Futebol Formação
Sporting empata com o Benfica (0-0) e deixa encarnados a seis pontos de distância
10 Jan 2026 | 11:54
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
03 Abr 2021 | 12:42 |
A continuidade de Filipe Pedro, treinador dos sub-23 do Sporting, está em avaliação. Ao que o Leonino apurou, os maus resultados desportivos, bem como a fraca potenciação de jovens jogadores, são alguns dos fatores em análise pelos responsáveis leoninos. “Com o surgimento da equipa B, sabia-se que os sub-23 iam perder competitividade. A Liga Revelação não é uma competição fácil e é verdade que Sporting apresentou uma equipa muito jovem, mas, ainda assim, exigia-se mais”, disse uma fonte próxima do processo ao nosso jornal. Lembre-se que, na primeira fase da Liga Revelação, os leões terminaram no quinto lugar, com 14 pontos em 12 jogos (quatro vitórias, dois empates e seis derrotas), tendo falhado o acesso à fase de apuramento de campeão. “Depois da eliminação na primeira fase, os sub-23 falharam o acesso à Taça Revelação. É certo que o principal objetivo desta equipa é formar jogadores para a equipa principal, mas, num clube como o Sporting, há mínimos olímpicos. A equipa tem muitos miúdos, mas alguns deles têm muita qualidade e não estão a ser potenciados da melhor maneira”, reforçou outra fonte ao Leonino. Decisão ainda não está tomada Segundo o nosso jornal apurou, os responsáveis leoninos ainda não tomaram uma decisão final, até porque, segundo o próprio Filipe Pedro revelou no final do encontro diante do Benfica, a temporada ainda não terminou, visto que os sub-23 leoninos poderão participar em alguns torneios até final de época. Porém, a continuidade de Filipe Pedro em Alvalade parece complicada. Confira alguns números relativos à temporada da equipa de sub-23 do Sporting:
Fotografia de Sporting
Timoneiro do Clube de Alvalade falou após o desaire frente aos dragões, mantendo consciência do que podia ter melhorado e do futuro no campeonato
12 Jan 2026 | 11:44 |
Após a derrota frente ao Porto B, por 2-1, o técnico João Gião considerou que a ineficácia na primeira parte acabou por ser determinante no desfecho do clássico, sublinhando também a reação dos dragões no arranque da segunda metade.
“Fizemos uma primeira parte muita boa, mas ficámos a dever”
"Fizemos uma primeira parte muito boa, mas ficámos, uma vez mais, a dever na finalização. Tivemos quatro ou cinco oportunidades para fazer o 2-0 e temos de as conseguir concretizar para ter outra vantagem no marcador", começou por analisar em declarações ao Porto Canal, antes de apontar as dificuldades sentidas pelos leões após o intervalo.
"Não entrámos bem na segunda parte. Os cartões amarelos condicionaram-nos e podia eventualmente ter mexido nos médios amarelados. Isso retirou-nos alguma agressividade. O Porto, a perder, reagiu, empurrou-nos para trás e acabou por chegar ao empate numa bola parada", explicou João Gião.
“Acreditámos até ao fim”
O treinador do Sporting B destacou também os primeiros 15 minutos da segunda parte como decisivos: "Houve alguma falta de agressividade nossa nesse período e o Porto foi feliz a marcar os dois golos. Depois disso, e até ao fim, tentámos reagir, mas jogou-se pouco, houve muitas paragens e muito antijogo. Ainda assim, acreditámos até ao fim".
João Gião falou ainda sobre o mau momento da sua equipa na 2.ª Liga, que soma quatro derrotas consecutivas: "Não estamos num bom momento e temos de dar a volta a isso. Sabíamos que, mais tarde ou mais cedo, haveríamos de passar por um momento assim. Estamos nesse momento e vamos ter de saber reagir. Temos de saber passar por estes momentos e ultrapassá-los".
Familiar da figura histórica do Clube de Alvalade fez o primeiro tento do encontro, à passagem dos 34 minutos e ajudou à conquista dos três pontos
11 Jan 2026 | 13:35 |
A equipa de juvenis do Sporting venceu o Torreense por 2-0, este domingo, dia 11 de dezembro, em jogo a contar para a 17.ª jornada do Campeonato Nacional do escalão de sub-17. Os leões alargaram para 11 a série de jogos sem perder, depois da vitória frente ao Benfica na última ronda.
No Complexo Desportivo Municipal Manuel Marques, em Torres Vedras, os verdes e brancos estiveram por cima e chegaram à vantagem por intermédio de Leonardo Varela, sobrinho de Nani, figura histórica do Clube de Alvalade, que fez o primeiro do encontro aos 34 minutos.
Na segunda parte, o Sporting voltou a apresentar-se por cima do Torreense e fez o 2-0. Manuel Costa, logo no primeiro minuto da etapa complementar, estreou-se a marcar na presente época, já depois de ter também feito a primeira assistência na conta pessoal no primeiro golo.
Com esta vitória - a 13.ª em 17 jogos esta temporada - os comandados de Pedro Pontes têm 42 pontos e mantêm o primeiro lugar da tabela. O Benfica é segundo com 35. O Sporting volta a entrar em campo diante da Académica. O encontro está marcado para sábado, dia 17 de janeiro, às 11h00, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
A equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: Guilherme Fortunato (Guarda-redes), Salvador Fortuna, Guilherme Varela, Alexandre Rosado, Henrique Tavares, Francisco Simões, David Almeida, Martim Almeida, Manuel Costa, Leonardo Varela e Vitor Conceição.
Emblema verde e branco dominou o encontro, em casa, e venceu duelo diante de formação que ficou assim abaixo da linha de água
10 Jan 2026 | 17:05 |
A equipa de juniores do Sporting venceu o Académico de Viseu (2-0), este sábado, dia 10 de janeiro. Em duelo da 18.ª jornada e última desta fase do Campeonato Nacional de sub-19, os jovens verdes e brancos voltaram às vitórias, depois da derrota com o Benfica na última ronda.
Num encontro disputado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os leões chegaram rapidamente à vantagem por intermédio de Miguel Almeida, aos 7 minutos. O segundo golo da equipa verde e branca apareceu ainda antes do intervalo, aos 33 minutos por Chris Grombahi.
Na segunda parte, o Clube de Alvalade continuou a controlar a partida diante da formação orientada por Vítor Oliveira. O Sporting dispôs de várias ocasiões para ampliar ainda mais as contas no placard. Apesar das tentativas, o marcador não mais se alterou.
Com esta vitória - a 11.ª em 24 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de José João Gomes ficam no terceiro lugar da tabela, com 29 pontos, mais cinco do que o Académico de Viseu (24), primeiro clube abaixo da linha de água. O Sporting volta a entrar em campo na quarta-feira, dia 4 de fevereiro, diante do Puskás Akadémia, às 15h30, na Hungria, em jogo dos 16-avos-de-final da Youth League.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto pelos seguintes atletas: Alexandre Tverdohlebov (Guarda-redes), Jakub Stasiak, Afonso Lee, Sandro Gamboa, João Rodrigues, Sérgio Siza, Sandro Ferreira, Martim Peixoto e Daniel Costa.
Sporting empata com o Benfica (0-0) e deixa encarnados a seis pontos de distância
10 Jan 2026 | 11:54
Sporting perde com o Benfica (1-0) e fica a dois pontos da linha de água
06 Jan 2026 | 15:50
Oficial! Extremo com zero golos pelo Sporting em 2025/26 renova com Varandas
26 Dez 2025 | 18:21