
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
José de Pina, confesso adepto do Sporting, prestou declarações exclusivas ao Leonino, onde abordou, entre outros temas, o desempenho de João Pereira no seu período inicial como treinador do Sporting e avalia negativamente o trabalho do novo técnico.
"O desempenho não é bom. A questão não são as derrotas, às vezes acontecem. É o futebol apresentado, não há oportunidades de golo, a defesa de repente começou a sofrer golos inacreditáveis, alguma coisa se passa... Não sei, não sei como são os treinos... O desempenho não é bom, joga-se pouco futebol, não criamos oportunidades, o sistema não parece igual. João Pereira começou cedo demais a querer meter o seu cunho pessoal. nem sei se o plano era esse, talvez o plano fosse 'vamos meter a equipa a jogar igual e depois no final da temporada logo vemos'. Ele esta a fazer uma pré-época para ele, parece-me", começou por dizer.
Ilustrou, depois, a situação, com um exemplo: "Gosto de acompanhar o campeonato brasileiro e o ano passado, quando o Luís Castro saiu do Botafogo - uma situação muito semelhante - com a equipa a jogar muito bem, o John Textor foi buscar um adjunto dele ao Lyon, Cláudio Caçapa. A missão dele foi pôr a equipa a jogar igual ao que estava - parecia que o Luís Castro estava no banco, e foram quatro jogos quatro vitórias... Percebo o lado do João Pereira, é o treinador principal. mas acho que ele não teve o discernimento para a situação. Devia ter mantido tudo e depois lentamente... Ainda por cima não ficou nenhum adjunto, portanto havia mais risco. Acho que foi cedo de mais para o João Pereira, e pode por em risco a sua carreira"
José de Pina falou ainda sobre a possibilidade de João Pereira ser despedido: "Em qualquer clube do mundo, se as vitórias não aparecem, não há treinador que aguente. Agora se o Sporting dá uma boa resposta com o Boavista, e depois ganha outro, e outro, e a equipa começa a engrenar... Agora o jogo com o Boavista vai ser decisivo para ver como está a equipa".
"Mas há aqui outro questão, que é a questão financeira, porque a equipa está a desvalorizar a cada semana que passa. O lado económico tem de ser pesado, não só o lado desportivo (...) A época mais fraca que fizemos com o Amorim, do quarto lugar, os adeptos ficaram com a equipa porque a equipa estava bem, havia uma identidade, a equipa jogava futebol, ficámos em quarto mas só um é que pode ganhar, víamos o carisma no Amorim... Mas esta equipa não esta a jogar futebol. Tivemos uma oportunidade com o Santa Clara, pouco mais com o Moreirense. Foi uma aposta de risco, não há muito a dizer. Acho que se perdermos pontos com o Boavista têm de se tomar medidas drásticas urgentes, desportivas, e económicas, porque a equipa está a desvalorizar", rematou José de Pina.
Equipa verde e branca foi surpreendida com pedido invulgar depois da partida com o Santa Clara, e fica agora a aguardar por notícias
|
É uma das notícias que está a marcar o período após o fim de semana da jornada 29 da Liga Portugal Betclic. O Sporting venceu o Santa Clara em partida complicada, nos Açores, mas na quinta feira antes do encontro, foi surpreendido com um pedido invulgar por parte das autoridades competentes, que se prendia com o doping.
O plantel do Sporting foi obrigado a realizar testes anti-doping. Como já referimos, a situação ter-se-á precipitado na quinta feira anterior ao jogo contra o Santa Clara, ou seja, no dia 10 de abril. Presumivelmente, terá acontecido na Academia Cristiano Ronaldo, centro de trabalhos do plantel principal dos leões.
A informação foi avançada por Ricardo Tavares, no programa Liga D'Ouro', da CMTV. Foi o comentador desportivo que reportou a ação da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) em relação ao Sporting, informando ainda que o plantel do Benfica também teria sido visitado, no dia seguinte à deslocação a Alcochete.
De resto, os jogadores deverão ter sido obrigados a testes à urina, e possivelmente também ao sangue. De cada equipa, os especialistas testaram cerca de sete jogadores, que deverão ter sido escolhidos de forma aleatória pela Autoridade de Antidopagem.
As análises retiradas aos jogadores vão, agora, ser testadas, e os resultados serão, depois, comunicados aos clubes. Caso não exista qualquer irregularidade, o mais provável é que os adeptos não voltem a ouvir falar desta situação de novo.
Partida referente à 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic ficou marcada por um suposto escândalo de arbitragem, que afinal é injustificado
|
Está a ser um dos maiores casos da jornada 29 da Liga Portugal Betclic. O Benfica - Arouca jogou-se no passado domingo, dia 13 de abril, e terminou com empate a duas bolas que colocou o Sporting de volta ao 1º lugar do campeonato nacional. No entanto, um lance com Otamendi está a dar que falar.
Corria o minuto 70 no Estádio da Luz quando António Nobre viu infração de Otamendi dentro da área do Benfica. O árbitro apontou para a marca de grande penalidade, mas o VAR chamou-o para revisão. O juiz da partida acabou por manter a sua opinião e manter a decisão de penálti, que o Arouca concretizou pouco depois.
Os encarnados não ficaram nada convencidos com a decisão de António Nobre, que gerou uma onde de protestos devido ao penálti, supostamente, mal assinalado. Surgiram, entretanto, imagens que parecem desmentir os adeptos do Benfica, e dar razão aos do Arouca, uma vez que o contacto entre os jogadores parece inegável.
Nas imagens que o Leonino disponibiliza, acima, o contacto entre Otamendi e o avançado do Arouca parece inegável, sendo que António Nobre terá considerado que esse impacto seria suficiente para apontar para a marca dos 11 metros.
O jogo, de resto, contou com vários lances de protestos para jogadores e equipa técnica do Benfica. Alguns especialistas de arbitragem já vieram, entretanto, esclarecer todos os lances polémicos da partida.
Reveja, em baixo, o lance do penálti de Otamendi no Benfica - Arouca:
La Liga e Premier League são apenas dois dos campeonatos europeus que, esta segunda-feira, contam com interessantes jogos para ver no descanso da sua casa
|
Para abrir a semana, há um conjunto de jogos relevantes em diferentes campeonatos europeus, começando pela La Liga Hypermotion, com o Huesca a receber o Málaga. Este encontro opõe duas equipas históricas do futebol espanhol. Em Itália, o Napoli defronta o Empoli, enquanto que em Inglaterra, para a Premier League, teremos um duelo equilibrado entre Bournemouth e Fulham.
No 'país vizinho', o Atlético de Madrid mede forças com o Valladolid, com os colchoneros a quererem manter a pressão sobre os líderes do campeonato e assegurarem o seu lugar na Liga dos Campeões da próxima época. No mesmo horário, em Inglaterra, a Championship oferece um Hull City - Coventry City e, para fechar este alinhamento, em Portugal, o CD Mafra recebe o FC Penafiel.
Veja, abaixo, quais os jogos agendados para esta segunda-feira, dia 14 de abril:
• Huesca - Málaga: 19:30, LaLiga Hypermotion, DAZN 3;
• Napoli - Empoli: 19:45, Serie A, SportTV 2;
• Bournemouth - Fulham: 20:00, Premier League, DAZN 1;
• Atlético de Madrid - Valladolid: 20:00, La Liga, DAZN 2;
• Hull City - Coventry City: 20:00, EFL Championship, SportTV 3;
• CD Mafra - FC Penafiel: 20:15, Liga Portugal 2, SportTV 1;
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.