Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

Exclusivo Leonino - Sporting define objetivos para Edo Bosch em 2024/25

Técnico foi contratado para suceder a Alejandro Domínguez no comando técnico da equipa de hóquei em patins; Direção traça metas

Exclusivo - Varandas 'exige' títulos a Edo Bosch no Sporting
Exclusivo - Varandas 'exige' títulos a Edo Bosch no Sporting

  |

Icon Comentário0

Edo Bosch foi contratado pelo Sporting para vencer títulos, sabe o Leonino. Ao que o nosso Jornal apurou, é esta a 'exigência' de Frederico Varandas para a equipa de hóquei em patins na temporada desportiva de 2024/25 que se iniciará no próximo mês de outubro.


Apesar de terem conquistado a Liga dos Campeões na época passada, sob comando de Alejandro Domínguez, os leões já não conquistam qualquer competição interna desde 2020/21, altura em que se sagram campeões nacionais e venceram o nono título da modalidade.


Frederico Varandas tem plena confiança nas capacidades do técnico que veio da Oliveirense. O Sporting desembolsou, inclusive, cerca de 50 mil euros (valor da sua cláusula de rescisão) pelo novo treinador, uma vez que este tinha ainda mais um ano de contrato com o clube sediado em Oliveira de Azeméis.


Até ao momento, os verdes e brancos fizeram pequenos ajustes ao plantel. Para 2024/25, e depois de alguma especulação em torno da saída de Ângelo Girão, os responsáveis leoninos não querem perder o guardião, que irá cumprir todo o período do contrato que termina no final da época. Quanto a entradas, Roc Pujadas é, para já, a única contratação, ao contrário de Ferran Font que rumou ao Barcelona.

Em 2023/24, os leões foram eliminados pelo Porto nas meias-finais da Liga portuguesa numa eliminatória que se disputou à melhor de cinco encontros (3-2) e falhou o acesso à final. Na Taça de Portugal, o Clube de Alvalade foi eliminado nos quartos-de-final pela Oliveirense, de Edo Bosch, por 5-1.



Modalidades

"Estou desiludido": Selecionador Nacional cabisbaixo após retirada de titular do Sporting

Atleta histórico do Clube de Alvalade não vai mais alinhar por Portugal e mereceu ovação do público presente nas bancas, em jogo de má memória

Ângelo Girão, capitão do Sporting, despede-se da seleção
Ângelo Girão, capitão do Sporting, despede-se da seleção

  |

Icon Comentário0

Paulo Freitas, selecionador nacional de hóquei em patins, expressou sua frustração após a derrota nas meias-finais do campeonato do Mundo, após eliminação nos penáltis, diante da Espanha. "Se ontem era um sentimento de grande frustração, hoje estou mesmo zangado", disse o ex Sporting, comentando também a despedida de Ângelo Girão, titular dos leões.


O treinador destacou que a equipa não conseguiu aproveitar as oportunidades durante a partida. "Claramente podíamos ter sido uma equipa melhor dentro da pista, podíamos ter feito muito mais e devíamos ter ganho este jogo", afirmou. Paulo Freitas também mencionou a carga emocional do encontro, especialmente com a despedida de Ângelo Girão.


Girão entrou em campo com a braçadeira de capitão, e após apenas quatro segundos de jogo, Portugal colocou a bola fora e o guardião foi substituído por Xano Edo, futuro guarda-redes do Sporting. A emoção tomou conta do momento, com o histórico da modalidade a receber uma longa ovação das bancadas. Do lado italiano, Riccardo Gnata também recebeu o carinho do público, numa partida que marcou a sua despedida da seleção italiana.


Paulo Freitas manifestou desilusão pelo quarto lugar alcançado, que considera insatisfatório. "Estou desiludido com este quarto lugar, mas tenho a consciência tranquila pelo trabalho que desenvolvemos", declarou, enfatizando a necessidade de uma reflexão coletiva entre atletas e staff para compreender os erros cometidos.

O selecionador assumiu a responsabilidade pelo desempenho da equipa e afirmou: "Este era o grupo". A importância de analisar comportamentos e resultados, destacando a meritocracia como um principio fundamental no processo de seleção. Paulo Freitas concluiu com um apelo à evolução da seleção, afirmando que será crucial realizar uma análise profunda dos resultados e do comprometimento da equipa para alcançar melhores resultados em competições futuras.



