Futebol
Carlos Forbs na Seleção? Roberto Martínez justifica escolha do ex Sporting: "É um perfil..."
07 Nov 2025 | 15:26
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Out 2024 | 13:28 |
O ex-internacional português e antigo jogador do Sporting, Luís Figo, desmentiu uma frase que lhe foi atribuída sobre a Bola de Ouro. O episódio surgiu num dia que deveria ser de festa em Madrid, mas que rapidamente mudou de tom quando começaram a surgir rumores de que Vinícius Júnior não seria o vencedor do prestigiado prémio. A especulação tornou-se ainda mais intensa quando o Real Madrid anunciou que nenhum representante do clube iria comparecer à cerimónia, uma ausência inesperada que deu força aos boatos.
A situação ganhou maior dimensão quando uma conta de adeptos do Real Madrid, chamada Madrid Xtra, publicou uma frase alegadamente atribuída a Figo, que punha em causa a credibilidade do prémio. Segundo a publicação, o antigo jogador teria afirmado: “A Bola de Ouro era um prémio de prestígio, até hoje”.
Luís Figo, que foi o segundo português a vencer a Bola de Ouro, depois de Eusébio e antes de Cristiano Ronaldo, estava presente na gala e não demorou a responder. A sua reação foi firme e categórica, deixando claro que não estava disposto a tolerar inverdades publicadas em seu nome. Assim que teve conhecimento da frase, Figo usou as redes sociais para esclarecer a situação.
Numa mensagem publicada na rede social X, onde a frase foi inicialmente partilhada e depois apagada, Figo escreveu: “Não sei quem gere esta conta, mas ou retificam a publicação, ou temos de falar, porque estas palavras não são minhas”. Por fim, o antigo jogador acrescentou: “Se querem polémica, vemo-nos em tribunal”, reforçando a sua disposição para resolver o assunto pela via judicial, caso fosse necessário.
Luís Figo fez toda a sua formação no Sporting e, de 1990 a 1995 esteve ao serviço da equipa sénior leonina. Com a Listada verde e branca, o ex-futebolista marcou 23 golos em 155 partidas disputadas, conquistando a Taça de Portugal, em 1994/1995. Depois, trocou o Clube de Alvalade pelo Barcelona, antes de se transferir para o Real Madrid, em 2000, e para o Inter em 2005. No ano de 2000, o internacional português conquistou a tão almejada Bola de Ouro e que o consagrou como um dos melhores jogadores portugueses de sempre.
Treinador verde e branco vai perder quase todo o plantel durante a próxima pausa para as Seleções FIFA. Ficou a conhecer mais quatro baixas recentemente
07 Nov 2025 | 17:18 |
Iván Fresneda voltou a ser chamado à Seleção sub-21 de Espanha. O lateral-direito do Sporting está lesionado, depois de ter sofrido uma entorse no tornozelo, mas mesmo assim foi convocado para os próximos encontros da 'rojita', sendo mais uma baixa para Rui Borges durante a pausa das Seleções FIFA.
Iván Fresneda já tinha sido chamado na última convocatória, e voltou a merecer a confiança do selecionador nacional espanhol. O jogador está a recuperar, no entanto, de uma entorse no tornozelo, e as informações partilhadas são de que será reavaliado quando chegar ao estágio da Seleção sub-21 de Espanha.
Para além do lateral-direito espanhol, Rui Borges ficou a conhecer mais três baixas no período da pausa das Seleções. Luís Freire chamou Geovany Quenda, João Simões e João Muniz aos trabalhos da Seleção sub-21, algo que também já se tem tornado hábito recente.
Tendo em conta que Roberto Martínez também chamou Rui Silva, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão aos trabalhos da Seleção A, Rui Borges ficou a conhecer, esta sexta-feira, mais oito baixas para o período em que o Sporting não terá jogos, mas que será importante para recuperar jogadores e afinar aspetos táticos.
A juntarem-se a estes oito jogadores, o Sporting conta com outras baixas: Morten Hjulmand, pela Dinamarca, Kochorashvili, pela Geórgia, e Vagiannidis e Ioannidis, pela Seleção da Grécia, são outras das baixas confirmadas para a próxima ronda de compromissos internacionais.
Associação de treinadores saiu em defesa do técnico português, depois de este ter sido atacado por um comentador desportivo recentemente
07 Nov 2025 | 17:04 |
A Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) emitiu um comunicado, onde sai em defesa de Rui Borges - que lançou recentemente o jogo com o Santa Clara -, depois de críticas feitas ao timoneiro do Sporting. O comentador da V+, José Manuel Antunes, disse, recentemente que o técnico "não tem nível intelectual para ser treinador de um grande clube".
"ANTF repudia comentários que afrontam a dignidade do treinador Rui Borges (...) A Associação Nacional dos Treinadores de Futebol vem, por este meio, manifestar o seu repúdio pelos comentários recentemente proferidos num canal televisivo contra o treinador do Sporting CP, Rui Borges, que visam colocar em causa a sua competência profissional afrontando simultaneamente os valores fundamentais da dignidade e do respeito na nossa profissão", começaram por escrever.
O organismo de treinadores prossegue: "“Não é propriamente a figura de taberneiro, mas é uma pessoa que não tem nível intelectual para ser treinador de um grande clube”. A frase, proclamada num programa de crítica especializada em futebol, num canal nacional aberto, vem na sequência de outras semelhantes, de autores diversos, e fez-se a propósito de um treinador campeão nacional, com praticamente dez anos de carreira, que atravessou e respeitou todos os níveis de formação específica exigidos para a prática da sua atividade".
"Tal afirmação, consideramos, surgiu de forma absolutamente gratuita, curiosamente, numa semana em que o treinador acabaria elogiado pelo italiano Luciano Spalleti: “O treinador Rui Borges, apesar de jovem, é competente e sabe pôr a equipa a jogar muito bem”", atiram, de seguida, lembrando as palavras do treinador da Juventus.
A ANTF remata, com o seguinte: "O comentador em causa desconhece, porventura, que ser treinador de futebol implica trabalhar com pessoas, gerir emoções e tomar decisões… sob pressão, o que exige elevada capacidade intelectual e emocional. Reduzir o papel de um treinador à falta de “capacidade intelectual” é faltar ao respeito a toda uma classe profissional, cujo rigoroso processo formativo exige investimento pessoal, conhecimento, estudo permanente e aturada investigação".
Treinador da formação dos Açores esteve à conversa com os jornalistas, em conferência de imprensa, antes do encontro com o Clube de Alvalade
07 Nov 2025 | 16:48 |
Vasco Matos revelou querer jogar "olhos nos olhos" com o Sporting. O treinador do Santa Clara esteve à conversa com os jornalistas, em conferência de imprensa, antes da partida com o Clube de Alvalade, marcada para o próximo sábado, dia 8 de novembro. Rui Borges também fez a antevisão ao encontro.
"Na nossa casa temos de mostrar a nossa identidade. Temos de acreditar em nós e naquilo que é o nosso trabalho. Olhar o adversário nos olhos, obviamente com as nossas armas e eles com as armas deles, e fazer tudo por tudo para vencer o jogo", começou por explicar Vaco Matos, treinador do Santa Clara.
O técnico dos açorianos prosseguiu, mencionando o momento das duas equipas, e lembrando os jogos europeus dos leões: "Sabemos da grandeza do Sporting, o campeão nacional. Uma equipa que está num excelente momento de forma, mas temos de olhar para nós".
"O Sporting é uma equipa com muita qualidade, com uma variabilidade muito grande no jogo, qualidade individual, qualidade coletiva. Obviamente temos de ter muita capacidade de nestes momentos de ter coesão e uma superação muito grande", atirou, de seguida, o timoneiro do Santa Clara.
Para terminar, Vasco Matos falou das dificuldades do Santa Clara esta temporada: "Quando começamos a época sabíamos claramente o que é que nos ia acontecer este ano. Não tenho dúvidas nenhumas sobre isso. Agora, obviamente, temos de jogar com a nossa identidade, a nossa coragem, com a nossa personalidade e os nossos adeptos".
Carlos Forbs na Seleção? Roberto Martínez justifica escolha do ex Sporting: "É um perfil..."
07 Nov 2025 | 15:26
Atenção Sporting! Roberto Martínez fala da ida de Quenda ao Mundial: "Vamos proibir..."
07 Nov 2025 | 15:10
Da análise ao Santa Clara à polémica das arbitragens: Tudo o que disse Rui Borges
07 Nov 2025 | 14:50