Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0No próximo domingo, 1 de novembro, os pupilos de Rúben Amorim recebem, no Estádio José Alvalade, pelas 20h00, o conjunto do CD Tondela, num encontro a contar para a sexta jornada da Liga NOS. Uma vitória nesta partida poderá deixar os leões na liderança provisória, e colocar a distância pontual para o FC Porto nos seis pontos.
O conjunto de Pako Ayestaran leva, esta época, um percurso não muito positivo no campeonato nacional, somando um total de cinco pontos no mesmo número de jogos. A meia dezena de pontos somada pela turma nortenha coloca-os no 13.º lugar, sendo que, em caso de derrota, poderão ficar colocados em zona de descida.
A nível tático, o técnico espanhol parece ainda não ter definido o seu sistema preferido, sendo que já experimentou vários ao longo da época. O sistema que mais usou, e no qual conseguiu a única vitória esta época – frente ao Portimonense SC (1-0) – foi o 4-3-3. Importante referir que, frente ao Gil Vicente FC, que usa o mesmo sistema de Rúben Amorim, os homens de Tondela jogaram em 3-4-3, podendo essa ser uma alternativa viável para apresentar em Alvalade.
Os homens de verde e amarelo estiveram longe de uma boa entrada no campeonato. Apesar do empate a um golo na primeira jornada frente ao Rio Ave FC, seguiram-se duas derrotas e um novo empate. Só no passado fim-de-semana chegaram à vitória, frente ao Portimonense SC, por 1-0. Esta má sequência de jogos valeu-lhes oito golos sofridos, mostrando as fragilidades defensivas existentes e tornando-os na quinta pior defesa da Liga.
Apesar da existência de algumas fragilidades na defesa, os homens da Beira Alta revelam uma face goleadora, tendo marcado em todos os jogos disputados - exceto na derrota frente ao SC Braga (4-0). O principal culpado dessa situação até foi formado em Alcochete. Rafael Barbosa, apesar de só estar diretamente envolvido num golo, sendo ele o autor, é uma das principais peças do motor tondelense, a par de Pedro Augusto, que já leva um golo e uma assistência.
Pako Ayestaran está no seu primeiro ano em Portugal como técnico principal. O homem que já treinou o Valência FC, teve uma breve passagem por Portugal, ao serviço das águias, como preparador físico, em 2008/2009.
O encontro entre Sporting CP e CD Tondela está marcado para este domingo, 1 de novembro, tendo lugar no Estádio José Alvalade. O encontro em relativo à sexta jornada da Liga NOS, tem início previsto para as 20h00, com transmissão em direto na Sport TV 1.
Em análise ao panorama do Clube de Alvalade, analista de futebol criticou a postura do Presidente face aos últimos acontecimentos
|
0No seu espaço de opinião no diário desportivo Record, o analista Rui Malheiro avaliou o discurso proferido pelo Presidente Frederico Varandas na gala de atribuição dos Prémios Stromp de 2024, focando-se na fase atual do Sporting sob o comando de João Pereira.
"Frederico Varandas aproveitou a gala dos Prémios Stromp para quebrar o seu estrepitoso silêncio, mas dificilmente podia rubricar tantos autogolos comunicacionais para explicar um equívoco rotundo numa tomada de decisão presidencialista, a fazer rememorar a luz que Vieira viu uma madrugada no Seixal, da qual é responsável singular", começou por referir.
"O Presidente dos leões não ajudou João Pereira, o tal que chegaria em poucos anos à elite do futebol mundial, e a sua equipa técnica, ao menorizar ainda mais um treinador contundentemente fragilizado, quando revelou que este não queria assumir tão precocemente as funções para o qual o escolheu. O que agora define como um presente envenenado".
Assim sendo, afirma que "Frederico Varandas preocupou-se em encontrar desculpas para as derrotas da era João Pereira, não se centrando na avaliação do trabalho que tem vindo a ser efetuado ou na forma a roçar o soporífero como a equipa joga. Mas, no futebol, ao contrário do que muitos pensam, o mais importante é perceber porque se ganha ou se perde".
"Basta olhar para a forma como o Sporting venceu pela margem mínima a Boavista e a Santa Clara (após prolongamento) para perceber que uma máquina trituradora foi devastada em um mês. E mesmo que Pereira e Teixeira vejam sinais de evolução, fugindo a qualquer explicação sobre a degradação, os leões mostram-se demasiado titubeantes para um ciclo que envolve Gil Vicente (fora), Benfica (casa), Vitória Guimarães (fora) e Porto (neutro)"
Próximo adversário do Clube de Alvalade não espera facilidades no encontro da Liga Portugal Betclic e diz que vai ser um encontro complicado
|
0Bruno Pinheiro, treinador do Gil Vicente, analisou, em conferência de imprensa de antevisão, o momento atual da sua equipa e desvalorizou os resultados obtidos pelo Sporting no arranque da era João Pereira. O técnico dos gilistas saiu em defesa do substituto de Ruben Amorim.
"O Sporting vem com duas vitórias consecutivas, sofridas, é um facto, mas são estas vitórias sofridas que, muitas vezes, ajudam o grupo e o tornam mais forte. No nosso caso também temos duas vitórias consecutivas, mas não considero que estejamos no nosso melhor período, na nossa melhor fase", começou por dizer.
"Fala-se muito no Sporting, mas eu vejo uma equipa em primeiro lugar, vejo uma equipa com muita qualidade individual, vejo uma equipa que está a superar o momento da transição técnica que trouxe alguma dificuldade, mas vejo um adversário muito competente, cada vez mais competente e que vem com duas vitórias difíceis bem moralizantes".
"O João herdou algo muito difícil, porque isto é mesmo assim, normalmente os treinadores entram quando os treinadores são despedidos por maus resultados, acredito que o João entrou no momento mais alto dos últimos anos do Sporting e isso é um grau de dificuldade acrescido, mas não vou para além disto, foram contextos completamente diferentes pela qual se falou nisso", concluiu.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Equipa nortenha carimba passagem à próxima fase; Já os comandados de João Pereira continuam na luta pela conquista de uma competição que não vencem desde 2018/19
|
0O Tirsense garantiu, ao início da tarde deste sábado, dia 21 de dezembro, o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal, ao receber e vencer o Rebordosa, por 1-0, num duelo entre duas equipas que militam na Série A do Campeonato de Portugal.
No duelo disputado em Santo Tirso, um golo solitário apontado por Bernardo Mesquita, aos 57 minutos, garantiu o apuramento do Tirsense, que já marcou presença nas meias-finais da prova na época 1970/71 e que está pela quinta vez nos quartos de final da prova rainha.
Pouco depois do 1-0, o Rebordosa teve um golo anulado a Kenedy Có, que daria o empate. O 1-1 foi invalidado com recurso ao vídeo-árbitro, por fora-de-jogo. Esta é a primeira vez que a equipa está nos quartos de final desde a época 1990/91. Nessa época, seria eliminado pelo Feirense.
O Tirsense junta-se assim ao Sporting, que bateu o Santa Clara (2-1 após prolongamento), nas equipas apuradas para os quartos de final da Taça de Portugal. Os comandados por João Pereira passam à próxima fase da prova rainha do futebol português e continuam na luta pela conquista de uma competição que não vencem desde a temporada 2018/19.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.