Futebol
"Acabou, vou-me embora" - David Rosa conta como peça chave do Sporting se despediu dos jogadores
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0No próximo domingo, 1 de novembro, os pupilos de Rúben Amorim recebem, no Estádio José Alvalade, pelas 20h00, o conjunto do CD Tondela, num encontro a contar para a sexta jornada da Liga NOS. Uma vitória nesta partida poderá deixar os leões na liderança provisória, e colocar a distância pontual para o FC Porto nos seis pontos.
O conjunto de Pako Ayestaran leva, esta época, um percurso não muito positivo no campeonato nacional, somando um total de cinco pontos no mesmo número de jogos. A meia dezena de pontos somada pela turma nortenha coloca-os no 13.º lugar, sendo que, em caso de derrota, poderão ficar colocados em zona de descida.
A nível tático, o técnico espanhol parece ainda não ter definido o seu sistema preferido, sendo que já experimentou vários ao longo da época. O sistema que mais usou, e no qual conseguiu a única vitória esta época – frente ao Portimonense SC (1-0) – foi o 4-3-3. Importante referir que, frente ao Gil Vicente FC, que usa o mesmo sistema de Rúben Amorim, os homens de Tondela jogaram em 3-4-3, podendo essa ser uma alternativa viável para apresentar em Alvalade.
Os homens de verde e amarelo estiveram longe de uma boa entrada no campeonato. Apesar do empate a um golo na primeira jornada frente ao Rio Ave FC, seguiram-se duas derrotas e um novo empate. Só no passado fim-de-semana chegaram à vitória, frente ao Portimonense SC, por 1-0. Esta má sequência de jogos valeu-lhes oito golos sofridos, mostrando as fragilidades defensivas existentes e tornando-os na quinta pior defesa da Liga.
Apesar da existência de algumas fragilidades na defesa, os homens da Beira Alta revelam uma face goleadora, tendo marcado em todos os jogos disputados - exceto na derrota frente ao SC Braga (4-0). O principal culpado dessa situação até foi formado em Alcochete. Rafael Barbosa, apesar de só estar diretamente envolvido num golo, sendo ele o autor, é uma das principais peças do motor tondelense, a par de Pedro Augusto, que já leva um golo e uma assistência.
Pako Ayestaran está no seu primeiro ano em Portugal como técnico principal. O homem que já treinou o Valência FC, teve uma breve passagem por Portugal, ao serviço das águias, como preparador físico, em 2008/2009.
O encontro entre Sporting CP e CD Tondela está marcado para este domingo, 1 de novembro, tendo lugar no Estádio José Alvalade. O encontro em relativo à sexta jornada da Liga NOS, tem início previsto para as 20h00, com transmissão em direto na Sport TV 1.
Negociações decorrem há largos meses e novela promete arrastar-se por mais tempo; SAD verde e branca não desiste de fechar acordo
|
0O Amora continua a mostrar-se intransigente no que toca ao passe de Geny Catamo, sabe o Leonino. O emblema do Seixal é detentor de 75% dos direitos económicos do ala do Sporting e a Direção verde e branca não está disposta a ceder às exigências. Frederico Varandas ainda acredita no acordo, mas não para já.
Ao que o nosso Jornal apurou, o Presidente do Clube de Alvalade mantém-se irredutível em chegar aos valores pedidos pelo emblema da Liga 3, uma vez que os responsáveis pedem aos verdes e brancos qualquer coisa como 5 milhões de euros - valor que a SAD leonina acredita conseguir negociar nos próximos meses.
O futebolista chegou ao Sporting a custo zero, com possibilidade de os leões resgatarem os 75% ao clube da Medideira por 600 mil euros, de forma faseada. No entanto, o prazo expirou e o 'camisola 21' ganhou destaque na equipa. Agora com cláusula de 60 milhões de euros, em caso de saída, os leões só recebiam 25%.
Na temporada atual, Geny Catamo – avaliado em 10 milhões de euros – foi aposta em cinco partidas, e já contabilizou um golo (frente ao Porto), somando ainda uma assistência ao longo dos 454 minutos em que foi opção para Rúben Amorim dentro das quatro linhas.
