Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

DIRETORA DO DESPORTO PARALÍMPICO LEONINO DEIXA CRÍTICAS AO CLUBE

Márcia Ferreira, responsável pelo desporto adaptado do Sporting e treinadora do GoalBall dos leões, deixou mensagem enigmática nas redes sociais

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

30 Nov 2021 | 12:07 |

Icon Comentário0

A Diretora do Desporto Paralímpico do Sporting, Márcia Ferreira, deixou, na passada segunda-feira, 29 de novembro, algumas críticas à postura do Clube de Alvalade relativamente ao desporto adaptado leonino. Nas redes sociais, a treinadora do GoalBall verde e branco, que recentemente conquistou o primeiro título mundial do Clube, agradeceu, porém, aos Sportinguistas pelo apoio, terminando a publicação de forma enigmática.

“Não me importo pelos meus atletas não terem sido convidados a ir ao estádio ou ao pavilhão”
  • “Não me importo pelos meus atletas não terem sido convidados a ir ao estádio ou ao pavilhão, eles sabem que o maior orgulho que qualquer atleta pode sentir, é vestir a camisola do Sporting Clube de Portugal”.
  • “Não me importo pelos meus atletas não serem recebido nos Paços do Concelho, o lugar de um atleta é na quadra e eles não ganham milhares, nem centenas de euros (por ano) para justificar esse estatuto. Mas o reconhecimento de quem realmente importa, as mensagens de quem realmente interessa, essas chegaram, dos nossos sócios e adeptos”.
“Faltam apenas quatro dias”
  • “Falta menos de uma semana para comemorarmos 7 anos de vida, não teremos certamente um Open day de modalidades paralímpicas, não teremos centenas de atletas das modalidades adaptadas (e paralímpicas) novamente no relvado (ou pavilhão), não teremos novamente “O mundo sabe que” apresentado em língua gestual nos vídeo screen do estádio (mas colocarei nas minhas redes sociais), não teremos novamente os atletas da equipa sénior masculina de futebol a entrar com o seu nome nas camisolas de jogo, escrito em braile. Não teremos nada disso, mas temos o orgulho de poder dizer. Servimos o Grande Sporting Clube de Portugal. Faltam apenas 4 dias”.
Confira, na íntegra, a publicação de Márcia Ferreira:
SOMOS CAMPEÕES E VICE-CAMPEÕES DO MUNDO DE GOALBALL! Contra tudo e contra todos!!! Depois de uma semana de fortes emoções, depois de passada a euforia da vitória em femininos, de pois de atenuada a tristeza por não termos atingido a glória em masculinos, chegou o momento de refletir. Quero agradecer ao meus atletas e equipa técnica, deram tudo o que tinham e não tinham para honrar o NOSSO Sporting Clube de Portugal, todos eles, são os melhores. Quero agradecer aos melhores adeptos do mundo, foram eles que fizeram com que não nos sentíssemos abandonados. Em quatro anos conquistamos 1 Clubs World Cup (2021), 2 Champions League (2018 e 2019), 2 womens champions league (2019 e 2020, quando não vencemos a Champions League fomos vice-campeões da europa (2017 e 2021), lideramos o ranking europeu de clubes em masculinos e em femininos. Foi-me atribuído (juntamente com o meu amigo e treinador do SESI, Diego) pelos clubes participantes, o trofeu de BEST COACH of WORLD CUP, mas trocava esse premio individual pela vitória coletiva masculina. Mais do que “mais um troféu” para o nosso museu, é um troféu de campeões do mundo. Espero, enquanto Sportinguista (e Sócia), que muitos mais venham a ser conquistados pelas nossas modalidades, mas este é o primeiro. Eu não me importo pelos meus atletas não terem sido convidados a ir ao estádio ou ao pavilhão, eles sabem que o maior orgulho que qualquer atleta pode sentir, é vestir a camisola do Sporting Clube de Portugal. Não me importo pelos meus atletas não serem recebido nos Paços do Concelho, o lugar de um atleta é na quadra e eles não ganham milhares, nem centenas de euros (por ano) para justificar esse estatuto. Mas o reconhecimento de quem realmente importa, as mensagens de quem realmente interessa, essas chegaram, dos nossos sócios e adeptos. No dia 3 de dezembro de 2014 o Sporting Clube de Portugal apresentou o Gabinete de Desporto Adaptado, que evoluiu mais tarde para Gabinete Paralímpico e fruto do trabalho e crescimento, evoluiu para Departamento Paralímpico (reconhecido mundialmente), hoje nem sei como se chama e isso pouco importa. Porque o que sempre importou ao longo dos anos foi o respeito, condições para os atletas e as equipas do Sporting pudessem ser “Tão grandes quanto as maiores da Europa”. Falta menos de uma semana para comemorarmos 7 anos de vida, não teremos certamente um Open day de modalidades paralímpicas, não teremos centenas de atletas das modalidades adaptadas (e paralímpicas) novamente no relvado (ou pavilhão), não teremos novamente “O mundo sabe que” apresentado em língua gestual nos vídeo screen do estádio (mas colocarei nas minhas redes sociais), não teremos novamente os atletas da equipa sénior masculina de futebol a entrar com o seu nome nas camisolas de jogo, escrito em braile. Não teremos nada disso, mas temos o orgulho de poder dizer. Servimos o Grande Sporting Clube de Portugal. Faltam apenas 4 dias......


