
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Set 2025 | 10:22 |
Morten Hjulmand, Geovany Quenda, Geny Catamo, Georgios Vagiannidis, Fotis Ioannidis e Luis Suárez cumpriram as suas primeiras partidas nesta pausa para seleções. Os jogadores foram chamados a representar as suas respetivas seleções, depois de cumprirem as suas primeiras jornadas ao serviço do Sporting.
Geovany Quenda é um dos maiores destaques leoninos no panorama internacional pelos melhores e piores motivos. Depois de um início de temporada em que tem sido relegado para o banco de suplentes por Rui Borges, o jovem de 18 anos marcou um dos golos na vitória de Portugal sub-21 frente ao Azerbaijão, por 5-0. Ainda assim, foi substituído aos 78 minutos com queixas físicas, que pintam um cenário preocupante para os adeptos leoninos.
Morten Hjulmand foi outros dos grandes destaques desta pausa. O capitão do Sporting foi titular e totalista pela seleção da Dinamarca, no confronto frente à Escócia. Apesar dos contributo do ‘camisola 42’ leonino, os nórdicos não foram para além do nulo no marcador.
Outro jogador que cumpriu os 90 minutos pelo seu respetivo país foi Geny Catamo. O ala que tem sido opção regular para o 11 inicial por Rui Borges viu a seleção de Moçambique cair em desaire, depois de sair goleado pelo Uganda por 4-0 e ficar com o apuramento para o Mundial 2026 em risco.
Já os reforços do Sporting para esta temporada tiveram destinos diferentes. Georgios Vagiannidis foi titular na vitória da seleção grega frente à Bielorrusia por 5-1, tendo feito uma assistência e dando lugar ao outro helénico dos leões, Fotis Ioannidis. No caso do outro ponta de lança verde e branco, Luis Suárez não saiu do banco de suplentes na vitória colombiana por 3-0 frente à Bolívia.
Médio-defensivo que fez a sua formação na Academia Cristiano Ronaldo vai defender novo emblema e lembrou o conjunto verde e branco
06 Set 2025 | 09:42 |
Eric Dier reforçou o Mónaco, conjunto da Ligue 1, este verão, e comparou o seu novo clube ao Sporting em entrevista recente. O médio-defensivo, que também pode alinhar a defesa-central, fez a sua formação na Academia Cristiano Ronaldo, e disputou os primeiros anos da sua carreira desportiva ao serviço dos leões.
O jogador concedeu uma entrevista recente ao The Telegraph, jornal inglês, onde analisou a sua chegada à equipa do campeonato francês, e os primeiros passos no novo clube. Assumiu estar contente com a mudança, e não se esqueceu do Sporting, onde deu os primeiros passos no futebol.
"Lembra-me imenso dessa equipa. Todos à volta da mesma idade, todos juntos", começou por explicar Eric Dier, estabelecendo a comparação entre Mónaco e Sporting, duas equipas que têm por hábito uma forte aposta na sua Academia de formação de jogadores.
O antigo elemento dos quadros verdes e brancos prosseguiu com a sua análise, deixando alguns elogios à equipa que agora representa, sem esquecer os jovens com que agora convive diariamente: "Nunca vi tanto talento jovem junto num mesmo lugar. É verdade. Por isso é bom estar perto dessa juventude".
Recorde-se que Eric Dier representou os leões durante 11 anos, entre 2003 e 2014, tendo feito a sua formação na Academia de Alcochete. A nível sénior, disputou 31 jogos ao serviço da equipa principal leonina, nas temporadas 2012/13 e 2013/14, nos quais assinou um golo e duas assistências.
Técnico português orientou o atual timoneiro verde e branco e concedeu uma entrevista recente onde falou dos objetivos para 2025/26
06 Set 2025 | 09:29 |
André David concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, onde falou de Rui Borges, que foi seu pupilo em 2014/15, no Bragança, quando disputavam o Campeonato de Portugal. O técnico português está, atualmente, no cargo de coordenador técnico do Al-Ula FC, da Arábia Saudita, e aproveitou para comentar o momento do conjunto verde e branco, e deixar elogios aos seu treinador - que deu um prémio aos jogadores recentemente.
