‘DAR FUTURO’ AO SPORTING ESTUDA NOVAS ASSINATURAS E PROVIDÊNCIA CAUTELAR
O movimento que pediu a AG ‘destitutiva’ dos atuais órgãos sociais não vai desistir. António Lonet Delgado fala hoje na Sic Notícias às 12h30. Exclusivo Leonino
Redação Leonino
Texto
12 de Fevereiro 2020, 12:17
summary_large_image

O movimento de Sócios ‘Dar Futuro ao Sporting’ está a estudar a hipótese de recolher novas assinaturas para entrar com novo requerimento, ao mesmo tempo que poderá avançar com uma providência cautelar contra os fundamentos e decisão da Mesa de Assembleia Geral (MAG) na rejeição do seu pedido de Assembleia Geral Extraordinária (AGE), com vista à destituição dos atuais órgãos sociais, nomeadamente o Conselho Direto.

A providência cautelar será na linha contrária àquela que o Conselho Diretivo de Godinho Lopes interpôs contra a então MAG da época, composta por Eduardo Barroso, Daniel Sampaio, João Sampaio – que também faz parte da atual Direção e Administração da Sporting SAD -, Rui Morgado e Luís Natário. Em 2013, essa providência cautelar foi “indeferida liminarmente”, o que quer dizer que o pedido de Godinho Lopes para que a MAG rejeitasse o requerimento de uma AG ‘destitutiva’ por não apresentar “factos concretos consubstanciadores de justa causa” foi recusado.

A MAG recusou ontem o pedido do ´Dar Futuro ao Sporting´ de uma AGE, que tinha como objetivo destituir os atuais órgãos sociais do Sporting CP. Em comunicado, o órgão presidido por Rogério Alves escreveu que “deliberou, por unanimidade, indeferir o requerimento apresentado a 7 de janeiro de 2020 (…) no qual se solicitava a convocação de uma Assembleia Geral Comum Extraordinária, tendo como ponto único deliberar a revogação com justa causa do mandato dos titulares de todos os Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal”. A MAG justificou a decisão com “irregularidades formais, devidamente detalhadas na deliberação” e diz, ainda, que “todas as razões de facto e de direito que fundamentam o indeferimento encontram-se na deliberação da Mesa da Assembleia Geral remetida nesta data aos Requerentes”.

Também ontem, o movimento avançou que “a decisão tomada viola os direitos estatutariamente garantidos aos Sócios e vai muito para além dos poderes que estão conferidos à MAG a quem cabe, apenas, pronunciar-se sobre o cumprimento (ou não) de requisitos formais”.

António Lonet Delgado, uma das caras do ‘Dar Futuro ao Sporting’ fala hoje na Sic Notícias às 12h30.

Fotografia de Movimento ´Dar Futuro ao Sporting´.

  Comentários