Modalidades
Sporting dá espetáculo contra o Porto (3-0) e impõe primeira derrota ao rival
18 Jan 2026 | 16:59
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Voleibol
17 Mar 2025 | 11:21 |
Edson Valencia, jogador do voleibol do Sporting - veja AQUI a classificação do campeonato - , abordou, em entrevista ao jornal A Bola, a sua passagem por Israel, país que vive em conflito político e armado. A brilhar em Alvalade, o oposto revela ter temido pela sua segurança.
O venezuelano começou por revelar que ter trocado a Fonte do Bastardo por um país em instabilidade foi devido a "um contrato que não podia recusar". "O campeonato israelita não é melhor do que o campeonato português, mas financeiramente era um salto muito grande, já não era novo e precisava de pensar no futuro da minha família", explicou.
Para o experiente jogador, a mudança para Israel tinha "tudo para correr bem. Só que, ao fim de uma semana, rebenta a guerra!", recordando que "estava tranquilamente deitado, no sofá, descontraído, quando começaram a tocas as sirenes. Eram umas seis da manhã".
"Confesso que nem liguei, pareciam os bombeiros, às vezes acontecia nos Açores. Mas aquilo não parou e eu pensei que devia ser algum incêndio ou sei lá o quê. Voltei a dormir. Passados uns 10 minutos, outra vez. Já me pareciam demasiadas sirenes, levantei-me fui à cozinha beber água e começo a ouvir muito barulho. Pensei: ‘O que será?!’ Fui espreitar à porta porque ouvia muito barulho nas escadas. É quando vejo toda a gente a correr apressada, uns vestidos, outros de pijama, com crianças, escada abaixo", explicou Edson Valencia.
O 'camisola 7' do Sporting diz que, há data "nem sabia o que era um bunker", tendo ido "apenas atrás dos vizinhos". "Quando chegámos ao rés do chão do prédio, abriram uma pequena porta e havia mais uns dois ou três andares para baixo. Pensei: ‘O que é isto?!’ E lá fui eu, atrás deles. Começaram os rockets e o alvoroço. A partir daí isto passou a ser diário. Começou a guerra", disse.
"Logo agora que eu tinha finalmente um bom contrato! A sério?! Ao fim de uns dias, tive de falar com a equipa. Já nem conseguia dormir. Dormia com o passaporte num bolso, dinheiro no outro, vestido, calçado, todo encolhido, à espera de ter de sair a correr. Era um inferno. Consegui regressar a Portugal, num voo comercial. Mais tarde voltei e habituei-me às sirenes, às descidas rápidas para o bunker e com o tempo as coisas foram normalizando", referiu.
Em jeito de conclusão, Valencia abordou ainda o seu regresso a Portugal e em particular o ingresso no Sporting comandado por João Coelho, que teve um papel muito importante na sua contratação: "Ele conhece-me, começou a falar comigo, e conseguiu tocar-me naquela parte sensível… Ele sabe que gosto de competir, muito, e que tenho um sonho por realizar que é ser campeão. Ele sabe como eu pensa e em muitas coisas é parecido e lá me convenceu.".
Num duelo disputado no reduto da turma contrária, leões viram o adversário entrar mais forte e não conseguiram alcançar um bom resultado
28 Jan 2026 | 18:31 |
A equipa de voleibol do Sporting perdeu frente aos polacos do Warta Zawiercie, por 3-0, esta quarta-feira, dia 28 de janeiro, em jogo da quarta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões e, desta forma, continua sem pontuar na prova, após uma série de cinco jogos a vencer.
Num duelo disputado na Arena Sosnowiec, os leões viram o adversário entrar mais forte e perderam o primeiro set (25-21). A turma adversária manteve a superioridade e voltaram a triunfar no parcial seguinte, mantendo a mesma tendência (25-21). No terceiro set, os leões voltaram a não ser felizes (25-22).
Com esta derrota - a quinta em 22 jogos esta temporada - os comandados de João Coelho voltam a sair derrotados na competição europeia. O Warta Zawiercie é assim primeiro classificado com 12 pontos, seguido de Luneberg (seis), Asseco Resovia (seis) e Sporting (zero).
O próximo encontro do emblema verde e branco está marcado para o próximo domingo, dia 1 de fevereiro, frente ao São Mamede, em jogo a contar para o Campeonato Nacional. O encontro da 17.ª jornada da Liga jogar-se-á às 18h00, no Pavilhão João Rocha.
