Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Al-Rayyan, equipa orientada pelo treinador português Leonardo Jardim, terminou, na passada terça-feira, a sua jornada na Taça do Emir, do Catar. A turma do antigo treinador do Sporting foi eliminada nos quartos de final contra o Qatar SC (4-4 no tempo regulamentar), após um grande jogo que contou com 5-4 nas grandes penalidades, e com preciosa contribuição de Bruno Tabata.
O Qatar SC chegou mesmo a ter dois golos de vantagem em consequência dos tentos de Ibrahim Majid (15’), assistido por Bruno Tabata, ex pupilo de Rúben Amorim em Alvalade, e Yohan Boli (38’). mesmo assim, perto do final da primeira parte, o conjunto comandado por Leonardo Jardim tentou equilibrar o jogo, com um remate certeiro de Róger Guedes (45’).
Já com mais de uma hora de jogo, a esperança do Al Rayyan do técnico português renasceu quando ex-Benfica Rodrigo, após assistência de Gabriel Pereira, empatou a partida. Aos 90+5’, Bruno Tabata levou o Qatar SC à vantagem ao marcar, de grande penalidade, o 3-2. O que podia ter sido o fim para o Al Rayyan, acabou por dar motivação que não parou até igualar a partida, 3-3, com um golo de Sofiane Boufal (90+12’).
No prolongamento o Al Rayyan voltou a colocar-se em vantagem, aos 104 minutos, devido ao autogolo de Javi Martínez. Porém, a três minutos do fim do prolongamento, o Al Qatar empatou a partida, com (mais) um remate de Bruno Tabata (117’). A partir daqui a partida foi decidida nas grandes penalidades. Na marca dos onze metros, apenas Róger Guedes cedeu, o que expulsou a turma de Leonardo Jardim da Taça do Emir.
De recordar que Leonardo Jardim orientou o Clube de Alvalade na temporada de 2013/14, atingindo o segundo posto do Campeonato Nacional. Pelo Clube de Alvalade, o técnico somou 23 vitórias, oito empates e quatro derrotas em 35 jogos.
'Camisola 8' dos leões é dos jogadores mais influentes da formação verde e branca desde que chegou a Alvalade, em 2020/21, proveniente do Famalicão
|
0Pedro Gonçalves continua fora das contas de Rúben Amorim. O avançado verde e branco ainda não regressou aos treinos da formação verde e branca e a ausência para a próxima partida, diante do Estoril, está praticamente confirmada.
Depois de já ter falhado a última ronda do campeonato nacional, devido a uma lesão muscular, o expectável é que Pote volte a ficar de fora dos convocados de Rúben Amorim. Aliás, o 'camisola 8' dos leões ainda está em dúvida para ir aos Países Baixos no dia 1 de outubro, para o jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões, com o PSV.
Depois, antes da paragem para os jogos das seleções nacionais, há ainda a partida com o Casa Pia, no dia 5 de outubro. Os leões só voltam a jogar no fim de semana de 19 e 20 de outubro, na Taça de Portugal – ou um ou dois dias antes, porque na terça-feira seguinte joga na Áustria, com o Sturm Graz, para a Champions.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em sete partidas, nas quais disputou um total de 611 minutos.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 185 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Direção liderada por Frederico Varandas reuniu com Rúben Amorim e definiram trunfo estratégico para o mercado de janeiro dos leões
|
0«O Sporting tem um plano para segurar Viktor Gyokeres, Gonçalo Inácio e os alvos mais apetecidos do plantel, no mercado de janeiro, sabe o Leonino. A caminhada dos leões na Liga dos Campeões será decisiva para tal e é necessário chegar a fases mais adiantadas.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, um brilharete na competição da UEFA trará boas notícias ao treinador dos verdes e brancos. A Direção garantiu a Rúben Amorim que as quantias da prova milionária permitem segurar os maiores ativos do plantel.
Além de evitar a venda das grandes estrelas da equipa, os milhões da Liga dos Campeões irão servir para aproveitar possíveis oportunidades no mercado de inverno. A saída de Morten Hjulmand está a ser preparada, tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, e um sucessor do dinamarquês está em equação.
Recorde-se que, após vencerem o Lille, por 2-0, os atuais campeões nacionais vão visitar os neerlandeses do PSV e aos austríacos do Sturm Graz, a 01 e 22 de outubro. Na quarta e quinta jornadas, os leões terão pela frente os dois adversários previsivelmente mais fortes no seu caminho, ambos no Estádio José Alvalade: Manchester City, a 5 de novembro, e Arsenal, no dia 26 do mesmo mês.
As visitas ao Club Brugge (10 de dezembro), e ao Leipzig, (22 de janeiro de 2025), antecedem o derradeiro encontro na Champions, diante do Bolonha, a 29 de janeiro, em Itália. Estes dois últimos duelos, com alemães e transalpinos, serão os únicos em que o Sporting jogará à quarta-feira. Os restantes disputam-se à terça-feira.
Leões garantiram 20% de uma futura venda e transferência foi oficializada na passada segunda-feira
|
0Bruno Tabata foi herói na estreia pelo Internacional. O antigo jogador do Sporting, recém chegado ao emblema de Porto Alegre, marcou - na recarga a uma grande penalidade que não conseguiu converter - o golo da vitória diante do Juventude (2-1), a nove minutos (81') do final da partida.
O extremo foi oficializado com as novas cores na passada segunda-feira e a transferência ainda rendeu ao Clube de Alvalade. Aquando da saída do brasileiro, em 2022/23, ficou acordado com o Palmeiras que os leões ficariam com 20% de uma futura venda do jogador, segundo noticiou, à data, o jornal Record.
Durante a temporada 2023/24, Tabata foi emprestado pelo verdão ao Qatar SC e acabou por mostrar bom rendimento e apontar 13 golos e sete assistências nas 28 partidas que realizou. No entanto, o emblema do Médio Oriente não contratou o futebolista em definitivo.
Bruno Tabata representou os leões durante duas temporadas, depois de ter trocado o Portimonense pelos verdes e brancos. Ao serviço do Sporting, o antigo 'camisola 7' fez 52 partidas onde marcou oito golos e fez seis assistências. Venceu ainda uma Liga Portuguesa, duas Taças da Liga e uma Supertaça.
O jogador - avaliado em 2,8 milhões de euros - saiu dos leões no início da temporada 2022/23 onde ingressou no Palmeiras. Encontra-se atualmente cedido à formação do Qatar pelos brasileiros, onde tem sido opção regular por parte da formação que milita nos campeonatos do Médio Oriente.
Assista ao golo de Tabata: