
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jefferson, antigo defesa do Sporting, concedeu, esta sexta-feira, uma extensa entrevista, ao jornal A Bola, onde entre muitos temas, falou da chegada de Koba Koindredi, médio francês, ao Clube de Alvalade, numa transferência oficializada no último dia do mercado de transferências.
“Eu gosto muito dele e espero que também possa brilhar no Sporting. Vai, também, ter de ter paciência porque os médios têm grande qualidade. Que todos os bons jogadores que estejam no Estoril venham para o Sporting ajudar”, disse o ex-camisola 5 dos verdes e brancos.
O francês de 22 anos irá entrar já nas opções de Rúben Amorim para o embate frente ao Famalicão, referente à 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic, uma vez que a intenção dos responsáveis leoninos, é colocar o camisola 80 adaptado ao estilo de jogo dos verdes e brancos, numa altura em que estes estão prestes a entrar num ciclo de partidas intenso.
Assim, Koba Koindredi, poderá somar os seus primeiros minutos com a Listada verde e branca, no reduto famalicense, depois de uma curta passagem pelo Estoril, onde somou 996 minutos em 17 partidas, sendo companheiro do meio-campo canarinho, juntamente com Mateus Fernandes.
O médio foi apresentado no Sporting, na passada quarta-feira, 31 de janeiro, no último suspiro da janela de transferências de janeiro. Rubricou com a turma de Alvalade até 2028 e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Custou aos cofres leoninos cerca de 4 milhões.
Formado em França entre o modesto Fréjus Saint-Raphael e o Lens, Koba Koindredi mudou-se para Espanha ainda com idade de júnior. Teve possibilidade de fazer 19 jogos e dois golos pela equipa che, mas foi depois cedido ao Oviedo e ao Estoril.
Neste momento, o emblema verde e branco está na primeira posição do Campeonato Nacional com 46 pontos, com mais um do que o segundo classificado, o Benfica que conta com 45. Já o Porto (44) encontra-se a cinco pontos dos leões.
Jogador que falhou várias partidas dos verdes e brancos devido a problemas físicos vai continuar afastado dos relvados por tempo indeterminado
|
Nuno Santos é o mais recente convidado do podcast Entrelinhas, numa parceria da Betano com Afonso Figueiredo. Numa entrevista emotiva, o jogador do Sporting explicou que o período afastado dos relvados tem sido bastante complicado - como tinha revelado no seu aniversário - e anseia regressar, apesar de não ter bons indícios.
“Isto não é nada fácil. Tu foste jogador, sabes como é. Estou numa fase que ainda não vejo a luz ao fundo do túnel, porque ainda falta algum tempo", começou por revelar o 'camisola 11' dos verdes e brancos, mostrando-se pouco esperançoso para um regresso ainda esta temporada.
"As pessoas perguntam-me quando é que eu vou voltar", admitiu Nuno Santos, explicando ser "o que mais queria", depois de tanto tempo ausente. "Por mim, voltava já", assegurou o ala canhoto, que vai deixando muitas saudades aos adeptos do Clube de Alvalade.
Vale recordar que o canhoto lesionou-se precisamente há uma volta do campeonato. Nuno Santos não joga desde a deslocação do Sporting a Famalicão, a 26 de outubro, na jornada 9. No passado sábado, 15 de março, os leões receberam os Minhotos e venceram, por 3-1, na jornada 26.
Até à lesão, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 11 milhões de euros – levava 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 30 anos marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense).
Assista às declarações de Nuno Santos:
Especialista em arbitragem, juntamente com antigos companheiros de profissão, analisou lances do encontro e aponta erros graves de Miguel Nogueira
|
O Sporting - Famalicão sorriu aos leões, que venceram 3-1. No entanto, a partida ficou marcada por erros graves da equipa de arbitragem, comandada por Miguel Nogueira. À vista salta uma grande penalidade sofrida por Maxi Araújo, ao minuto 13, que não passou despercebida a Jorge Coroado e mais especialistas.
"Com o braço esquerdo na axila de Maxi Araújo, Rodrigo Pinheiro empurrou o jogador do Sporting. Falta que, na circunstância, originaria penálti que não foi assinalado", explicou o antigo árbitro, em declarações ao jornal O Jogo, apontando para um claro erro.
José Leirós faz uma análise semelhante ao lance, afirmando que "sem jogar a bola, deliberadamente, Rodrigo Pinheiro carregou e empurrou Maxi Araújo para o relvado". A jogada resultou num "penálti por assinalar" tendo sido "erro também do VAR", Luís Ferreira.
Fortunato Azevedo também é perentório, garantindo que a decisão de Miguel Nogueira e respetiva equipa de arbitragem prejudicou os leões de forma evidente: "Maxi Araújo tem a bola já dominada e o jogador do Famalicão, sem possibilidades de a jogar, com o braço derruba o Sportinguista. Falta clara cometida dentro da área. Ficou penálti por assinalar".
Além do lance gerar críticas de forma unânime - vários outros especialistas analisam a situação identicamente - Jorge Coroado vai mais longe e garante que a grande penalidade assinalada a favor do Famalicão foi forçada. "Diomande saltou e tocou na cabeça de Sejk, que teatralizou e depois de assinalado o penalti surgiu sorridente e bem disposto"
Veja o lance do penálti não assinalado sobre Maxi:
Árbitro da AF Lisboa quis voltar a ser protagonista num jogo dos verdes e brancos, deixando o Estádio José Alvalade debaixo de um enorme coro de assobios
|
O Sporting recebeu, e venceu, o Famalicão, por 3-1. Ao minuto 13, Maxi Araújo é derrubado em falta na grande área, mas Miguel Nogueira e o VAR Luís Ferreira fizeram, mais uma vez, vista grossa a um lance de fácil análise. Duarte Gomes aponta um erro clamoroso.
"Não foi carga de ombro. Rodrigo Pinheiro usou o braço esquerdo para carregar zona proibida do corpo do internacional uruguaio do Sporting Maxi Araújo", começou por revelar o antigo árbitro, analisando o lance em declarações ao jornal A Bola.
"A infração, na área do Famalicão, devia ter sido sancionada com pontapé de penálti", garante Duarte Gomes, juntando-se a Jorge Faustino - que também acredita te sido motivo mais do que óbvio para um castigo máximo - nas críticas à exibição de Miguel Nogueira.
Quanto à expulsão do 'camisola 20' dos leões, o antigo árbitro admite que foi correta, mas iliba o canhoto de qualquer intenção, sendo um lance fortuito de jogo: O Sportinguista Maxi Araújo não teve malícia nem quis lesionar Gustavo Sá, mas a entrada que protagonizou teve todos os (outros) condimentos para ser sancionado com vermelho direto".
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Faria, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Gomes.
Recorde o lance em causa: