Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Voleibol
17 Mar 2025 | 11:21 |
Edson Valencia, jogador do voleibol do Sporting - veja AQUI a classificação do campeonato - , abordou, em entrevista ao jornal A Bola, a sua passagem por Israel, país que vive em conflito político e armado. A brilhar em Alvalade, o oposto revela ter temido pela sua segurança.
O venezuelano começou por revelar que ter trocado a Fonte do Bastardo por um país em instabilidade foi devido a "um contrato que não podia recusar". "O campeonato israelita não é melhor do que o campeonato português, mas financeiramente era um salto muito grande, já não era novo e precisava de pensar no futuro da minha família", explicou.
Para o experiente jogador, a mudança para Israel tinha "tudo para correr bem. Só que, ao fim de uma semana, rebenta a guerra!", recordando que "estava tranquilamente deitado, no sofá, descontraído, quando começaram a tocas as sirenes. Eram umas seis da manhã".
"Confesso que nem liguei, pareciam os bombeiros, às vezes acontecia nos Açores. Mas aquilo não parou e eu pensei que devia ser algum incêndio ou sei lá o quê. Voltei a dormir. Passados uns 10 minutos, outra vez. Já me pareciam demasiadas sirenes, levantei-me fui à cozinha beber água e começo a ouvir muito barulho. Pensei: ‘O que será?!’ Fui espreitar à porta porque ouvia muito barulho nas escadas. É quando vejo toda a gente a correr apressada, uns vestidos, outros de pijama, com crianças, escada abaixo", explicou Edson Valencia.
O 'camisola 7' do Sporting diz que, há data "nem sabia o que era um bunker", tendo ido "apenas atrás dos vizinhos". "Quando chegámos ao rés do chão do prédio, abriram uma pequena porta e havia mais uns dois ou três andares para baixo. Pensei: ‘O que é isto?!’ E lá fui eu, atrás deles. Começaram os rockets e o alvoroço. A partir daí isto passou a ser diário. Começou a guerra", disse.
"Logo agora que eu tinha finalmente um bom contrato! A sério?! Ao fim de uns dias, tive de falar com a equipa. Já nem conseguia dormir. Dormia com o passaporte num bolso, dinheiro no outro, vestido, calçado, todo encolhido, à espera de ter de sair a correr. Era um inferno. Consegui regressar a Portugal, num voo comercial. Mais tarde voltei e habituei-me às sirenes, às descidas rápidas para o bunker e com o tempo as coisas foram normalizando", referiu.
Em jeito de conclusão, Valencia abordou ainda o seu regresso a Portugal e em particular o ingresso no Sporting comandado por João Coelho, que teve um papel muito importante na sua contratação: "Ele conhece-me, começou a falar comigo, e conseguiu tocar-me naquela parte sensível… Ele sabe que gosto de competir, muito, e que tenho um sonho por realizar que é ser campeão. Ele sabe como eu pensa e em muitas coisas é parecido e lá me convenceu.".
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, para disputar mais um encontro referente a prova continental onde está inserido
03 Dez 2025 | 21:49 |
A equipa de voleibol feminino do Sporting venceu, o Vandoeuvre Nancy, por 3-2, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, na segunda mão dos 16-avos-de-final da CEV Cup Women 2025/26. A equipa verde e branca somou uma vitória complicada, mas acaba por ser eliminada da competição - já a equipa masculina voltou a vencer.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, as leoas do Sporting venceram o adversário francês, pelos parciais de 28-26, 25-19, 21-25, 10-25 e 15-12. Depois da derrota na primeira mão, por 3-1, as leoas não conseguiram responder da melhor forma frente ao complicado rival gaulês.
Com esta vitória - a oitava em 11 jogos nesta temporada desportiva - as comandadas de Rui Pedro Silva conseguem superar uma grande equipa, mas acabam por cair da CEV Cup Women, devido à derrota somada em solo francês, por 3-1.
O próximo encontro está marcado para domingo, dia 7 de dezembro, frente ao Benfica, em jogo a contar para a nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional. O encontro diante das águias joga-se pelas 19h00, no reduto avdersário.
