
Futebol
Penálti escandaloso no Sporting - Famalicão impede leões de regressar às vitórias (1-1) (Vídeo)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Torcida Verde, uma das claques mais antigas do Sporting, acusa o Clube de "censura" por ter impedido a entrada de uma faixa e homenagem a Joaquim Agostinho, lenda do ciclismo leonino. O episódio aconteceu no último domingo, durante o empate frente ao Braga (1-1), para a 28ª jornada da Primeira Liga. A faixa em causa apenas exibia "07-04-43, eterno J. Agostinho", uma referência à sua data de nascimento que coincidia com o dia de jogo.
Através de uma publicação das redes sociais, a claque denunciou a situação e mostrou-se indignada por ver barrado o acesso de um tributo ao ex atleta: “A ‘perigosa’ faixa "07-04-43, eterno J. Agostinho" ficou retida numa das portas da Curva Sul... em contraste com a repetida exposição de faixas evocativas de outros profissionais de passagem por Alvalade que tiveram direito a faixas expostas em pleno EJA”, escreveram na sua página de Instagram.
A crítica acentuou-se ao apontarem que recentemente, faixas dedicadas a Ruben Amorim foram exibidas sem entraves. A claque não esconde o desagrado por ver no ecletismo, um dos pilares identitários do Sporting, colocado em causa por decisões que consideram arbitrárias e seletivas. "Joaquim Agostinho será um eterno símbolo da nossa identidade, doa a quem doer. Ecletismo, uma questão de identidade!”, remataram.
Joaquim Agostinho é um dos maiores nomes do ciclismo português e representa um símbolo incontornável do Sporting nas modalidades. Faleceu após uma queda trágica na X Volta ao Algarve. Enquanto liderava a prova, um cão atravessou-se no meu caminho, o que o fez cair, provocando-lhe um traumatismo craniano. Ainda assim, levantou-se e continuou a prova. Apesar de ter recusado receber tratamento hospitalar, as dores pioraram de forma drástica e o ciclista leonino teve de ser operado em Lisboa. Após dez intervenções cirúrgicas, permaneceu em coma durante 10 dias, tendo falecido a 10 de maio de 1984.
Até ao momento, o Sporting ainda não reagiu oficialmente à acusação da Torcida Verde, mas nas redes sociais o debate está lançado, e há muitos adeptos a exigir respostas. A equipa de Alvalade empatou por uma bola, em casa, com o Braga. Desta forma, os leões distanciam-se do primeiro lugar.
Antigo jogador e técnico das camadas jovens do Clube de Alvalade admite que ficou surpreendido pela postura de peça chave dos leões, após empate com o Braga
|
Francisco Barão, antigo jogador e treinador das camadas jovens do Sporting, admite que ficou surpreendido pelas palavras de Rui Borges sobre Conrad Harder. O técnico dos leões deixou duras críticas ao avançado dinamarquês, referindo que o mesmo tem dado pouco nos últimos jogos.
"Este puxão de orelhas tinha de ser feito no seio do grupo"
"Não o teria feito pois o Rui Borges precisa de todos numa fase em que há tantas lesões e o Sporting disputa tantos jogos. Não quero criticar um colega pois também sou treinador, mas não o teria feito. Do meu ponto de vista, este puxão de orelhas tinha de ser feito no seio do grupo, mas admito que também pode ser uma estratégia do Rui Borges. Há jogadores em que precisamos de meter a mão por cima e em outros não", começou por dizer ao jornal Record.
O atual técnico do Marinhais lembra a falta de opções que Rui Borges tem no meio-campo: "Sem o Morita era complicado mexer e, uma vez mais, foi obrigado a recorrer aos jovens que precisam de tempo para crescer. Pessoalmente, faria as substituições mais cedo, pelo menos 15 minutos antes, até para dar uma maior motivação aos jogadores suplentes".
"Lembrou e bem que o Sporting só depende de si para conquistar o título"
Francisco Barão deixa um elogio ao timoneiro do emblema verde e verde e acredita na conquista do título: "Lembrou e bem que o Sporting só depende de si para conquistar o campeonato. Foi um jogo complicado em que Braga entrou muito motivado pois sabia que podia ficar isolado no terceiro lugar face à derrota do Porto".
Francisco Barão esteve 16 anos ao serviço dos leões, como jogador e como treinador e treinador-adjunto. Enquanto atleta, disputou 150 jogos - entre 1973 e 1983 e venceu dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. No comando técnico (entre 2013 e 2019), fez 21 partidas e venceu oito (entre equipa B e sub-23).
Treinador da equipa encarnada reage à morte de uma das figuras mais influentes do futebol nacional, deixando uma mensagem comovente
|
Bruno Lage quebrou o silêncio e reagiu com emoção à morte de Aurélio Pereira, o eterno descobridor de talentos que marcou gerações no Sporting e no futebol português. Em conferência de imprensa, o treinador deixou palavras sentidas e destacou o papel único que Aurélio teve na formação de jogadores em Portugal.
