
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Hélder Amaral concedeu uma entrevista em Exclusivo ao nosso Jornal. O antigo deputado do CDS-PP - que integrou a lista de Nuno Sousa nas últimas eleições do Clube de Alvalade - afirma que Rúben Amorim deveria ter saído do Sporting após a época em que se sagrou campeão e diz que Ricardo Esgaio, Pedro Gonçalves e Paulinho "não são bons jogadores".
"Há vários jogadores sem qualidade... Paulinho, Esgaio, Pote... há um conjunto de jogadores que não são bons. Pedro Gonçalves está diferente para pior. Foi endeusado na primeira época e agora parece uma sombra. Mas podemos expô-lo como podemos expor o Nuno Santos, que são jogadores que foram relevantes e agora... O Edwards é o único que está melhor, os outros estão piores", analisou.
Contudo, Hélder Amaral sai em defesa de jogadores como Antonio Adán e Matheus Reis: "Sei que às vezes surge essa crítica de que o Adán às vezes nos custa pontos, mas já nos deu muitos títulos… Matheus Reis? Não é bem o jogador que se pensa que é, mas tem cumprido bem… Mas se eu fosse a comandar, obviamente, que seriam suplentes", avaliou.
A gestão de Rúben Amorim também foi alvo de críticas: "Acho que ele podia e devia ter saído na época em que foi campeão. O Sporting tem um treinador jovem, com potencial, mas que começa a ficar acomodado, e tudo aquilo que falamos demonstra que ele está acomodado", confessou.
"Está sem rasgo, sem ambição, o jogo da luz é um exemplo, da falta de rasgo, da falta de ambição, da falta de lucidez. Já nem consegue ser inovador. As conferências de imprensas passaram a ser monótonas, de uma sonsice, e de lugares comuns. Não têm nada, não traz nada de novo... Se chegar ao fim, sem ter sucesso, deve obviamente sair. Se tiver sucesso, acho que ele também deve sair", afirmou, salientado que houve melhorias nos últimos meses.
"Comparativamente com o ano passado, estamos bem melhores. Estamos melhor porque finalmente o treinador percebeu que o ano passado, quer ele, quer a estrutura, cometeram um erro imperdoável, que foi achar que era possível lutar pelo título sem ter um avançado puro de raiz que exercesse essa função, como tem agora", concluiu Hélder Amaral.
Craque deverá estar em campo na sexta-feira, no Estádio José Alvalade, na receção ao clube que irá viajar desde Moreira de Cónegos
|
Geovany Quenda volta a estar na corrida por um lugar no onze titular e pode mesmo ser a principal novidade do Sporting no encontro com o Moreirense, agendado para esta sexta-feira, às 20h30, em Alvalade. Após ter começado no banco frente ao Santa Clara, o jovem extremo de 17 anos poderá agora beneficiar de uma abordagem mais ofensiva por parte de Rui Borges, que procura manter a equipa equilibrada, mas sem abrir mão da criatividade no último terço do terreno.
Apesar da aposta recente em Fresneda, que tem vindo a recuperar forma e confiança, Quenda surge como um trunfo natural para dar mais força ao ataque leonino. O camisola '57' treinou nos últimos dias com maior incidência no lado direito do ataque, zona onde o treinador acredita que o jovem poderá explorar melhor o seu um contra um e a capacidade de acelerar o jogo com bola. Frente ao Braga, não convenceu totalmente, mas o talento e a margem de progressão mantêm-no na luta direta pelo lugar.
O regresso à titularidade poderá ser confirmado ainda hoje, no último treino antes do jogo, mas dentro da estrutura técnica acredita-se que o jovem internacional sub-21 português está pronto para voltar às escolhas iniciais. Quenda soma 39 jogos a titular esta época e é o único jogador do plantel com presença em todos os 48 encontros disputados pelos leões, o que demonstra a confiança que tem merecido desde o início da temporada.
Recorde-se que o Chelsea investiu 50,78 milhões de euros na compra do passe de Quenda, que permanecerá em Alvalade por empréstimo na próxima época. Um investimento que reflete o potencial do jogador e a aposta dos ingleses numa futura estrela do futebol mundial, que por agora, continua a deslumbrar em território português.
