Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

DIRETORA DO DESPORTO PARALÍMPICO LEONINO DEIXA CRÍTICAS AO CLUBE

Márcia Ferreira, responsável pelo desporto adaptado do Sporting e treinadora do GoalBall dos leões, deixou mensagem enigmática nas redes sociais

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A Diretora do Desporto Paralímpico do Sporting, Márcia Ferreira, deixou, na passada segunda-feira, 29 de novembro, algumas críticas à postura do Clube de Alvalade relativamente ao desporto adaptado leonino. Nas redes sociais, a treinadora do GoalBall verde e branco, que recentemente conquistou o primeiro título mundial do Clube, agradeceu, porém, aos Sportinguistas pelo apoio, terminando a publicação de forma enigmática.

“Não me importo pelos meus atletas não terem sido convidados a ir ao estádio ou ao pavilhão”
  • “Não me importo pelos meus atletas não terem sido convidados a ir ao estádio ou ao pavilhão, eles sabem que o maior orgulho que qualquer atleta pode sentir, é vestir a camisola do Sporting Clube de Portugal”.
  • “Não me importo pelos meus atletas não serem recebido nos Paços do Concelho, o lugar de um atleta é na quadra e eles não ganham milhares, nem centenas de euros (por ano) para justificar esse estatuto. Mas o reconhecimento de quem realmente importa, as mensagens de quem realmente interessa, essas chegaram, dos nossos sócios e adeptos”.
“Faltam apenas quatro dias”
  • “Falta menos de uma semana para comemorarmos 7 anos de vida, não teremos certamente um Open day de modalidades paralímpicas, não teremos centenas de atletas das modalidades adaptadas (e paralímpicas) novamente no relvado (ou pavilhão), não teremos novamente “O mundo sabe que” apresentado em língua gestual nos vídeo screen do estádio (mas colocarei nas minhas redes sociais), não teremos novamente os atletas da equipa sénior masculina de futebol a entrar com o seu nome nas camisolas de jogo, escrito em braile. Não teremos nada disso, mas temos o orgulho de poder dizer. Servimos o Grande Sporting Clube de Portugal. Faltam apenas 4 dias”.
Confira, na íntegra, a publicação de Márcia Ferreira:
SOMOS CAMPEÕES E VICE-CAMPEÕES DO MUNDO DE GOALBALL! Contra tudo e contra todos!!! Depois de uma semana de fortes emoções, depois de passada a euforia da vitória em femininos, de pois de atenuada a tristeza por não termos atingido a glória em masculinos, chegou o momento de refletir. Quero agradecer ao meus atletas e equipa técnica, deram tudo o que tinham e não tinham para honrar o NOSSO Sporting Clube de Portugal, todos eles, são os melhores. Quero agradecer aos melhores adeptos do mundo, foram eles que fizeram com que não nos sentíssemos abandonados. Em quatro anos conquistamos 1 Clubs World Cup (2021), 2 Champions League (2018 e 2019), 2 womens champions league (2019 e 2020, quando não vencemos a Champions League fomos vice-campeões da europa (2017 e 2021), lideramos o ranking europeu de clubes em masculinos e em femininos. Foi-me atribuído (juntamente com o meu amigo e treinador do SESI, Diego) pelos clubes participantes, o trofeu de BEST COACH of WORLD CUP, mas trocava esse premio individual pela vitória coletiva masculina. Mais do que “mais um troféu” para o nosso museu, é um troféu de campeões do mundo. Espero, enquanto Sportinguista (e Sócia), que muitos mais venham a ser conquistados pelas nossas modalidades, mas este é o primeiro. Eu não me importo pelos meus atletas não terem sido convidados a ir ao estádio ou ao pavilhão, eles sabem que o maior orgulho que qualquer atleta pode sentir, é vestir a camisola do Sporting Clube de Portugal. Não me importo pelos meus atletas não serem recebido nos Paços do Concelho, o lugar de um atleta é na quadra e eles não ganham milhares, nem centenas de euros (por ano) para justificar esse estatuto. Mas o reconhecimento de quem realmente importa, as mensagens de quem realmente interessa, essas chegaram, dos nossos sócios e adeptos. No dia 3 de dezembro de 2014 o Sporting Clube de Portugal apresentou o Gabinete de Desporto Adaptado, que evoluiu mais tarde para Gabinete Paralímpico e fruto do trabalho e crescimento, evoluiu para Departamento Paralímpico (reconhecido mundialmente), hoje nem sei como se chama e isso pouco importa. Porque o que sempre importou ao longo dos anos foi o respeito, condições para os atletas e as equipas do Sporting pudessem ser “Tão grandes quanto as maiores da Europa”. Falta menos de uma semana para comemorarmos 7 anos de vida, não teremos certamente um Open day de modalidades paralímpicas, não teremos centenas de atletas das modalidades adaptadas (e paralímpicas) novamente no relvado (ou pavilhão), não teremos novamente “O mundo sabe que” apresentado em língua gestual nos vídeo screen do estádio (mas colocarei nas minhas redes sociais), não teremos novamente os atletas da equipa sénior masculina de futebol a entrar com o seu nome nas camisolas de jogo, escrito em braile. Não teremos nada disso, mas temos o orgulho de poder dizer. Servimos o Grande Sporting Clube de Portugal. Faltam apenas 4 dias......


Fotografia retirada do Facebook de Márcia Ferreira




Modalidades

Sporting brilha na Europa: registo histórico na Liga dos Campeões

Clube de Alvalade continua invicto na prova europeia, com resultados inéditos e exibições que têm dado que falar

Sporting lidera o grupo A da competição, com 6 pontos
Sporting lidera o grupo A da competição, com 6 pontos

  |

Icon Comentário0

Na quarta feira, dia 25 de setembro, o Pavilhão João Rocha assistiu à mais recente vitória do Sporting na Liga dos Campeões de andebol, sobre o todo-poderoso Veszprém, por 39-30. O triunfo sobre a equipa húngara valeu aos leões a liderança do Grupo A, naquele que foi um resultado histórico na competição.


O Clube de Alvalade regressou à Liga dos Campeões pela primeira vez em cinco anos, tendo conseguido alcançar três vitórias em três jogos. Depois da estreia brilhante contra os polacos do Wisla Plock, que terminou 34-29, os leões não tiraram o pé do acelerador e saíram vitoriosos do confronto contra os dinamarqueses do Fredericia (19-37). Ricardo Costa, treinador da equipa leonina, reconheceu o trabalho dos seus atletas, depois do encontro com o Wisla Plock: "Fizemos um grande jogo a nível defensivo. Os nossos guarda redes não fizeram muitas defesas. Tivemos a capacidade de conseguir parar o adversário, alternámos os sistemas defensivos. Estivemos sempre mais perto de dilatar o marcador ao longo do jogo. Fizemos um jogo completo. A vitória é importante. Foi uma estreia para quase todos nós".


Francisco Costa, lateral do Sporting, tem-se destacado pelas suas notáveis exibições, que lhe valeram o título de melhor marcador em todos os jogos desta época da Liga dos Campeões. Até à data, o jovem de 19 anos já apontou 19 golos nos três jogos. Para além dele, também as prestações do guarda redes André Kirstensen se evidenciam pela positiva, contribuindo para a coesão do sistema defensivo."Entrámos muito fortes e o André Kristensen ajudou-nos imenso. Conseguimos não abrir a nossa defesa, tínhamos como missão não defender toda a gente. Os jogadores interpretaram muito bem o plano de jogo e o Veszprém deixou de ter forças para ir buscar o resultado.", comentou o treinador leonino, depois do jogo frente aos húngaros.


Na época passada, o Sporting também brilhou na Liga Europeia, a segunda melhor competição europeia de clubes, onde chegou aos quartos de final, em que apenas dois golos os separaram dos gigantes alemães Rhein-Neckar Löwen.

O próximo encontro da competição europeia está marcado para dia 9 de outubro, pelas 19h45, contra o Eurofarm Pellister, da Macedónia do Norte. Ainda antes da deslocação, os leões ficam em solo nacional, com jogos contra o Belenenses (28 de setembro), Horta (2 de outubro) e ABC Braga (5 de outubro).



Modalidades

Craque com 63 golos pelo Sporting deixa mensagem à equipa de futsal de Portugal: “Uma seleção que…”

Internacional português fez questão de assinalar o momento, depois da turma de Jorge Braz ser eliminada do Mundial da modalidade, pelo Cazaquistão

Bruno Fernandes, ex Sporting, deixou mensagem para a equipa de futsal de Portugal
Bruno Fernandes, ex Sporting, deixou mensagem para a equipa de futsal de Portugal

  |

Icon Comentário0

A Seleção Nacional de Futsal foi surpreendida e eliminada pelo Cazaquistão, ao perder, esta quinta-feira, dia 26 de setembro, por 2-1, nos oitavos de final do Mundial. Bruno Fernandes, antigo jogador do Sporting, deixou uma mensagem nas redes sociais para a equipa das quinas.


