Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ex Sporting envolvido em polémica sobre a credibilidade da Bola de Ouro

Antigo craque leonino 'pronunciou-se' sobre o caso; Frase em questão punha em causa a credibilidade do galardão, vencida ontem por Rodri, superando Vinícius Júnior

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

29 Out 2024 | 13:28 |

Icon Comentário0

O ex-internacional português e antigo jogador do Sporting, Luís Figo, desmentiu uma frase que lhe foi atribuída sobre a Bola de Ouro. O episódio surgiu num dia que deveria ser de festa em Madrid, mas que rapidamente mudou de tom quando começaram a surgir rumores de que Vinícius Júnior não seria o vencedor do prestigiado prémio. A especulação tornou-se ainda mais intensa quando o Real Madrid anunciou que nenhum representante do clube iria comparecer à cerimónia, uma ausência inesperada que deu força aos boatos.


A situação ganhou maior dimensão quando uma conta de adeptos do Real Madrid, chamada Madrid Xtra, publicou uma frase alegadamente atribuída a Figo, que punha em causa a credibilidade do prémio. Segundo a publicação, o antigo jogador teria afirmado: “A Bola de Ouro era um prémio de prestígio, até hoje”.


Luís Figo, que foi o segundo português a vencer a Bola de Ouro, depois de Eusébio e antes de Cristiano Ronaldo, estava presente na gala e não demorou a responder. A sua reação foi firme e categórica, deixando claro que não estava disposto a tolerar inverdades publicadas em seu nome. Assim que teve conhecimento da frase, Figo usou as redes sociais para esclarecer a situação.


Numa mensagem publicada na rede social X, onde a frase foi inicialmente partilhada e depois apagada, Figo escreveu: “Não sei quem gere esta conta, mas ou retificam a publicação, ou temos de falar, porque estas palavras não são minhas”. Por fim, o antigo jogador acrescentou: “Se querem polémica, vemo-nos em tribunal”, reforçando a sua disposição para resolver o assunto pela via judicial, caso fosse necessário.

Luís Figo fez toda a sua formação no Sporting e, de 1990 a 1995 esteve ao serviço da equipa sénior leonina. Com a Listada verde e branca, o ex-futebolista marcou 23 golos em 155 partidas disputadas, conquistando a Taça de Portugal, em 1994/1995. Depois, trocou o Clube de Alvalade pelo Barcelona, antes de se transferir para o Real Madrid, em 2000, e para o Inter em 2005. No ano de 2000, o internacional português conquistou a tão almejada Bola de Ouro e que o consagrou como um dos melhores jogadores portugueses de sempre.



Futebol

Oficial! Melhor jogador do Casa Pia queria jogar no Sporting, mas ruma a Inglaterra a custo zero

Ala deixou casapianos, após três temporadas de destaque ao serviço dos gansos, e abraça nova aventura desportiva no Reino Unido

É oficial! Bolton anunciou a contratação de Laizka Larrazabal, ala que deixou o Casa Pia e queria jogar no Sporting
É oficial! Bolton anunciou a contratação de Laizka Larrazabal, ala que deixou o Casa Pia e queria jogar no Sporting

23 Jul 2026 | 17:27 |

Icon Comentário0

É oficial. O Bolton anunciou a contratação de Laizka Larrazabal, que assinou um contrato válido até junho de 2028. O lateral-direito espanhol, de 28 anos de idade, deixa o Casa Pia após três temporadas de destaque ao serviço dos gansos.


Recentemente, Aitor Larrazabal, pai do futebolista espanhol, disse acreditar que o filho tinha qualidade para dar o salto para um dos grandes em Portugal, admitindo vê-lo preparado para representar emblemas como Sporting, Benfica ou Porto. Também o próprio atleta disse querer jogar nos leões.


G. Larrazabal: "Foi fácil tomar a decisão"


“É uma equipa histórica, com grandes jogadores como Fernando Hierro, Nicolás Anelka e Jay-Jay Okocha. Foi fácil tomar a decisão. Eu sou um jogador veloz, forte e que cruza bem, com muita energia a subir no campo”, disse o novo reforço.

O atleta foi uma das figuras mais importantes do conjunto casapiano nas últimas três épocas, assumindo um papel de destaque na equipa sediada em Pina Manique. A sua saída representa uma baixa para o plantel, depois de vários anos de contributo regular ao serviço do clube.


Avaliado em 4 milhões de euros, Gaizka Larrazabal chegou à equipa portuguesa em julho de 2023 e teve um grande impacto na equipa casapiana. Esta temporada, o ala somou 37 jogos, com oito golos marcados e quatro assistências.


