Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Nov 2022 | 07:08 |
O Everton volta a ser dado como um dos principais interessados em Fatawu Issahaku. Ao que tudo indica, o jogador do Sporting tem dado que falar na Premier League e esta já não é a primeira vez que um emblema britânico é associado ao jovem leão.
Depois de Manchester United (Saiba mais AQUI) e Liverpool, o Everton parece voltar à carga e deixar o craque ganês referenciado na sua lista de alvos, avança o jornal A Bola.
No entanto, este interesse já leva umas semanas. Ao que tudo indica, os toffees terão enviado, inclusive, emissários para observar o extremo no encontro da Liga dos Campeões entre leões e Tottenham.
O atleta do Sporting estará no Mundial do Qatar, em representação da seleção do Gana, ele que foi considerado pela FIFA um dos cinco jogadores a ter em atenção no conjunto africano que vai enfrentar Portugal, Coreia do Sul e Uruguai. O forte pontapé e o drible, imagens de marca de Fatawu, não passam despercebidos na Europa.
O camisola '18' dos verdes e brancos chegou ao Sporting em janeiro de 2022, com os leões a pagarem 1,2 milhões de euros por 50% do passe.
Até ao momento, o jovem de 18 anos, avaliado em três milhões de euros, realizou seis encontros (140 minutos) na turma de Rúben Amorim, sempre como suplente utilizado. Na equipa B, o ganês leva três jogos (208 minutos).
Jogador que tem vindo a dar frutos em Alvalade garantiu um lugar de destaque entre os principais ativos do futebol mundial da atualidade
07 Jan 2026 | 15:48 |
Geovany Quenda continua a quebrar barreiras e a surpreender os analistas de mercado. De acordo com a mais recente lista do Observatório do Futebol (CIES) sobre o valor de mercado dos jogadores profissionais, o jovem talento formado no Sporting garantiu um lugar entre os 100 futebolistas mais valiosos da atualidade.
O craque de apenas 18 anos encontra-se no 78.º lugar com um valor de mercado de 70,1 milhões de euros. Está à frente de Rodrigo Mora, do Porto, que se encontra nas últimas posições, no 94.º lugar, com uma cotação avaliada em 64,1 milhões.
Neste lote de 100 atletas, destaca-se também Nuno Mendes, que representou o Sporting entre 2019 e 2021, e atualmente é um dos melhores jogadores do mundo, está avaliado em 85,5 milhões de euros, encontrando-se no 44.º lugar. Esta lista é liderada por Lamine Yamal, do Barcelona, com um valor astronómico de 343 milhões.
Este crescimento exponencial de Geovany Quenda reflete não só o rendimento desportivo do extremo ao serviço do Sporting, mas também o impacto da sua transferência para o Chelsea. Embora continue a defender as cores do clube leonino, a operação financeira que selou a sua mudança para Londres, avaliada em cerca de 50 milhões de euros fixos, podendo atingir valores superiores mediante objetivos, catapultou a sua cotação para patamares de elite.
A pérola leonina, na atual temporada, estava a destacar-se na equipa de Rui Borges, com cinco golos e oito assistências num total de 22 jogos disputados. Porém, o atleta não joga desde inícios de dezembro devido a uma fratura no pé, à qual já foi operado, e é um dos vários jogadores indisponíveis nesta altura.
Leões falharam o acesso à final da Taça da Liga e permanência de Rui Borges é posta em causa nesta fase da temporada desportiva
07 Jan 2026 | 15:16 |
Após a derrota do Sporting diante do Vitória de Guimarães, José Calado, antigo jogador do Benfica e atual comentador desportivo, criticou Frederico Varandas sobre a situação atual dos leões que pode levar ao desgaste do treinador Rui Borges.
Fruto da eliminação dos verdes e brancos da Taça da Liga, começou a surgir a hipótese de Ruben Amorim suceder Rui Borges no cargo de técnico leonino. Calado comentou esta situação, comparando ao que já se passou nos encarnados: “Sei o que aconteceu no Benfica, quando foi o caso Jorge Jesus. Cada vez que as coisas não corriam bem a um treinador no clube, o nome de Jorge Jesus pairava em cima da mesa”.
José Calado considera que o mesmo poderá acontecer a Rui Borges e que poderá levar a um “grande desgaste”. Recordar que o Sporting não vence há dois jogos consecutivos na temporada, série que começou com o empate (1-1) em Barcelos, frente ao Gil Vicente, na 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
José Calado: "Varandas encheu o peito"
Além disso, de seguida, o comentador afeto aos encarnados criticou Frederico Varandas, afirmando que o presidente leonino não tem moral nenhuma para comentar alguma coisa sobre arbitragem. “Encheu o peito. Agora não tem moral nenhuma para falar de arbitragens. Mesmo que haja erros, ele não pode dizer nada porque disse que erros são humanos e para deixar os árbitros trabalhar”.
No final, Calado desafiou o Presidente do Sporting a tomar uma decisão sobre Rui Borges. “É altura de chegar-se à frente e para não deixar desestabilizar a sua equipa e o seu treinador, precisa de dizer que aconteça o que acontecer, Rui Borges é o seu treinador até ao final do seu contrato”.
Internacional sueco foi vendido ao Arsenal no último mercado de verão, por um valor inicial de 65,7 milhões de euros, mas dividendos continuam a chegar
07 Jan 2026 | 14:27 |
Menos de seis meses depois de ter sido vendido ao Arsenal por um valor inicial de 65,7 milhões de euros, Viktor Gyokeres continua a render dividendos ao Sporting. No passado fim de semana, chegaram de Inglaterra novidades que agradaram à SAD liderada por Frederico Varandas.
Mikel Arteta voltou a apostar no avançado sueco como titular na vitória dos gunners frente ao Bournemouth (3-2), no Vitality Stadium, substituindo-o aos 66 minutos por Gabriel Jesus. Com essa utilização, Gyokeres atingiu a marca dos 20 jogos oficiais pelo Arsenal em que cumpriu, pelo menos, 45 minutos em campo.
Segundo revelou esta quarta-feira o portal britânico Football.London, este registo ativou o pagamento de mais 1,25 milhões de euros ao Sporting, uma vez que o acordo entre os clubes prevê um prémio desse valor por cada bloco de 20 jogos com tempo mínimo de utilização, até ao limite máximo de 5 milhões de euros.
A próxima tranche poderá ser desbloqueada ainda durante a temporada 2025/26, já que o Arsenal tem garantidos pelo menos mais 23 jogos entre Premier League, Liga dos Campeões, Taça de Inglaterra e Taça da Liga, número que poderá aumentar caso os londrinos avancem nas competições.
Com este novo encaixe, o negócio de Gyokeres já rendeu cerca de 67 milhões de euros ao Sporting, montante que pode chegar aos 76 milhões no cenário mais favorável, caso todos os bónus previstos sejam acionados. O contrato contempla ainda um prémio adicional de 500 mil euros por cada 20 participações diretas em golos (golos ou assistências), até um máximo de um milhão de euros - um objetivo mais exigente, tendo em conta que o sueco soma, para já, sete golos e nenhuma assistência.
Por fim, os leões terão também direito a 1 milhão de euros sempre que o Arsenal garantir o apuramento para a fase de liga da Liga dos Campeões, até um máximo de quatro milhões. Um cenário bastante plausível, tendo em conta que os gunners lideram a Premier League, com seis pontos de vantagem sobre Manchester City e Aston Villa.