Futebol
Javi Gracia avisa Rui Borges e diz reforço perto do Sporting é "fora do normal"
29 Jul 2026 | 12:49
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Mai 2025 | 12:55 |
Jorge Cadete acredita numa vitória do Sporting na Luz. Neste Exclusivo Leonino, o antigo jogador dos leões admite ter dois dérbis marcantes na sua carreira, mostrando-se algo preocupado com o que poderá ser a arbitragem de João Pinheiro, visto que o Clube de Alvalade vem sendo prejudicado há "largos anos".
"Prejudicados nos últimos tempos? Nos últimos largos tempos! Largos, largos, largos. Quase sempre", admite o já retirado futebolista, garantindo que, esta época, os leões têm motivos de queixa, principalmente quando João Pereira assumiu o comando técnico dos verdes e brancos. Cadete admite que "também os pequenos são prejudicados" devido à "qualidade de arbitragem" em Portugal, mas que, "para os grandes, os erros podem valer a perda de título", situação que os adeptos do Sporting temem no dérbi apitado por João Pinheiro.
"Primeiro dérbi na estreia como sénior foi logo em Alvalade"
Desafiado a lembrar um dérbi marcante, Cadete recorda a época 1987/88, em que o Sporting empatou 1-1 na receção ao Benfica, na quinta jornada do campeonato: "O primeiro, logo no primeiro de estreia como sénior, foi logo em Alvalade, Sporting - Benfica. É um dos mais marcantes porque foi a minha estreia e foi o meu primeiro dérbi em Alvalade".
"Na altura o Benfica tinha uma ala esquerda que era fabulosa, que era o Álvaro Magalhães e o Chalana. O Álvaro Magalhães praticamente fazia o corredor todo para libertar o Chalana. O que é certo é que eu joguei praticamente 50 e tal ou 60 minutos e a única coisa que o Keith Burkinshaw (treinador dos leões) me pediu na altura foi não vais deixar o Álvaro subir", recorda. "Praticamente não joguei quase nada, não é? Também não tive muito jogo pelo corredor direito, mas o que é certo é que o Álvaro Magalhães não subiu uma única vez. Sempre que ele tentava subir e o jogo não estava daquele lado, eu punha-me nas costas dele e ele já não subia porque disse 'este miúdo agora é raçudo, é super rápido, não posso, se vou subir estou marcado'".
Seis épocas mais tarde (1994/95), os encarnados venciam em Alvalade por 6-3, com hat-trick de João Vieira Pinto. Cadete não esquece o pesado resultado e a decisão polémica de Carlos Queiroz em recuar Nuno Capucho para lateral-esquerdo: "É um dérbi marcante, porque estamos a ganhar 1-0 aos 7 minutos de jogo, um golo meu. O Benfica faz o empate e o Figo faz aos 21 minutos ou aos 22 minutos, faz o 2-1. Depois veio o 2-2 e o mestre da estratégia, o professor Carlos Queiroz, tira o Paulo Torres, mete o Capucho a defesa esquerdo".
"Uma mudança fabulosa, não é?", recorda Cadete, com Ironia. "Quer dizer, o Capucho que era um jogador super ofensivo e atacante, nunca foi defesa, nunca jogou a médio esquerda, nem a defesa esquerdo. E pronto... o Benfica foi pelo corredor e o João Pinto fez três golos".
"Gyokeres é mais completo do que Jardel"
O Sporting tem, para o dérbi de sábado, esperança em Viktor Gyokeres, goleador-mor dos leões. Cadete acredita que o sueco "é bem mais completo que Mário Jardel": "Podemos comparar em termos de golos, porque em jogo jogado, o Gyokeres é muito acima do Jardel. O Jardel tinha aquela estatura, mas era um jogador que praticamente jogava só dentro da área. Bolas paradas, cabeceamentos. Cabeceava muito bem, mas o Gyokeres é um avançado muito mais completo que o Jardel, que foi um avançado fabuloso", termina.
Confira as declarações de Paulo Futre sobre uma possível corrupção no jogo entre o Sporting e o Gil Vicente:
Jogador formado pelos verdes e brancos voltou a mostrar interesse em voltar a representar o Clube de Alvalade e Direção sabe como agir este mercado
30 Jul 2026 | 03:00 |
Eric Dier manifestou o desejo de voltar a representar o Sporting, mas, neste momento, não existe qualquer hipótese de um regresso a Alvalade, sabe o Leonino. O defesa-central inglês mantém uma ligação especial ao Clube, embora o cenário não faça parte dos planos da estrutura verde e branca.
O jogador, de 32 anos, voltou recentemente ao Estádio José Alvalade para representar o Mónaco no Troféu Cinco Violinos, encontro que terminou com uma vitória dos leões por 2-0. No final da partida, não escondeu a emoção pelo regresso a uma casa onde passou grande parte da formação.
