
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O duplo confronto entre Sporting CP e SC Braga, que terminou com duas derrotas leoninas, ficou marcado por vários erros grosseiros no que diz respeito à arbitragem, que ajudaram sobremaneira a equipa arsenalista nas vitórias da meia-final da Taça da Liga e no campeonato, empurrando-a para a Europa.
No encontro relativo à Taça da Liga, que se realizou a 21 da janeiro, e foi arbitrado por Nuno Almeida, a equipa verde e branca terminou a partida apenas com nove jogadores de campo, sendo que, para lá das expulsões de Yannick Bolasie (61´) e Jérémy Mathieu (90+3´), Sebastián Coates (45´), Bruno Fernandes (57´), Rodrigo Battaglia (67´), Luís Maximiano (84´) e Marcos Acuña (90+7´) viram a cartolina amarela. Foi ainda expulso Eduardo. Contas feitas, chegamos à conclusão de que dos 13 jogadores utilizados por Jorge Silas, sete foram, de alguma forma, admoestados disciplinarmente, além de Eduardo.
Se se aceita a expulsão de Mathieu, o mesmo não se pode dizer do cartão vermelho mostrado a Bolasie. É certo que o congolês atingiu Sequeira, mas não é menos verdade que o extremo leonino escorrega quando se prepara para disputar o lance, tal como é visível nas imagens. Contrariamente ao que se passa noutros campos, o vídeo-árbitro prontamente alertou Nuno Almeida para o lance em questão e o advogado algarvio acabaria mesmo por expulsar Bolasie.
Festival de amarelos exibidos por Jorge Sousa
No que concerne ao jogo a contar para a Liga NOS, que teve lugar no passado dia 2 de fevereiro, os leões viram uns impressionantes sete cartões amarelos: Sebastián Coates (10´), Stefan Ristovski (20´), Rodrigo Battaglia (45´), Wendel (45´), Luís Neto (45+5´), Marcos Acuña (51´) e Luciano Vietto (66´), condicionando e muito a atuação da equipa verde e branca. Neste último caso, o argentino ainda nem sequer tinha entrado em campo quando Jorge Sousa decidiu mostrar-lhe a cartolina amarela. Estes números poderiam indicar que se tratou de uma autêntica batalha campal, mas, a fazer fé nos dados estatísticos, apenas os jogadores verdes e brancos é que foram ‘com tudo’. Do lado do SC Braga, apenas três cartões, sendo que dois deles aconteceram já na parte final do encontro: Galeno (45+1´), Paulinho (73´) e Fransérgio (81´).
Acerca de Galeno fica também na retina como foi possível o brasileiro, já com cartão amarelo, não ter sido expulso pela forma como protestou e se dirigiu a jogadores do Sporting CP no final da primeira parte. Nessa ocasião, depois de um desentendimento com Luís Neto, Jorge Sousa, contrariamente às decisões salomónicas que costuma tomar neste tipo de situações, entendeu mostrar o cartão amarelo apenas ao central verde e branco, poupando assim a expulsão a Galeno.
Nesta mesma partida, a equipa de arbitragem liderada pelo juiz portuense vislumbrou uma alegada falta de Andraž Šporar quando o avançado esloveno seguia isolado na direção da baliza arsenalista. Até ao dia de hoje, não foi possível visionar qualquer imagem que comprove isso mesmo.
Nota ainda para o critério pouco uniforme utilizado durantes os 90 minutos. No final do primeiro tempo, o Sporting CP já tinha cinco jogadores amarelados contra apenas um do SC Braga.
Pupilo de Rui Borges superou concorrentes mais diretos e termina temporada desportiva de 2025/26 com números de fazer inveja aos rivais
|
Rui Silva sagrou-se no jogador com mais golos evitados da Liga Portugal, ultrapassando assim Diogo Costa, do Porto e Anatoliy Trubin do Benfica. Agarrando a titularidade desde que chegou à baliza do Sporting, no mercado de inverno, o jogador brilha dentro e fora dos campos.
O pupilo de Rui Borges liderou as estatísticas de guarda-redes com mais golos evitados na Liga Portugal 2024/25 com um total de 5,3, números que representam um valor de 13.1% de menos remates certeiros sofridos face às bolas em direção do alvo do Clube de Alvalade.
Esta estatística apresenta uma relação direta entre as exibições de Rui Silva e os resultados dos leões. O mais recente guarda-redes do Sporting sofreu 16 golos em 23 jogos, somando um total de 46 defesas realizadas e nove jogos com a baliza em branco, sendo mais preponderante que os guardiões de Porto e Benfica.
