
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Chelsea colocou Renato Veiga à venda por 30 milhões de euros. O defesa-central formado na Academia de Alcochete nunca se conseguiu afirmar no plantel dos blues, e pode estar prestes a deixar o clube de Londres em definitivo, apenas um ano depois de ter sido contratado.
Renato Veiga fez a formação na Academia do Sporting, mas nunca se conseguiu afirmar em Alvalade, não tendo feito qualquer jogo pelo conjunto principal verde e branca, depois de representar a equipa B dos leões durante algumas temporadas. Realizou 19 jogos na formação secundária, e 23 pela equipa sub-23.
Sem espaço para se afirmar no Clube de Alvalade, o Sporting acabou por vender Renato Veiga ao Basileia, emblema suíço, por valores a rondar os cinco milhões de euros. Uma boa época, onde disputou 26 jogos, valeu-lhe o interesse do Chelsea, e mais uma transferência por 14 milhões de euros.
Renato Veiga não se conseguiu impor no Chelsea na primeira metade da temporada 2024/25, e foi emprestado à Juventus em janeiro de 2025. Fez 15 jogos durante a sua estadia em Itália, mas voltou a Inglaterra no final da época para se juntar aos colegas no Chelsea, onde já encontrou Dário Essugo, outro antigo jogador do Sporting.
O Chelsea procura, no entanto, libertar espaço no plantel, e com várias opções para a defesa, a saída de Renato Veiga ganha força. Os blues colocaram um preço de 30 milhões de euros no defesa central formado no Sporting, e já há um interessado de peso: o Bayern Munique, gigante alemão que vê com bons olhos a contratação do jovem português.
Avançado sueco parecia determinado em garantir uma mudança para o Arsenal, mas um volte-face no negócio pode enviar o jogador para outro clube
|
Os agentes de Viktor Gyokeres contam com Ruben Amorim para salvar a transferência do sueco, caso o negócio do Sporting com o Arsenal não se venha a confirmar. Os leões estão a viver uma autêntica novela com o ponta-de-lança verde e branca desde o fim da última temporada.
As últimas informações dão conta num travar das conversas entre Sporting e Arsenal em relação à contratação do avançado sueco. Em causa, estará uma diferença de cinco milhões em relação ao valor fixo que os gunners iriam pagar aos leões: Frederico Varandas pede 70 milhões fixos, mais 10 por objetivos, os gunners oferecem 65+15.
No entanto, caso o negócio queira, os agentes de Viktor Gyokeres têm uma última esperança pra retirar o sueco de Alvalade: o Manchester United de Ruben Amorim, uma porta que, segundo o jornalista britânico Ben Jacobs, nunca se fechou durante a presente janela de transferências.
É verdade que o Arsenal é o destino prioritário de Viktor Gyokeres este verão, e que o Manchester United perdeu alguns pontos na perspetiva do sueco depois do falhanço na missão de garantir futebol europeu para a temporada 2025/26. No entanto, nem isso impediria o ponta-de-lança de aceitar a mudança, caso o negócio com o Arsenal caísse por completo.
Também Frederico Varandas está atento a este dossier. O Presidente do Sporting sabe que, caso o negócio com o Arsenal não se concretize, terá de arranjar uma solução para Viktor Gyokeres, que já disse não querer voltar a vestir a Listada verde e branca - Ruben Amorim surge, então, como possível auxílio para os dois lados da barricada.
Jogador que conta com passagem pelos quadros verdes e brancos tem sido destaque em Itália nos últimos anos, nem sempre pelos melhores motivos
|
Fabio Capello deixou algumas críticas à capacidade de finalização de Rafael Leão. O antigo selecionador nacional inglês, que também orientou o AC Milan durante largas temporadas, comentou, recentemente, as qualidades do extremo português, que tem sido destaque muitas vezes em Itália, mas nem sempre pelos melhores motivos.
Capello sobre Rafael Leão: "Muitas vezes chega a zonas de remate, mas depois falha"
"Para alguém como ele, é justo esperar-se desempenhos de alto nível e consistência. O Allegri tem de arranjar uma maneira de tirar isso dele, porque o talento é inquestionável. Só que tem de trabalhar a finalização. Muitas vezes chega a zonas de remate, mas depois falha", começou por explicar Capello, em entrevista à Gazzetta dello Sport.
O antigo treinador e jogador prosseguiu, sobre o ex Sporting: "Precisa de exercícios específicos, basicamente tem de se habituar a rematar de diferentes ângulos com alguém que lhe diga o que está a fazer de errado. E tem também de melhorar o seu posicionamento sem bola".
"A melhoria da qualidade tem de vir dele. Os avançados do PSG correm para a frente e para trás sem que seja necessário ninguém lhes dizer nada. Ele tem de sentir o desejo de ajudar os companheiros de equipa. O Max acredita muito no Rafa porque acredita em jogadores de qualidade. Tem de continuar a tentar motivá-lo, mas vamos ver o que acontece mais tarde", acrescentou o homem que conta com passagens no AC Milan como jogador, treinador adjunto, treinador interino e técnico principal.
Capello terminou, da seguinte forma: "O Rafael Leão precisa de melhorar em frente à baliza. Com as oportunidades que cria, tem de falhar menos. Eles têm de fazer aquilo que eu fazia com o Ibra [Zlatan Ibrahimovic] no final das sessões de treino".
Jornais portugueses publicaram, na manhã desta sexta-feira, notícias que contradizem o que foi avançado por vários jornalistas estrangeiros
|
O jornal A Bola avança que o Sporting não vai contratar Alberto Costa. A imprensa internacional informou, na madrugada de quinta para sexta-feira, 10 para 11 de julho, que a Juventus já teria aceito uma proposta verde e branca pelo lateral, mas os adeptos ficam, agora, na dúvida.
Segundo a imprensa nacional, Alberto Costa pode, afinal, ficar na Juventus. O jornal A Bola refere que os leões estiveram, de facto, interessados em janeiro, mas que definiram Georgios Vagiannidis como alvo prioritário para a ala direita do conjunto verde e branco, e deverá ser essa a decisão que levam avante.
De resto, o jornal A Bola, explica que Igor Tudor, treinador da Juventus, conta com Alberto Costa para a próxima temporada em Itália. Também o jornal Record avança que a Vecchia Signora não pretende abrir mão do jovem defesa lateral, pelo menos nesta janela de transferências.
As notícias surgem nos jornais portugueses apenas algumas horas depois de vários especialistas no mercado de transferências, e jornalistas ligados ao futebol italianos, terem dado praticamente como certa a vinda de Alberto Costa para o Sporting por valores a rondar os 20 milhões de euros.
Os adeptos do Sporting vão ter de aguardar por mais esclarecimentos antes de puderem tirar conclusões acerca deste dossier. Em relação a Georgios Vagiannidis, as informações disponíveis apontam para um negócio cada vez mais difícil de se concretizar, uma vez que há, agora forte concorrência da Premier League.