Em termos de golos, Quenda já marcou três vezes na presente temporada, sempre fora de casa. O primeiro surgiu na Supertaça contra o Porto, seguindo-se remates certeiros frente ao Famalicão e ao Estrela da Amadora. Resta-lhe agora concretizar um objetivo pessoal: marcar pela primeira vez em Alvalade, palco onde já brilhou, mas ainda não festejou um golo perante os adeptos leoninos. Recorde aqui, o potencial de Geovany Quenda num estudo recente do Observatório do Futebol.
Equipa da Premier League gostou de negociar com os leões e por isso está de volta a Alvalade para tentar comprar um terceiro jogador
|
O Chelsea iniciou oficialmente o processo para tentar assegurar a contratação de Viktor Gyökeres, avançado sueco em destaque ao serviço do Sporting. Segundo revelou o portal britânico Team Talk, os blues já estabeleceram contactos com os representantes do jogador, demonstrando um interesse concreto em fechar a transferência já na próxima janela de mercado.
Com 26 anos, Gyokeres está a protagonizar uma época de elevado rendimento, com números que o colocam, inevitavelmente, entre os atacantes mais desejados da Europa. O emblema da Premier League está atento a este dossiê há já algum tempo e pretende assegurar o negócio o quanto antes, até para se antecipar à concorrência.
Apesar de estar vinculado ao Sporting até 2028, o contrato do internacional sueco contempla uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, ainda que o negócio, ao que tudo indica, deva ser concluído por um valor mais baixo. Para já, e segundo se sabe, o Chelsea apontou para uma oferta entre os 70 e os 75 milhões de euros, ainda que não seja certo o que a Direção de Frederico Varandas acha sobre a mesma.
A cobiça por Viktor Gyokeres não é nova e ainda no último verão foram vários os clubes a surgir como interessados. O Arsenal terá sido, de todos, o que apresentou o projeto mais aliciante para o internacional sueco, sendo que por várias vezes o negócio foi dado como praticamente concluído. O jogador, ainda assim, manteve-se em Alvalade, para a alegria de todos os Adeptos e Sócios.
Avaliado em 75 milhões de euros, Viktor Gyokeres segue na sua segunda época ao serviço do Sporting e em 2024/25 leva, para já, 44 golos e 11 assistências em 45 partidas realizadas. O 'homem da máscara', recorde-se, foi contratado ao Coventry City, a troco de 24 milhões de euros.
Jogador importante para o plantel orientado por Rui Borges esteve a discutir o futuro e tudo indica que o mesmo será longe de Alvalade
|
A capitanear o Sporting numa reta final de época decisiva, Morten Hjulmand mantém o foco no presente, mas já começa a antecipar o que o futuro pode trazer. De acordo com o jornal Record, o capitão leonino reuniu-se no início desta semana, em Lisboa, com o seu empresário, Ivan Marko Benes, para analisar os potenciais cenários que o próximo mercado de verão poderá oferecer.
O encontro decorreu num momento estratégico, antes de Benes seguir viagem para Milão, e incluiu conversas sobre o crescente interesse de clubes europeus no médio dinamarquês. O objetivo passou por decidir o interesse numa eventual continuidade em Alvalade e, por outro lado, quais os campeonatos que seriam mais atrativos para o jogador.
O desempenho de Hjulmand ao serviço do Sporting, onde se afirmou como líder de balneário desde a sua chegada, tem despertado atenções de peso, especialmente em Inglaterra. A Premier League, sonho assumido do jogador, volta a ganhar destaque como destino possível, com o 'Record' a garantir que o Clube de Alvalade não irá 'tapar os ouvidos' a eventuais ofertas que possam chegar entretanto.
O capitão dos leões integra o grupo de elementos considerados fundamentais pelo Sporting, do qual também fazem parte nomes como Trincão, Diomande, Gonçalo Inácio e Gyokeres, ainda que este último já seja praticamente certo que deixará o Clube num futuro próximo.
Morten Hjulmand - atualmente avaliado em 45 milhões de euros - encontra-se na sua segunda temporada ao serviço do Sporting, tendo feito, desde então, 90 jogos com a Listada verde e branca. Em 6.940 minutos em campo, apontou sete golos e fez, ainda, seis assistências.