
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
A Diretora do Desporto Paralímpico do Sporting, Márcia Ferreira, deixou, na passada segunda-feira, 29 de novembro, algumas críticas à postura do Clube de Alvalade relativamente ao desporto adaptado leonino. Nas redes sociais, a treinadora do GoalBall verde e branco, que recentemente conquistou o primeiro título mundial do Clube, agradeceu, porém, aos Sportinguistas pelo apoio, terminando a publicação de forma enigmática.
“Não me importo pelos meus atletas não terem sido convidados a ir ao estádio ou ao pavilhão”
“Faltam apenas quatro dias”
SOMOS CAMPEÕES E VICE-CAMPEÕES DO MUNDO DE GOALBALL! Contra tudo e contra todos!!! Depois de uma semana de fortes emoções, depois de passada a euforia da vitória em femininos, de pois de atenuada a tristeza por não termos atingido a glória em masculinos, chegou o momento de refletir. Quero agradecer ao meus atletas e equipa técnica, deram tudo o que tinham e não tinham para honrar o NOSSO Sporting Clube de Portugal, todos eles, são os melhores. Quero agradecer aos melhores adeptos do mundo, foram eles que fizeram com que não nos sentíssemos abandonados. Em quatro anos conquistamos 1 Clubs World Cup (2021), 2 Champions League (2018 e 2019), 2 womens champions league (2019 e 2020, quando não vencemos a Champions League fomos vice-campeões da europa (2017 e 2021), lideramos o ranking europeu de clubes em masculinos e em femininos. Foi-me atribuído (juntamente com o meu amigo e treinador do SESI, Diego) pelos clubes participantes, o trofeu de BEST COACH of WORLD CUP, mas trocava esse premio individual pela vitória coletiva masculina. Mais do que “mais um troféu” para o nosso museu, é um troféu de campeões do mundo. Espero, enquanto Sportinguista (e Sócia), que muitos mais venham a ser conquistados pelas nossas modalidades, mas este é o primeiro. Eu não me importo pelos meus atletas não terem sido convidados a ir ao estádio ou ao pavilhão, eles sabem que o maior orgulho que qualquer atleta pode sentir, é vestir a camisola do Sporting Clube de Portugal. Não me importo pelos meus atletas não serem recebido nos Paços do Concelho, o lugar de um atleta é na quadra e eles não ganham milhares, nem centenas de euros (por ano) para justificar esse estatuto. Mas o reconhecimento de quem realmente importa, as mensagens de quem realmente interessa, essas chegaram, dos nossos sócios e adeptos. No dia 3 de dezembro de 2014 o Sporting Clube de Portugal apresentou o Gabinete de Desporto Adaptado, que evoluiu mais tarde para Gabinete Paralímpico e fruto do trabalho e crescimento, evoluiu para Departamento Paralímpico (reconhecido mundialmente), hoje nem sei como se chama e isso pouco importa. Porque o que sempre importou ao longo dos anos foi o respeito, condições para os atletas e as equipas do Sporting pudessem ser “Tão grandes quanto as maiores da Europa”. Falta menos de uma semana para comemorarmos 7 anos de vida, não teremos certamente um Open day de modalidades paralímpicas, não teremos centenas de atletas das modalidades adaptadas (e paralímpicas) novamente no relvado (ou pavilhão), não teremos novamente “O mundo sabe que” apresentado em língua gestual nos vídeo screen do estádio (mas colocarei nas minhas redes sociais), não teremos novamente os atletas da equipa sénior masculina de futebol a entrar com o seu nome nas camisolas de jogo, escrito em braile. Não teremos nada disso, mas temos o orgulho de poder dizer. Servimos o Grande Sporting Clube de Portugal. Faltam apenas 4 dias......
Fotografia retirada do Facebook de Márcia Ferreira
Equipa de futsal do emblema verde e branco está a uma vitória de sagrar pentacampeão nacional; Técnico fez antevisão ao dérbi frente ao Benfica
|
A equipa de futsal do Sporting está a uma vitória de sagrar pentacampeão nacional. Os leões deslocam-se, esta quarta-feira, dia 24 de junho, a casa do Benfica, às 20h00, no Pavilhão da Luz, para o jogo quatro da final do play-off da Liga. Em antevisão ao dérbi, Nuno Dias, que atingiu recentemente a marca dos 600 jogos pelo Clube de Alvalade, admitiu que desconhecia tal feito.
Nuno Dias: “600 jogos? Não sabia. Sabe bem"
“600 jogos? Não sabia. Sabe bem. Acima de tudo, digo sempre a mesma coisa. Mais importante do que os 600 ou número redondo, é aquilo que conseguimos fazer com ele. Tudo aquilo que alcançámos, todas as vitórias, todas as alegrias que demos, as conquistas, tudo o que conseguimos alcançar ao longo deste tempo e ao longo destes 600 jogos. Isso é que é o mais importante. Não o número, mas o que alcançámos com ele. Isso deixa-nos contentes e orgulhosos", referiu aos meios de comunicação leoninos.
O treinador prometeu entrega total da sua equipa: “Vai ser um jogo com outra história, com outros protagonistas, outras dificuldades, e da nossa parte tudo iremos fazer para terminar a Liga amanhã. Vai ser difícil e à imagem do que têm sido todos os dérbis, apesar de os números não parecerem isso”.
Depois da derrota no Pavilhão João Rocha no primeiro jogo da final, o Sporting somou duas vitórias consecutivas sobre as águias, tendo a última sido por números expressivos (5-1). Nuno Dias apontou à eficácia como parte do sucesso: “Quem é mais eficaz e acerta mais vezes na baliza tem mais probabilidades de fazer mais golos e consequentemente vitórias.”.
Nuno Dias sobre adeptos: "Têm sido incansáveis e esperemos que amanhã seja mais um dia desses”
Com todos os ingressos destinados aos adeptos do Sporting vendidos, Nuno Dias deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Mais uma vez, que ajudem, que nos apoiem e que são importantes naquilo que é essa ajuda. São muito importantes, aliás. Cabe-nos fazer o nosso trabalho dentro do campo, a eles adeptos cabe fazer o trabalho fora do campo que é ‘empurrar-nos’ para as coisas boas, dar-nos força quando já não temos, apoiar-nos nos momentos bons e nos momentos difíceis. Nisso eles têm sido incansáveis e esperemos que amanhã seja mais um dia desses”.
Nova aquisição do emblema verde e branco esteve em grande num encontro em que equipa das quinas bateu turma nórdica por dois tentos de diferença
|
A seleção nacional de sub-21 de andebol garantiu o primeiro lugar do Grupo II da Main Round do Mundial da categoria com uma vitória emocionante frente à Suécia (31-29), num duelo entre duas equipas já apuradas para os quartos de final. Filipe Monteiro, futuro reforço dos leões, apontou cinco golos na partida.
A primeira parte foi dominada pelos suecos, que abriram vantagem com Pelle Segertoft a destacar-se no ataque. Portugal teve momentos positivos, especialmente com defesas de Gonçalo Morgado, mas a falta de variedade ofensiva e sete perdas de bola permitiram à Suécia castigar os erros e ir para o intervalo a vencer por 21-16.
Apesar das dificuldades iniciais, Portugal terminou a primeira parte a melhorar os índices de eficácia ofensiva. Com o ataque sueco a perder fulgor, os lusos foram reduzindo distâncias até empatar a 24-24. Xavier Barbosa deu a primeira liderança desde o 3-2 inicial e o jogo seguiu equilibrado até aos instantes finais.
Já nos últimos segundos, Rafael Vasconcelos, atleta do Sporting, colocou Portugal na frente (30-29) e a tentativa de resposta sueca foi travada por uma defesa atenta. No contra-ataque final, Filipe Monteiro selou o resultado e garantiu o triunfo Agora, Portugal vai defrontar o segundo classificado do Grupo IV que será decidido entre Alemanha, Egito e Espanha.
Em 2024/25, ao serviço do ABC, Filipe Monteiro apontou 112 golos em 36 jogos, tendo participado na totalidade dos encontros disputados pelo emblema de Braga. No total, ao longo de duas temporadas no Minho, o jovem marcou por 193 ocasiões em 70 partidas pela equipa principal.
Apesar do apelo, formação azul e branca não fará parte da prova milionária que terá os leões como único representante luso
|
Está confirmado que o Sporting será o único representante português na Liga dos Campeões de andebol da próxima temporada, depois do Porto ter visto o seu pedido de acesso à edição 2025/26 negado pela Federação Europeia da modalidade.
Segundo notícia avançada pelo jornal A Bola, a formação comandada por Magnus Andersson apresentou candidatura a uma das vagas disponíveis para a prova milionária de andebol, mas acabou por não ser uma das equipas selecionadas pela entidade que regula a modalidade, juntamente com o Kadetten Schaffausen (Suíça) e Grosist Slovan (Eslovénia).
Outros clubes que fizeram o mesmo requerimento mas que tiveram luz verde da Federação Europeia de Andebol foram GOG (Dinamarca), Nantes (França), Pick Szeged (Hungria), Pelister (Macedónia), Kolstad (Noruega) e Kielce (Polónia).
Além do Sporting, que tem como objetivo vencer a competição, outras formações que já asseguraram a sua presença na Liga dos Campeões da próxima época, tal como o Zagreb (Croácia), Aalborg (Dinamarca), Barcelona (Espanha), Paris Saint-Germain (França), Fuchse Berlin (Alemanha), Magdeburg (Alemanha), Veszprém (Hungria), Wisla Plock (Polónia) e Dinamo Bucureste (Roménia).
O Clube de Alvalade vai ficar a conhecer os seus adversários na competição na próxima sexta-feira às 16h00, altura em que o sorteio dos grupos será realizado. Quem já demonstrou o objetivo de vencer a competição foi o técnico Ricardo Costa: “O nosso foco passa agora por alcançar um título europeu. Estamos a construir algo duradouro, e acredito que essa conquista internacional será apenas uma questão de tempo”.