Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

DIRETORA DO DESPORTO PARALÍMPICO LEONINO DEIXA CRÍTICAS AO CLUBE

Márcia Ferreira, responsável pelo desporto adaptado do Sporting e treinadora do GoalBall dos leões, deixou mensagem enigmática nas redes sociais

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A Diretora do Desporto Paralímpico do Sporting, Márcia Ferreira, deixou, na passada segunda-feira, 29 de novembro, algumas críticas à postura do Clube de Alvalade relativamente ao desporto adaptado leonino. Nas redes sociais, a treinadora do GoalBall verde e branco, que recentemente conquistou o primeiro título mundial do Clube, agradeceu, porém, aos Sportinguistas pelo apoio, terminando a publicação de forma enigmática.

“Não me importo pelos meus atletas não terem sido convidados a ir ao estádio ou ao pavilhão”
  • “Não me importo pelos meus atletas não terem sido convidados a ir ao estádio ou ao pavilhão, eles sabem que o maior orgulho que qualquer atleta pode sentir, é vestir a camisola do Sporting Clube de Portugal”.
  • “Não me importo pelos meus atletas não serem recebido nos Paços do Concelho, o lugar de um atleta é na quadra e eles não ganham milhares, nem centenas de euros (por ano) para justificar esse estatuto. Mas o reconhecimento de quem realmente importa, as mensagens de quem realmente interessa, essas chegaram, dos nossos sócios e adeptos”.
“Faltam apenas quatro dias”
  • “Falta menos de uma semana para comemorarmos 7 anos de vida, não teremos certamente um Open day de modalidades paralímpicas, não teremos centenas de atletas das modalidades adaptadas (e paralímpicas) novamente no relvado (ou pavilhão), não teremos novamente “O mundo sabe que” apresentado em língua gestual nos vídeo screen do estádio (mas colocarei nas minhas redes sociais), não teremos novamente os atletas da equipa sénior masculina de futebol a entrar com o seu nome nas camisolas de jogo, escrito em braile. Não teremos nada disso, mas temos o orgulho de poder dizer. Servimos o Grande Sporting Clube de Portugal. Faltam apenas 4 dias”.
Confira, na íntegra, a publicação de Márcia Ferreira:
SOMOS CAMPEÕES E VICE-CAMPEÕES DO MUNDO DE GOALBALL! Contra tudo e contra todos!!! Depois de uma semana de fortes emoções, depois de passada a euforia da vitória em femininos, de pois de atenuada a tristeza por não termos atingido a glória em masculinos, chegou o momento de refletir. Quero agradecer ao meus atletas e equipa técnica, deram tudo o que tinham e não tinham para honrar o NOSSO Sporting Clube de Portugal, todos eles, são os melhores. Quero agradecer aos melhores adeptos do mundo, foram eles que fizeram com que não nos sentíssemos abandonados. Em quatro anos conquistamos 1 Clubs World Cup (2021), 2 Champions League (2018 e 2019), 2 womens champions league (2019 e 2020, quando não vencemos a Champions League fomos vice-campeões da europa (2017 e 2021), lideramos o ranking europeu de clubes em masculinos e em femininos. Foi-me atribuído (juntamente com o meu amigo e treinador do SESI, Diego) pelos clubes participantes, o trofeu de BEST COACH of WORLD CUP, mas trocava esse premio individual pela vitória coletiva masculina. Mais do que “mais um troféu” para o nosso museu, é um troféu de campeões do mundo. Espero, enquanto Sportinguista (e Sócia), que muitos mais venham a ser conquistados pelas nossas modalidades, mas este é o primeiro. Eu não me importo pelos meus atletas não terem sido convidados a ir ao estádio ou ao pavilhão, eles sabem que o maior orgulho que qualquer atleta pode sentir, é vestir a camisola do Sporting Clube de Portugal. Não me importo pelos meus atletas não serem recebido nos Paços do Concelho, o lugar de um atleta é na quadra e eles não ganham milhares, nem centenas de euros (por ano) para justificar esse estatuto. Mas o reconhecimento de quem realmente importa, as mensagens de quem realmente interessa, essas chegaram, dos nossos sócios e adeptos. No dia 3 de dezembro de 2014 o Sporting Clube de Portugal apresentou o Gabinete de Desporto Adaptado, que evoluiu mais tarde para Gabinete Paralímpico e fruto do trabalho e crescimento, evoluiu para Departamento Paralímpico (reconhecido mundialmente), hoje nem sei como se chama e isso pouco importa. Porque o que sempre importou ao longo dos anos foi o respeito, condições para os atletas e as equipas do Sporting pudessem ser “Tão grandes quanto as maiores da Europa”. Falta menos de uma semana para comemorarmos 7 anos de vida, não teremos certamente um Open day de modalidades paralímpicas, não teremos centenas de atletas das modalidades adaptadas (e paralímpicas) novamente no relvado (ou pavilhão), não teremos novamente “O mundo sabe que” apresentado em língua gestual nos vídeo screen do estádio (mas colocarei nas minhas redes sociais), não teremos novamente os atletas da equipa sénior masculina de futebol a entrar com o seu nome nas camisolas de jogo, escrito em braile. Não teremos nada disso, mas temos o orgulho de poder dizer. Servimos o Grande Sporting Clube de Portugal. Faltam apenas 4 dias......


