Futebol
Raphinha com exibição estratosférica no Barcelona – Ath. Bilbao (Vídeo)
08 Jan 2026 | 10:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Fev 2024 | 19:45 |
César Boaventura foi considerado culpado por três crimes de corrupção ativa e um crime de corrupção ativa na forma tentada, por ter pedido aos jogadores Marcelo, Cássio, Lionn (à data do Rio Ave) para influenciarem o resultado da partida dos vilacondenses contra o Benfica, a 24 de abril de 2016 - encontro que os encarnados venceram, por 1-0, com golo a 17 minutos do fim.
O arguido - que não esteve presente, alegando um "problema súbito" - foi declarado culpado, esta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, no Tribunal de Matosinhos. César Boaventura foi condenado a três anos e quatro meses de prisão, com pena suspensa, e impedido de exercer funções de empresário, durante dois anos, com pena acessória.
O agente, por consequência de aliciar jogadores a perder com o Benfica, foi ainda condenado a pagar uma multa de 30 mil euros, sendo que o valor irá reverter a favor de uma instituição de solidariedade social, ou de promoção ao desporto.
Apesar das sanções aplicadas ao empresário, o Clube da Luz saiu, novamente, ileso. Para já, a Justiça não aponta qualquer ligação direta de César Boaventura aos encarnados - à data presididos por Luís Filipe Vieira - afirmando que agiu de livre vontade.
Embora tenha ficado comprovado o aliciamento a Cássio e Lionn, Boaventura foi ilibado de ter 'comprado' Romain Salin, à data no Marítimo. No entanto, o guardião francês garantiu ter sido contactado com o mesmo propósito dos jogadores do Rio Ave - facilitar a vida aos encarnados.
Certo é que o grande prejudicado continua a ser o Sporting. O Clube de Alvalade terminou a época em questão (2015/16), no segundo posto da tabela classificativa do campeonato nacional, com 86 pontos, menos dois que o Benfica, que venceu a prova. Os adeptos dos leões seguem uma luta intensa para reclamar o título para o Museu de Alvalade.
Clube de Alvalade acabou por ser eliminado da competição com uma derrota diante do Vitória de Guimarães, na última terça-feira, dia 6 de janeiro
08 Jan 2026 | 11:25 |
O Comando Distrital de Leiria da PSP emitiu um comunicado em que dá conta da identificação e interdição de nove adeptos no âmbito do policiamento desportivo realizado durante a primeira meia-final da final-four da Taça da Liga. O encontro, no qual o Sporting acabou por perder com o Vitória SC, por 2-1, contou com uma estrutura policial reforçada, tendo em conta a importância e o risco associado ao encontro.
Ao todo foram nove os adeptos que não entraram no recinto de jogo, "dois por tentativa de introdução de artigos pirotécnicos, um adulto e um menor de 15 anos (pai e filho), e sete por apresentarem taxa de álcool no sangue superior à legalmente permitida". A PSP procedeu, assim, "à apreensão do material e ao levantamento dos respetivos autos de contraordenação, que foram remetidos à Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto", entidade responsável pela aplicação das medidas administrativas de interdição.
Ainda de acordo com o comunicado policial, os restantes sete adeptos foram barrados à entrada do estádio por apresentarem uma taxa de álcool no sangue superior à legalmente permitida para acesso a recintos desportivos. A PSP sublinha que estas medidas visam garantir a segurança de todos os intervenientes e prevenir comportamentos de risco associados ao consumo excessivo de álcool em eventos desportivos.
No decorrer da mesma operação policial, as autoridades identificaram também "dois homens referenciados por crimes de furto em interior de veículo, onde um desses indivíduos foi constituído arguido por se encontrar na posse de um telemóvel furtado". A PSP esclareceu, contudo, que estes dois homens não eram adeptos.
A Polícia de Segurança Pública reafirmou, no final do comunicado, o seu compromisso com a segurança nos espetáculos desportivos, salientando a importância da colaboração dos adeptos no cumprimento das regras legais.
Verdes e brancos foram eliminados nas meias-finais da prova pelo Vitória de Guimarães, mas jogadores não passaram despercebidos
08 Jan 2026 | 11:18 |
O mercado de transferências continua a mexer e são vários os clubes interessados em alguns jogadores da equipa principal do Sporting. Por isso mesmo, alguns olheiros marcaram presença nas meias-finais da Taça da Liga, em que os leões acabaram por perder, por 2-1, com o Vitória de Guimarães.
Segundo revela o 'Bola na Rede', na partida entre verdes e brancos e vimaranenses estiveram presentes emissários enviados pelo Barcelona (Espanha), Manchester United (Inglaterra) e Holstein Kiel (Alemanha). Apesar das baixas da equipa de Rui Borges, ainda foram alguns os jogadores observados.
No que diz respeito aos emblemas com nomes mais fortes acima referidos, a verdade é que ambos têm jogadores do Sporting no seu radar. No que ao emblema da Premier League diz respeito, Maxi Araújo tem sido recorrentemente referenciado, mas a recente saída de Ruben Amorim pode trocar as voltas a esta operação.
Ainda assim, Morten Hjulmand, capitão e titular do Sporting na partida, tem sido um dos valores mais associados a uma eventual transferência no próximo verão, pelo que tanto Barcelona e United podem estar de olho no jogador. Também Francisco Trincão já foi relacionado a ambos os emblemas. No entanto, o principal interesse dos culés não foi a jogo - Gonçalo Inácio, que estava de fora por castigo.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Antigo jogador do Clube de Alvalade e atual comentador desportivo abordou o momento vivido pelos leões, após a eliminação da Taça da Liga
08 Jan 2026 | 10:30 |
Fernando Mendes considera que a chave para o Sporting continuar a sonhar com títulos em 2025/26 passa, acima de tudo, pela recuperação dos muitos jogadores lesionados e por uma eventual quebra do Porto, líder destacado da Liga Betclic após a primeira volta. O antigo jogador leonino assume maior preocupação com o estado físico do plantel do que com questões emocionais, após a eliminação na Allianz Cup frente ao Vitória SC (2-1).
Fernando Mendes: "O principal sinal de alarme devem ser as sucessivas lesões de jogadores"
"O principal sinal de alarme devem ser as sucessivas lesões de jogadores. Surgem novos lesionados jogo após jogo. Em todos os jogos, há elementos que se juntam à lista de impedimentos. Ontem [terça-feira, frente ao V. Guimarães], foram mais dois. Já vai em dez ou 11", aponta o antigo internacional português, afastando responsabilidades diretas.
Para Fernando Mendes, a explicação está na sobrecarga competitiva e nas limitações estruturais do futebol português. "Não é possível ter tantas alternativas como as equipas têm lá fora. Há clubes em que se podem substituir seis, sete, oito, nove jogadores e as equipas não oscilam. Aqui, não. Aqui, nota-se a diferença. É a nossa realidade. Se queremos estar em todas as provas, temos que nos adaptar. É a vida".
Fernando Mendes: "Ainda falta muito tempo. É difícil, mas ainda faltam muitos jogos"
Ainda assim, o antigo lateral acredita que a equipa de Rui Borges continua na luta pelos grandes objetivos da época. "O Sporting ainda está em três competições [Liga Portugal Betclic, Taça de Portugal e Champions League]. Na principal, a Liga, está difícil, pois, o Porto está a fazer um excelente campeonato e tem mais sete pontos, mas o Sporting está na luta. Tem tido muitos jogadores lesionados, jogadores importantes, o que afeta o rendimento da equipa. Mas ainda falta muito tempo. É difícil, mas ainda faltam muitos jogos".
Fernando Mendes elogia a campanha dos dragões, mas mantém esperança numa reação leonina. "Está em primeiro lugar com todo o mérito, resta-nos esperar que quebre um pouco, que o Sporting recupere que tem de recuperar e consiga melhorar o seu nível". E deixa o apelo claro: "Há que recuperar os jogadores o mais rápido possível para que a equipa volte a ficar forte".
Sobre a eliminação na Allianz Cup, o comentador entende que o resultado foi penalizador para os leões. "O Sporting teve cinco, seis, sete oportunidades de golo. Podia, perfeitamente, ter vencido o jogo. O Vitória esteve bem, lutou, trabalhou e ganhou, apesar de eu considerar o resultado injusto. O Sporting teve as oportunidades e não fez, o Vitória fez", sublinhando ainda "a grande exibição do guarda-redes" vimaranense.
Raphinha com exibição estratosférica no Barcelona – Ath. Bilbao (Vídeo)
08 Jan 2026 | 10:28
Apesar das queixas de Porto e Benfica, ninguém pena mais que o Sporting: Confira os dados
08 Jan 2026 | 10:12
Continuidade de Rui Borges? Beto Pimparel atira: "Sporting está a ter mais..."
08 Jan 2026 | 09:50