
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jorge Cadete acredita numa vitória do Sporting na Luz. Neste Exclusivo Leonino, o antigo jogador dos leões admite ter dois dérbis marcantes na sua carreira, mostrando-se algo preocupado com o que poderá ser a arbitragem de João Pinheiro, visto que o Clube de Alvalade vem sendo prejudicado há "largos anos".
"Prejudicados nos últimos tempos? Nos últimos largos tempos! Largos, largos, largos. Quase sempre", admite o já retirado futebolista, garantindo que, esta época, os leões têm motivos de queixa, principalmente quando João Pereira assumiu o comando técnico dos verdes e brancos. Cadete admite que "também os pequenos são prejudicados" devido à "qualidade de arbitragem" em Portugal, mas que, "para os grandes, os erros podem valer a perda de título", situação que os adeptos do Sporting temem no dérbi apitado por João Pinheiro.
"Primeiro dérbi na estreia como sénior foi logo em Alvalade"
Desafiado a lembrar um dérbi marcante, Cadete recorda a época 1987/88, em que o Sporting empatou 1-1 na receção ao Benfica, na quinta jornada do campeonato: "O primeiro, logo no primeiro de estreia como sénior, foi logo em Alvalade, Sporting - Benfica. É um dos mais marcantes porque foi a minha estreia e foi o meu primeiro dérbi em Alvalade".
"Na altura o Benfica tinha uma ala esquerda que era fabulosa, que era o Álvaro Magalhães e o Chalana. O Álvaro Magalhães praticamente fazia o corredor todo para libertar o Chalana. O que é certo é que eu joguei praticamente 50 e tal ou 60 minutos e a única coisa que o Keith Burkinshaw (treinador dos leões) me pediu na altura foi não vais deixar o Álvaro subir", recorda. "Praticamente não joguei quase nada, não é? Também não tive muito jogo pelo corredor direito, mas o que é certo é que o Álvaro Magalhães não subiu uma única vez. Sempre que ele tentava subir e o jogo não estava daquele lado, eu punha-me nas costas dele e ele já não subia porque disse 'este miúdo agora é raçudo, é super rápido, não posso, se vou subir estou marcado'".
Seis épocas mais tarde (1994/95), os encarnados venciam em Alvalade por 6-3, com hat-trick de João Vieira Pinto. Cadete não esquece o pesado resultado e a decisão polémica de Carlos Queiroz em recuar Nuno Capucho para lateral-esquerdo: "É um dérbi marcante, porque estamos a ganhar 1-0 aos 7 minutos de jogo, um golo meu. O Benfica faz o empate e o Figo faz aos 21 minutos ou aos 22 minutos, faz o 2-1. Depois veio o 2-2 e o mestre da estratégia, o professor Carlos Queiroz, tira o Paulo Torres, mete o Capucho a defesa esquerdo".
"Uma mudança fabulosa, não é?", recorda Cadete, com Ironia. "Quer dizer, o Capucho que era um jogador super ofensivo e atacante, nunca foi defesa, nunca jogou a médio esquerda, nem a defesa esquerdo. E pronto... o Benfica foi pelo corredor e o João Pinto fez três golos".
"Gyokeres é mais completo do que Jardel"
O Sporting tem, para o dérbi de sábado, esperança em Viktor Gyokeres, goleador-mor dos leões. Cadete acredita que o sueco "é bem mais completo que Mário Jardel": "Podemos comparar em termos de golos, porque em jogo jogado, o Gyokeres é muito acima do Jardel. O Jardel tinha aquela estatura, mas era um jogador que praticamente jogava só dentro da área. Bolas paradas, cabeceamentos. Cabeceava muito bem, mas o Gyokeres é um avançado muito mais completo que o Jardel, que foi um avançado fabuloso", termina.
Jornalista é confesso adepto do Clube de Alvalade e lamenta situação que faz correr muita tinta a dois dias do dérbi que decide contas do campeonato
|
A escolha de João Pinheiro para arbitrar o dérbi do próximo sábado entre Benfica e Sporting, decisivo para a atribuição do título de campeão nacional, continua a gerar fortes reações. Uma das mais sonantes veio de Daniel Oliveira, jornalista, comentador político, conhecido adepto do Sporting, que não poupou nas críticas.
Através da rede social X (antigo Twitter), deixou no ar uma ironia certeira: “Não tinha decidido se ia ficar em Lisboa para o derby. Soube agora que o árbitro será João Pinheiro. Montemor me espera", admitindo não assistir à partida no Estádio da Luz.
Não é a primeira vez que Daniel Oliveira manifesta publicamente desagrado em relação ao juiz de Braga. Já em fevereiro, após o clássico entre Porto e Sporting, a sua indignação foi partilhada através do Instagram. Na altura, publicou uma imagem do árbitro João Pinheiro acompanhada da legenda: “A arte de estragar um Clássico.”
