Futebol
Sporting bate AFS SAD e encontra o Porto nas 'meias' da Taça de Portugal
05 Fev 2026 | 12:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Dez 2024 | 03:37 |
José de Pina, confesso adepto do Sporting, prestou declarações exclusivas ao Leonino, onde abordou, entre outros temas, o desempenho de João Pereira no seu período inicial como treinador do Sporting e avalia negativamente o trabalho do novo técnico.
"O desempenho não é bom. A questão não são as derrotas, às vezes acontecem. É o futebol apresentado, não há oportunidades de golo, a defesa de repente começou a sofrer golos inacreditáveis, alguma coisa se passa... Não sei, não sei como são os treinos... O desempenho não é bom, joga-se pouco futebol, não criamos oportunidades, o sistema não parece igual. João Pereira começou cedo demais a querer meter o seu cunho pessoal. nem sei se o plano era esse, talvez o plano fosse 'vamos meter a equipa a jogar igual e depois no final da temporada logo vemos'. Ele esta a fazer uma pré-época para ele, parece-me", começou por dizer.
Ilustrou, depois, a situação, com um exemplo: "Gosto de acompanhar o campeonato brasileiro e o ano passado, quando o Luís Castro saiu do Botafogo - uma situação muito semelhante - com a equipa a jogar muito bem, o John Textor foi buscar um adjunto dele ao Lyon, Cláudio Caçapa. A missão dele foi pôr a equipa a jogar igual ao que estava - parecia que o Luís Castro estava no banco, e foram quatro jogos quatro vitórias... Percebo o lado do João Pereira, é o treinador principal. mas acho que ele não teve o discernimento para a situação. Devia ter mantido tudo e depois lentamente... Ainda por cima não ficou nenhum adjunto, portanto havia mais risco. Acho que foi cedo de mais para o João Pereira, e pode por em risco a sua carreira"
José de Pina falou ainda sobre a possibilidade de João Pereira ser despedido: "Em qualquer clube do mundo, se as vitórias não aparecem, não há treinador que aguente. Agora se o Sporting dá uma boa resposta com o Boavista, e depois ganha outro, e outro, e a equipa começa a engrenar... Agora o jogo com o Boavista vai ser decisivo para ver como está a equipa".
"Mas há aqui outro questão, que é a questão financeira, porque a equipa está a desvalorizar a cada semana que passa. O lado económico tem de ser pesado, não só o lado desportivo (...) A época mais fraca que fizemos com o Amorim, do quarto lugar, os adeptos ficaram com a equipa porque a equipa estava bem, havia uma identidade, a equipa jogava futebol, ficámos em quarto mas só um é que pode ganhar, víamos o carisma no Amorim... Mas esta equipa não esta a jogar futebol. Tivemos uma oportunidade com o Santa Clara, pouco mais com o Moreirense. Foi uma aposta de risco, não há muito a dizer. Acho que se perdermos pontos com o Boavista têm de se tomar medidas drásticas urgentes, desportivas, e económicas, porque a equipa está a desvalorizar", rematou José de Pina.
Extremo brasileiro contratado ao West Ham, de Inglaterra, foi uma das principais figuras do jogo, ao anotar o seu primeiro golo com a camisola dos leões
06 Fev 2026 | 09:56 |
O Sporting venceu o AVS no prolongamento, por 3-2, e está nas meias finais da Taça de Portugal, onde defrontará a duas mãos o Porto. Luís Guilherme destacou-se ao marcar o seu primeiro golo pelos leões, mas deixou palavras de reconhecimento a Geny Catamo e a Francisco Trincão, mesmo sendo concorrentes na posição.
L. Guilherme: "São grandes jogadores"
"Faz parte, é sempre bom estar com os melhores jogadores e isso também nos incentiva a melhorar cada vez mais. São grandes jogadores, tanto o Geny como o Trincão, mas também toda a equipa. Tento sempre aprender nos treinos para melhorar no jogo", disse, em declarações à SportTV.
O avançado "canarinho" não escondeu a sua felicidade ao falar da sua estreia a marcar em Alvalade. "Muito feliz por ter marcado pela primeira vez, depois de muito tempo à espera. Graças a deus pude fazer aqui no estádio e espero poder ajudar da melhor maneira possível", pode ler-se.
L. Guilherme: "Jogo com o Porto? Decisivo como os outros"
Com o clássico decisivo do campeonato há vista, Luís Guilherme sabe da importância da partida de segunda-feira. "Decisivo como os outros, claro que é um clássico e há quatro pontos de diferença. Sabemos da importância e agora é preparar bem e, se deus quiser, sair com a vitória", afirmou.
O emblema verde e branco vai disputar o clássico na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, frente ao líder Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, às 20h45.