Já em 2023/24, disputou 41 jogos ao serviço do Sporting. Durante os 2.401 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou seis golos e realizou cinco assistências. O jogador foi o grande herói dos verdes e brancos frente ao Benfica (2-0), ao bisar e arrecadar três pontos importantes para as contas do título.
Leões anunciaram que projeto será lançado esta terça-feira, dia 10 de setembro, e mostraram um excerto das entrevistas aos jogadores
|
0O Sporting anunciou nas redes sociais que o documentário ‘Lado a Lado’ vai ser lançado esta terça-feira, dia 10 de setembro. Os leões mostraram um excerto das entrevistas a alguns jogadores que fizeram parte do plantel que estive na conquista do campeonato da temporada passada.
Morten Hjulmand comentou a grandeza do clube: "Não sabia que o Sporting, como clube, tinha uma massa adepta tão grande, em Portugal, mas também em todo o mundo", disse. Já Pedro Gonçalves revelou a conversa de grupo que tiveram depois uma época menos positiva em 2022/23.
"Recordo bem desta última [reunião], que foi malta até a chorar e por acaso dissemos todos que aquilo que passámos na época anterior não queríamos voltar a passar por aquilo. Foi um momento marcante para nós, porque ainda hoje falamos sobre essa reunião e eu sou um desses que disse umas palavras marcantes e eles ainda hoje me lembram dessas palavras".
Daniel Bragança, por fim, falou sobre a conquista do título: "Nós quando fomos chamados um a um, eu lembro-me de estar a ser chamado, e eu estava com a Carolina [namorada], e eu disse ‘eu não sei se vou conseguir subir aquela rampa’"; referiu o camisola 23 dos leões.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 13 de setembro, frente ao Arouca, em jogo relativo à quinta jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Gonzalo García jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.
Futebolista que fez parte das escolas verde e brancas joga agora noutra equipa portuguesa e tem ambição de vencer turma de Alvalade
|
0O Farense joga na próxima quarta-feira, dia 27 de setembro, o primeiro jogo da fase de grupos para a Taça da Liga, onde também se encontra a equipa de Alvalade. O outro interveniente do grupo é o Tondela, e será contra estes que a equipa de Faro vai disputar o jogo inaugural. Cristian Ponde, jogador formado em Alcochete, diz apontar para duas vitórias no grupo.
“A ambição do Farense para esta Taça da Liga passa por ganhar os dois jogos a dar continuidade ao bom trabalho que temos feito, e tentar disputar o grupo até ao último jogo. O próximo é com o Tondela em casa e passa pela vitória. Depois, no final, vamos fazer as contas” – disse o avançado que é agora treinado por José Mota.
O Sporting vai encontrar-se com o Farense por duas vezes num prazo de pouco mais de um mês, uma vez que, além do jogo para a Taça da Liga, que se vai jogar no Estádio José Alvalade, no dia 2 de novembro, os leões defrontam-se já no próximo sábado, dia 30 de setembro, para a Liga Portugal Betclic, em Faro.
O Farense entra para a fase de grupos da Taça da Liga a meio da tabela classificativa no campeonato, ocupando o 11º lugar. Desde o início do campeonato que só venceu por duas vezes sendo que ambas foram em casa, frente ao Braga (3-1) e ao Chaves (5-0). Vão defrontar o Tondela que milita, neste momento, na Liga Portugal 2, ocupando o 13º lugar.
Cristian Ponde esteve ligado à formação do Sporting durante 12 anos - entre 2006 e 2018. Apesar de nunca ter chegado a jogar pela equipa A, o avançado português de 28 anos chegou a alinhar em 83 jogos pela equipa B, com 14 golos marcados.
"Acabou, vou-me embora" - David Rosa conta como peça chave do Sporting se despediu dos jogadores
0
Alvo do Sporting marcou golo do mês para adeptos do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo
0
Rodrigo Ribeiro foi cedido pelo Sporting, mas ainda não se juntou ao plantel do AVS; Saiba porquê
0