
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
José de Pina, conhecido adepto do Sporting, falou em exclusivo com o Leonino e prestou declarações sobre a gestão do Clube no período pós Ruben Amorim, e também de possíveis soluções para o cargo de treinador principal, nomeadamente Abel Ferreira, Sérgio Conceição e Luís Castro.
"Acho que lidou bem quando resolveu manter Amorim nos três jogos importantíssimos. Conseguimos mais três pontos na Champions e fomos ganhar a Braga porque havia aquela dinâmica. Aí esteve bem, foi um bom ato de gestão. A partir daí... é uma coisa que me ultrapassa. Se fosse eu o Presidente, o plano era 'João Pereira, vais pôr a equipa a jogar igual, e no ano que vem começas a por a tua ideia, com mais experiência'. É como as bandas de covers, ele só tem de tocar um cover, mais nada", começou por dizer.
"Não sei o que foi dito, não sei o que João Pereira imaginava, o que estava planeado. Vejo muito inexperiência naquele banco, vejo uns rapazes. E acho que os jogadores também sentem isto. A perder pontos com o Boavista, para mim, tem de se tomar uma medida. Eu não quero saber das teimosias ou convicções do Presidente ou do treinador, só os interesses do Sporting. E se fosse para isto, Amorim tinha saído em junho. Porque a impressão que dá é que ele fica porque não havia nenhum clube que ele quisesse. E se começa a época, tinha de a acabar. Se calhar o Presidente até já sabia que isto era uma possibilidade. O primeiro erro é esse. É quase como a Lei de Murphy, e a saída do Amorim cheirava que podia correr mal", atirou José de Pina.
Comentou, depois, a possibilidade de um novo técnico: "Tem que ser um treinador a sério. Não é um jovem treinador português outra vez, isso pode dar ou não. Primeiro tem de estar livre, e que possa estar dentro do imaginário, só vejo três: Abel Ferreira, Sérgio Conceição e Luís Castro. Com experiência, matreirice, que pense bem o jogo, só vejo esses três agora. Porque para ir buscar o Vasco ou o Daniel, isso a mim não me interessa, estamos a jogar outra vez na roleta".
"Mercado de inverno? Não vale a pena pensar nisso até se definir a questão do treinador. Primeiro, temos que ser apurados para o playoff da Liga dos Campeões para manter alguns jogadores, porque é importante que eles joguem a Champions. Se isso desaparecer, em janeiro estar fora das competições europeias e fora do título, há jogadores que se calhar... Tudo depende, se o Sporting atina com João Pereira, ou se vem um treinador indiscutível... Se isso acontece, o Sporting está bem, não precisa de ir ao mercado, tinha até há duas semanas o plantel mais forte e consistente em Portugal. Uma equipa estável poderia estar a pensar num retoque em janeiro, mas assim não", rematou José de Pina.
Futebolista que venceu título com o Clube de Alvalade vai ser adversário dos leões de Rui Borges na Liga Portugal Betclic de 2025/26
|
É oficial! Diogo Pinto já não é jogador do Sporting. O guarda-redes de 21 anos utilizou as suas redes sociais para despedir-se dos adeptos verdes e brancos, numa altura em que irá ser apresentado como reforço do Estrela da Amadora, deixando Alvalade a custo zero.
"Foram oito anos de leão ao peito. Cheguei muito novo, cheio de sonhos, e saio com o coração cheio. Cresci aqui como jogador e como pessoa. Aprendi muito, vivi momentos únicos e fiz amigos para a vida. Dei sempre tudo pelo clube, com orgulho em cada minuto que estive em campo", começou por dizer o guardião.
Diogo Pinto destaca "a conquista do campeonato no ano passado" como "um dos momentos mais especiais" da carreira. "Nunca vou esquecer as emoções que vivemos. Quero agradecer aos treinadores, colegas, staff, direção e a todos os adeptos que me acompanharam em cada etapa. O vosso apoio fez a diferença", acrescentou o formado no Sporting.
"Fim de um capitulo e inicio de outro. Obrigado por tudo Sporting Clube de Portugal. 'Não chores porque acabou mas sorri porque aconteceu'", terminou o antigo 'camisola 51' dos verdes e brancos, que terá oportunidade de brilhar na Liga Portugal Betclic.
Apesar de reforçar o Estrela da Amadora sem qualquer compensação monetária para o Sporting, o guarda-redes internacional sub-21 por Portugal ainda poderá render aos verdes e brancos. Frederico Varandas assegurou 50% de uma futura venda do jogador.
Médio internacional sub-20 pelo Brasil renovou contrato no início do ano e está ligado ao timão até dezembro de 2029, com cláusula milionária
|
Breno Bidon, médio do Corinthians, está referenciado pelo Sporting. O timão está aberto a vender o médio, embora tivesse decidido no início da temporada que o internacional sub-20 do Brasil seria um dos indispensáveis. Agora, a direção pede 15 milhões de euros.
Além do Sporting, também o Benfica tem Breno Bidon bem referenciado. Fora de Portugal, Arsenal e Brighton chegaram a fazer propostas pelo futebolista, que também é altamente cotado nos campeonatos italiano e alemão, podendo valer bom encaixe ao Corinthians.
A possível venda de Breno Bidon servirá para equilibrar as contas do Corinthians, que já decidiu manter os três principais ativos do plantel. Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto - cobiçado pelo Sporting - não devem deixar a Neo Química Arena.
Vale recordar que, no início de 2025, Breno Bidon renovou contrato com o Corinthians. O novo vínculo do médio é válido até dezembro de 2029 e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros para clubes estrangeiros e cerca de 58M para emblemas brasileiros.
No ano civil de 2025, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - disputou 26 partidas. Durante os 1.592 minutos em que foi utilizado, o médio brasileiro de 20 anos marcou um golo e fez uma assistência para os companheiros.
Antiga estrela do futebol francês acredita o ponta-de-lança sueco dos leões pode não ser o melhor encaixe e deixa sugestão de jogador
|
William Gallas acredita que Viktor Gyokeres pode não ser o jogador mais indicado para o Arsenal. Não é a primeira vez que a antiga estrela do futebol francês, que teve passagem pelos gunners, fala negativamente do avançado dos leões, aproveitando também para deixar outra sugestão para a frente de ataque da sua antiga equipa.
William Gallas: "Gyokeres? Arsenal precisa de vencer a Premier League"
William Gallas abordou a possível transferência do sueco do goleador do Sporting para o emblema londrino, falando de outros possíveis alvos para a linha mais avançada de Mikel Arteta: “Osimhen é um avançado de topo, mas vejo-o a chocar com Arteta. Gyokeres encaixaria melhor, mas o Arsenal precisa de vencer a Premier League”.
“Para isso, precisa de contratar Alexander Isak. Isak é perfeito para o Arsenal, é o avançado que garante a melhor hipótese de vencer o título”, acrescentou William Gallas, fazendo referência ao companheiro de Gyokeres na seleção da Suécia.
Vale a pena recordar que esta não é a primeira vez que o antigo defesa internacional pela seleção gaulesa não se mostra convencido pelas exibições de Viktor Gyokeres: “Pode adaptar-se à Premier League? Essa é a grande questão. Tem 26 anos, não sei se pode ser um dos grandes pontas de lança da Europa”, disse, recentemente.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.