
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Samuel Justo foi emprestado pelo Sporting ao Farense, no passado mercado de inverno. No clube algarvio, o médio de 21 anos não tem tido muitas oportunidades para jogar, mas, no último domingo, foi lançado a titular pelo treinador Tozé Marreco, na deslocação ao reduto do Vitória de Guimarães. A boa exibição do internacional sub-20 português na vitória (2-1) frente aos vimaranenses deixa em aberto a possibilidade de repetir a presença no onze inicial, no desafio frente ao Santa Clara.
No duelo no Estádio D. Afonso Henriques, Samuel Justo assumiu, pela primeira vez, a titularidade no Farense, no lugar que é habitualmente ocupado por Filipe Soares, que cumpriu um jogo de castigo. O “camisola 80” dos algarvios exibiu-se a bom nível e foi substituído pelo central Artur Jorge, já no tempo de compensação da segunda parte, numa altura em que o Farense procurava segurar a vantagem no marcador.
Para a partida frente ao Santa Clara – que será decisiva na luta do Farense pela manutenção na primeira liga -, Filipe Soares está de regresso às opções de Tozé Marreco, que se debate com a dúvida sobre quem deve avançar para o onze titular. Vale lembrar que antes do jogo frente ao Vitória de Guimarães, Samuel Justo apenas tinha sido lançado em três encontros do Farense, na condição de suplente utilizado, com um total de 38 minutos em campo.
De resto, Tozé Marreco tem uma baixa confirmada para a receção à equipa açoriana. O experiente defesa-central Artur Jorge viu o nono cartão amarelo do campeonato, no encontro frente ao Vitória de Guimarães, e vai cumprir um jogo de castigo. O jogador de 30 anos soma 20 jogos, na presente temporada, ao serviço dos algarvios.
O Farense – Santa Clara, referente à 34ª e última jornada da Liga Portugal Betclic, joga-se a partir das 18h do próximo sábado, no Estádio de S. Luís, em Faro. A equipa algarvia está no 17º e penúltimo lugar da classificação do campeonato, com 27 pontos, em igualdade com o AVS. Já os açorianos estão na luta pelo quinto lugar, que dá acesso à Liga Conferência, com o Vitória de Guimarães - próximo adversário do Sporting.
Disputou-se, na noite da última quarta feira, dia 14 de maio, o encontro entre os blancos e os insulares, que terminou trouxe novidades negativas para o sueco
|
Disputou-se, na noite da última quarta feira, dia 14 de maio, o Real Madrid - Mallorca, a contar para a 36ª. jornada da La Liga, o campeonato espanhol. Os blancos triunfaram, e Kylian Mbappe voltou a marcar, tornando-se uma séria ameaça à conquista da Bota de Ouro, prémio que ainda é liderado por Viktor Gyokeres, do Sporting.
Destacar, em primeira instância, a ausência de Chiquinho desta partida. O jogador que alinha no Mallorca passou pelas camadas de formação do Sporting, tendo estado ligado aos leões até 2019, altura em que deixou o Clube em definitivo. Esteve indisponível devido a lesão.
Quanto à partida, não foi fácil para o Real Madrid. O Mallorca inaugurou o marcador aos 11', por Valjent. Os blancos foram para o intervalo em desvantagem, mas reagiram na segunda parte com golos de Kylian Mbappe, aos 68', e Rámon, aos 90+5', confirmando a reviravolta já muito perto do apito do árbitro.
O golo de Kylian Mbappe foi má notícia para Viktor Gyokeres. O avançado dos leões encontra-se, neste momento, numa luta muito renhida pela Bota de Ouro, onde se encontra na liderança, fruto dos 38 (57 pontos) marcados na Liga Portuguesa. Atrás de si, seguem Salah, agora empatado com o avançado francês do Real Madrid, com 28 golos (56 pontos).
