Futebol Formação
Sensacional! Sporting vence dérbi ao cair do pano e continua com registo imaculado na Liga
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol Formação
|
0Bernardo Bruschy fez a sua última temporada como treinador do Sporting. O técnico de 34 diz adeus ao Clube de Alvalade após sete temporadas ao leme dos escalões mais jovens dos verdes e brancos, com as cinco últimas a serem totalmente ligadas aos iniciados leoninos.
Apesar de ainda não ter sido oficializado pelo Sporting, alguns jogadores que cresceram sob alçada de Bruschy despediram-se nas redes sociais. "Obrigado, míster", escreveu Geovany Quenda, partilhando uma fotografia de uma homenagem ao técnico, no balneário dos leões.
Bernardo Bruschy chegou ao Sporting em 2010/11, proveniente do Oeiras, ainda com 20 anos, para dar os primeiros passos. Depois de uma pausa, regressou em 2018/19, para orientar os sub-7, tendo mudado para os iniciados, na época seguinte, de onde não mais saiu. Ao leme dos sub-15, venceu o campeonato nacional, em 2021/22.
Em 2022/23, ano que seria de possível revalidação do título e de ataque ao bicampeonato, o Sporting (37) voltou a acabar a dez pontos do Benfica (47) e a cinco do Porto (42), terminando a prova no último lugar do pódio, resultado que piorou no ano seguinte.
Em 2023/24, os iniciados leoninos tiveram uma performance bastante aquém das expectativas, terminando no quarto lugar do campeonato, o que pode ter ditado a saída do técnico. Os verdes e brancos (32) ficaram a 15 pontos do Benfica (47), oito do Porto (40) e um do Braga (33).
“Foi uma época muito longo e de altos e baixos, mas de muitos desafios, de muito crescimento e isso é o mais importante quando estamos a falar de um processo formativo e de uma etapa de sub-15. Quando caímos sabemo-nos levantar. Foram 154 treinos, foram nove torneios internacionais, dois torneios nacionais, 38 jogos, portanto uma época muito longa, muito desgastante, seleções nacionais pelo meio, integração de jogadores nos sub-16, integração de jogadores em alguns momentos em sub-14, muitos jogos, muita competição e muito trabalho pela frente", disse o técnico, no final do último encontro da época.
Recorde este título dos iniciados do Sporting, com Bernardo Bruschy no leme dos leões:
Seleção portuguesa conquistou novo troféu em confronto frente à congénere vizinha, na passada terça feira, 15 de outubro, no Marco de Canaveses
|
0A seleção portuguesa de sub-18 empatou por 2-2, na passada terça-feira dia 15 de outubro, frente à Espanha, no Marco de Canaveses. O jogo, relativo à última jornada do Torneio das Quatro Nações, teve como figura de destaque um craque da formação do Sporting.
Flávio Gonçalves, avançado do emblema verde e branco, protagonizou o primeiro golo da partida, com um tiro certeiro ao canto superior esquerdo. A equipa das quinas ampliou, assim, a sua vantagem logo aos 16 minutos, através de uma bola parada. Após mais um erro defensivo da equipa espanhola, Afonso Patrão, sem hesitar, mandou a bola para o fundo das redes adversárias e fez o 2-0.
O rumo da partida parecia definido, mas a resposta dos visitantes não demorou muito tempo a surgir. Sidney Osawuza, aos 21 minutos, forçou um erro de Diogo Ferreira na saída com a bola e, ainda que o guarda-redes português tenha tentado aliviar a situação, acabou por sofre um golo. Ainda antes do intervalo, aos 44 minutos, Diego Aguado igualou o marcador e empatou o encontro (2-2)
Com este resultado, Portugal, que já havia vencido a Turquia e a Roménia, terminou no primeiro lugar da tabela. Apesar de estar empatado em pontos com a Espanha, tinha uma vantagem na diferença de golos marcados, conquistando assim a competição.
O craque, que teve um papel fundamental no início da partida, está de leão ao peito desde a temporada 2019/20 e soma 99 partidas. Na presente temporada, 2024/25, já marcou presença em quatro jogos dos sub-19 e dois dos sub-23, tendo feito o gosto ao pé duas vezes.
Veja o momento golo no vídeo abaixo:
Presidente do Clube de Alvalade chegou-se à frente e firmou mais um vínculo, que foi anunciado na última terça-feira, dia 15 de outubro
|
0É oficial: Rafael Fial assinou contrato de formação com o Sporting, anunciaram os leões esta terça-feira, dia 15 de outubro. O avançado, que representa o emblema verde e branco desde 2021, tem 15 anos e esta nova etapa evidencia a qualidade do jovem e justifica a confiança depositada por Frederico Varandas: "Sinto-me muito orgulhoso pelo meu primeiro contrato com o Sporting. É mais um passo para o meu sonho de chegar à equipa A", pode ler-se na publicação que o jovem fez no Instagram
A nova aposta do Clube chegou na temporada de 2021/22, oriunda do Porto, equipa que representou entre 2016 e 2021. Iniciou a sua trajetória de leão ao peito no escalão de juniores C (sub-15) e, atualmente, é figura de destaque nos juniores B (sub-17).
Para já, a equipa leonina está em terceiro lugar, com 16 pontos e oito jogos disputados. O segundo posto é ocupado pelo Vitória de Setúbal com 17 pontos, enquanto o Benfica lidera a tabela classificativa da Série Sul 2024/25, ao acumular 22 pontos.
Esta temporada, Rafael Fial já fez o gosto ao pé uma vez e realizou uma assistência em quatro jogos ao serviço dos juniores B do Sporting. Em 2023/24, o avançado disputou pela equipa leonina um total de 21 encontros, nos quais marcou golos em duas ocasiões.
O emblema verde e branco, em sub-17, volta a entrar em campo no domingo, dia 20 de outubro, frente ao Torreense. O jogo relativo à nona jornada do campeonato, realizar-se-á no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, às 11h00.
Avançado do Clube de Alvalade brilhou esta terça-feira, dia 15 de outubro, ao marcar um tento de fazer levantar os adeptos das bancadas
|
0A Seleção Nacional Sub-18 sagrou-se campeã do Torneio das Quatro Nações após empatar com a Espanha, na última partida da competição, realizada esta terça-feira, dia 15 de outubro, em Marco de Canaveses. O grande destaque da partida foi Flávio Gonçalves, jovem avançado do Sporting de apenas 17 anos, que abriu o marcador e desempenhou um papel fundamental na conquista portuguesa.
Tanto Portugal como Espanha chegaram ao confronto decisivo com duas vitórias nos jogos anteriores. Contudo, enquanto os espanhóis precisavam de vencer, os portugueses tinham a vantagem na diferença de golos, o que lhes dava a possibilidade de apenas precisar de um empate para garantir o título.
Logo aos oito minutos, Flávio Gonçalves mostrou o seu talento ao inaugurar o marcador com a execução perfeita de um livre direto, colocando Portugal em vantagem. A sua confiança e qualidade técnica destacaram-se desde o início, dando o impulso necessário para a equipa. Pouco depois, aos 16 minutos, Afonso Patrão, também na sequência de uma bola parada, ampliou a vantagem para 2-0.
Quando tudo parecia indicar que Portugal ia dominar o jogo, a Espanha reagiu. Sidney Osawuza reduziu a diferença aos 21 minutos, e Diego Aguado empatou o encontro, aos 44', ainda antes do intervalo.
A segunda parte não trouxe mais golos, mas o empate foi suficiente para Portugal, que conquistou o torneio com base na diferença de golos superior (9 golos marcados e 3 sofridos, contra 8-3 da Espanha). A contribuição decisiva de Flávio Gonçalves foi um dos pontos altos da campanha, destacando o jovem avançado como uma promessa para o futuro do futebol português.
Confira aqui o golo: