Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Despachado do Sporting brilha entre os melhores do mundo

Jogador dos leões que não teve espaço na equipa verde e branca vai-se assumindo como peça essencial de clube de campeonato europeu

Dário Essugo, do Sporting, brilha no Sporting
Dário Essugo, do Sporting, brilha no Sporting

  |

Icon Comentário0

Dário Essugo não teve espaço no plantel do Sporting, quando os verdes e brancos eram comandados por Ruben Amorim, e somou mais que um empréstimo, até aterrar no Las Palmas, da Liga Espanhola. Tem sido destaque nos insulares, e já mereceu até atenção de alguns dos melhores clubes da europa. Aparece agora no topo de uma lista com alguns dos melhores jogadores do mundo.


Segundo um estudo realizado pelo Observatório do Futebol (CIES) - organização independente que constantemente revela dados estatísticos ligados ao futebol profissional - o jogador português está no topo de um ranking de jogadores que mais bolas recuperam por jogo nas melhores ligas europeias, apenas excluindo a Premier League.


O Observatório do Futebol nomeou, então, o português, na segunda posição da lista de jogadores sub 23 que mais bolas recuperam, nas melhores ligas europeias, apenas sem contar com a Liga Inglesa. À frente do jogador formado nos leões aparece, apenas, Rocco Reitz, do Borussia M’gladbach. A fechar o top 3, aparece Marc Casadó, do Barcelona.


O restante do top 10 listado pelo CIES é composto por Tom Bischof (Hoffenheim); Mario Martín (Valladolid); Andrey Santos (Estrasburgo); Nicoló Ravella (Lazio); Lucién Agoumé (Sevilha); Valentin Edoa (Reims); Lamine Camara (Monáco).

Relembrar que Dário Essugo realizou, este ano, já um total de 12 partidas pela equipa espanhola, com um golo marcado. Pelos leões, o jovem médio - que foi campeão pelo Sporting por duas vezes - realizou um total de 25 jogos na equipa principal. Também representou a equipa B dos leões, e esteve ainda emprestado à equipa do Chaves.


Confira alguns dos melhores momentos de Dário Essugo:


Futebol

Vítor Bruno justifica bate-boca com jogador do Sporting

Treinador do Porto abordou episódio ocorrido já após os 90 minutos, garantindo que suplente dos verdes e brancos o interpelou em primeira instância

Vítor Bruno reage a confusão com jogador do Sporting
Vítor Bruno reage a confusão com jogador do Sporting

  |

Icon Comentário0

Conrad Harder e Vítor Bruno envolveram-se numa troca de palavras, após a vitória do Sporting diante do Porto (1-0). Questionado sobre o desentendimento com o avançado verde e branco, o técnico dos dragões negou qualquer incidente com o 'camisola 19'.


O que se passa no campo fica no campo”, começou por dizer, na conferência de imprensa. "O que não podem é dizer que Vítor Bruno foi pedir explicações ao Conrad Harder. Isso é falso, fui interpelado e reagi", assegurou o treinador dos azuis e brancos, 


O incidente entre o jogador leonino e o técnico da equipa adversária ocorreu logo após o apito final da partida e causou algum sobressalto nos vários intervenientes do encontro, provocando de igual forma, controvérsia junto do público, sobre o que realmente se tinha passado.


Rui Borges também foi confrontado sobre o motivo do bate-boca entre o seu pupilo e Vítor Bruno, mas, à semelhança do líder portista, acabou por não revelar a causa do sucedido: "Sinceramente, não posso responder, não dei conta, só vi a malta a separar. Acredito que pode ter sido no meio dos festejos, mas nada de extraordinário".

Esta época, com a camisola do Sporting, Conrad Harder - avaliado em 16 milhões de euros -, leva 22 jogos: 12 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Durante os 721 minutos disputados, fez sete golos e duas assistências.



Futebol

Gyokeres mete Porto em lista especial: Goleador do Sporting faz...

Avançado dos leões fez o gosto ao pé no Clássico e apurou Clube de Alvalade para a final da Taça da Liga, disputada no próximo sábado

Quinto golo de Viktor Gyokeres pelo Sporting frente ao Porto
Quinto golo de Viktor Gyokeres pelo Sporting frente ao Porto

  |

Icon Comentário0

O Sporting venceu o Porto, por 1-0, com o golo solitário a ser da autoria do suspeito do costume: Viktor Gyokeres - o que confirma uma tendência para o sueco -  os dragões são cada vez mais uma das vítimas preferidas do viking de Alvalade.


Ao sexto desafio frente à equipa adversária, Gyokeres assinou o seu quinto golo, aos quais soma três assistências. Nos confrontos entre ambas as formações, houve apenas um jogo, em que o ponta de lança não deixou a sua marca -  a final da Taça de Portugal, com os leões a jogarem reduzidos a 10 elementos desde cedo. 


O tento também significa que os dragões sobem na lista de presas favoritas do jogador verde e branco: em primeiro lugar está o Farense, a quem Gyokeres marcou por nove vezes, e depois o Azerbeijão, que sofreu por seis vezes. Logo a seguir vem o Porto, em terceiro lugar, em posição de igualdade com o Vitória de Guimarães, com cinco remates encaixados.


Depois do desafio das meias finais da Taça da Liga, o sueco colocou-se também em boa posição para disputar o título de melhor marcador da competição, uma vez que, com o seu terceiro golo na prova, ficou isolado na tabela de melhores marcadores. Vangelis Pavlidis, do Benfica - que disputa esta quarta feira a segunda meia-final da frente ao Braga - está em segundo lugar (dois).

Relembrar que Viktor Gyokeres vem a reforçar ainda mais a veioagoleadora que tinha demonstrado em 23/24. Na presente temporada, o ponta de lança leonino leva já 40 golos apontados em 35 partidas disputadas entre Clube e seleção, estando apenas a seis golos de igualar o registo que alcançou na temporada passada.



Futebol

Especialistas afirmam! Defesa dos dragões escapou ao cartão no Sporting - Porto

Jogador dos azuis e brancos teve entrada bastante negligente sobre Francisco Trincão e António Nobre ajuizou lance de forma errada

Otávio sem amarelo no Sporting - Porto
Otávio sem amarelo no Sporting - Porto

  |

Icon Comentário0

O Sporting - Porto terminou com vitória leonina, por 1-0, e consequente passagem à final da Taça da Liga. António Nobre foi o árbitro do Clássico e, apesar de não ter tido decisões polémicas, fez vista grossa a alguns lances. Ao minuto 32', Otávio rasteirou Francisco Trincão, mas o juiz 'esqueceu-se' do cartão.


"Otávio, sem possibilidade de jogar a bola, pontapeou as pernas de Trincão em ação negligente. Infração corretamente punida com livre direto. Ficou por exibir amarelo ao central do Porto", admitiu Jorge Faustino, antigo juiz e agora especialista em casos de arbitragem, ao jornal Record.


Para Marco Ferreira, o juiz responsável pelo encontro também devia ter exibido cartão ao jogador dos azuis e brancos: "Otávio pontapeia a perna de Trincão, de forma negligente, sem possibilidade de jogar a bola. Livre bem assinalado e amarelo por exibir".


A opinião dos especialistas não deixa margem para dúvidas e o jogador do Porto deveria ter sido admoestado no lance em questão. Várias foram também as situações em que Viktor Gyokeres foi travado em falta, mas, devido à compleição do sueco, nada foi assinalado.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 11 de janeiro, diante de Benfica ou Braga. A final da Taça da Liga jogar-se-á às 19h45, também no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. O Sporting procura erguer o quinto troféu na prova. A última conquista aconteceu em 2021/22 numa vitória diante do Benfica (2-1).


Confira o lance em questão:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Reencontro especial no Sporting - Porto: Rui Borges jogou com...
Futebol

Reencontro especial no Sporting - Porto: Rui Borges jogou com...

 

Icon Comentário0
Sérgio Conceição dá 25 milhões por indiscutível do Sporting
Futebol

Sérgio Conceição dá 25 milhões por indiscutível do Sporting

 

Icon Comentário0
Escolhido de Roberto Martínez na seleção quer ser reforço do Sporting
Futebol

Escolhido de Roberto Martínez na seleção quer ser reforço do Sporting

 

Icon Comentário0