O avançado sueco passa, então, a ter dois jogadores com que se preocupar na conquista pelo título tão cobiçado. Enfrenta, ainda, mais dois desafios: tanto Salah como Mbappe ainda vão disputar duas partidas (enquanto ao sueco só sobre um encontro), e os seus golos valem mais (dois pontos) quando comparados com os do Viking de Alvalade (um ponto e meio por golo, devido ao quociente da Liga Portuguesa).
Clube de Alvalade já iniciou os trabalhos com vista à última partida do campeonato nacional. Treinador dos leões conta com alguns indisponíveis
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, para defrontar o conjunto de Guimarães, em partida a contar para a 34ª, e última, jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões já iniciaram a preparação para o encontro, e a sessão de trabalhos desta quinta feira, 15 de maio, contou com cinco jogadores indisponíveis no plantel verde e branco.
Rui Borges não pode contar com os três jogadores que se lesionaram gravemente e que estão de fora até ao fim da época: Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões. Os três tiveram lesões que precisaram de cirurgia, e não devem voltar a pisar os relvados até ao início da temporada 25/26.
Para além destas três ausências, que já eram anunciadas, juntam-se mais dois jogadores indisponíveis para a importante partida com o Guimarães: Morten Hjulmand e Ricardo Esgaio. O capitão verde e branco e o lateral português vão falhar o encontro devido à acumulação de cartões amarelos.
Para colmatar estas cinco ausências, importantes para as dinâmicas da equipa do Sporting, Rui Borges chamou dois jogadores das camadas jovens dos leões: foram eles João Muniz, jovem central que já tinha sido chamado pelo técnico na semana da preparação para o dérbi, e Eduardo Felicíssimo, médio defensivo que tem feito parte dos trabalhos da equipa principal praticamente desde a chegada de Rui Borges ao Clube, devido às limitações que se fizeram sentir no meio campo durante grande parte da época.
Na próxima sexta feira, dia 16 de maio, os leões voltam a treinar na Academia Cristiano Ronaldo. Pelas 12h30, Rui Borges vai falar com os jornalistas em conferência de imprensa, e de seguida a equipa vai partir para o estágio antes do jogo com o Guimarães.
Avançado internacional sueco continua a ser muito cobiçado no mercado e clubes britânicos estão muito empenhados em garantir a transferência
|
As excelentes prestações de Viktor Gyokeres ao serviço do Sporting têm atraído o interesse de vários clubes na sua contratação. Nesta altura, o Arsenal lidera a corrida, mas Liverpool e Manchester United também estão empenhados em convencer o Clube de Alvalade e o atleta. Os ‘reds’ já terão mesmo efetuado os primeiros contactos, tendo em vista a transferência do internacional sueco.
A informação é avançada pelo Caughtoffside, portal especializado no mercado de transferências. O Arsenal encontra-se numa fase mais adiantada das negociações, visto que já apresentou os termos do contrato ao jogador. Os ‘gunners’ oferecem um contrato de cinco anos a Gyokeres, com um ordenado anual a rondar os 9 milhões de libras (cerca de 10.6 milhões de euros).
Ainda assim, Liverpool e Manchester United também estão na luta pela contratação do goleador do Sporting. O campeão inglês está no mercado à procura de um substituto de Darwin Nuñez, que estará de saída de Anfield, e já estabeleceu os primeiros contactos exploratórios para a eventual contratação de Gyokeres. Por sua vez, os ‘red devils’, ainda estão a ponderar os termos da proposta que irão apresentar ao Clube de Alvalade e ao jogador, mas é certo que o treinador do clube de Old Trafford, Ruben Amorim, quer reencontrar um atleta que treinou durante quase época e meia, nos leões.
A concretizar-se a transferência para Inglaterra, será o regresso de Gyokeres - que elogiou os adeptos do Sporting - ao futebol britânico. Apesar de nunca ter jogado na Premier League, o atacante internacional sueco já representou o Brighton, Swansea e Coventry City – clube que o vendeu aos verdes e brancos, no verão de 2023, a troco de 23 milhões de euros.
Na presente temporada, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – já participou em 50 encontros, ao serviço do Sporting: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.