
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O duplo confronto entre Sporting CP e SC Braga, que terminou com duas derrotas leoninas, ficou marcado por vários erros grosseiros no que diz respeito à arbitragem, que ajudaram sobremaneira a equipa arsenalista nas vitórias da meia-final da Taça da Liga e no campeonato, empurrando-a para a Europa.
No encontro relativo à Taça da Liga, que se realizou a 21 da janeiro, e foi arbitrado por Nuno Almeida, a equipa verde e branca terminou a partida apenas com nove jogadores de campo, sendo que, para lá das expulsões de Yannick Bolasie (61´) e Jérémy Mathieu (90+3´), Sebastián Coates (45´), Bruno Fernandes (57´), Rodrigo Battaglia (67´), Luís Maximiano (84´) e Marcos Acuña (90+7´) viram a cartolina amarela. Foi ainda expulso Eduardo. Contas feitas, chegamos à conclusão de que dos 13 jogadores utilizados por Jorge Silas, sete foram, de alguma forma, admoestados disciplinarmente, além de Eduardo.
Se se aceita a expulsão de Mathieu, o mesmo não se pode dizer do cartão vermelho mostrado a Bolasie. É certo que o congolês atingiu Sequeira, mas não é menos verdade que o extremo leonino escorrega quando se prepara para disputar o lance, tal como é visível nas imagens. Contrariamente ao que se passa noutros campos, o vídeo-árbitro prontamente alertou Nuno Almeida para o lance em questão e o advogado algarvio acabaria mesmo por expulsar Bolasie.
Festival de amarelos exibidos por Jorge Sousa
No que concerne ao jogo a contar para a Liga NOS, que teve lugar no passado dia 2 de fevereiro, os leões viram uns impressionantes sete cartões amarelos: Sebastián Coates (10´), Stefan Ristovski (20´), Rodrigo Battaglia (45´), Wendel (45´), Luís Neto (45+5´), Marcos Acuña (51´) e Luciano Vietto (66´), condicionando e muito a atuação da equipa verde e branca. Neste último caso, o argentino ainda nem sequer tinha entrado em campo quando Jorge Sousa decidiu mostrar-lhe a cartolina amarela. Estes números poderiam indicar que se tratou de uma autêntica batalha campal, mas, a fazer fé nos dados estatísticos, apenas os jogadores verdes e brancos é que foram ‘com tudo’. Do lado do SC Braga, apenas três cartões, sendo que dois deles aconteceram já na parte final do encontro: Galeno (45+1´), Paulinho (73´) e Fransérgio (81´).
Acerca de Galeno fica também na retina como foi possível o brasileiro, já com cartão amarelo, não ter sido expulso pela forma como protestou e se dirigiu a jogadores do Sporting CP no final da primeira parte. Nessa ocasião, depois de um desentendimento com Luís Neto, Jorge Sousa, contrariamente às decisões salomónicas que costuma tomar neste tipo de situações, entendeu mostrar o cartão amarelo apenas ao central verde e branco, poupando assim a expulsão a Galeno.
Nesta mesma partida, a equipa de arbitragem liderada pelo juiz portuense vislumbrou uma alegada falta de Andraž Šporar quando o avançado esloveno seguia isolado na direção da baliza arsenalista. Até ao dia de hoje, não foi possível visionar qualquer imagem que comprove isso mesmo.
Nota ainda para o critério pouco uniforme utilizado durantes os 90 minutos. No final do primeiro tempo, o Sporting CP já tinha cinco jogadores amarelados contra apenas um do SC Braga.
Clube de Alvalade tem possibilidade de garantir jogador a título definitivo, mas decisão será tomada em sintonia por toda a estrutura verde e branca
|
O Sporting ainda está a estudar a compra de Kauã Oliveira. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, os responsáveis verdes e brancos não tomaram uma decisão quanto ao futuro do médio, havendo possibilidade de não continuar em Alvalade.
Emprestado aos leões pelo Ibrachina, clube de São Paulo, o médio que brilhou na Copinha tem uma cláusula de compra no valor de 1 milhão de euros. Apesar de já ter sido utilizado por Rui Borges, fazendo a estreia no plantel principal do Sporting, os próximos meses serão cruciais.
A estrutura verde e branca irá analisar o desempenho de Kauã com a equipa B, comandada por João Pereira e, em sintonia com o antigo lateral-direito e as perspetivas de Rui Borges para o futuro, irá decidir o que fazer com o futebolista brasileiro de 21 anos, numa altura em que a SAD procura mais médios para 2025/26.