"Espero que um dia dê para voltar", afirmou Eric Dier aos microfones da Sport TV. "Sim, muito especial para mim voltar aqui. É a minha casa, passei aqui tanto tempo desde os 8 anos. É sempre especial. A primeira vez que voltei foi para a Liga dos Campeões num jogo mais a sério por isso não consegui desfrutar tanto como hoje", acrescentou.
Apesar das palavras do internacional inglês, a possibilidade de um reencontro não está em cima da mesa. O Sporting está concentrado noutras prioridades para o eixo defensivo e não equaciona avançar pelo jogador, que mantém contrato com o Mónaco até 2028 e salários incompatíveis com a realidade financeira dos verdes e brancos.
Eric Dier esteve 11 anos em Alvalade – entre 2003 e 2014 – com uma passagem por empréstimo aos escalões secundários do Everton entre 2010 e 2012. Pela equipa principal do Sporting, o central somou 31 jogos, com um golo marcado e duas assistências.
Médio não voltará a jogar pelo emblema verde e branco, sendo que oficialização do acordo com equipa britânica vai acontecer nas próximas horas
29 Jul 2026 | 18:15 |
A equipa de futebol feminino do Sporting terminou mais um encontro de preparação com um empate sem golos diante do Sevilha, em Espanha. A principal nota de destaque antes do apito inicial passou pela ausência de Daniela Arques, que está de saída.
A médio espanhola vai assinar pelo London City Lionesses, clube que garantiu recentemente Alexia Putellas, e não fez parte das opções para o encontro frente à formação espanhola, pelo que já não voltará a jogar pelo emblema verde e branco.
A internacional jovem por Espanha, que conquistou o Campeonato da Europa de sub-19, assumiu um papel de destaque na formação leonina na última época. A centrocampista foi titular em 24 dos 32 encontros realizados, afirmando-se como uma das jogadoras mais utilizadas da equipa.
Já para o duelo em Sevilha, o treinador Micael Sequeira lançou de início Julia Wozniak, Emma Ramirez, Ashley Barron, Georgia Eaton-Collins, Ágata Filipa, Andreia Bravo, Joana Martins, Cláudia Neto, Neuza Besugo, Ana Dias e Flor Bonsegundo.
Na segunda parte, o técnico leonino promoveu várias alterações, com Carolina Alves, Tânia Rodrigues, Érica Cancelinha, Mackenzie Cherry, Madalena Marau, Brenda Pérez, Jeneva Gray, Carla Armengol, Miri, Maísa Correia e Carolina Santiago a entrarem em campo. Cassie Coster e Leonor Serralheiro também tiveram minutos.
Num encontro disputado em Espanha, Clube de Alvalade acabou por passar largos períodos remetido ao seu meio-campo durante reta final da partida
29 Jul 2026 | 15:11 |
A equipa de futebol feminino do Sporting somou, esta quarta-feira, mais um teste de preparação para a nova temporada, ao empatar (0-0) diante do Sevilla, num encontro disputado em Espanha. Este foi o primeiro jogo sem vencer na pré-época, depois da vitória diante do Torreense na última semana.
A primeira parte foi marcada por ocasiões para ambos os conjuntos, mas a oportunidade mais flagrante pertenceu às leoas. Aos 41 minutos, Ana Dias apareceu solta ao segundo poste, contudo, não conseguiu enquadrar o remate com a baliza, desperdiçando a melhor chance antes do intervalo.
Na etapa complementar, o Sevilla subiu o nível exibicional e começou a criar mais dificuldades à formação orientada por Micael Sequeira. A equipa andaluza esteve perto de inaugurar o marcador aos 78 minutos, quando Esther Martín-Pozuelo cabeceou ao lado da baliza leonina.
Com maiores dificuldades em sair para o ataque e várias perdas de bola na construção, o Sporting acabou por passar largos períodos remetido ao seu meio-campo durante a reta final da partida. Apesar da pressão exercida pelo conjunto espanhol, as leoas conseguiram manter a baliza inviolada até ao apito final.
Este foi mais um ensaio de pré-temporada para o Sporting. As verdes e brancas - que estão perto de perder Daniela Arques - voltam agora atenções para o duelo diante do SeaSters Odesa, agendado para o próximo dia 5 de agosto, referente à fase de qualificação para a Liga dos Campeões.
Javi Gracia avisa Rui Borges e diz reforço perto do Sporting é "fora do normal"
29 Jul 2026 | 12:49
Titular do Famalicão interessou ao Sporting, mas vai para outro clube por 20M
29 Jul 2026 | 14:35
Excedentário recambiado para a equipa B do Sporting deixa mensagem enigmática: "Vou ganhar"
29 Jul 2026 | 12:16