Fotografia retirada do Facebook de Márcia Ferreira




Modalidades

Com dois jogadores do Sporting em campo, Portugal entra a vencer no Eurobasket

Com atletas leoninos, os Linces entraram como pé direito na competição e conquistaram o seu primeiro triunfo na prova em 18 anos

Com dois jogadores do Sporting em campo, Portugal somou a sua primeira vitória em 28 anos no Eurobasket
Com dois jogadores do Sporting em campo, Portugal somou a sua primeira vitória em 28 anos no Eurobasket

27 Ago 2025 | 17:52 |

Icon Comentário0

Portugal entrou com o pé direito no Eurobasket 2025 ao vencer a Chéquia por 62-50. Apesar de contar com a presença de Diogo Ventura e Francisco Amarante, a maior figura do encontro acabou por ser mesmo Neemias Queta. A impressionante prestação do poste dos Boston Celtics ajudou a confirmar o primeiro triunfo dos linces nesta competição em 18 anos.


Apesar de uma diferença de 12 pontos no resultado final, a partida foi marcada pelo equilíbrio no marcador. Apesar de várias tentativas lusitanas em descolar no marcador, a formação do centro da Europa conseguia sempre acompanhar os pupilos de Mário Gomes, muito por culpa de Vit Krejci. O base dos Atlanta Hawks somou 10 pontos, quatro ressaltos e três assistências.


Indiscutivelmente, Neemias Queta foi o homem do jogo. O poste de 2,11m dos Boston Celtics registou um duplo duplo com 18 pontos e 15 ressaltos. Contou também com a ajuda de Rafael Lisboa com 15 pontos, dois ressaltos e duas assistências e o ex-Sporting Travante Williams com 10 pontos, cinco ressaltos e uma assistência.


Nesta partida, Diogo Ventura foi opção no cinco inicial de Mário Gomes. O capitão do Sporting - que já foi perfilado pelo nosso Jornal - somou 18 minutos de utilização, onde apontou dois pontos, um ressalto e uma assistência. O reforço leonino Francisco Amarante teve uma participação, sem qualquer estatística na partida.

A Seleção Nacional de basquetebol regressa à quadra na próxima sexta-feira, onde terá a difícil missão de enfrentar a equipa da Sérvia, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2024 e liderados pelo três vezes MVP da NBA, Nikola Jokic. O jogo está marcado para as 19h00.



Modalidades

Oficial! Lenda do Sporting reforça rival do norte

Jogador que marcou uma geração na equipa verde e branca já tinha anunciado o fim da ligação ao Clube de Alvalade. Fica, agora, a conhecer-se o próximo destino

Jogador que marcou uma geração no Sporting já tinha anunciado o fim da ligação ao Clube de Alvalade. Já se conhece o próximo destino
Jogador que marcou uma geração no Sporting já tinha anunciado o fim da ligação ao Clube de Alvalade. Já se conhece o próximo destino

26 Ago 2025 | 16:50 |

Icon Comentário0

Pedro Portela vai reforçar o Águas Santas, rival do Sporting no campeonato nacional de andebol. O jogador, que tem estatuto de lenda no Clube de Alvalade, vai prosseguir a sua carreira a jogar em Portugal, e ruma a um dos emblemas históricos da modalidade em solo luso.


O adeus de Pedro Portela do Sporting já tinha anunciado, tal como o Leonino tinha avançado em Exclusivo. O ponta viu o seu vínculo com a equipa verde e branca terminar no final da última temporada, que também culminou com a conquista da Liga Portuguesa e da Taça de Portugal.


No entanto, a notícia, que está a ser avançada pelo jornal Record, tem um fator surpreendente, isto porque tudo parecia indicar que Pedro Portela iria rumar à Bundesliga, para se juntar ao emblema alemão do Wetzlar. Esta informação parece, assim, desmentida pela imprensa nacional.


Pedro Portela vai continuar, desta forma, uma carreira lendária no campeonato português. O ponta deu os primeiros passos no andebol no Sporting, onde jogou os primeiros oito anos da sua carreira profissional, antes de rumar a França, para reforçar o Tremblay, onde esteve três anos. Mudou-se, depois, para o Nantes - alinhou pela equipa da Bretanha por duas temporadas. Após essa aventura no estrangeiro, voltou a casa, e representou os leões por mais duas épocas.

Ao longo da sua carreira de leão ao peito, disputou 506 jogos, e apontou 1945 golos. Conquistou quatro campeonatos nacionais de andebol, cinco Taças de Portugal e três Supertaças, a caminho de um percurso lendário ao serviço do Sporting.



Modalidades

Atenção, Sporting! Frederico Varandas perto de garantir craque da seleção argentina

Presidente do Clube de Alvalade continua o investimento no seu plantel principal e próximo reforço é nome habitual das convocatórias alvicelestes

Frederico Varandas está perto de assegurar craque da seleção nacional da Argentina para a equipa principal do Sporting
Frederico Varandas está perto de assegurar craque da seleção nacional da Argentina para a equipa principal do Sporting

26 Ago 2025 | 10:46 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas está muito perto de garantir Anahí Tosi na equipa de voleibol feminino do Sporting. A jogadora encontra-se nos argentinos do San Lorenzo, mas deve ser a nova aposta no investimento feito na equipa de Rui Pedro Silva, que vai poder continuar com Amanda Cavalcanti após esta ter renovado o seu contrato com os leões.


Segundo informações avançadas pelo jornal O Jogo, a atleta que joga na zona 4 deverá vestir a Listada verde e branca na temporada 2025/26. O diário revelou também que a internacional alviceleste já viajou para Lisboa na passada segunda-feira, 25 de agosto, onde vai realizar os habituais exames médicos e assinar vínculo de ligação com o Clube de Alvalade.


A contratação de Anahí Tosi pode servir como um amuleto para a equipa do Sporting. Com 27 anos de idade, a jogadora conta com uma larga experiência de campeonatos europeus, tendo mesmo se sagrado campeã nacional na Finlândia a época passada, ao serviço do Puijo Wolley.


Antes de representar o San Lorenzo e o Puijo Wolley, a atletas 1,81m conta com passagens pelo AON Amazones, Apollon Kalamatas (Grécia), Unione Volley Montecchio Maggiore (Itália), Boca Juniors e Rivadavia Villa María (Argentina). Inclusivamente, representou as seleções jovens do seu país.

Esta contratação acaba por ser mais um exemplo de como Frederico Varandas continua a apostar na sua equipa de voleibol feminino. Para além da iminente chegada de Anahí Tosi, o Sporting já assegurou os serviços de Ana Clara Nunes (ex-Colégio Efanor) e Kanna Hanazawa (ex-Clube K).



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Varandas aposta tudo no Sporting e contrata campeão olímpico
Modalidades

Oficial! Varandas aposta tudo no Sporting e contrata campeão olímpico

25 Ago 2025 | 08:52

Icon Comentário0
Sporting vence Barcelona por 5-2  e conquista troféu
Modalidades

Sporting vence Barcelona por 5-2 e conquista troféu

24 Ago 2025 | 14:42

Icon Comentário0
ANDEBOL DO SPORTING DÁ NOVA ABADA AO PORTO E CONQUISTA SUPERTAÇA
Modalidades

ANDEBOL DO SPORTING DÁ NOVA ABADA AO PORTO E CONQUISTA SUPERTAÇA

23 Ago 2025 | 17:34

Icon Comentário0