
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Cristiano Ronaldo fez o seu primeiro jogo como profissional a 14 de agosto de 2002 frente ao Inter, a contar para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O capitão da Seleção Nacional foi lançado por Laszlo Boloni aos 58 minutos, para substituir o espanhol Toñito.
Ao entrar, o craque do Al Nassr, foi aplaudido pelos adeptos no antigo Estádio José Alvalade e teve um desempenho notório com várias ações defensivas e dribles. O jogo acabou empatado a zeros, mas a lenda de CR7, na altura com apenas 17 anos, não parou de crescer.
O jogador formado na Academia do Clube verde e branco ficaria apenas essa temporada de 2002/2003, tendo realizado 31 jogos, onde marcou cinco golos e fez três assistências. Em 2003, e após um amigável de inauguração do novo Estádio frente ao Manchester United, foi comprado por 15 milhões de euros (saiba mais AQUI).
Cristiano Ronaldo conquistou recentemente a Taça dos Campeões Árabes ao vencer o Al Hilal, de Jorge Jesus, por 2-1, tendo marcado os dois golos do Al Nassr. Aos 38 anos, CR7 continua a ter impacto no desporto rei, levando vários jogadores do Velho Continente a seguirem as suas pegadas na Arábia Saudita.
O craque formado no Sporting assinou um contrato com o Al Nassr até 2025, com um salário anual de 200 milhões de euros.
Veja em baixo a exibição de CR7 contra o Inter:
Turma de Alvalade desloca-se às Aves no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, para disputar a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
Depois de Daniel Bragança e Jeremiah St. Juste serem as novas adições à lista de indisponíveis, o Sporting pode ter motivos para sorrir: Geny Catamo está a caminhar para a reta final da sua recuperação e, ao que tudo indica, poderá ser opção para Rui Borges na próxima jornada da Liga Portugal Betclic, diante do AVS.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, o internacional moçambicano está "quase recuperado de entorse no pé direito" e, por consequência, tendo em conta a extensa lista de baixas, deverá integrar a lista de convocados dos verdes e brancos, até porque Geovany Quenda e Francisco Trincão acumulam vários minutos nas pernas.
Certo é que o 'camisola 21' do Clube de Alvalade vai falhar a deslocação ao reduto do Borussia Dortmund, na segunda mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, tal como explicou Rui Borges, na antevisão ao duelo com o Arouca: "Geny está fora deste jogo e estará fora do jogo da Champions também".
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 33 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.151 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou quatro golos e tendo realizado três assistências, procurando bater os números do ano anterior.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 17h45, no Signal Iduna Park. Já o duelo com o AVS, que marca o regresso de Geny, joga-se pelas 18h00 de domingo, dia 23.
Jogador escolhido pelo técnico verde e branco está metido em alhada e foi, inclusive, riscado da convocatória para o próximo encontro
|
A União de Leiria afastou Alisson Santos dos treinos da equipa principal. O avançado, escolhido por Rui Borges para reforçar o Sporting está a travar uma batalha com a SAD do emblema do Lis, devido às negociações do brasileiro com o Clube de Alvalade, mesmo depois do final do mercado de transferências.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o extremo está, inclusive, fora da convocatória para o duelo com o Académico de Viseu, marcado para as 18h00 desta segunda-feira, dia 17 de fevereiro. A mesma fonte revela que o motivo em nada se prende com ações disciplinares, apenas com o avanço das negociações com os verdes e brancos.
Os responsáveis leoninos estão a tentar fechar acordo com o jogador para 2025/26, deixando o Leiria sem margem de manobra. Caso a transferência tivesse acontecido em janeiro, o clube da Liga 2 iria ativar a opção de compra junto do Vitória e, posteriormente, negociar com o Sporting. Agora, os leões estão em contacto direto com os brasileiros.
O diário desportivo recorda ainda o interesse do Villarreal no avançado, principalmente depois de o jogador se ter juntado à Leaderbrock, agência com escala internacional, mas que tem sede em Espanha. Anteriormente, também Braga, Vitória de Guimarães, Sevilha e Betis cobiçaram o extremo.
Esta temporada, com a camisola da União de Leiria, Alisson Santos - avaliado em 250 mil euros - soma 18 encontros. No total, o brasileiro de 22 anos foi utilizado ao longo de 1.089 minutos, nos quais fez o gosto ao pé por seis ocasiões, não registando qualquer assistência na conta pessoal.
Médico ortopedista mostra-se preocupado com sobrecarga física dos futebolistas e fala em "interesses meramente comerciais"
|
Daniel Bragança tem uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e não joga mais esta temporada. O médio do Sporting sofreu a segunda lesão grave da carreira num espaço de três anos e será uma grande baixa no plantel. Artur Pereira de Castro, médico ortopedista, aponta para um período de ausência de, no mínimo, seis meses.
"Uma lesão isolada do ligamento cruzado anterior, neste caso uma rotura total do ligamento, é grave, mas não implica uma paragem tão grande como a outra. Além da outra, na altura uma entorse traumática no joelho direito com lesão do ligamento cruzado anterior, teve ainda uma rotura do ligamento lateral externo. Por isso, demorou mais tempo na recuperação", disse, ao jornal Record.
Tendo em conta a menor gravidade, o especialista aponta para que, "no melhor dos cenários", Bragança "deve começar a integrar os trabalhos de relvado daqui a 6 meses no mínimo". Pereira de Castro explica que o médio "evidentemente será operado", mas que não "não deve ser operado tão cedo, pois há um período de repouso em que se faz a preparação pré-operatória com o joelho ainda a quente".
Bragança também falhou toda a época 2022/23 a conta com um problema no joelho, mas o ortopedista garante que "esta lesão não tem nada a ver com a outra lesão. Naturalmente vai ter de fazer um reforço muscular na zona afetada e ter um trabalho árduo nesse sentido. Pode implicar problemas na demora da recuperação, mas são lesões e problemas diferentes. Será tratado de forma autónoma e esta lesão da rotura total do ligamento cruzado anterior não terá nada a ver com a lesão anterior em 2022".
Para terminar, Pereira de Castro refere que "normalmente a média de lesões é de uma rotura e meia por época em cada equipa", mas o Sporting vai na segunda esta temporada: Nuno Santos e Daniel Bragança. "Outro aspeto que me parece relevante é a quantidade de jogos a que os jogadores são sujeitos por interesses meramente comerciais. É importantíssimo ter cuidado com isso. Isto é tudo uma questão de fadiga, porque um atleta é um homem como todos e cansa-se. Se não se tem cuidado com o período de repouso, estes problemas e lesões serão cada vez mais frequentes", atirou.