Tanto Diogo Costa como Anatoliy Trubin tiveram o mesmo número de golos evitados na Liga Portugal, no valor de 1,1. Ainda assim, e apesar da igualdade no valor, o guarda-redes do Benfica fez um total de 114 defesas ao longo de toda a temporada, fazendo mais que o guardião da equipa do Porto, que realizou 82.
Com apenas quatro meses e meio a defender as balizas do Sporting, Rui Silva foi uma figura importante para a temporada do Sporting. Com um valor de mercado de 7 milhões de euros, o guarda-redes leonino realizou 17 jogos na Liga Portugal, quatro para a Taça de Portugal e dois para a Liga dos Campeões, numa temporada em que se sagrou Campeão Nacional e vencedor da prova rainha.
Médio do Manchester United admitiu que esteve perto de rumar à Arábia Saudita, mas explica que disse 'não' ao atual vice-campeão
|
Bruno Fernandes esteve quase a rumar à Arábia Saudita. O médio português confirmou esta terça-feira, dia 3 de junho, que recebeu uma proposta do Al Hilal, um dos clubes mais poderosos daquele país do Médio Oriente, mas acabou por recusar a oportunidade (que poderia gerar encaixe ao Sporting).
Na antevisão do importante duelo contra a Alemanha, a contar para a Liga das Nações, o médio de 30 anos abriu o jogo e explicou os motivos que o fizeram optar por ficar no Manchester United, apesar da temporada muito abaixo do expectável em Inglaterra em termos coletivos.
Bruno Fernandes: "Falei com o mister Ruben Amorim que, durante todo esse período, chateou-me bastante para que não fosse"
"O presidente do Al Hilal ligou-me há um mês. Houve um tempo de espera pela minha parte para pensar no futuro. Como sempre disse, estaria disposto, se o Manchester United assim o achasse, a fazê-lo. Falei com o mister Ruben Amorim que, durante todo esse período, chateou-me bastante para que não fosse. O clube disse que não estaria disposto a vender-me, só mesmo se eu quisesse sair, que não era uma questão financeira", começou por dizer.
O internacional português falou numa proposta ambiciosa vinda do clube de Riade mas depois de uma conversa com o empresário e com a mulher decidiu não mudar-se para a Arábia Saudita. O jogador revela que a mulher teve muito peso na decisão tomada.
Bruno Fernandes: "Foi uma proposta muito ambiciosa"
"Foi uma proposta muito ambiciosa. O presidente foi uma pessoa espetacular, nunca falámos de valores [inicialmente]. Com o meu empresário claro. Depois, falei com a minha mulher em família, e ela perguntou-me quais os meus objetivos pessoais na carreira. Foi uma pessoa que sempre me apoiou bastante", apontou o ex Sporting.
Gabigol, como é conhecido na Academia pela veia goleadora apresentada nas épocas na formação, está em altas antes do início da nova época
|
Gabriel Silva sabe que vai integrar a pré-temporada com a equipa A do Sporting. O avançado de 18 anos, que jogou com Geovany Quenda - que está de saída para o Chelsea - nos iniciados dos leões, juntar-se-á a Rui Borges e companhia em Lagos, no Algarve.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, além de Gabriel Silva, também Rafael Nel fará parte da pré-época, isto depois do avançado de 20 anos ter tido uma época recente marcada por várias lesões musculares. De resto, outros nomes da equipa B do Sporting apontam a uma chamada ao contexto de graúdos nos preparativos da 'operação 2025/26' dos leões.
Já com data marcada para integrar o estágio de preparação, em Lagos, Gabriel Silva vai reencontrar-se com Geovany Quenda, João Simões e Eduardo Felicíssimo; todos nomes que fazem parte da geração 2007, na qual o ponta-de-lança recentemente chamado por Rui Borges se insere.
A temporada 2024/25 do Sporting foi marcada pela estreia de vários jovens da formação devido à vaga e lesões que o Clube de Alvalade atravessou na segunda metade da época. Para além dos nomes já mencionados, figuras como José Simões, Alexandre Brito, Henrique Arreio, Kauã Oliveira e Mauro Couto deram a sua contribuição na equipa principal dos leões.
Esta última temporada, Gabriel Silva repartiu o seu tempo a representar as equipas do Sporting na Liga 3, UEFA Youth League, e Liga Revelação. No total, jogou 1663 minutos em toda a época, distribuídos por 32 jogos em que apontou oito golos e quatro assistências.