Uma seleção que nos representa tão bem em todos os sentidos. Obrigado por tudo o que fizeram para voltar a trazer o título para casa! Desta vez não foi possível mas o futuro será brilhante com toda a certeza", escreveu o médio do Manchester United, através de um 'story' partilhado no seu Instagram pessoal.


Zicky Té, Tomás Paçó e João Matos foram os três jogadores do Sporting que estiveram ao serviço das quinas nesta competição, da qual agora dizem adeus. Pany Varela – que saiu de Alvalade neste verão, para o Al Nassr - e Erick Mendonça, agora no Barcelona, também faziam parte da turma de Jorge Braz.


Bruno Fernandes, recorde-se, saiu do Clube de Alvalade – onde chegou na temporada 2017/2018, proveniente de um acordo com os italianos da Sampdoria, por cerca de 9,7 milhões de euros – duas épocas e meia após a sua chegada e rumou ao Manchester United, a troco de 60 milhões de euros, onde atua desde então.

Com a Listada verde e branca, Bruno Fernandes realizou 137 encontros, marcou 63 golos, fez 47 assistências e conquistou uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga, fazendo as delícias dos adeptos leoninos.



Modalidades

"Gostávamos de ter o público a apoiar" - Técnico do Sporting faz pedido aos adeptos

Clube de Alvalade vai disputar jogo decisivo de acesso às provas europeias; Treinador do emblema leonino mostrou-se confiante numa vitória

Luís Magalhães faz pedido aos adeptos do Sporting
Luís Magalhães faz pedido aos adeptos do Sporting

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting recebe, esta sexta-feira, dia 27 de setembro, os belgas do Spirou Charleroi no Pavilhão João Rocha para a segunda mão da ronda de qualificação para a fase de grupos da FIBA Europe Cup. Depois do 69-69 na Bélgica, Luís Magalhães mostrou-se confiante para o encontro.


"Estamos no início da época e Portugal é dos poucos países onde ainda não começaram as provas domésticas. Torna-se complicado porque não temos jogos suficientes para preparar, mas penso que estivemos muito bem no primeiro jogo, principalmente no plano traçado em termos defensivos.


"A equipa belga já começou o campeonato e tinha ganho 106-60 no jogo anterior. Conseguimos reduzi-los até 69. O grande objetivo era ganhar, como é evidente, mas o outro objetivo era trazer a eliminatória em aberto para o Pavilhão João Rocha. Vamos ver se temos competência para passar a eliminatória. Não vai ser fácil, é uma excelente equipa de um país muitos lugares acima de Portugal no ranking", começou por dizer aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.


"Não há muito a fazer a não ser motivar os jogadores e criar um pensamento positivo. Fizemos uma boa primeira parte da eliminatória e precisamos de completar com uma segunda parte também boa". O técnico deu o exemplo do que se viu na histórica vitória da equipa de andebol sobre o Veszprém.

"O jogo do andebol foi espetacular. A equipa está muito bem e parabéns ao Ricardo Costa, aos jogadores e à estrutura. Estão a fazer uma época excelente que já vem das temporadas anteriores. É a prova de que, mantendo as pessoas e dando condições de trabalho, se conseguem fazer coisas absolutamente incríveis. Gostávamos de ter, também, o público aqui a apoiar no ataque e fazer barulho na defesa. Sabemos que o futebol joga à mesma hora, mas gostávamos muito de ter o apoio dos Sportinguistas", concluiu.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Portugal é eliminado do Mundial de futsal frente a seleção onde joga um campeão pelo Sporting
Modalidades

Portugal é eliminado do Mundial de futsal frente a seleção onde joga um campeão pelo Sporting

 

Icon Comentário0
Tito Arantes Fontes eufórico com humilhação imposta pelo Sporting frente ao Benfica: "Coitados"
Modalidades

Tito Arantes Fontes eufórico com humilhação imposta pelo Sporting frente ao Benfica: "Coitados"

 

Icon Comentário0
"Até podiam ter ganho por..." - Técnico adversário dá a mão à palmatória sobre Sporting
Modalidades

"Até podiam ter ganho por..." - Técnico adversário dá a mão à palmatória sobre Sporting

 

Icon Comentário0