André David: "É na adversidade que Rui Borges é forte"
"É na adversidade que Rui Borges é forte. É agregado, envolve tudo e todos à sua volta para focar naquilo que é importante. É alguém otimista e tem uma estabilidade emocional perante a adversidade que é fundamental para o sucesso dele. O trabalho que o mister Rui Borges desenvolveu na adversidade pode dar otimismo e crença aos adeptos que podem ser tricampeões", começou por explicar André David ao jornal A Bola.
O técnico português prosseguiu na sua análise, explicando os maiores desafios de Rui Borges: "Revalidar o título. É muito difícil revalidar porque as atenções vão estar redobradas e é uma tarefa árdua; jogar em quatro frentes, algo que carece de uma exigência e profundidade de plantel que penso que o Sporting não tem e substituir Gyokeres, cujos números que alcançou nas épocas em que esteve ao serviço do Sporting são difíceis de alcançar e ímpares na história do Sporting e do campeonato português, não só pelos números, mas aquilo que representava na equipa".
"Continuo a acreditar que o Sporting tem o melhor onze, mas não tem um plantel com muita profundidade que se precisa para atacar várias frente. Nesse aspeto, Benfica e FC Porto têm mais profundidade nos seus plantéis. Além de o Sporting não ter conseguido contratar um extremo para o lado esquerdo, por outro lado, também vejo muita dificuldade nas substituições de Pedro Gonçalves, Trincão e Hjulmand, que têm um papel muito relevante naquilo que aportam à equipa", atirou, de seguida, André David, sobre a qualidade do plantel às ordens de Rui Borges.
Terminou, com previsão positivo para os leões: "Acho que o Sporting tem condições para revalidar o título esta época. Os campeonatos não se ganham nem se perdem nos confrontos diretos com os rivais. Acredito que a época é difícil, longa, com muitas competições e, durante os períodos críticos, quem melhor passar por esses momentos vai ser campeão".
Defesa-central costa-marfinense tem estado afastado da competição desde o início de agosto, devido a uma lesão contraída ao serviço dos leões
06 Set 2025 | 09:04 |
O Sporting mantém algum otimismo com a recuperação de Ousmane Diomande, mas a sua presença na próxima partida do conjunto verde e branco ainda não é uma certeza. Relembrar que os leões defrontam o Famalicão, na próxima partida a contar para o campeonato nacional, depois do fim da pausa para as seleções. Os leões também pensam na renovação do costa-marfinense.
Ousmane Diomande lesionou-se a 8 de agosto, no primeiro jogo da Liga Portugal Betclic, que terminou com vitória dos leões, sobre o Casa Pia, por 2-0 Nessa altura, foi uma lesão musculas na coxa direita que obrigou o defesa-central a ser substituído, e é esse o problema que o deixa afastado dos relvados há quase um mês.
Desde então que Ousmane Diomande está em processo de recuperação, com a Unidade de Performance do Sporting. O defesa-central verde e branco tem feito muito trabalho de ginásio, incluindo em dias de folga para o plantel principal, de modo a estar pronto para o regresso à competição o mais rápido possível.
E, tendo em conta o trabalho que tem sido feito pelo jogador e pela equipa técnica, o jornal Record avança que a Unidade de Performance tem o jogador como recuperável para a próxima partida do Sporting, que de disputa no próximo sábado, dia 13 de outubro, pelas 20h30, frente ao Famalicão.
No entanto, Rui Borges e a restante equipa técnica já decidiram que não vão forçar nada com o retorno de Ousmane Diomande aos relvados. O jogador vai dando sinais positivos por agora, mas voltará a ser avaliado antes do jogo com o Famalicão, e só aí será decidido se volta à competição, ou não, mediante do estado físico que apresentar na altura.