
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol deu a conhecer, esta terça-feira, dia 3 de dezembro, as nomeações para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O árbitro escolhido para o jogo entre o Sporting e o Moreirense, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas (5 de dezembro, 20h15), é António Nobre.
O juiz da Associação de Futebol de Leiria será acompanhado por Pedro Ribeiro e Nélson Pereira, como assistentes, enquanto Márcio Torres será o quarto árbitro. Além disso, no VAR, estará Hélder Malheiro, auxiliado por Gonçalo Freire no AVAR.
O Sporting segue na luta para inverter a série dos últimos resultados: frente ao Arsenal e Santa Clara, na visita a Moreira de Cónegos. Atualmente, a turma comandada por César Peixoto ocupa a oitava posição do campeonato com 17 pontos, resultado das cinco vitórias, cinco derrotas e dois empates ao longo da temporada 2024/25.
Antes do início da 13.ª ronda, os leões ocupam o primeiro lugar da classificação, com um registo quase 100% vitorioso - 33 pontos, resultado de 11 vitórias em 12 jogos. Os verdes e brancos estão três pontos à frente do segundo classificado, Porto, com 30 pontos; e cinco pontos à frente do terceiro, Benfica, com 28 pontos (menos um jogo).
O Clube de Alvalade volta, então, a entrar em campo no dia 5 de dezembro. A partida, referente à 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, está marcada para as 20h15, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.
Velhas glórias, promessas de futuro e um aviso direto aos rivais. O presidente do Grupo Stromp reflete sobre a conquista e comenta o treinador
|
O Sporting venceu o Vitória de Guimarães por 2-0, no último jogo da Liga Portugal Betclic, e sagrou-se bicampeão nacional após mais de 72 anos. Tito Arantes Fontes aproveitou a situação para escrever um texto de opinião acerca do feito conseguido pelo Clube de Alvalade.
Tito Arantes Fontes, antigo presidente do Grupo Stromp, não escondeu a emoção: “É uma felicidade gigante. Depois do que vivemos na época passada, conseguir novamente este título é absolutamente extraordinário.” O dirigente destacou a união de todos os que contribuíram para o sucesso do clube: “Temos de dar os parabéns a toda a estrutura, ao plantel, à equipa técnica, à direção e, sobretudo, aos sportinguistas que estiveram connosco em todos os momentos.”
Com 82 pontos conquistados, o Sporting terminou o campeonato com o melhor ataque (88 golos), a melhor defesa (27 sofridos) e o melhor marcador da prova, Gyokeres, com 29 golos na Liga e 39 em todas as competições. Tito Arantes Fontes elogiou ainda o desempenho do treinador Rui Borges, que assumiu a equipa a meio da época e manteve-se invicto: “Foi uma aposta certeira. Entrou num momento difícil, mas conseguiu unir o grupo e manter a equipa focada no objetivo principal.”
O bicampeonato ganha ainda mais relevo pelas adversidades que o clube enfrentou ao longo da época, com a saída de Ruben Amorim e várias lesões em jogadores importantes. Para Tito, este título representa muito mais do que vitórias em campo: “Mostrámos a força do nosso ADN. Não desistimos, acreditámos sempre e fomos recompensados. Somos mesmo um clube diferente.”
Com a final da Taça de Portugal marcada para domingo, frente ao Benfica, no Jamor, o Sporting tem agora a oportunidade de conquistar a dobradinha. O presidente do Grupo Stromp deixa uma mensagem de confiança: “Queremos muito mais. Este é o Sporting que sonhamos e que estamos a construir com trabalho, competência e paixão.”
Jogador importante da equipa inglesa referiu-se à situação do ex-treinador do Sporting, depois do desaire contra os Spurs, na final da Liga Europa
|
O Manchester United perdeu a final da Liga Europa, esta quarta-feira, frente ao Tottenham (1-0). No final do encontro, os jogadores dos ‘red devils’ não esconderam a desilusão com o resultado. Ainda assim, Luke Shaw manifestou confiança no trabalho de Ruben Amorim e disse que o ex-treinador do Sporting é o “homem certo” para treinar a equipa inglesa.
