
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Torcida Verde, uma das claques mais antigas do Sporting, acusa o Clube de "censura" por ter impedido a entrada de uma faixa e homenagem a Joaquim Agostinho, lenda do ciclismo leonino. O episódio aconteceu no último domingo, durante o empate frente ao Braga (1-1), para a 28ª jornada da Primeira Liga. A faixa em causa apenas exibia "07-04-43, eterno J. Agostinho", uma referência à sua data de nascimento que coincidia com o dia de jogo.
Através de uma publicação das redes sociais, a claque denunciou a situação e mostrou-se indignada por ver barrado o acesso de um tributo ao ex atleta: “A ‘perigosa’ faixa "07-04-43, eterno J. Agostinho" ficou retida numa das portas da Curva Sul... em contraste com a repetida exposição de faixas evocativas de outros profissionais de passagem por Alvalade que tiveram direito a faixas expostas em pleno EJA”, escreveram na sua página de Instagram.
A crítica acentuou-se ao apontarem que recentemente, faixas dedicadas a Ruben Amorim foram exibidas sem entraves. A claque não esconde o desagrado por ver no ecletismo, um dos pilares identitários do Sporting, colocado em causa por decisões que consideram arbitrárias e seletivas. "Joaquim Agostinho será um eterno símbolo da nossa identidade, doa a quem doer. Ecletismo, uma questão de identidade!”, remataram.
Joaquim Agostinho é um dos maiores nomes do ciclismo português e representa um símbolo incontornável do Sporting nas modalidades. Faleceu após uma queda trágica na X Volta ao Algarve. Enquanto liderava a prova, um cão atravessou-se no meu caminho, o que o fez cair, provocando-lhe um traumatismo craniano. Ainda assim, levantou-se e continuou a prova. Apesar de ter recusado receber tratamento hospitalar, as dores pioraram de forma drástica e o ciclista leonino teve de ser operado em Lisboa. Após dez intervenções cirúrgicas, permaneceu em coma durante 10 dias, tendo falecido a 10 de maio de 1984.
Até ao momento, o Sporting ainda não reagiu oficialmente à acusação da Torcida Verde, mas nas redes sociais o debate está lançado, e há muitos adeptos a exigir respostas. A equipa de Alvalade empatou por uma bola, em casa, com o Braga. Desta forma, os leões distanciam-se do primeiro lugar.
Apesar de o Clube de Alvalade não ter apresentado nenhuma proposta pelo defesa internacional sub-21 português, o mesmo é visto como plano B
|
Costinha, ala direito do Olympiacos, é a alternativa do Sporting, caso Georgios Vagiannidis não reforce o emblema verde e branco, sabe o Leonino. O jogador português de 25 anos é visto como um plano B, dado o preço exigido pelo Panathinaikos para vender o internacional helénico.
Ao que o nosso Jornal apurou, apesar de o Clube de Alvalade ainda não ter apresentado nenhuma proposta pelo defesa internacional sub-21 português, o mesmo é já há algum tempo um dos futebolistas referenciados pelo departamento de scouting do Sporting, que acredita que 5 milhões de euros seriam suficientes para concretizar a transferência de Costinha.
A SAD leonina colocou em cima da mesa um contrato de cinco temporadas a Georgios Vagiannidis - que está na mira da Roma - com um salário de 1,3 milhões por época. O Panathinaikos mostrou-se recetivo, sendo que os gregos estão a tentar chegar a acordo com os italianos do Inter de Milão para a aquisição da percentagem de uma futura transferência que os nerazzurri detêm, por um valor entre os 1,8 e 2,3M.
A SAD verde e branca acredita estar a dar passos importantes rumo à contratação do jogador, o qual vão manter sob observação. Ainda assim, os responsáveis leoninos já equacionam avançar para outras alternativas mais baratas, sendo Costinha um dos alvos.
Em 2024/25, Costinha - avaliado em 5 milhões - participou em 39 jogos pelo Olympiacos, sendo um titular habitual na equipa orientada pelo treinador espanhol José Luis Mendilibar. O defesa somou três assistências para golo, além de ter conquistado a dobradinha pelo clube ateniense ao vencer uma liga grega e a Taça.
Jogador, que admitiu que pretende ingressar no emblema verde e branco, alinhou nos primeiros 45 minutos na equipa comandada por Vicent Kompany
|
O Benfica qualificou-se, esta terça-feira, dia 25 de junho, para os oitavos de final do Mundial de Clubes com uma história primeira vitória face aos alemães do Bayern Munique, por 1-0, em encontro da terceira jornada do Grupo C. João Palhinha, médio que admitiu que quer voltar ao Sporting, alinhou nos primeiros 45 minutos.
Em Charlotte, um golo do norueguês Andreas Schjelderup, aos 13 minutos, e três defesas de Anatoliy Trubin selaram o triunfo dos 'encarnados', que somavam três empates e 10 derrotas nos 13 jogos oficiais com os bávaros, liderados esta época por Vicent Kompany.
A formação de Bruno Lage acabou o agrupamento com sete pontos, contra seis do Bayern, que já estava apurado após a segunda ronda, enquanto o encontro entre Boca Juniors (um ponto) e Auckland City (zero) ainda não terminou devido ao mau tempo.
O registo total de confrontos de João Palhinha frente ao Benfica continua a ser desfavorável ao internacional português de 29 anos de idade. Até ao momento, em 13 jogos disputados, o médio soma nove derrotas e apenas quatro vitórias diante do clube da Luz.
Na presente temporada, João Palhinha - avaliado em 30 milhões de euros - soma um total de 25 jogos realizados ao serviço do Bayern Munique, sem qualquer golo ou assistência assinados, num total de 986 minutos de competição. O médio raramente foi opção inicial de Vincent Kompany, tendo assumido a titularidade em apenas 10 encontros.
Atleta de 19 anos já tem viagem marcada para Lisboa nos próximos dias, onde dará início a esta nova etapa da carreira, agora de Leão ao peito
|
Víctor Guzmán já não foge ao Sporting. Natural de Lima, o jovem avançado 19 anos deverá integrar, numa fase inicial, a equipa de sub-23 dos leões. O acordo com o Alianza Lima, clube formador do atleta, deve reter ainda uma percentagem do passe do prodígio da América do Sul de cerca de 40%.
O atacante peruano vai assim assinar um contrato válido por três temporadas com o emblema de Alvalade. O atleta já tem viagem marcada para a capital portuguesa nos próximos dias, onde dará início a esta nova etapa da carreira, agora de Leão ao peito.
Víctor Guzmán era também pretendido pelos uruguaios do Nacional, mas o jovem futebolista terá preferido a mudança para o Clube leonino, sendo que o contrato do internacional sub-20 peruano com o Alianza Lima era válido até ao próximo mês de dezembro.
Na presente temporada, tem sido opção maioritariamente na formação B, ao serviço da qual soma oito remates certeiros em outros tantos encontros. Nas camadas jovens da seleção do Peru, o avançado já participou em 14 partidas, nas quais marcou um golo.
A turma de sub-23 - orientada por Filipe Neto - terminou a presente temporada desportiva de 2024/25 no sétimo e penúltimo lugar da Liga Revelação com 17 pontos somados. O Torreense ficou na primeira posição com 30, seguido do Famalicão que somou 27 pontos.