“É o momento porque treina connosco todos os dias. Nem tem tido muitos minutos na equipa B, vem de lesão grave. Mas tem-me agradado a capacidade de ter bola, tem inteligência. É uma questão de feeling. Às vezes vamos pressentindo. De qualquer das formas, feliz pela estreia. Vem à procura do sonho. Se calhar há seis meses estava na favela. Nem sei se é da favela ou não. Imagino a felicidade do miúdo. Acima de tudo é mérito dele”, disse Rui Borges, logo após a estreia do jovem, diante do Gil Vicente.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Kauã Oliveira soma nove encontros pela equipa B, nos quais disputou 155 minutos - média de 17,2 por partida - e marcou um golo. O médio esteve parado devido a uma fratura no perónio, que o obrigou a ficar de fora durante cerca de três meses. No plantel principal tem oito minutos de jogo.
Treinador marcou presença na conferência de imprensa, após vitória do emblema verde e branco sobre o Famalicão por 3-1, em Alvalade
|
No final da vitória do Sporting sobre o Famalicão por 3-1, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa no Auditório Artur Agostinho. O treinador do Clube de Alvalade mostrou-se rendido às qualidade de Viktor Gyokeres, que voltou a estar em destaque ao fazer um golo e uma assistência.
"Não há palavras para o Viktor. Nos próximos anos, dificilmente vai voltar a haver um jogador da sua qualidade no nosso campeonato. É fora do normal. Dá muito e é procurado nesse sentido, ainda que o resto do colectivo ajude. É diferenciador e vai continuar a ser. A sua qualidade é inequívoca e fenomenal", referiu o treinador.
O técnico reconheceu que os leões foram perdendo alguma confiança com o decorrer da primeira parte, mas que mereceram o triunfo com a exibição apresentada na segunda parte: Entrámos muito bem e depois fomos perdendo alguma confiança. Estávamos a baixar demasiado, deixámos o Famalicão ganhar confiança. Depois do penálti, melhorámos e crescemos outra vez com energia positiva. Acabámos a primeira parte com oportunidades claras para o 2-1. Ao intervalo, não mudámos nada, só melhoramos algumas coisas. Crescemos e fomos claramente melhores do que o Famalicão. Até à expulsão do Maxi Araújo, fomos claramente dominadores e criámos várias oportunidades de golo. Fizemos o 3-1, que já podíamos ter feito mais cedo".
Sobre a recuperação de Pedro Gonçalves, o treinador diz não conseguir dizer quando é que o jogador estará de regresso: "Quero tê-lo o mais rápido possível. Está a melhorar e já faz trabalho de campo individual. Não consigo dizer quando é que volta, depende muito do dia-a-dia e da confiança dele. Está melhor e no bom caminho. É um jogador diferenciador e vai acrescentar muito à equipa", referiu.
Rui Borges não escondeu ainda o alívio pela paragem para as seleções que irá permitir a alguns jogadores recuperar de lesão: "A paragem será boa para termos cada vez mais soluções. Queremos tê-los todos porque a confiança da equipa é diferente. Para o que treinamos, a equipa está fantástica e tem dado uma resposta muito boa. A confiança, intensidade e energia estão melhores. Espero conseguir ter o plantel cada vez mais disponível para darmos resposta às oito finais."
Clube de Alvalade venceu turma de Hugo Oliveira com golos de Iván Fresneda, Viktor Gyokeres e Geny Catamo; Óscar Aranda marcou para os minhotos
|
O Sporting venceu, este sábado, dia 15 de março, o Famalicão por 3-1, em jogo relativo à 26ª jornada da Primeira Liga. Viktor Gyokeres, com um golo e uma assistência, voltou a ser o heroi do Clube de Alvalade e foi novamente eleito o melhor jogador em campo.
Logo no segundo minuto de jogo, o avançado sueco arrancou pela esquerda e cruzou para o segundo poste, onde surgiu Iván Fresneda a empurrar para o primeiro do jogo. A vantagem permitiu aos leões controlar os primeiros minutos da partida com relativa tranquilidade. Contudo, aos 28 minutos Rui Silva nada pôde fazer para travar a grande penalidade apontada por Óscar Aranda aos 35 minutos, castigando uma entrada intempestiva de Ousmane Diomande sobre Sejk.
Na segunda parte, os leões carregaram em busca do segundo golo e viram a sua persistência recompensada aos 65 minutos; Maxi Araújo é derrubado dentro da área por Gustavo Sá e Viktor Gyokeres não se fez rogado, fazendo o 2-1 da marca dos onze metros.
Aos 80 minutos, o cenário complicou-se para os comandados de Rui Borges. Maxi Araújo viu vermelho direto após entrada muito sobre Gustavo Sá. Com mais um, os famalicenses partiram para cima e ameaçaram por Sorriso aos 85 minutos, mas Rui Silva negou o golo do empate.
Apesar da inferioridade numérica, o Clube de Alvalade chegou ao terceiro. Viktor Gyokeres fugiu pela direita, fazendo o cruzamento rasteiro para o segundo poste, onde surgiu Geny Catamo que apenas teve de empurrar para o 3-1. Desta forma, o Sporting reforça a liderança do campeonato, agora com 62 pontos, mais seis que o rival Benfica, que tem menos dois jogos.
Veja o resumo do encontro: