Futebol
Rodrigo Roquette ataca 'cartilheiros' de Benfica e Porto após vitória do Sporting: "Patético"
16 Fev 2026 | 11:13
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Dez 2024 | 03:44 |
José de Pina, conhecido adepto do Sporting, falou em exclusivo com o Leonino e prestou declarações sobre a gestão do Clube no período pós Ruben Amorim, e também de possíveis soluções para o cargo de treinador principal, nomeadamente Abel Ferreira, Sérgio Conceição e Luís Castro.
"Acho que lidou bem quando resolveu manter Amorim nos três jogos importantíssimos. Conseguimos mais três pontos na Champions e fomos ganhar a Braga porque havia aquela dinâmica. Aí esteve bem, foi um bom ato de gestão. A partir daí... é uma coisa que me ultrapassa. Se fosse eu o Presidente, o plano era 'João Pereira, vais pôr a equipa a jogar igual, e no ano que vem começas a por a tua ideia, com mais experiência'. É como as bandas de covers, ele só tem de tocar um cover, mais nada", começou por dizer.
"Não sei o que foi dito, não sei o que João Pereira imaginava, o que estava planeado. Vejo muito inexperiência naquele banco, vejo uns rapazes. E acho que os jogadores também sentem isto. A perder pontos com o Boavista, para mim, tem de se tomar uma medida. Eu não quero saber das teimosias ou convicções do Presidente ou do treinador, só os interesses do Sporting. E se fosse para isto, Amorim tinha saído em junho. Porque a impressão que dá é que ele fica porque não havia nenhum clube que ele quisesse. E se começa a época, tinha de a acabar. Se calhar o Presidente até já sabia que isto era uma possibilidade. O primeiro erro é esse. É quase como a Lei de Murphy, e a saída do Amorim cheirava que podia correr mal", atirou José de Pina.
Comentou, depois, a possibilidade de um novo técnico: "Tem que ser um treinador a sério. Não é um jovem treinador português outra vez, isso pode dar ou não. Primeiro tem de estar livre, e que possa estar dentro do imaginário, só vejo três: Abel Ferreira, Sérgio Conceição e Luís Castro. Com experiência, matreirice, que pense bem o jogo, só vejo esses três agora. Porque para ir buscar o Vasco ou o Daniel, isso a mim não me interessa, estamos a jogar outra vez na roleta".
"Mercado de inverno? Não vale a pena pensar nisso até se definir a questão do treinador. Primeiro, temos que ser apurados para o playoff da Liga dos Campeões para manter alguns jogadores, porque é importante que eles joguem a Champions. Se isso desaparecer, em janeiro estar fora das competições europeias e fora do título, há jogadores que se calhar... Tudo depende, se o Sporting atina com João Pereira, ou se vem um treinador indiscutível... Se isso acontece, o Sporting está bem, não precisa de ir ao mercado, tinha até há duas semanas o plantel mais forte e consistente em Portugal. Uma equipa estável poderia estar a pensar num retoque em janeiro, mas assim não", rematou José de Pina.
Lapso gráfico, que mostrou técnico português em vez de um futebolista, tornou‑se no foco de atenção de muitos adeptos e comentadores
16 Fev 2026 | 11:58 |
Uma gafe gráfica na Serie A gerou alguma confusão nas redes sociais ao colocar o nome e a imagem de Ruben Amorim em vez dos do médio brasileiro Alex Amorim durante um jogo do Génova. O erro aconteceu na transmissão do encontro frente à Cremonese, válido pela 25.ª jornada da liga italiana, que acabou empatado (0-0).
Alex Amorim, ex jogador do Alverca e que esteve na mira do Sporting, fez a sua estreia pelo novo clube, entrando durante a partida e somando os primeiros minutos e foi este jogador quem efetivamente lançado na partida e não a figura que erradamente surgiu nas imagens televisivas.
O lapso, que mostrou Ruben Amorim em vez de Alex, tornou‑se no foco de atenção de muitos adeptos e comentadores, mais do que o desempenho do próprio jovem médio em campo. A equipa orientada por De Rossi segue no 16.º posto, com 24 pontos, mais três do que o Lecce (21), primeira equipa abaixo da linha de água.