"Manifestar os nossos sentimos à família e recordar o trabalho fantástico que fez na prospeção, não só no Sporting, mas em termos nacionais"
"Manifestar os nossos sentimos à família e recordar o trabalho fantástico que fez na prospeção, não só no Sporting, mas em termos nacionais. É uma referência, acredito eu.", afirmou Lage. A declaração surgiu após ter sido questionado sobre o impacto da morte de Aurélio Pereira, que morreu esta segunda-feira aos 80 anos.
"Acredito que seja uma referência para eles"
Para Bruno Lage, Aurélio Pereira é mais do que um nome importante: é um símbolo do que melhor se fez na formação em Portugal. O técnico fez questão de comparar a importância de Aurélio com a de Jaime Graça, figura que também marcou profundamente a sua vida e a carreira. "Todas as pessoas que trabalham com ele têm o mesmo carinho que nós temos pelo Jaime Graça, que foi uma pessoa muito importante. Acredito que seja uma referência para eles", disse.
Aurélio Pereira foi responsável pela descoberta de talentos como Cristiano Ronaldo, Paulo Futre, Luís Figo e Nani, entre tantos outros nomes que passaram pela formação do Sporting. O seu legado transcende o clube de Alvalade, sendo reconhecido por diversas personalidades do futebol nacional, que hoje lamentam a sua partida.
A equipa de Alvalade já apresentou uma nota de condolências nas suas redes sociais, relembrando a história da referência do futebol português. Aurélio Pereira foi homenageado em vida pelo 'seu' Sporting, tendo recebido dois Prémios Stromp e um Leão de Ouro. Em 2012, o clube leonino atribuiu o seu nome ao principal estádio da Academia do Sporting, de forma a realçar o impacto que teve não só na história do futebol nacional como no Sporting. Em 2016 viu Portugal ser Campeão da Europa com 10 jogadores descobertos por si, o que valeu o epíteto de "Os Aurélios". Em 2017 conquistou a Medalha de Mérito Desportivo da Cidade de Lisboa e em 2018 a UEFA distinguiu-o com a Ordem de Mérito, como forma de agradecer pelo contributo inigualável para o futebol nacional e europeu. São milhares as mensagens de homenagem a Aurélio Pereira, deixadas nas redes sociais pelos sportinguistas e também pelos amantes de futebol.
Estrela leonina regressa aos treinos da equipa verde e branca e pode ser a grande novidade no próximo jogo dos leões. Adeptos já sonham com magia em campo
|
Rui Borges teve motivos para sorrir no treino desta terça-feira do Sporting: Pedro Gonçalves está de regresso ao trabalho sem limitações e promete ser o verdadeiro reforço de luxo para o duelo com o Santa Clara. A camisola '8' já treinou integrado com o grupo, o que significa que está à disposição do técnico leonino, num momento que pode marcar o ponto de viragem da reta final da temporada. Depois de mais de cinco meses de ausência devido a uma grave lesão muscular, o internacional português está pronto para voltar aos relvados.
O momento já era muito esperado por parte dos adeptos e da equipa técnica. Apesar de treinar com a bola há mais de duas semanas, Pote ainda aguardava luz verde para se poder juntar aos colegas a 100%. A autorização chegou e, com ela, a possibilidade de Rui Borges contar com um dos jogadores mais influentes do plantel. Recorde-se que Pedro Gonçalves lesionou-se em novembro e a sua ausência fez-se sentir, não só na criatividade ofensiva dos leões, como também na estrutura e segurança do meio campo.
O regresso do médio ofensivo ganha ainda mais importância tendo em conta as ausências que ainda se fazem sentir no plantel. Morita, João Simões, Nuno Santos e Daniel Bragança continuam entregues ao departamento médico, todos a recuperar de lesões. Com o Sporting a dois pontos da liderança após o empate com o Braga (1-1), o regresso de Pote surge numa altura decisiva, onde cada jogo é uma final.
No treino desta terça-feira, os titulares frente ao Braga limitaram-se a realizar apenas trabalho de recuperação, enquanto os restantes elementos treinaram sob as ordens de Rui Borges. O ambiente foi de motivação renovada, com os jogadores a demonstrarem intensidade e espírito competitivo. Pote, por sua vez, mostrou-se confiante e contente por voltar a treinar com a equipa.
O plantel leonino folga esta quarta-feira, regressando ao trabalho na quinta-feira de manhã, na Academia Cristiano Ronaldo, à porta fechada. Tudo indica que, se a resposta física continuar positiva, Pedro Gonçalves estará entre os convocados para o embate com o Santa Clara.