Equipa apresentada pelo Sporting: Armando Velásquez, Jonas Aguenier, Kelton Tavares, Edson Valencia, Jan Pokeršnik, Lourenço Martins, Sergey Grankin, Gonçalo Sousa, Nicolás Perrén, Tiago Barth, Li Yongzhen, Mads Kyed Jensen, Tiago Pereira e Jan Galabov.
Num duelo disputado da turma contrária, leões viram o adversário entrar mais forte e não conseguiram alcançar um bom resultado
21 Jan 2026 | 18:24 |
A equipa de voleibol do Sporting perdeu frente aos polacos do Asseco Resovia por 3-0, esta quarta-feira, dia 21 de janeiro, em jogo da terceira jornada do Grupo D da Liga dos Campeões e, desta forma, continua sem pontuar na prova, após uma série de quatro jogos a vencer.
Num duelo disputado na Hala Podpromie, os leões viram o adversário entrar mais forte e perderam o primeiro set (25-9). A turma adversária manteve a superioridade e voltaram a triunfar no parcial seguinte (25-23). No terceiro set, os leões voltaram a não ser felizes (25-18).
Com esta derrota - a quarta em 20 jogos esta temporada - os comandados de João Coelho voltam a sair derrotados na competição europeia. O Warta Zawiercie é assim primeiro classificado com nove pontos, seguido de Asseco Resovia (seis), Luneberg (três) e Sporting (zero).
O próximo encontro do emblema verde e branco está marcado para o próximo sábado, dia 24 de janeiro, frente ao Castêlo da Maia, em jogo a contar para o Campeonato Nacional. O encontro da 16.ª jornada da Liga jogar-se-á às 17h00, no Pavilhão do Castêlo da Maia Ginásio Clube.
Equipa apresentada pelo Sporting: Armando Velásquez, Jonas Aguenier, Kelton Tavares, Edson Valencia, Jan Pokeršnik, Lourenço Martins, Sergey Grankin, Gonçalo Sousa, Nicolás Perrén, Tiago Barth, Li Yongzhen, Mads Kyed Jensen, Tiago Pereira e Jan Galabov.
Clube de Alvalade não deu hipóteses ao rival azul e branco e somou triunfo categórico, em casa, imponde primeiro desaire ao adversários nas competições internas
19 Jan 2026 | 10:28 |
Após o triunfo da equipa de voleibol feminino do Sporting frente ao Porto (3-0), Rui Silva, treinador da equipa leonina, analisou a categórica vitória e mostrou-se muito satisfeito com a prestação da formação verde e branca, que impôs a primeira derrota da época ao rival na Liga.
R. Silva: "Foi um excelente espetáculo e a atitude da equipa foi extraordinária"
“Foi um excelente espetáculo e a atitude da equipa foi extraordinária. Era importante termos intensidade, muito energia, mas muita tranquilidade ao mesmo tempo. Conseguimos manter a nossa invencibilidade em casa e quebrar a invencibilidade do Porto. Primeiro toque, serviço e defesa foram extraordinários. Fomos constantes no serviço, o que era importante”, destacou o técnico que elogiou os adeptos.
“A atitude da equipa juntamente com o grande apoio dos nossos adeptos proporcionou esta grande vitória”. Um triunfo que considerou “muito importante”, embora se tenha tratado de “mais um jogo da fase regular”, onde o Sporting segue no terceiro lugar com 38 pontos, atrás de Braga (39) e Porto (41).
R. Silva: "Continuo a achar que somos uns outsiders muito fortes perante adversários que se reforçaram imenso, como o Porto"
Ainda assim, Rui Silva não escondeu o valor desta demonstração de força deixada no Pavilhão João Rocha: “Mostrámos que somos uma equipa forte no campeonato, com uma palavra a dizer. Continuo a achar que somos uns outsiders muito fortes perante adversários que se reforçaram imenso, como o Porto”, realçou.
O próximo encontro está marcado para domingo, dia 25 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 16.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma de Diogo Botto jogar-se-á pelas 16h00, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.
Sporting dá espetáculo contra o Porto (3-0) e impõe primeira derrota ao rival
18 Jan 2026 | 16:59
Sporting apanha grande susto frente ao último classificado, mas ganha 3-2
17 Jan 2026 | 16:01
Sporting espeta 3-0 no Vit. de Guimarães e fica com mais quatro pontos do que o segundo classificado
11 Jan 2026 | 19:06