
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting empatou 0-0 em Dortmund e foi eliminado da Liga dos Campeões. Matheus Reis foi titular e totalista, acabando por atingir a marca de 22 jogos na prova milionária da UEFA, tornando-se o segundo com mais partidas disputadas ao serviço dos leões.
O 'camisola 2' dos verdes e brancos igualou Sebastián Coates, dividindo a 'vice-liderança' com o antigo capitão do Clube de Alvalade. Acima, apenas Rui Patrício. O guarda-redes internacional português disputou 26 partidas pelo Sporting, sendo detentor do recorde de jogador com mais encontros.
O jogador é tido como um exemplo de trabalho no balneário, sendo também, a par de Rui Silva, Ricardo Esgaio e Nuno Santos, dos únicos jogadores com 30 ou mais anos. Numa equipa tão jovem como a do Sporting, a experiência do jogador é tida em boa conta e Frederico Varandas já decidiu que quer renovar com o defesa, como revelou em Exclusivo o Leonino.
Esta temporada, Matheus Reis - avaliado em 7 milhões de euros - soma 30 partidas, tendo disputado 1.510 minutos e feito duas assistências para os companheiros de equipa. Apesar do pouco tempo que passou dentro de campo este ano, o brasileiro foi o nono mais utilizado pelos leões em 2023/24, o quinto em 2022/23 e o sexto em 2021/22.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 186 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez nove assistências. Na caminhada com a Listada verde e branca, o defesa brasileiro conquistou quatro troféus: uma Taça da Liga, uma Supertaça e dois Campeonatos Nacionais.
Jornalista aponta dedo a gestão recente dos verdes e brancos e dá exemplo concreto de um caso específico do plantel de Rui Borges
|
Luís Pedro Sousa acusou o Sporting de não ser coerente quanto à gestão de lesões, dando exemplo concreto de Viktor Gyokeres, que tem sido suplente nas últimas partidas, e chegou mesmo a falhar a deslocação ao Signal Iduna Park, que terminou com empate (0-0) e despedida leonina das competições europeias.
"O Sporting conseguiu sair vivo de Dortmund. Eliminado mas vivo. Abandona a Liga dos Campeões de cabeça erguida e – não é que essa consolação tenha qualquer efeito prático – fazendo melhor figura neste playoff do que Brest e Manchester City, por exemplo. Tal como aconteceu na véspera com o Benfica, hoje principal rival na luta pelo título nacional, houve, pela enésima vez, mais casos clínicos a gerar preocupação. Agora, João Simões, Hjulmand e Gonçalo Inácio de um lado; Kokçu e Leandro Barreiro do outro", disse, ao jornal Record.
"Com um calendário menos sobrecarregado, importa agora aos leões assinar altas clínicas do hospital de Alcochete, o que lhe confere alguma vantagem sobre o vizinho da Segunda Circular. Aliás, esta saída da Liga dos Campeões, apesar do prejuízo desportivo e financeiro, parece ter feito suspirar de alívio os homens de Alvalade", refere, antes de apontar o dedo aos leões.
Luís Pedro Sousa explica que "essas novas ferramentas de gestão têm de contribuir para a coerência e para a eficácia, o que não tem acontecido". O chefe de redação do diário desportivo dá exemplo de Viktor Gyokeres, que tem sido gerido nos últimos jogos devido a problemas físicos, sendo, maioritariamente, suplente utilizado.
O jornalista recorda que o goleador sueco do Sporting esteve "em pleno com Nacional e Arouca, e ausente ou em gestão de jogos de grau de dificuldade elevado, tanto na Champions como no Dragão". Certo é que os jogos teoricamente mais complicados agravam o risco de lesão prolongada do avançado.
Avançado do AVS será o próximo adversário dos verdes e brancos na Liga Portugal Betclic e recordou bons momentos que passou com jogador leonino
|
O AVS é o próximo adversário do Sporting. Babatunde Akinsola foi companheiro de equipa de Iván Fresneda no Valladolid e recordou os tempos que passou com o lateral verde e branco. O avançado da formação de Vila das Aves deixou ainda certezas de que o espanhol terá "muito sucesso" em Alvalade.
"Partilhámos o balneário e percebeu-se que era um jogador com muita qualidade. Jogava com regularidade e conseguiu boas exibições. Para além da qualidade como jogador, também trabalhava muito nos treinos", começou por dizer o avançado nigeriano, em declarações ao jornal Record.
Tunde recorda que Fresneda "teve algumas dificuldades na primeira época em Portugal, porque não teve muitas possibilidades de jogar", com Ruben Amorim no comando técnico do leões, "mas agora tem demonstrado o seu valor", explica, admitindo ter "a certeza de que vai ter sucesso no Sporting".
Em 2024/25, Iván Fresneda - avaliado em 7 milhões de euros – soma 20 encontros com a Listada verde e branca. No total, o 'camisola 22' dos leões disputou 1.055 minutos e fez o gosto ao pé em duas partidas consecutivas: frente ao Farense e diante do Porto. Para já, o jovem lateral-direito espanhol não soma nenhuma assistência na conta pessoal.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação detalhada. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, frente ao AVS, em jogo da 23.ª jornada do campeonato nacional. O encontro diante da turma liderada por Rui Ferreira tem pontapé de saída agendado para as 18h00, na Vila das Aves.
Jornalista crê que decisão do técnico verde e branco não foi a melhor, justifica motivos e revela o que poderia ter sido feito de forma contrária
|
Sérgio Magalhães não ficou convencido com a decisão de Rui Borges em poupar alguns jogadores do Sporting. Os leões empataram 0-0 no Signal Iduna Park, frente ao Dortmund, regressando ao sistema de três centrais e lançando vários jovens no plantel principal.
"É verdade que seria difícil para o Sporting inverter a desvantagem na Alemanha, mas a decisão de Rui Borges em poupar alguns dos seus melhores jogadores acabou por colocar um ponto final na eliminatória ainda antes de o jogo iniciar-se. A mensagem que passa é que o treinador do Sporting abdicou de lutar pelo apuramento para os ‘oitavos’ da Champions...", disse, ao jornal Record.
Sérgio Magalhães acredita que o técnico verde e branco devia ter apostado no onze inicial base dos leões, não deixando Viktor Gyokeres e Francisco Trincão em Lisboa. Certo é que as lesões são diversas e parecem não terminar, o que deixa o Clube de Alvalade com pouca margem de manobra.
Por outro lado, João Lopes dá razão a Rui Borges: "Apesar de não haver resultados impossíveis e de existir a hipótese remota de os leões conseguirem dar a volta à eliminatória, a realidade é que esta era uma missão impossível para o Sporting. Daí que faça sentido o treinador leonino começar a centrar as atenções no bicampeonato, mesmo antes do jogo da segunda mão, poupando algumas das suas principais armas".
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Liga Portugal Betclic. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, frente ao AVS, em jogo da 23.ª jornada do campeonato nacional. O encontro diante da turma liderada por Rui Ferreira tem pontapé de saída agendado para as 18h00, na Vila das Aves.