Futebol

Oficial! Mikel Arteta convence alvo do Sporting a assinar pelo Arsenal até 2031

Diretor desportivo dos 'gunners', Andrea Berta, mostrou-se satisfeito com a conclusão do negócio que ficou concluído por valores a rondar os 40 M de euros

É oficial! Arsenal, de Mikel Arteta, anunciou a contratação de Christos Tzolis, alvo do Sporting, que deixa assim o Club Brugge
É oficial! Arsenal, de Mikel Arteta, anunciou a contratação de Christos Tzolis, alvo do Sporting, que deixa assim o Club Brugge

23 Jul 2026 | 16:16 |

Icon Comentário0

É oficial. O Arsenal anunciou a contratação de Christos Tzolis, que deixa o Club Brugge para reforçar o campeão inglês. O extremo grego de 24 anos, que esteve na lista de alvos do Sporting, assinou até 2031 com os 'gunners', numa operação que terá custado cerca de 40 milhões de euros.


O diretor desportivo Andrea Berta mostrou-se satisfeito com a conclusão do negócio: "Estamos muito satisfeitos por termos concluído a contratação de Christos Tzolis. É um jogador de ataque extremamente versátil que atua naturalmente na esquerda, mas se sente confortável em toda a linha de frente. Ele é um excelente finalizador com os dois pés, destaca-se em espaços curtos e possui uma incrível habilidade técnica", afirmou.


Também Tzolis manifestou a felicidade por assinar pelo atual campeão inglês: "Acho que preciso de um tempo para assimilar. É absolutamente incrível assinar com um clube tão grande, o campeão da Inglaterra. Estou muito orgulhoso de fazer parte desta equipa na próxima temporada. Quando o meu agente disse que talvez fosse uma possibilidade, eu já fiquei animado. Depois, a coisa foi ficando mais séria e agora estou aqui", declarou.


C. Tzolis: "Tive uma conversa muito boa. Durou cerca de uma hora. Falámos sobre tudo"

O internacional grego revelou ainda que uma conversa com Mikel Arteta foi decisiva para aceitar o projeto do Arsenal: "Tive uma conversa muito boa. Durou cerca de uma hora. Falámos sobre tudo: sobre o clube, sobre mim, sobre os planos dele e sobre a equipa. Só falámos de coisas positivas", contou o extremo.


Na temporada de 2025/26, com a camisola do Club Brugge, Christos Tzolis - avaliado em 40 milhões de euros - foi opção em 52 jogos. Durante os 4.392 em que esteve dentro das quatro linhas, apontou 22 golos e assistiu os companheiros de equipa em 29 ocasiões.



Futebol

Compatriota de Luis Suárez referenciado para reforçar lado esquerdo da defesa do Sporting

Também os espanhóis do Deportivo da Corunha estarão interessado em assegurar serviços do defesa internacional pela seleção da Colômbia

 Sporting tem Deiver Machado, compatriota de Luis Suárez, referenciado para reforçar o lado esquerdo da defesa
Sporting tem Deiver Machado, compatriota de Luis Suárez, referenciado para reforçar o lado esquerdo da defesa

23 Jul 2026 | 15:27 |

Icon Comentário0

O Sporting tem Deiver Machado referenciado para reforçar o lado esquerdo da defesa. O compatriota de Luis Suárez encontra-se livre depois de terminar a ligação ao Nantes, cenário que permite aos leões avançarem para a contratação sem qualquer custo de transferência.


Aos 32 anos, o atleta reúne uma vasta experiência no futebol europeu. Depois de se formar no Atlético Nacional, passou por Alianza Petrolera e Millonarios antes de rumar à Europa, em 2017, para representar o Genk. Seguiram-se passagens por Toulouse, Lens e, mais recentemente, Nantes, clube que deixou após rescindir o contrato por mútuo acordo, apesar de ainda ter vínculo até 2028.


Segundo o jornalista Rudy Galetti, especializado em mercado, além dos leões, também o Deportivo da Corunha também estará interessado em assegurar os serviços do defesa colombiano. A equipa espanhola, recém-promovida ao principal escalão, surge como a principal concorrente dos verdes e brancos na corrida pelo jogador.


O ala esteve presente no Mundial de 2026 ao serviço da Colômbia e foi utilizado precisamente diante de Portugal, no empate sem golos da fase de grupos. O defesa integrou a convocatória de Néstor Lorenzo, embora tenha tido uma participação reduzida na competição, numa seleção que acabou eliminada nos oitavos de final.

Na temporada de 2025/26, com a camisola do Nantes e Lens, Deiver Machado - avaliado em 1,8 milhões de euros - participou em 19 jogos na Ligue 1 e um na Taça de França. Nos 1.309 minutos em que esteve em campo, o defesa fez uma assistência.


Confira este golo:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Avançado de 19 anos pode ser alternativa a Suárez e Ioannidis no Sporting
Futebol

Avançado de 19 anos pode ser alternativa a Suárez e Ioannidis no Sporting

23 Jul 2026 | 12:17

Icon Comentário0
Sporting está a fazer 'limpeza' aos jogadores da Era Amorim: Veja os que escapam
Futebol

Sporting está a fazer 'limpeza' aos jogadores da Era Amorim: Veja os que escapam

23 Jul 2026 | 10:02

Icon Comentário0
Salário exorbitante terá convencido Bruno Fernandes a renovar com o Manchester United
Futebol

Salário exorbitante terá convencido Bruno Fernandes a renovar com o Manchester United

23 Jul 2026 | 11:23

Icon Comentário0