Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Tendo em conta a recente chegada de João Pereira ao cargo de treinador da equipa principal do Sporting, Nélson Alves, antigo lateral dos verdes e brancos, criticou no jornal A Bola a decisão tomada pela Direção do Clube de Alvalade e apontou algumas falhas da equipa.
"Substituir Amorim, nas circunstâncias em que foi, com relação aos resultados desportivos era difícil para qualquer treinador, tirando o resultado da Supertaça era quase impossível fazer melhor", começou por assumir, relembrando a saída de Ruben Amorim para o Manchester United.
"Falando, por exemplo, do Edwards, é um jogador que desequilibra, mas que rende muito mais no lado direito, que foi onde se afirmou no V. Guimarães e também no Sporting, foi ali que conseguiu grandes exibições, jogando no lado contrário tira-lhe alguma essência, parece que fica mais bloqueado. O seu pé esquerdo, estando encostado mais à linha, não pode muito mais e o pé direito praticamente não usa, tirando uma outra situação, inclusive contra o Amarante, em que fez um excelente golo com o pé direito, acho-o intranquilo naquela posição", apontou, tecendo críticas às escolhas de João Pereira na estrutura do plantel em jogo.
Além disso, apontou outro exemplo: "O Maxi a jogar lá atrás, nunca foi defesa direito, nem esquerdo. Nunca teve rotinas de defesa e está-se a notar isso, particularmente no jogo contra o Arsenal. Nesta fase, seria mais conservador poder pôr lá o Matheus Reis, porque quando uma equipa está mal e os índices estão em quebra é mais importante não sofrer golos", sugeriu.
"É evidente que este jogo contra o Moreirense é um jogo que pode ser decisivo em todos os aspetos. Porque o Sporting tem de rapidamente ganhar um jogo para repor novamente os índices de confiança. Porque senão, vai começar a apoderar-se uma certa desconfiança no seio do grupo. E isso é a pior coisa que pode acontecer numa equipa, até para a própria equipa técnica", terminou, enfatizando a partida agendada para o dia 5 de dezembro, em Moreira de Cónegos.
Novo treinador do Manchester United tem as prioridades bem definidas no que toda ao internacional sueco que atua em Alvalade
|
0Ao contrário do que tem vindo a ser noticiado no decorrer dos últimos dias, o Manchester United ainda não terá realizado qualquer contacto formal com o objetivo de contratar Viktor Gyokeres. Apesar disso, Ruben Amorim pode querer 'reservar' o avançado junto do Sporting para o final da temporada.
De acordo com o jornal A Bola, os red devils ainda não tomaram qualquer posição de forma oficial pelo internacional sueco, isto apesar de a turma comandada pelo ex-técnico dos verdes e brancos ser um dos potenciais interessados no 'camisola 9' do Clube de Alvalade.
Ainda assim, a mesma fonte revela que o United não está na disposição de pagar os 100 milhões de euros da cláusula de rescisão que serão necessários para resgatar Gyokeres em janeiro. Ainda assim, no verão a história será diferente - uma vez que o Sporting pretende 'baixar o preço' e o emblema de Old Trafford possa pretender deixar o avançado já 'marcado'.
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 21 encontros (1.730 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, nos quais apontou 24 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
'Guerra' na baliza do Clube de Alvalade continua bem acesa, com os dois guarda-redes a quererem ganhar a titularidade junto de João Pereira
|
0Franco Israel pode ver, novamente, Vladan Kovacevic 'passar-lhe a perna'. Ainda sem ter regressado aos trabalhos do Sporting devido a uma gripe, o internacional uruguaio, mesmo que recupere a tempo do jogo com o Moreirense, deverá ficar no banco de suplentes - uma vez que não se treinou - e ver a sua vaga ocupada pelo bósnio.