Fotografia retirada do Facebook de Márcia Ferreira




Modalidades

Exclusivo Leonino confirmado! Sporting desce de divisão e Varandas nem quer acreditar

Tal como o nosso Jornal adiantou, em novembro, Presidente do Clube de Alvalade temia que despromoção se tornasse cenário real no final da época

Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo Leonino, Varandas, Presidente do Sporting, temia a despromoção por parte da equipa
Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo Leonino, Varandas, Presidente do Sporting, temia a despromoção por parte da equipa

  |

Icon Comentário0

A equipa de futsal feminino do Sporting foi oficialmente despromovidas à segunda divisão. Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, no passado mês de novembro (Recorde AQUI), este era um cenário que a Direção do Clube de Alvalade, liderada por Frederico Varandas temia que se confirmasse no final da época.


À entrada para a penúltima jornada, o Sporting seguia em igualdade pontual com o Atlético, mas com desvantagem no confronto direto. Por esse motivo, era possível um cenário onde a equipa verde e branca pudesse já ver consumada a descida de divisão na receção ao Nun´Álvares.


As segundas classificadas da prova comprovaram o favoritismo e acabaram por vencer por 7-4. O desaire deixou o Sporting em xeque e a depender do que o Atlético. O emblema da Tapadinha cumpriu com o seu objetivo, vencendo o Feijó por 3-1 e garantindo matematicamente não só a presença no playoff, como a permanência no primeiro escalão.


Numa temporada onde descem quatro equipas ao segundo escalão, o Sporting não conseguiu fugir de uma realidade que se foi tornando provável ao longo da temporada. Apesar de ter lutado até ao final, o conjunto verde e branco vai mesmo ter que jogar o segundo escalão em 2025/26.

Desde 2015/16 no primeiro escalão, o Sporting foi o principal rival do Benfica na luta pelos troféus durante vários anos. Vice-campeão nacional em três anos consecutivos - 2015 a 2018 - e finalista vencido da Taça de Portugal em 2015/16, o conjunto de Alvalade esteve em várias outras épocas nas derradeiras eliminatórias quer das taças, quer do campeonato.



Modalidades

Pilar do Sporting dá murro na mesa depois de vitória importante: "Aqui está a nossa resposta!"

Elemento importante do conjunto verde e branco não teve papas na língua no final da partida e explicou o que significou o triunfo para os leões

Elemento importante do conjunto verde e branco não teve papas na língua no final da partida e explicou o que significou a vitória para o Sporting
Elemento importante do conjunto verde e branco não teve papas na língua no final da partida e explicou o que significou a vitória para o Sporting

  |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para defrontar a equipa da Oliveirense, em encontro a contar para a 23.ª jornada da Liga Placard. Os leões conseguiram uma vitória convincente no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis, por 5-1, que agradou muito ao treinador verde e branco, Edo Bosch.


