Futebol
Negócio iminente! Palmeiras paga 25M por atacante que foi disputado por Sporting e Porto
06 Fev 2026 | 14:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Mar 2024 | 20:29 |
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol suspendeu Dário Essugo por 30 dias e multou o médio emprestado pelo Sporting ao Chaves em 1.020 euros, por acontecimentos no encontro entre Vitória de Guimarães e leões (3-2), em da 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
O episódio na origem da agressão imputada a Essugo marcou os instantes finais do duelo entre vimaranenses e leões e começou por envolver um apanha-bolas e Luís Neto. O sucedido tinha levado à abertura de processos disciplinares.
Essugo estava, de acordo com a acusação, acusado de infrações relacionadas com o artigo 145.º do Regulamento Disciplinar, relacionado com agressões, assim como Luís Neto. Por seu turno, o central foi absolvido, refere o acórdão do processo disciplinar anunciado esta terça-feira pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
"Absolve o arguido Luís Carlos Novo Neto do ilícito disciplinar (…) de que vinha acusado, porquanto a conduta que lhe era imputada foi objeto de análise por elementos da equipa de arbitragem, em toda a sua extensão, conforme ficou demonstrado nos autos, tendo aplicação no caso vertente a field of play doctrine, ficando o Conselho de Disciplina impossibilitado de decidir sobre tal conduta", pode ler-se.
De recordar que, em cima do intervalo, João Pinheiro assinalou falta inexistente de Antonio Adán sobre Ricardo Mangas. O jogador vitoriano já tinha cartão amarelo e deveria ter visto o segundo, mas o juíz da partida assinalou grande penalidade contra os leões.
O lance não deixa margem para dúvidas, mas nem o árbitro nem o VAR reverteram uma decisão que promete marcar esta Liga Portugal Betclic. Gonçalo Inácio havia dado vantagem aos leões em Guimarães poucos minutos antes.
João Pinheiro é useiro e vezeiro em prejudicar o Sporting, principalmente em dérbis ou Clássicos. João Pinheiro foi responsável pela expulsão de Coates no Dragão, em 2021/22, e validou, ilegalmente, o golo ao Benfica, no empate em Alvalade (2-2) da temporada passada.
Jogador está perto de recuperar a 100% da lesão que o afastou dos relvados, mas o regresso à competição está a ser feito de forma cautelosa
06 Fev 2026 | 15:59 |
Salvador Blopa está perto de recuperar a 100% da lesão que o afastou dos relvados, mas o regresso à competição está a ser feito de forma cautelosa. O jovem ala, de 18 anos, que tem um problema muscular num gémeo, vai ser reintegrado na equipa B do Sporting, sob as ordens de João Gião.
O jogador - que renovou recentemente - sofreu o problema físico na véspera do encontro frente ao Gil Vicente, da 17.ª jornada da Liga, disputado a 2 de janeiro, em Barcelos, que terminou empatado a uma bola. Desde então, o ala ficou de fora de vários jogos, nomeadamente Taça da Liga, Liga Portugal Betclic, Liga dos Campeões e Taça de Portugal.
Depois de semanas marcadas por ausências forçadas, o cenário começa a inverter-se em Alvalade e, após a tempestade, a bonança começa a instalar-se no plantel de Rui Borges. Para já, só Zeno Debast, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis encontram-se entregues ao departamento médico.
O próximo compromisso da equipa B do Sporting está agendado para terça-feira, dia 8 de fevereiro, no Estádio Capital do Móvel, frente ao Paços de Ferreira, a contar para a 21.ª jornada da Liga 2, jogo que poderá servir de preparação para o regresso pleno do jovem.
Esta temporada desportiva, Salvador Blopa leva 20 encontros disputados pelo Sporting: 11 na Liga 3 pela equipa B, três pelos sub-19 na UEFA Youth League e seis no plantel principal. No total, o ala disputou 1.266 minutos, tendo marcado três golos e feito duas assistências.
Jogadores mais utilizados frente ao AFS SAD fizeram essencialmente trabalho de recuperação, enquanto os restantes atletas trabalharam normalmente
06 Fev 2026 | 15:36 |
O Sporting regressou, esta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, ao trabalho já com o foco no duelo com o Porto, no Estádio do Dragão, o grande jogo da 21.ª jornada da Liga. Zeno Debast, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis estão entregues ao departamento médico.
O avançado grego e o central belga encontram-se ao cuidado da Unidade de Performance, recuperando respetivamente de uma lesão ligamentar no joelho esquerdo e de outra lesão no joelho esquerdo. Por sua vez, o ala de 18 anos recupera em Londres de uma fratura do quinto metatarso do pé direito.
Depois da vitória sobre o AFS SAD (3-2), num jogo dos quartos de final da Taça de Portugal que só ficou resolvido no prolongamento, os jogadores mais utilizados fizeram essencialmente trabalho de recuperação, enquanto os restantes atletas trabalharam normalmente, às ordens de Rui Borges.
Os leões voltam ao trabalho este sábado, dia 7 de fevereiro, com mais uma sessão de trabalho na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, marcada para o período da manhã. O Sporting chega a esta jornada a quatro pontos do líder Porto, mas com a possibilidade de reduzir a diferença para apenas um na luta pelo primeiro lugar.
Esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, Frederico Varandas voltou a ser absolvido, agora pelo Tribunal da Relação de Lisboa, por ter chamado “corruptor ativo” a Pinto da Costa, antigo presidente do Porto, a 5 de março de 2022, dia das últimas eleições do Sporting (Saiba mais AQUI).
Leões vão defrontar os canarinhos no Estádio José Alvalade, no mesmo dia em que o Porto enfrenta o Arouca, no Estádio do Dragão
06 Fev 2026 | 14:59 |
A Liga divulgou, esta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, o horário de todos os jogos da 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A jornada arranca dia 27 de fevereiro com o Porto - Arouca (18h45), seguindo-se no mesmo dia o Sporting– Estoril (20h45), no Estádio José Alvalade.
O emblema leonino vai a jogo mais cedo porque, na terça-feira seguinte, dia 3 de março, têm (mais um) Clássico agendado para as 20h45, no Estádio José Alvalade, neste caso, a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, contra o Porto. Quanto à segunda, só deverá realizar-se na reta final de abril.
Vale lembrar que os leões também já têm conhecimentos das datas da 22.ª e 23.ª rondas. O Clube ficou a saber que disputa a 22.ª jornada da competição a 15 de fevereiro, domingo, pelas 20h30. A turma orientada por Rui Borges recebe o Famalicão, em casa. Na jornada seguinte, os verdes e brancos deslocam-se ao reduto do Moreirense, a 21 de fevereiro (sábado), pelas 18h00.
O restante da 24.ª jornada é composta por um AVS - Estrela da Amadora (às 15h30), um Nacional - Braga (às 18h00) e um Vitória - Alverca (às 20h30), no sábado. Para domingo, 1 de março, ficarão reservados o Tondela - Santa Clara (às 15h30), o Casa Pia - Moreirense (às 18h00) e o Rio Ave - Famalicão (às 20h30).
À partida para a 21.ª jornada, o Porto segue na frente da classificação do campeonato, com 55 pontos conquistados em 60 possíveis, mais quatro do que o segundo classificado, o Sporting, com o qual irá medir forças, já na próxima segunda-feira, pelas 20h45, no Estádio do Dragão.