No total, o técnico orientou os verdes e brancos em 100 jogos, com o saldo de 68 vitórias, 14 empates e 18 derrotas. A equipa marcou 472 golos e sofreu 287. Em termos de títulos, o argentino guiou os leões, na temporada passada, à conquista da quarta Liga dos Campeões do seu palmarés.
No campeonato nacional, Alejandro Domínguez levou o Sporting à final, em 2022/23, e às meias-finais, em 2023/24. Na primeira época no Clube de Alvalade, foi também finalista vencido da Taça de Portugal. Além dos leões e dos encarnados, o treinador de 54 anos já orientou o Reus e foi selecionador das equipas masculina – pela qual venceu um Campeonato da Europa - e feminina de Espanha.
No final da última época, Alejandro Domínguez deixou o comando técnico do Sporting, numa decisão que se deveu a motivos pessoais, uma vez que a esposa do treinador argentino se encontrava a lutar contra uma doença grave. O sucessor foi Edo Bosch que, na presente temporada, soma 33 vitórias, três empates e sete derrotas, ao leme dos verdes e brancos. O técnico espanhol de 49 anos já conquistou a Taça de Portugal e, nos quartos de final do Campeonato Placard, mede forças com a Sanjoanense.
Confira alguns dos melhores momentos do último encontro entre o Sporting e o Benfica:
Treinador verde e branco jogou, na passada sexta feira, dia 16 de maio, um encontro importante para as contas do campeonato nacional
|
A equipa de hóquei em patins do Sporting recebeu, e venceu, a AD Sanjoanense, em encontro a contar para o jogo um dos quartos de final dos play-offs do campeonato nacional. O jogo, disputado na última sexta feira, dia 16 de maio, terminou com 5-2 no marcador, e no final da partida, Edo Bosch, treinador verde e branco, comentou a vitória dos leões aos canais oficiais do Clube.
Começou com a análise à partida: "Sabíamos que a AD Sanjoanense ia jogar com uma defesa muito baixa, onde é difícil de entrar, mas entrámos bem e tivemos um par de ocasiões para nos adiantarmos no marcador. Ainda assim, quem acabou por marcar na primeira ocasião foram eles e nós sentimos um pouco esse golo. Ficámos um pouco ansiosos e a jogar de forma ansiosa, mas, pouco a pouco, conseguimos desgastar o adversário, fizemos o 1-1, ao intervalo corrigimos algumas coisas e depois aumentámos o resultado", explicou Edo Bosch.
De seguida, a importância do triunfo que deixa o Sporting a uma vitória das meias finais: "São os quartos-de-final e, por isso, o importante é ganhar, não interessa por quantos, e conseguimos. Estamos por isso em vantagem na eliminatória e no próximo jogo vamos tentar, num rinque muito complicado, fechá-la", atirou.
Facundo Bridge, jogador dos leões, também falou com os jornalistas: "Tentámos entrar bem, mas infelizmente eles fizeram logo o 0-1 em contra-ataque. A partir daí duvidámos um bocadinho, perdemos um pouco a cabeça, mas voltámos à calma e ao nosso jogo, perante uma defesa mais recuada, e fizemos o 1-1. Depois, felizmente, conseguimos passar para a frente e gerir a vantagem (3-2) e acabámos por vencer bem", explicou, em análise ao encontro.
Prosseguiu: "Em casa deles o jogo vai ser ainda mais difícil, já sentimos isso na primeira fase do campeonato, mas vamos encarar o jogo como sempre e com o objectivo de fechar já a eliminatória. É isso que queremos e que vamos tentar fazer", atirou Facundo Bridge, que marcou dois golos e fez uma assistência na vitória do Sporting por 5-2.
Conjunto verde e branco derrotou um rival difícil no primeiro jogo dos quartos de final dos play-offs do campeonato nacional, e aproxima-se da próxima fase
|
A equipa de hóquei em patins do Sporting derrotou a Sanjoanense por 5-2, esta sexta feira, dia 16 de maio, no jogo um dos quartos de final dos play-offs do campeonato nacional. Após a goleada com o Murches, na última jornada da fase regular, os leões entram da melhor forma na época das decisões.
Em duelo disputado no Pavilhão João Rocha, o Clube de Alvalade não teve dificuldades em triunfar diante do último classificado. Até foram os visitantes a marcar primeiro, por Arnáez (3'), mas a reação verde e branca chegou rápido: Facundo Bridge empatou (11'), e deixou tudo empatado ao intervalo do encontro.
Na etapa complementar, a superioridade dos leões fez-se notar. Romero adiantou os leões (27'), que voltaram a sofrer o 2-2 logo de seguida, por Hugo Santos. Os leões tomaram comando do encontro, e marcaram três golos consecutivos, por Bridge (29'), João Souto (34') e Roc Pujadas (46'), atirando o resultado final para esclarecedores 5-2.
Com esta vitória - a 33.ª em 43 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch colocam-se em vantagem no embate dos quartos de final do campeonato nacional, e dão um passo importante rumo à próxima fase.
Segue-se o segundo jogo da eliminatória contra a AD Sanjoanense. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quarta feira, dia 21 de maio, no reduto do adversário, para tentar carimbar a presença nas meias finais da Liga, algo que acontece em caso de vitória verde e branca.