No último mercado de janeiro, Alex Amorim deixou o Alverca rumo a Itália. O Génova pagou 8 milhões de euros num negócio que pode atingir ainda os 10M em função de objetivos. Em termos globais, trata-se da maior venda da história da SAD do emblema ribatejano.
Já Ruben Amorim, depois de uma passagem bem-sucedida pelo Sporting entre 2020 e 2024, rumou a Old Trafford em novembro de 2024. Acabou por ser demitido no dia 5 de janeiro de 2026, ao fim de 63 jogos oficiais, nos quais conseguiu apenas 25 vitórias.
Veja a publicação:
Atleta do Clube de Alvalade participou no triunfo dos verdes e brancos diante dos minhotos, por 1-0, no Estádio José Alvalade
16 Fev 2026 | 11:37 |
O Sporting venceu o Famalicão (1-0), a contar para a 22ª jornada da Liga Portugal. A partida ficou marcada pelo golo de cabeça de Daniel Bragança, mas também pela estreia de Rafael Nel no Estádio José Alvalade. O jovem diz que nunca vai esquecer este momento.
R. Nel: "É um sentimento inesquecível"
"Vou tentar dormir, não é muito fácil. Desde miúdo que sonho com isto, de me estrear aqui em Alvalade. Já tinha jogado com o Young Boys, mas aqui é sempre muito diferente, com mais de 46 mil pessoas. É um sentimento inesquecível", revelou, em entrevista à Sport TV.
O atleta de 20 anos achou que fez uma boa entrada no jogo. "A equipa fez um bom trabalho, entrei bem no jogo e é continuar. Tento focar-me no jogo para entrar tranquilo, mas vi aquilo que a equipa precisava e tentei dar o meu máximo como sempre", falou.
Rui Borges. treinador do Sporting, ficou satisfeito pela estreia de Rafael Nel na equipa sénior esta temporada. "Fico feliz por ele, porque merecia. Tem trabalhado imenso na equipa B. Tem de continuar a trabalhar, tem crescido muito e é um miúdo muito competitivo", disse.
Esta temporada, Rafael Nel - avaliado em 1,5 milhões euros - tem sido um dos grandes destaques da equipa secundária. Com 1.276 minutos disputados em 20 partidas oficiais, o ponta de lança tem sete golos apontados e quatro assistências.
Jogador saltou do banco aos 70 minutos e, apenas doze minutos depois, aos 82’, marcou o golo que restabeleceu a igualdade frente à Roma (2-2)
16 Fev 2026 | 11:32 |
Alisson Santos foi uma das figuras do empate entre o Nápoles e a Roma (2-2), na 25.ª jornada da Serie A. O jogador, que está emprestado pelo Sporting, saltou do banco aos 70 minutos e, apenas doze minutos depois, aos 82’, marcou o golo que restabeleceu a igualdade. Apesar do impacto, o treinador Antonio Conte desvalorizou eventuais excessos de expectativa em torno do jovem de 23 anos e lembrou que o mesmo nem era titular no Clube de Alvalade.
O técnico salientou que tanto Alisson como Giovane, reforços de inverno, ainda estão em fase de adaptação: "Entraram algo tímidos contra o Como. Estão connosco há duas semanas e precisam de compreender o jogo. Em comparação com o Giovane, o Alisson é melhor no 1x1, quando te encara pode ultrapassar-te. São dois jovens que mudaram totalmente de vida e estou contente", afirmou à DAZN.
Na conferência de imprensa após o encontro com a Roma, explicou também a razão das contratações no mercado de janeiro: "O clube contratou-os para alargar as opções para o ataque. Estávamos curtos, especialmente desde que o Neres foi operado e o Lang emprestado".
A. Conte: "Nunca foi um titular no Sporting"
Por fim, o treinador lembrou percurso do extremo: "Não estamos a colocar pressão no Alisson, que nunca foi um titular no Sporting. São excelentes jogadores que dão tudo: se lhes perguntar para jogar a guarda-redes, eles fazem-no", afirmou.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Alisson Santos - avaliado em 4 milhões de euros - realizou 33 jogos entre ambos os emblemas. Nos 776 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou quatro golos e fez duas assistências.