Futebol
Jorge Mendes negoceia saída de mágico do Sporting para o 18.º classificado da Champions
02 Ago 2026 | 11:37
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Fev 2025 | 09:09 |
O Sporting empatou 0-0 em Dortmund e foi eliminado da Liga dos Campeões. Matheus Reis foi titular e totalista, acabando por atingir a marca de 22 jogos na prova milionária da UEFA, tornando-se o segundo com mais partidas disputadas ao serviço dos leões.
O 'camisola 2' dos verdes e brancos igualou Sebastián Coates, dividindo a 'vice-liderança' com o antigo capitão do Clube de Alvalade. Acima, apenas Rui Patrício. O guarda-redes internacional português disputou 26 partidas pelo Sporting, sendo detentor do recorde de jogador com mais encontros.
O jogador é tido como um exemplo de trabalho no balneário, sendo também, a par de Rui Silva, Ricardo Esgaio e Nuno Santos, dos únicos jogadores com 30 ou mais anos. Numa equipa tão jovem como a do Sporting, a experiência do jogador é tida em boa conta e Frederico Varandas já decidiu que quer renovar com o defesa, como revelou em Exclusivo o Leonino.
Esta temporada, Matheus Reis - avaliado em 7 milhões de euros - soma 30 partidas, tendo disputado 1.510 minutos e feito duas assistências para os companheiros de equipa. Apesar do pouco tempo que passou dentro de campo este ano, o brasileiro foi o nono mais utilizado pelos leões em 2023/24, o quinto em 2022/23 e o sexto em 2021/22.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 186 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez nove assistências. Na caminhada com a Listada verde e branca, o defesa brasileiro conquistou quatro troféus: uma Taça da Liga, uma Supertaça e dois Campeonatos Nacionais.
Atleta do Clube de Alvalade não atua nos relvados há mais de três meses e, mesmo assim, está em destaque em estudo internacional
02 Ago 2026 | 17:00 |
O Observatório do Futebol, também conhecido por CIES, apresentou, este domingo, a lista de médios centro sub-20 que mais se notaram nos campeonatos fora das big-5, sendo de destacar a presença de João Simões, 'camisola 52' do Sporting.
O atleta de 19 anos está no terceiro lugar, tendo sido utilizado por Rui Borges em 32 ocasiões, somou 1.652 minutos, marcou um golo e fez outra assistência. A tabela é liderada pelo esloveno Nejc Viher, de 18 anos, que representa o Maribor, tendo somado 2.331 minutos em 33 jogos na época passada, tendo marcado três golos.
Contudo, João Simões teve de parar a sua campanha em abril devido a uma recaída a uma fratura no quinto metatarso do pé direito, lesão que obrigou a nova intervenção cirúrgica e o afastou dos últimos compromissos da época.
Sendo um problema delicado e propenso a recaídas, as etapas da recuperação estão a ser cumpridas sem qualquer precipitação, estando agora previsto o regresso apenas em setembro, falhando as primeiras jornadas do campeonato.
João Simões trabalha diariamente na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, para regressar em plena forma física. Também Nuno Santos, Ibrahima Ba, Zeno Debast e Bruno Ramos continuam a recuperar das respetivas lesões.
Veja a tabela do CIES:
Mercado voltou a aquecer em Alvalade e um processo que parecia resolvido conheceu quase uma reviravolta inesperada antes de ficar concluído
02 Ago 2026 | 13:47 |
O Sporting está muito perto de oficializar a saída de Souleymane Faye neste mercado de verão. A SAD liderada por Frederico Varandas encontrou solução para o extremo senegalês que não entrou nas contas de Rui Borges para a nova temporada, fechando um acordo que conheceu desenvolvimentos inesperados nas últimas horas.
De acordo com o jornal francês L'Équipe, os leões chegaram a entendimento com o Lorient para a cedência do jogador, num empréstimo que inclui uma opção de compra fixada nos 6,5 milhões de euros. Contudo, quando tudo parecia encaminhado, o Brest tentou desviar o avançado, apresentando também uma proposta de empréstimo ao Sporting.
Apesar dessa investida de última hora, o Brest chegou demasiado tarde. Segundo a mesma fonte, Faye já tinha dado o seu compromisso ao Lorient e assinado o acordo com o clube francês, deixando os leões apenas à espera da oficialização da transferência, que deverá acontecer nas próximas horas.
A saída permite aos verdes e brancos resolver um dossiê que rapidamente perdeu espaço no plantel. Contratado ao Granada há cerca de seis meses por um valor próximo dos 6 milhões de euros, o avançado de 23 anos nunca conseguiu convencer Rui Borges, acabando por ficar fora dos planos para a época 2026/27.
Agora, Faye prepara-se para iniciar uma nova etapa no Lorient, onde tentará relançar a carreira. O internacional senegalês continua, ainda assim, ligado ao Sporting por contrato até junho de 2030, deixando em aberto a possibilidade de um futuro regresso caso consiga confirmar o potencial que motivou a aposta inicial dos leões.
Internacional português tem visto o seu nome associado tanto aos leões como às águias neste mercado de transferências e futuro mantém-se uma incógnita
02 Ago 2026 | 12:25 |
João Palhinha, que esteve associado a um possível regresso ao Sporting neste mercado, foi convocado por Vincent Kompany para integrar a digressão de pré-temporada do Bayern Munique pela Ásia. O médio faz parte do grupo de 26 jogadores que vai estagiar em Jeju, na Coreia do Sul.
O internacional português tem trabalhado normalmente com o restante plantel bávaro e seguirá viagem ao lado de nomes como Luis Díaz. Apesar da inclusão na comitiva, Palhinha não entra nos planos do treinador para a nova temporada e continua a procurar uma solução para o futuro.
O jogador, de 31 anos, chegou a alimentar a possibilidade de regressar a Alvalade, Clube onde foi formado e se afirmou na equipa principal. O Sporting analisou as condições de uma eventual operação, mas acabou por direcionar as atenções para outras soluções destinadas ao meio-campo de Rui Borges.
Além dos leões, o Benfica também está atento à situação do internacional português e pretende reforçar o setor intermediário neste mercado. A integração na pré-temporada do Bayern não significa, por isso, que Palhinha vá permanecer em Munique, com o emblema alemão disponível para negociar a sua saída.
João Palhinha tem contrato com o Bayern até junho de 2028 e representou o Tottenham por empréstimo na última temporada. Para já, continuará a trabalhar às ordens de Kompany e poderá ser utilizado no particular frente ao Jeju United, agendado para terça-feira, às 12h00.
Confira o vídeo:
Jorge Mendes negoceia saída de mágico do Sporting para o 18.º classificado da Champions
02 Ago 2026 | 11:37
Gasperini olha para titular do Sporting como 'plano B', mas ainda não está a salvo
02 Ago 2026 | 11:22
Avançado apontado ao Sporting à beira de ser levado por Viana para o City por 80M
02 Ago 2026 | 11:09