Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Exclusivo Leonino: Cadete revela melhor Sporting - Benfica da carreira e admite 'golpe' dos árbitros

Antigo jogador dos verdes e brancos relembra episódios caricatos que vêm prejudicando o Clube de Alvalade e fala ainda da capacidade de Viktor Gyokeres

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

08 Mai 2025 | 11:55 |

Icon Comentário0

Jorge Cadete acredita numa vitória do Sporting na Luz. Neste Exclusivo Leonino, o antigo jogador dos leões admite ter dois dérbis marcantes na sua carreira, mostrando-se algo preocupado com o que poderá ser a arbitragem de João Pinheiro, visto que o Clube de Alvalade vem sendo prejudicado há "largos anos".


"Prejudicados nos últimos tempos? Nos últimos largos tempos! Largos, largos, largos. Quase sempre", admite o já retirado futebolista, garantindo que, esta época, os leões têm motivos de queixa, principalmente quando João Pereira assumiu o comando técnico dos verdes e brancos. Cadete admite que "também os pequenos são prejudicados" devido à "qualidade de arbitragem" em Portugal, mas que, "para os grandes, os erros podem valer a perda de título", situação que os adeptos do Sporting temem no dérbi apitado por João Pinheiro.


"Primeiro dérbi na estreia como sénior foi logo em Alvalade"


Desafiado a lembrar um dérbi marcante, Cadete recorda a época 1987/88, em que o Sporting empatou 1-1 na receção ao Benfica, na quinta jornada do campeonato: "O primeiro, logo no primeiro de estreia como sénior, foi logo em Alvalade, Sporting - Benfica. É um dos mais marcantes porque foi a minha estreia e foi o meu primeiro dérbi em Alvalade".

Duelo com Álvaro Magalhães


"Na altura o Benfica tinha uma ala esquerda que era fabulosa, que era o Álvaro Magalhães e o Chalana. O Álvaro Magalhães praticamente fazia o corredor todo para libertar o Chalana. O que é certo é que eu joguei praticamente 50 e tal ou 60 minutos e a única coisa que o Keith Burkinshaw (treinador dos leões) me pediu na altura foi não vais deixar o Álvaro subir", recorda. "Praticamente não joguei quase nada, não é? Também não tive muito jogo pelo corredor direito, mas o que é certo é que o Álvaro Magalhães não subiu uma única vez. Sempre que ele tentava subir e o jogo não estava daquele lado, eu punha-me nas costas dele e ele já não subia porque disse 'este miúdo agora é raçudo, é super rápido, não posso, se vou subir estou marcado'".

Carlos Queiroz culpado do 6-3

Seis épocas mais tarde (1994/95), os encarnados venciam em Alvalade por 6-3, com hat-trick de João Vieira Pinto. Cadete não esquece o pesado resultado e a decisão polémica de Carlos Queiroz em recuar Nuno Capucho para lateral-esquerdo: "É um dérbi marcante, porque estamos a ganhar 1-0 aos 7 minutos de jogo, um golo meu. O Benfica faz o empate e o Figo faz aos 21 minutos ou aos 22 minutos, faz o 2-1. Depois veio o 2-2 e o mestre da estratégia, o professor Carlos Queiroz, tira o Paulo Torres, mete o Capucho a defesa esquerdo".

"Uma mudança fabulosa, não é?", recorda Cadete, com Ironia. "Quer dizer, o Capucho que era um jogador super ofensivo e atacante, nunca foi defesa, nunca jogou a médio esquerda, nem a defesa esquerdo. E pronto... o Benfica foi pelo corredor e o João Pinto fez três golos".

"Gyokeres é mais completo do que Jardel"

O Sporting tem, para o dérbi de sábado, esperança em Viktor Gyokeres, goleador-mor dos leões. Cadete acredita que o sueco "é bem mais completo que Mário Jardel": "Podemos comparar em termos de golos, porque em jogo jogado, o Gyokeres é muito acima do Jardel. O Jardel tinha aquela estatura, mas era um jogador que praticamente jogava só dentro da área. Bolas paradas, cabeceamentos. Cabeceava muito bem, mas o Gyokeres é um avançado muito mais completo que o Jardel, que foi um avançado fabuloso", termina.

Confira as declarações de Paulo Futre sobre uma possível corrupção no jogo entre o Sporting e o Gil Vicente:


Futebol

Imprensa italiana aconselha Juventus a contratar craque do Sporting: "Opção credível"

Exibição do futebolista leonino no duelo da quarta jornada da Liga dos Campeões deixou transalpinos rendidos ao pupilo de Rui Borges

Vários diários desportivos transalpinos elogiaram a prestação do titular do Sporting e aconselham a Juventus a contratá-lo
Vários diários desportivos transalpinos elogiaram a prestação do titular do Sporting e aconselham a Juventus a contratá-lo

05 Nov 2025 | 16:41 |

Icon Comentário0

A exibição de Morten Hjulmand no duelo entre Juventus e Sporting (1-1) deixou a imprensa italiana rendida ao médio dos leões. Vários diários desportivos transalpinos elogiaram a prestação do dinamarquês e escreveram que o futebolista seria uma "opção credível" para o meio-campo da turma de Luciano Spalletti.


La Gazzetta dello Sport: "Hjulmand emergiu como uma opção credível para reforçar o meio-campo da Juve"


"Não é segredo que a Juventus quer contratar um médio no próximo mercado de transferências de inverno. E quis também no verão. Hjulmand emergiu como uma opção credível para reforçar o meio-campo da Juve e agora, in loco, surgiu a bom nível", detalhou 'La Gazzetta dello Sport', enquanto o diário desportivo de Turim, 'Tuttosport' destacou o "impacto" de "um dos melhores elementos em ação na equipa do Sporting".


O interesse da Juventus em Morten Hjulmand não é propriamente novo, mas, nas últimas semanas, voltou a intensificar-se, até porque o plantel do clube italiano terá de ser reforçado em janeiro, por conta do mau arranque de temporada, que originou recentemente o despedimento do técnico Igor Tudor.

Apesar de ter estado em Itália durante tanto tempo, a Juventus apenas começou a olhar para Hjulmand depois da transferência para o Sporting. O nórdico depressa se afirmou em Alvalade, e, nos dias de hoje, é elemento fundamental na equipa de Rui Borges, envergando a braçadeira de capitão.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand - avaliado em 50 milhões de euros - participou em 16 partidas. O capitão dos verdes e brancos foi titular em praticamente todos os encontros disputados pelos leões, tendo marcado um golo e feito uma assistência em 1.450 minutos de utilização.


Futebol

Árbitro do Santa Clara - Sporting já foi chamado de "incompetente" por Rodrigo Roquette

Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, dia 5 de novembro, nomeados para duelos da 11.ª jornada

Árbitro do Santa Clara- Sporting já foi visado por Rodrigo Roquette, a propósito de um jogo dos verdes e brancos contra o Porto
Árbitro do Santa Clara- Sporting já foi visado por Rodrigo Roquette, a propósito de um jogo dos verdes e brancos contra o Porto

05 Nov 2025 | 15:53 |

Icon Comentário0

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, dia 5 de novembro, a equipa de arbitragem nomeada para a 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. João Gonçalves foi o escolhido para apitar o encontro entre Santa Clara e Sporting.


O juiz da Associação de Futebol do Porto foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Pedro Ribeiro e Ângelo Carneiro como assistentes. Já o quatro juiz será Carlos Macedo, enquanto que o VAR contará com o contributo de Luís Ferreira. Valdemar Maia será o AVAR.


João Gonçalves não traz boas memórias aos adeptos do Clube de Alvalade e já foi criticado por Rodrigo Roquette, que elegeu o árbitro em causa como a unidade mais "incompetente" do último Clássico entre Sporting e Porto, que terminou com vitória dos dragões por 2-1.


"Porto mais competente que o Sporting. O mais incompetente foi mesmo árbitro, mas isso o senhor Farioli já não vai querer falar…", referiu na rede social 'X' (antigo Twitter) (Recorde AQUI as declarações do conhecido adepto do emblema verde e branco).

O Sporting volta assim a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.



Futebol

Villas Boas goza com o Benfica e diz que Rui Costa tem levado baile do Sporting

Presidente dos dragões reagiu ao caso Fábio Veríssimo e critica os comunicados emitidos pelos rivais antes da partida para os Países Baixos

Antes da partida da equipa do Porto para os Países Baixos, Villas Boas ataca Benfica, de Rui Costa, com recurso ao Sporting
Antes da partida da equipa do Porto para os Países Baixos, Villas Boas ataca Benfica, de Rui Costa, com recurso ao Sporting

05 Nov 2025 | 15:35 |

Icon Comentário0

Antes da partida da equipa do Porto para os Países Baixos, onde os dragões defrontam, esta quinta-feira, dia 6 de novembro, o Utrecht, na quarta jornada da Liga Europa, André Villas Boas comentou o clima quente em torno da arbitragem e lançou críticas ao Benfica, acusando o rival de hipocrisia e instrumentalização política, referindo ainda que Rui Costa "está no bolso" do Sporting.


"O Porto foi o último a ser comunicado em relação a esse relatório. É um relatório simples e no qual iremos ajudar os órgãos competentes na sua avaliação. Faremos também a nossa averiguação interna relativamente aos factos e a partir daí tomará as devidas consequências também", começou por referir à comunicação social presente, falando, de seguida sobre os encarnados.


A. Villas Boas: "Não posso deixar de registar a ironia e hipocrisia dos comunicados do Benfica"


"Não posso deixar de registar a ironia e hipocrisia dos comunicados do Benfica, tento em conta o registo que atualmente levam de situações e incidentes não só no Estádio da Luz como por esses campos fora. Mas o Benfica está em campanha. Compreendo que os dois candidatos queiram digladiar-se insultando o Porto, mas não temos nada a ver com as suas eleições", apontou o dirigente, que deixou um conselho 

A. Villas Boas: "Há muito tempo que o Sporting tem o presidente do Benfica no bolso"


"Recomendo aos dois que se preocupem mais com o rival da segunda Circular, pois há muito tempo que o Sporting tem o presidente do Benfica no bolso e penso que é mais com isso que se devem preocupar e não com o Porto", acrescentou André Villas Boas.

De recordar que o árbitro Fábio Veríssimo denunciou uma alegada tentativa de pressão por parte do Porto durante o intervalo do jogo frente ao Braga, disputado no domingo no Estádio do Dragão. A denúncia consta no relatório oficial do encontro que terminou com vitória dos dragões por 2-1 (Saiba mais AQUI).


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino – Resultados do futebol feminino do Sporting deixam Micael Sequeira na corda bamba
Futebol

Exclusivo Leonino – Resultados do futebol feminino do Sporting deixam Micael Sequeira na corda bamba

05 Nov 2025 | 12:23

Icon Comentário0
‘Favorito’ de Rui Borges pode estar a tentar mascarar lesão no Sporting
Futebol

‘Favorito’ de Rui Borges pode estar a tentar mascarar lesão no Sporting

05 Nov 2025 | 12:12

Icon Comentário0
Quenda e Geny visados após o Juventus – Sporting: “Péssimo”
Futebol

Quenda e Geny visados após o Juventus – Sporting: “Péssimo”

05 Nov 2025 | 12:07

Icon Comentário0