ESTÁ QUENTE! ATUAL EMBLEMA DE RAFAEL LEÃO ESTÁ NO 'OLHO DO FURACÃO' EM ITÁLIA
Clube onde joga atualmente o antigo futebolista dos verdes e brancos vê-se envolvido em fraude fiscal
Redação Leonino
Texto
13 de Março 2024, 22:14
Rafael Leão, Milan, Sporting

O fisco italiano (polícia monetária da Guardia di Finanza) realizou esta terça-feira, 12 de março, buscas na Casa Milan, sede do emblema rossoneri. Em causa está a possível ligação à Operação RedBird. Os arguidos são o atual CEO do Milan do ex-Sporting Rafael Leão, bem como o seu antecessor.

O Ministério Público acusou Giorgio Furlani e Ivan Gazidis do crime de encobrimento de atividade à Federação Italiana de Futebol. O jornal ‘La Repubblica’ divulgou que a sede do clube não foi o único alvo de buscas da Guardia di Finanza, tendo sido revistadas também as residências oficiais dos dois suspeitos.

No fundo, o que se está a averiguar é a veracidade das crenças do Ministério Público italiano – se Furlani e Gazidis foram de facto responsáveis pela obstrução do exercício de funções de comunicação da autoridade supervisora da Federação Italiana de Futebol sobre quais os verdadeiros donos do clube.

O que isto significa, caso a hipótese venha  a confirmar-se, é que o emblema de Milão pode ainda pertencer ao fundo Elliot, o seu antigo dono, e não ao Gerry Cardinale, fundo americano que teria adquirido o clube italiano por mil milhões de euros em agosto de 2022.

A suspeita que originou a investigação em curso foi a possibilidade de, aquando da alegada venda do clube italiano por parte do fundo Elliot, ter existido simplesmente uma simulação de venda. Assim sendo, a turma rossoneri teria permanecido com o mesmo dono, tendo mudado apenas a designação.

A verificar-se que foi esse o sucedido, o ato criminoso levado a cabo pelos dois participantes da suposta transação pode dar lugar a graves sanções económicas e desportivas. O Milan poderá vir a ser suspenso pela UEFA, devido a ilegalidades no processo de venda do clube, que se crê estar ainda ao comando do antigo dono.

Imagem de destaque
  Comentários