“Estou aqui há muito tempo e já tive vários treinadores, mas o Ruben Amorim - falo em meu nome e tenho a certeza de que o posso fazer por todos os jogadores - é o treinador certo para levar o clube de volta ao topo”, disse Luke Shaw, em declarações aos jornalistas, no rescaldo da final da Liga Europa, que se disputou no Estádio San Mamés, em Bilbao.
O lateral-esquerdo internacional inglês fez ainda questão de pedir desculpa aos adeptos do Manchester United pela derrota e sugeriu que os jogadores dos ‘red devils’ devem fazer uma “autoavaliação” para perceber se têm a capacidade necessária para representar o clube de Old Trafford.
Vale lembrar que o Tottenham venceu o Manchester United, no jogo decisivo da Liga Europa, graças a um golo do avançado Brennan Johnson, aos 42 minutos, na sequência de um mau alívio de Luke Shaw. Com o ex-Sporting Bruno Fernandes a completar os 90 minutos, os ‘red devils’ procurar com insistência o golo do empate, na segunda parte, mas não conseguiram bater Guglielmo Vicario, guarda-redes dos ‘spurs’.
Desta forma, o Manchester United volta a acabar uma época sem títulos arrecadados. No último jogo da temporada, a equipa orientada por Ruben Amorim vai receber o Aston Villa, a partir das 16h00 do próximo domingo, num jogo referente à 38ª e última jornada da Premier League. Os ‘red devils’ estão no 16º lugar da tabela classificativa, com 39 pontos.
Jogador muito importante da equipa verde e branca falou sobre as celebrações da conquista do título de campeão nacional e comentou a sua experiência no Clube
|
Maxi Araújo é uma das peças-chave da equipa do Sporting, que se sagrou bicampeã nacional. O internacional uruguaio – que admitiu o interesse do Barcelona na sua contratação - falou sobre a sua chegada ao Clube de Alvalade, com ajuda de Paulinho, e destacou a recente conquista do 25º título dos leões.
Numa entrevista ao jornal A Bola, Maxi Araújo começa por enaltecer os festejos “merecidos” da conquista do título: “Foi lindo. Muito mais do que esperava. Queria muito viver aquilo. Muitos jogadores já me tinham dito como era a festa do Marquês e queria vivê-la. Foi incrível. Porque nunca tinha vivido uma festa destas, foi o meu primeiro campeonato aqui e na minha carreira futebolística, foi incrível!”.
Recrutado aos mexicanos do Toluca, no verão passado, o jogador de 25 anos recordou também o momento em que soube do interesse dos leões na sua contratação: “Isso foi algo muito lindo, porque quando a notícia começou a sair, muita gente começou a enviar-me mensagens. Soube pelos meus empresários que o interesse do Sporting era real. Fiquei muito feliz”.
Maxi Araújo revelou ainda que procurou saber mais sobre o Clube de Alvalade junto de um antigo jogador dos leões: “Foi já nessa altura que fui tentando tirar informações ao Paulinho, que já estava no Toluca. O Paulinho ama o Sporting! Na verdade, tudo o que me falou do Sporting foram maravilhas. Tudo o que ele viveu aqui. E ele também me falou muito do Marquês logo na altura”.
Maxi Araújo lembrou também as dificuldades que sentiu, quando se transferiu do Montevideo Wanderers para os mexicanos do Puebla, em 2019: “Quando cheguei ao México, o primeiro ano quase não joguei, custou-me muito. Era muito novo e senti que era melhor voltar ao Uruguai”. No entanto, o jogador conseguiu superar as dificuldades e afirmar-se no futebol mexicano: “Comecei a jogar, a trabalhar muito mais, a focar-me no que tinha de fazer. E graças a Deus comecei a jogar, a ter rodagem e a fazer grandes jogos”.