Especialista em arbitragem confirma que ala de 30 anos foi carregado em falta na grande área, aos 90+11, mas explica motivo para não ter sido marcada infração
06 Fev 2026 | 09:55 |
Pedro Henriques analisou a prestação da equipa de arbitragem no encontro entre Sporting e AFS SAD, que terminou com uma vitória por 3-2 no prolongamento. O especialista confirma que Nuno Santos foi carregado em falta na grande área, aos 90+11, mas explica que foi o fora de jogo de Souleymane Faye que inviabilizou a marcação do castigo
P. Henriques: "Há penálti de Gustavo Mendonça sobre Nuno Santos que se apoiou com o braço nas costas do jogador leonino"
"Há penálti de Gustavo Mendonça sobre Nuno Santos que se apoiou com o braço nas costas do jogador leonino impedindo-o de saltar e derrubando-o. Contudo, o lance é anulado (VAR) porque na construção da jogada no corredor direito, Faye que joga a bola está em posição de fora de jogo por 12 cm", pode ler-se no jornal 'A Bola'.
O ala de 30 anos caiu na área do AFS SAD, com o encontro em 2-2, após derrube de Gustavo Mendonça, mas André Narciso mandou seguir, sendo depois alertado pelo vídeo-árbitro que, antes da possível infração, Souleymane Faye que estava em posição irregular.
Aos 77 minutos, Alvalade entrou em erupção para saudar o regresso de Nuno Santos à competição pela equipa principal, 15 meses depois, entrando no lugar de Francisco Trincão. O português não escondeu a emoção perante o tributo, tendo sido até cumprimentado por adversários.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, às 20h45.
Técnico admitiu algum facilitismo, mas deu mérito aos jogadores. Projetou ainda o próximo Clássico e falou do regresso do ala de 30 anos à competição
06 Fev 2026 | 09:34 |
Rui Borges abordou a vitória do Sporting frente ao AFS SAD no prolongamento (3-2) em conferência de imprensa, no Auditório Artur Agostinho, em Alvalade. O treinador admitiu que a equipa se "pôs a jeito", mas deu mérito aos jogadores. Projetou ainda o Clássico frente ao Porto, falou do regresso de Nuno Santos e garantiu que o tempo extra de jogo não servirá como desculpa.
Objetivo cumprido apesar da ida a prolongamento
“É objetivo cumprido, é certo. Estava a ser um jogo competente até ao 2-0, depois entrámos num relaxamento coletivo e o AFS em dois lances fortuitos ganha dois penáltis e acaba por acreditar noutro resultado. Depois, entrámos num stress mental com vários passes falhados. O futebol, se calhar, é bonito por isso: muda muito e rápido. Pusemo-nos a jeito, mas dar mérito também ao adversário”.
Impacto dos 30 minutos extra no clássico que se segue
“Os jogadores vão estar mais cansados nestes próximos dias, mas não vai ser desculpa para a nossa exigência no clássico. Vamos chegar na melhor forma para jogar um jogo de intensidade diferente. Acredito que vai ser um jogo importante, mas não decisivo. A exigência e a motivação de disputar um clássico vão-se sobrepor aos 30 minutos extra de hoje”.
O regresso de Nuno Santos
“Acima de tudo, feliz por o ver a voltar à equipa depois de uma paragem tão longa. É fantástico para mim, para os colegas e para os adeptos. Está longe da sua melhor performance, mas vamos ajudá-lo. Chegará lá, mas precisa de tempo e paciência para entender isso. Pode jogar como lateral ou como médio e é mais um que vai acrescentar muita qualidade e, acima de tudo, muita competitividade”.
Várias opções no plantel para a posição de extremo
“Eles é que têm de me mostrar quão preparados estão para dar resposta. Gosto que saibam jogar dos dois lados, porque o futebol hoje é mais imprevisível. Acima de tudo, tenho mais soluções com características diferentes. Fico feliz por todos estarem ligados e capazes de dar resposta”.
Contas da classificação para o clássico
“Não olho para trás, só para a frente. Faremos tudo para ganhar o jogo, mas não é decisivo porque faltam muitos jogos. Nós estivemos oito pontos à frente do segundo em 2024/2025 e perdemos nove. Todos os jogos vão ser muito difíceis. Para mim, não é um jogo decisivo, é um jogo importante”.
Sporting bate AFS SAD e encontra o Porto nas 'meias' da Taça de Portugal
05 Fev 2026 | 12:52
Mais uma! Sporting lança edição especial que está a gerar controvérsia
05 Fev 2026 | 17:46
José Nunes sobre caso Hjulmand: "Existe um constrangimento entre Sporting e jogador"
05 Fev 2026 | 16:38