Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ESPECIALISTA DEIXA CRÍTICOS DE RÚBEN AMORIM A FALAR SOZINHOS E DÁ RAZÃO AO TÉCNICO DO SPORTING: "JOGADORES PODEM FAZER O QUE QUISEREM"

Decisão do técnico verde e branco tinha gerado alguma contestação, após o empate diante da Atalanta

  |

Icon Comentário0

Jorge Silvério, psicólogo especialista na área do desporto, considera que a decisão de Rúben Amorim em dar folga aos jogadores do Sporting após o empate, a uma bola, no encontro da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, diante da Atalanta, foi positiva.


“É inerente que do ponto de vista físico também é importante. Mas, estas folgas são mais mentais porque, obviamente, aproxima-se a fase das grandes decisões, e o cansaço mental, algo que há tendência para nos esquecermos, começa a aparecer”, começou por dizer Jorge Silvério, em declarações ao jornal 'A Bola'.


“Os jogadores podem fazer o que quiserem, estar com as famílias, brincar com os filhos, sem terem que pensar em treinos ou em jogos. Este dia de descanso é muito importante atendendo aos objetivos e à forma como a época está a correr em função do desgaste e até na preparação dos jogos importantes que aí vêm”, finalizou o psicólogo.


Lembrar que, no encontro da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, diante da Atalanta, Rúben Amorim optou por dar algum descanso a Morten Hjulmand e Viktor Gyokeres, que entraram apenas após o intervalo, rendendo Koba Koindredi e Marcus Edwards.

O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, às 18h00, no reduto do Arouca, em jogo a contar para a 25.ª jornada da Liga Portugal Betclic e que terá arbitragem de Nuno Almeida.


Os leões são líderes do Campeonato Nacional, com 59 pontos em 23 encontros (19 vitórias, dois empates e duas derrotas). O Benfica é segundo, com 58 pontos em 24 partidas e o Porto ocupa o terceiro lugar, com 52 pontos em 24 encontros.


Futebol

Trincão representou o Sporting em ranking mundial, mas não foi o único...

Jogador do emblema verde e branco e craque da formação foram destacados numa listagem que apresenta os melhores futebolistas na execução de dribles

Francisco Trincão, avançado do Sporting, e Rafael Leão foram distinguidos num ranking mundial
Francisco Trincão, avançado do Sporting, e Rafael Leão foram distinguidos num ranking mundial

  |

Icon Comentário0

O CIES Football Observatory dedicou a sua 476.º publicação semanal à apresentação dos 50 melhores jogadores no que toca à execução de dribles. Os resultados foram agrupados em duas categorias, tanto nas cinco principais ligas europeias como noutras 60 à volta do mundo. Quem não ficou de fora foi o Sporting, que viu ser nomeado Francisco Trincão e Rafael Leão, que joga agora no Milan.


O índice de drible foi calculado numa escala de zero a 100, a partir da frequência de dribles bem-sucedidos, corregidos pela taxa de sucesso, ou seja, um drible é bem-sucedido quanto a equipa do jogador mantém a posse de bola e aproxima-se da baliza adversária, ou então, quando o atleta que realiza o drible sofre uma falta. É de realçar que apenas atletas com pelo menos 360 minutos de jogo foram incluídos no ranking.


O antigo jogador do emblema verde e branco, Rafael Leão, de 25.3 anos, foi incluído na listagem dos principais campeonatos europeus, registando um índice de 82.2, com apenas cerca de 10 pontos de diferença do primeiro lugar, ocupado por Mhammed Kudus.


Já Francisco Trincão foi nomeado em relação às outras 60 ligas incluídas na análise, registando um índice superior ao de Rafa, com 84.5 valores e apenas 24.8 anos. No caso do leão a diferença ao primeiro lugar foi ainda menor, especificamente cerca de 6.4.

Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão – avaliado em 23 milhões de eurosleva 111 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 26 golos e 18 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.



Futebol

Afinal, Gyokeres não é o único segredo do Sporting: Há mais um jogador em voga

Rúben Amorim tem tido a possibilidade de contar com vários futebolistas importantes neste arranque dos leões na Liga Portugal Betclic

Francisco Trincão tem estado em grande destaque esta temporada no Sporting, ao lado de Gyokeres
Francisco Trincão tem estado em grande destaque esta temporada no Sporting, ao lado de Gyokeres

  |

Icon Comentário0

Apesar de Viktor Gyokeres ser uma das grandes figuras com mais destaque no início de temporada do Sporting, esse forte desempenho no ataque é complementado por outra figura muito conhecida no plantel de Rúben Amorim: Francisco Trincão, cujas exibições não têm passado despercebidas.


O esquerdino, que recentemente também mereceu um lugar na convocatória de Roberto Martínez, é peça-chave do xadrez do técnico leonino e já foi responsável pela criação de oito dos 27 golos marcados pelos leões na Liga Portuguesa. Como os números não deixam mentir, é considerado o maior criador de tiros certeiros nas oito primeiras jornadas do campeonato e lidera igualmente o pódio de mais assistências feitas.


Com os registos da atual temporada, o atleta de 24 anos pode facilmente vir a ultrapassar os registos feitos no passado, enquanto jogador do Clube de Alvalade. Na sua época de estreia, 2022/23, criou sete golos e fez três assistências, já nos números de 2023/24 consta-se que criou 17 e assistiu seis tiros certeiros.


A capacidade técnica, perspectiva de jogo e irreverência que tanto o caracterizam, já valeram a Gyokeres dois dos seis golos apontados pelo internacional sueco. Outro leão que já se “aproveitou” do 'camisola 17' do Sporting, foi Daniel Bragança que na Liga já soma quatro golos.

Em 2023/24, Francisco Trincão foi uma das peças importantes de Rúben Amorim para a conquista do 24.º campeonato nacional da história do Sporting. O 'camisola 17' realizou um total de 48 jogos (2.999 minutos): 31 no Campeonato Nacional (1.695), oito na Liga Europa (532), seis na Taça de Portugal (502) e três na Taça da Liga (270), nos quais acabou por marcar 10 golos e fazer nove assistências. Em 2024/25, o extremo já leva três golos e cinco assistências em 11 jogos.



Futebol

Na porta de saída, craque lidera tudo e mais alguma e não apenas no Sporting

Jogador da equipa de Rúben Amorim tem estado em destaque neste arranque de temporada 2024/25 e a sua importância vai além de Alvalade

Gyokeres, estrela do Sporting, tem sido associado ao Manchester City
Gyokeres, estrela do Sporting, tem sido associado ao Manchester City

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres atravessa um momento impressionante, continuando a destacar-se mesmo durante a pausa para compromissos internacionais. Ao serviço da seleção sueca, o avançado do Sporting somou um golo e uma assistência em apenas dois jogos, tornando-se no futebolista mais decisivo da Liga das Nações até agora, com sete participações diretas em golos (quatro tentos e três assistências).


Esse rendimento é uma extensão da sua performance dominante na Liga portuguesa, onde Gyokeres já teve participação direta em 12 golos ao serviço do Sporting. Com 11 golos marcados e uma assistência, o sueco tem sido uma peça-chave para os leões, consolidando o seu estatuto como um dos jogadores mais influentes do campeonato.


Agora, o grande desafio de Gyokeres é na Liga dos Campeões. Em dois jogos pelo Sporting na maior competição europeia de clubes, o avançado sueco marcou apenas um golo e ainda não somou assistências. Este número deixa-o distante do líder Harry Kane, do Bayern Munique, que já participou diretamente em quatro golos.


O desempenho do avançado sueco não passa despercebido aos maiores clubes europeus. Recentemente, o Manchester City foi apontado como um dos interessados, especialmente face à possível saída de Erling Haaland. Com o seu nome em alta, Gyokeres continua a atrair os olhares dos gigantes do futebol mundial.

Viktor Gyokeres – avaliado em 70 milhões de euros foi utilizado em 11 encontros (1.005 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 12 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.


Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Avançado da formação do Sporting relata amor ao Porto, mas atira: "Não cuspo no prato onde comi"
Futebol

Avançado da formação do Sporting relata amor ao Porto, mas atira: "Não cuspo no prato onde comi"

 

Icon Comentário0
Em que ficamos? Caso sério do Sporting pode ficar-se pelo banco de suplentes
Futebol

Em que ficamos? Caso sério do Sporting pode ficar-se pelo banco de suplentes

 

Icon Comentário0
Caos antes da estreia do Sporting na Taça de Portugal: Amorim obrigado a...
Futebol

Caos antes da estreia do Sporting na Taça de Portugal: Amorim obrigado a...

 

Icon Comentário0