Num reduto muito complicado, e depois de terem perdido na jornada anterior, frente ao Barcelos, os leões regressaram às vitórias, e, a três jogos do fim da fase regular, conseguiram manter o primeiro lugar da tabela classificativa. Este foi um dos pontos destacados por Edo Bosch.


"Sabíamos que esta era a primeira de quatro 'finais' e a Oliveirense é uma grande equipa, que custa muito a vencer em sua casa. Tínhamos de fazer muito bem as coisas e fizemo-lo", começou por apontar o treinador do Sporting, agradado com a capacidade de resposta da sua equipa.


Prosseguiu, sobre o desenrolar da partida: "A primeira parte foi muito ajustada, onde as duas equipas não arriscaram tanto, mas na segunda, assim que conseguimos uma vantagem de dois golos, obrigámos a Oliveirense a abrir-se e aproveitamos para dilatar o resultado", concluiu o treinador do Sporting.

Sobre a importância do triunfo, disse o seguinte: "Faz-nos muito bem, sobretudo pelo desaire que tivemos na semana passada. Aqui está a nossa resposta! Estou muito satisfeito, não só por continuar no primeiro lugar, que é importante, mas pela solidez que a equipa demonstrou. Fomos muito inteligentes a atacar e a defender, e é isso que se quer de uma equipa campeã", rematou Edo Bosch, sobre a vitória dos leões no Oliveirense - Sporting.



Modalidades

Treinador do Sporting abre o livro depois de vitória com o Porto: "Não saímos daqui campeões"

Conjunto verde e branco alcançou, no passado sábado, dia 12 de abril, um triunfo muito importante na luta pelo título da Liga Portuguesa

Sporting alcançou, no passado sábado, dia 12 de abril, um triunfo muito importante contra o Porto na luta pelo título
Sporting alcançou, no passado sábado, dia 12 de abril, um triunfo muito importante contra o Porto na luta pelo título

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para defrontar o conjunto do Porto, em partida a contar para a terceira jornada do grupo A da fase final do Campeonato Nacional. Os leões venceram os dragões por 35-32, no reduto adversário. No final da partida, Ricardo Costa, treinador verde e branco, deixou o seu comentário.


O treinador do Sporting começou por dedicar a vitória importante do Sporting a uma figura mítica do Clube que faleceu recentemente: "Quero dedicar esta vitória ao Aurélio Pereira, alguém muito importante para o futebol português e para nós, que temos jogadores da formação", começou por dizer, destacando a "perda enorme" em Portugal.


Passou, de seguida, à análise do jogo, que se pode revelar decisivo na luta pelo título nacional esta época. Sporting e Porto chegavam empatados a esta jornada do campeonato, e os leões alcançam uma preciosa vantagem, principalmente por ter sido no campo dos rivais.


"A vitória assenta bem ao Sporting, com consistência defensiva e o nosso ataque encontrou sempre boas soluções. Não saímos daqui campeões, mas era importante, julgo que o FC Porto fez um grande jogo mas estivemos bem melhor", explicou Ricardo Costa, treinador dos leões.

Por último, comentou um regresso muito importante à equipa, de um jogador que vinha a fazer muita falta aos leões: "Kiko Costa de regresso? Se cada um contribuir com o seu grão de areia...", atirou o treinador e pai de Francisco Costa, uma das maiores estrelas da equipa do Sporting.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Varandas vai emprestar futuro prodígio do Sporting
Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas vai emprestar futuro prodígio do Sporting

 

Icon Comentário0
Sporting derrota Porto no Dragão e dá passo de gigante rumo ao bicampeonato
Modalidades

Sporting derrota Porto no Dragão e dá passo de gigante rumo ao bicampeonato

 

Icon Comentário0
Sporting faz desfeita a Benfica e Porto e dá baile em reduto complicado (5-1)
Modalidades

Sporting faz desfeita a Benfica e Porto e dá baile em reduto complicado (5-1)

 

Icon Comentário0