Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Nov 2022 | 13:01 |
Rúben Amorim renovou contrato com o Sporting até 2026, na pior altura, em termos de resultados, desde que o técnico assumiu o cargo de treinador em Alvalade – foi o próprio treinador que o admitiu, no anúncio oficial, ao lado de Frederico Varandas.
À 13.ª jornada do Campeonato Nacional, e se comparamos com as duas temporadas anteriores, os leões somam menos 10 pontos – 2020/21 (35 pontos); 2021/22 (35 pontos); 2022/23 (25 pontos). Os leões demonstram, também, uma equipa menos eficaz no golo, com 26 golos marcados, e um plantel mais permissor na defesa, com 15 golos sofridos.
No entanto, nem tudo são dados negativos. Os números mostram que durante os jogos da Liga Portugal 2022/23, o Sporting é mais dominador (63% média de posse de bola), faz mais remates enquadrados (79), tem mais ações na área adversária (376) e é um leão mais eficaz no passe (87%) do que nas temporadas anteriores.
Aquilo que se pode concluir é que a equipa do Sporting da presente temporada é mais dominadora em praticamente todos os momentos do jogo, mas peca eficácia e na fragilidade defensiva, o que outrora era raro – os fatores mais decisivos num jogo de futebol.
Com o vínculo renovado, Rúben Amorim tem a confiança da direção leonina para devolver a estabilidade à formação verde e branca, que tem tido uma temporada aquém das expetativas.
O Sporting está no quatro lugar do campeonato, com 12 pontos de desvantagem do líder. Foi eliminado da fase de grupos da Liga dos Campeões e compete agora na Liga Europa. Na Taça de Portugal, foi também ‘posto de fora’ pelo Varzim, equipa do terceiro escalão do futebol português.
Hoje, 30 de novembro, entra em campo para o começo da Taça da Liga. O conjunto leonino defronta o Farense, em Alvalade, às 20h45.
Antigo guarda-redes do Sporting mostrou-se profundamente surpreendido e crítico com medida do Manchester United em relação ao português
09 Jan 2026 | 15:44 |
Peter Schmeichel, dono da baliza dos leões entre 1999 e 2000, não consegue entender e critica o despedimento de Ruben Amorim, técnico português, nesta fase da temporada, por parte da direção dos red devils, clube que também representou.
“Não consigo compreender”
“Foi a decisão errada despedir Ruben Amorim, a esta altura, quando não tens outro plano. Fiquei realmente surpreendido, não vi isso a chegar. Não consigo compreender, ainda não consigo compreender a razão”, questionou, em declarações ao viaplay.
O dinamarquês, que representou o clube inglês em quase toda a década de 1990, defendeu que se fosse para despedir o ex-técnico dos leões devia ter ser despedido há mais tempo, e não neste início de ano. “Porquê agora? Porque não em outubro, por exemplo?” .
“Não é o ego que determina ou decide quem é o treinador”
“Se o Jason Wilcox sente que foi insultado, não é o seu ego que determina ou decide quem é o treinador. Colocar o clube nesta situação novamente não faz sentido”, criticando duramente a direção do clube, que decidiu escolher Darren Fletcher para ocupar o cargo de treinador interino.
Ao serviço do emblema de Old Trafford, Ruben Amorim orientou a equipa em 63 jogos oficiais, somando 25 vitórias, 15 empates e 23 derrotas. A irregularidade dos resultados e a pressão constante acabaram por ditar o despedimento do antigo treinador do Sporting, no dia 5 de janeiro.
Plantel verde e branco regressou à Academia Cristiano Ronaldo nesta sexta-feira, dia 9 de janeiro, com novidades para o técnico campeão nacional
09 Jan 2026 | 15:35 |
O Sporting retomou esta quinta-feira os trabalhos, em Alcochete, depois de dois dias de descanso concedidos por Rui Borges na sequência da derrota frente ao Vitória de Guimarães (1-2), nas meias-finais da Allianz Cup. No regresso aos treinos, o treinador contou com uma novidade no plantel.
Geny Catamo voltou a integrar a sessão, após ter estado ao serviço da seleção de Moçambique na Taça das Nações Africanas. Apesar de a equipa africana não ter conseguido o apuramento para os oitavos de final, o extremo leonino somou minutos na competição.
Tal como tem sido habitual, Rui Borges voltou a recorrer à equipa B, chamando aos trabalhos os jovens Daniel Ciesielski, Guilherme Silva, Rodrigo Dias e Flávio Gonçalves, tal como foi revelado pelo próprio Sporting através dos seus meios oficiais.
Quem ainda não marcou presença no relvado foi Zeno Debast. O central belga encontra-se praticamente recuperado da lesão no joelho esquerdo sofrida a 22 de outubro, no encontro frente ao Marselha, da terceira jornada da UEFA Champions League, sendo expectável que possa estar disponível para o próximo jogo do campeonato, frente ao Casa Pia, marcado para o dia 16.
No boletim clínico mantêm-se Salvador Blopa, Eduardo Quaresma, Mangas, Quenda, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Fotis Ioannidis. Ausente esteve igualmente Ousmane Diomande, que continua a representar a seleção da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas.
Mais recentes declarações do internacional dinamarquês são tema de conversa no Clube de Alvalade, devido a vários elogios a dragões
09 Jan 2026 | 14:56 |
A afirmação de Victor Froholdt em 2025 continua a merecer reconhecimento além-fronteiras e valeu-lhe a distinção de Futebolista do Ano na Dinamarca. Entre os muitos elogios recebidos, destacam-se os de Morten Hjulmand, capitão do Sporting, que não hesitou em voltar a sublinhar o impacto do médio do Porto tanto no clube como na seleção dinamarquesa.
"Pude ver desde o início, quando o Victor se juntou a nós [na seleção dinamarquesa], que o ritmo era muito alto. Joga rápido. Aquela capacidade de corrida e a energia que traz, tanto para o clube como para a seleção... Isso faz com que nos sintamos seguros por tê-lo, porque sabemos quão grandes são os espaços que ele cobre e como ele preenche o campo. Isso dá muito à equipa", destacou o médio leonino, que foi um dos nomes superados por Froholdt na corrida ao prémio.
Também Pierre-Emile Hojbjerg, internacional dinamarquês e médio do Marselha, deixou palavras de grande admiração pelo jovem centrocampista, elogiando não apenas o rendimento em campo, mas também o perfil humano: "Acho que o Victor tem uma atitude fantástica em campo e fora dele. Trabalha arduamente. Se alguém de 13, 14 ou 15 anos olhar para cima e perguntar: 'Que tipo de abordagem devo ter perante as coisas?', acho que o Victor Froholdt é um excelente exemplo. Trabalha arduamente e é humilde, mas mantém-se firme e entrega-se ao jogo".
Hojbjerg deixou ainda uma nota de apoio pessoal ao companheiro de seleção: "Se ele precisar de um bom conselho ou quiser apoiar-se um pouco num colega, será sempre bem-vindo. Caso contrário, tem permissão para continuar a cavalgar por aí fora".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 26 partidas: 16 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga outra na Supertaça. Nos 2.342 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez três assistências.
Lenda do Sporting defende reintegração de Jeremiah St. Juste: "Já deu créditos"
09 Jan 2026 | 12:32