A equipa apresentada pelo emblema verde e branco no jogo europeu com o Vandoeuvre Nancy foi a seguinte: Kanna Hanazawa, Jady Gerotto, Amanda Cavalcanti, Anahí Tosi, Ingrid Felix, Leslie Leyva, Ozge Kinasts, Maria Carlos, Daniela Loureiro, Ana Clara e Jéssica Carriel
Com o triunfo tranquilo alcançado diante da formação nortenha, Clube de Alvalade mantém-se na liderança isolada da competição nacional
01 Dez 2025 | 16:28 |
A equipa de voleibol do Sporting venceu a formação do Madalena por 3-0, esta segunda-feira, dia 1 de dezembro, em jogo da oitava jornada da fase regular da Liga UNA Seguros. O Clube de Alvalade deu sequência ao bom momento, após o triunfo frente ao Ala Nun'Álvares no fim de semana.
Num duelo disputado no Pavilhão Municipal Atlântico da Madalena, em Vila Nova de Gaia, os leões triunfaram com os parciais de (25-18), (25-16) e (25-22). Desta forma, o triunfo diante da formação nortenha mantém o Sporting na liderança isolada da competição nacional.
Com esta vitória - a oitava em nove jogos esta temporada - os comandados de João Coelho estão no primeiro lugar da tabela classificativa com 22 pontos, mais um do que o Benfica (21). De recordar que o primeiro critério de desempate continua a ser o maior número de vitórias.
O próximo encontro do Clube verde e branco está marcado já para o próximo sábado, dia 6 de dezembro, frente ao Clube K, em jogo a contar para a nona jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da formação orientada por Gonçalo Machado está marcado para as 16h00, no Pavilhão da Kairós, em Ponta Delgada.
Equipa apresentada pelo Sporting: Tiago Pereira (Capitão), Jan Galabov, Marx Aru, Sergey Grankin, Kelton Tavares, Edson Valencia, Gonçalo Sousa, Jonas Aguenier, Pedro Abecasis, Jan Pokeršnik, Armando Velasquez, Nico Perrén, Mads Kyed Jensen e Lourenço Martins.
Clube de Alvalade recebeu um rival complicado na casa das modalidades, mas conseguiu uma vitória assertiva que vale a manutenção do primeiro lugar
29 Nov 2025 | 16:15 |
A equipa de voleibol do Sporting venceu a formação do Ala Nun´Álvares por 3-0, este sábado, dia 30 de novembro, em jogo da sétima jornada da fase regular da Liga UNA Seguros. Após a vitória dos verdes e brancos frente ao São Mâmede na ronda anterior, o Clube de Alvalade deu sequência ao bom momento.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a casa das modalidades verde e branca, os leões triunfaram com os parciais de (25-18), (25-14), e (25-22). Com a vitória diante da formação nortenha, o Sporting consegue a manutenção na liderança isolada da prova.
Com esta vitória - a sétima em oito jogos esta temporada - os comandados de João Coelho estão agora no primeiro lugar da tabela classificativa com 18 pontos, mais quatro do que o Benfica (15), que tem menos um encontro. De recordar que o primeiro critério de desempate continua a ser o maior número de vitórias.
O próximo encontro do Clube verde e branco está marcado já para a próxima segunda-feira, dia 1 de dezembro, frente ao CA Madalena, em jogo a contar para a oitava jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da formação orientada por Nuno Santiago está marcado para as 15h00, no reduto adversário.
Equipa apresentada pelo Sporting: Tiago Pereira (Capitão), Jan Galabov, Marx Aru, Sergey Grankin, Kelton Tavares, Edson Valencia, Gonçalo Sousa, Jonas Aguenier, Pedro Abecasis, Jan Pokeršnik, Armando Velasquez, Nico Perrén, Mads Kyed Jensen e Lourenço Martins.
Após sova no Benfica, Sporting vence 3-0 e pode ficar na liderança isolada no final da ronda
08 Nov 2025 | 16:53