O jornal Record adianta, ainda, que Israel pode vir a falhar também o treino desta manhã na Academia Cristiano Ronaldo. Mais tarde, pelas 13h00, na antevisão ao encontro, o treinador dos leões pode comentar a situação e confirmar a sua ausência, depois de já ter falhado a partida frente ao Santa Clara pelo mesmo motivo.
Vladan Kovacevic – avaliado em 6 milhões de euros - assumiu a titularidade no início da atual época desportiva. Pelo Clube de Alvalade, o antigo jogador do Raków contabiliza, até ao momento, nove encontros, tendo disputado 840 minutos e sofrido nove golos.
Ao que tudo indica, o Sporting terá desembolsado 4,8 milhões de euros, aos quais acrescem objetivos, pela contratação do guardião. O emblema polaco assegurou ainda 10% da mais-valia numa futura transferência do futebolista leonino.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Moreirense, em jogo relativo à 13.ª jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por César Peixoto jogar-se-á às 20h15, em Moreira de Cónegos.
Nas declarações prestadas, acerca do panorama atual do Clube de Alvalade, o antigo guarda-redes atribuiu soluções aos problemas
|
0Em antevisão aos próximos desafios do Sporting, Beto Pimparel, antigo guarda-redes do Clube de Alvalade, prestou algumas declarações ao jornal A Bola acerca da atual situação dos verdes e brancos, face à promoção de João Pereira ao comando técnico da equipa principal.
"É igual àquela se o Sporting tivesse seis, sete, nove pontos de diferença para os rivais, porque a responsabilidade é sempre a mesma: vencer", começou por dizer, "Agora, há que ter a sensibilidade de perceber o momento em que o Sporting está, não deixa de ser líder nem de estar em todas as frentes, mas, falando por experiência própria, mais do que nunca, terá de ser o grupo de trabalho, e quando digo grupo de trabalho são jogadores, treinador, toda a estrutura do Sporting, terá de se fazer forte e dar uma resposta já em Moreira de Cónegos, fazendo jus à tal solidez que fará com que o Sporting passe este momento menos positivo".
Além disso, relembrou os seis golos que o emblema sofreu nos últimos dois jogos: frente ao Arsenal e Santa Clara: "Isso associa-se sempre muito ao guarda-redes, mas, eu como ex-guarda-redes, acho que há que atribuir uma responsabilidade mais coletiva, porque o erro nem sempre é do guarda-redes, até pode ser do avançado que não fez bem a pressão e que vai dar golo na nossa baliza. Não quero individualizar a questão do Kovacevic ou do Franco Israel, são dois guarda-redes com que o Sporting tem de contar para o resto da temporada, se não for buscar ninguém em janeiro, que não acho que seja necessário".
"Trata-se de um trabalho diário, que o João e a sua equipa técnica terão de fazer a nível psicológico, a nível mental, de moralizar, de motivar, de voltar a dar aos jogadores os níveis de confiança que traziam até há umas semanas. É um momento menos bom da equipa, que coincide com a saída do Amorim e a entrada do João, se calhar algum abaixamento de forma de alguns jogadores e é uma herança pesada para o João", explicou.
Confrontado com que aspetos precisam de ser tidos em conta, face aos últimos resultados e prestações, não esconde, "Podem ser vários fatores, temos de ter em conta que os jogadores criam hábitos, ligações, relações com os treinadores, os treinadores começam a conhecê-los, começam a saber como lidar, tratar jogadores, como sacar a melhor versão de cada um e depois quando entra um treinador novo precisa desse tempo de conhecimento, de sensibilidade".
"O futebol dá pouca margem quando estamos ao mais alto nível, o futebol não te dá tempo e numa equipa como o Sporting, que quer títulos, menos tempo ainda tens e menos margem de erro tens mas agora isto será um processo, se esta foi a decisão da Direção, é um processo pelo qual o João terá que passar e, seguramente, terá paixão suficiente para aprender, crescer e tentar dar uma continuidade de resultados o mais positiva possível para o clube", enfatizou, concluindo.