A nomeação de João Pinheiro para o dérbi da Luz - que obrigou Rui Borges a uma proibição ao plantel - foi oficializada esta quarta-feira e rapidamente dominou o debate nas redes sociais. O juiz da Associação de Futebol de Braga voltará assim a apitar um jogo de alto risco, depois de já ter estado envolvido em várias partidas marcadas por polémicas, principalmente com o Sporting.
Os leões lembram-se bem de encontros anteriores dirigidos por João Pinheiro que acabaram com muitas queixas sobre decisões disciplinares e lances controversos. A nomeação reacende por isso, a discussão sobre o facto de o Conselho de Arbitragem nomear repetidamente o mesmo árbitro para jogos grandes envolvendo os mesmos clubes.
Com o dérbi diante do Benfica cada vez mais próximo, há decisões que estão a gerar indignação ao antigo Presidente dos verdes e brancos
|
Pedro Santana Lopes deixou duras críticas à escolha de João Pinheiro para o dérbi frente ao Benfica, agendado para sábado às 18h, no Estádio da Luz. Em declarações ao programa Informação Privilegiada, no NOW, o antigo Presidente do Sporting não poupou o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol pela escolha do juiz, useiro e vezeiro em prejudicar os leões.
“Acho que é preciso muito pouca imaginação para nomear outra vez o árbitro João Pinheiro para dirigir o jogo Benfica - Sporting. Ganhe quem ganhar, empate quem empatar. Agora outra vez? Cada vez que ele se mete num jogo desses dá uma polémica louca”, atirou, lembrando ainda o polémico clássico entre Porto e Sporting, também arbitrado pelo juiz de Braga.
Santana Lopes foi mais longe nas críticas e questionou a limitação de opções entre os árbitros portugueses. “O último Porto - Sporting foi o fim do mundo, já na altura se disse ‘Porque é que nomearam outra vez este árbitro’. Mas não há mais ninguém em Portugal para arbitrar um jogo destes?”, desabafou, visivelmente incrédulo com a repetição da escolha.
O ex-líder máximo dos leões alertou ainda para o facto de João Pinheiro estar escolhido para arbitrar o Chelsea, esta quinta-feira, em Inglaterra, levantando dúvidas sobre o seu estado físico para um dérbi de alta intensidade. “Vai apitar quinta-feira, um jogo europeu. Vai chegar cá cansado ainda por cima para estar a correr mais 90 minutos”, criticou.
Sporting e Benfica chegam à penúltima jornada empatados em pontos, (78), mas os leões entram com vantagem no confronto direto, após terem vencido os encarnados por 1-0 em Alvalade, no jogo que marcou a estreia de Rui Borges como treinador principal dos verdes e brancos. O empate chega ao Sporting mas o técnico de Mirandela quer mais, quer vencer na Luz e conquistar o título nacional.
Treinador ex-Sporting tem hoje um novo duelo de extrema importância pelo Manchester United e o mesmo pode decidir a disputa de um troféu
|
Esta quinta-feira começa com mais uma jornada dupla do Europeu Feminino Sub-17, transmitida na Canal 11. Às 15h00, Itália e França defrontam-se num clássico do futebol europeu de formação e, mais tarde, às 18h00, é a vez de Espanha e Polónia entrarem em campo.
Às 20h00, o palco é dominado pelas competições da UEFA, com quatro jogos em simultâneo. Na Liga Europa, o Manchester United, de Ruben Amorim, recebe o Athletic Bilbao, na segunda mão da meia-final da prova, com os red devils a estarem em vantagem, para já, por 3-0.
No gélido Norte da Europa, para a mesma competição, o Bodo/Glimt tenta travar o poderoso Tottenham, com os ingleses a estarem mais perto da final, depois do triunfo por 1-3. Na Liga Conferência, o Chelsea enfrenta o Djurgarden depois de ter conseguido ganhar por 4-1, enquanto a Fiorentina mede forças com o Real Betis, estando a ganhar a eliminatória por 2-1.
A fechar o dia, a atenção vira-se para a América do Sul, com a disputa de dois jogos cruciais nas competições continentais. Na Taça Sul-Americana, o Deportes Iquique do Chile recebe o Atlético Mineiro, sendo que na Taça Libertadores há um Vélez Sarsfield - Olimpia agendado.
Veja, abaixo, a lista completa de jogos para esta quinta-feira, bem como o canal em que poderá vê-los:
• Itália - França: 15h00, Euro Feminino Sub-17, Canal11;
• Espanha - Polónia: 18h00, Euro Feminino Sub-17, Canal11;
• Manchester United - Athletic Bilbao: 20h00, Liga Europa, SportTV 5;
• Bodo/Glimt - Tottenham: 20h00, Liga Europa, DAZN 1;
• Chelsea - Djurgarden: 20h00, Conference League, DAZN 2;
• Fiorentina - Real Betis: 20h00, Conference League, DAZN 3;
• Deportes Iquique - Atlético Mineiro: 23h00, Copa Sul-Americana, SportTV 2;
• Vélez Sarsfield - Olimpia: 23h00, Libertadores, SportTV 1;
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.