Modalidades

Despedida emotiva: Histórico do Sporting diz adeus à seleção e... (vídeo)

Jogador que ainda brilha ao serviço do Clube de Alvalade disputou a sua última partida ao serviço de Portugal e não se conteve

Ângelo Girão, lenda do Sporting, despediu-se da Seleção Nacional
Ângelo Girão, lenda do Sporting, despediu-se da Seleção Nacional

  |

Icon Comentário0

O campeonato do Mundo de hóquei em patins, que decorreu entre os dias 16 a 22 de setembro em Itália, foi a última prova de Ângelo Girão ao serviço da seleção nacional. O jogo contra a Itália começou com uma homenagem ao jogador do Sporting, que foi aplaudido de pé pelas centenas de adeptos que se encontravam no pavilhão. Na luta pelo terceiro lugar, Portugal perdeu 3-2 e ficou fora do pódio pela primeira vez em 17 anos. 


Termina assim a passagem do guarda redes do Sporting pela seleção nacional, depois de 122 internacionalizações e da conquista do Europeu de 2016 e do Mundial de 2019. O jogador admitiu que o desfecho do jogo frente à Itália não correspondeu às suas expetativas e explicou que teve dificuldade em lidar com a pressão: "No balneário não consegui aguentar-me, o discurso do João Rodrigues também não ajudou muito e quebrei. Penso que isso também pode ter sido um fator de perturbação para a equipa. Tínhamos um jogo importante, ainda tentámos durante o jogo tudo por tudo e infelizmente não conseguimos estar na final".


Ângelo Girão, ao serviço do Sporting desde 2014, já conquistou três Ligas dos Campeões (2018/19, 2020/21 e 2023/24), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22), uma Taça CERS (2014/15), dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21) e uma Supertaça (2015). 


18 anos depois, a carreira do guarda-redes ao serviço de Portugal chega ao fim. Em entrevista ao jornal Record, o jogador explicou que houve um conjunto de fatores que motivou a sua decisão, incluindo a necessidade de tempo com a família e a idade já avançada. Girão refere também que, com a sua saída, pretende dar espaço a outros jovens com qualidade.

Girão refletiu sobre o desempenho de Portugal ao longo dos anos e disse que a seleção tem capacidades e potencial para mais, reforçando que "a culpa não pode ser sempre de fatores alheios". Numa despedida emocionada, o jogador mostrou-se orgulhoso em relação ao seu próprio percurso e afirmou que o futuro da baliza da seleção nacional está em boas mãos. 


Veja aqui a despedida:


Modalidades

OFICIALÍSSIMO! SPORTING CONFIRMA EXCLUSIVO LEONINO E TEM NOVO TREINADOR PRINCIPAL

Turma de Alvalade quer vencer campeonato nacional e apresenta equipa técnica

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

É oficial! Edo Bosch é o novo treinador de hóquei em patins do Sporting, como noticiou em Exclusivo o Leonino, no passado dia 20 de abril. O técnico espanhol chega Alvalade proveniente da Oliveirense, onde deixou muito boas indicações, que chamaram a atenção dos responsáveis verdes e brancos.


"É uma honra e um orgulho vestir esta camisola, as primeiras sensações de estar no Sporting são muito boas. Estamos a conhecer os cantos à casa e vamos começar a trabalhar para começar com toda a força”, começou por dizer, em declarações aos meios de comunicação dos leões.


“Primeiro que tudo queria dar os parabéns pela excelente época que fez o Alejandro [Domínguez] e sobretudo desejar-lhe a melhor saúde para toda a família e dizer-lhe que espero que tudo melhore para que volte ao hóquei, porque é uma pessoa que faz falta ao hóquei em patins", admitiu, mostrando compaixão pelo argentino, que se viu forçado a deixar Alvalade.


“É fundamental, a verdade é que o campeonato está muito igualado, não só nos jogos grandes são precisos os adeptos, mas em todo o ano, porque por vezes esses pormenores fazem a diferença. Queremos fazer uma grande época, queremos que os adeptos se identifiquem com a nossa equipa, que gostem da garra da equipa e que nos ajudem a lutar, porque nem todos os jogos começam bem, nem todos são fáceis e aquela força extra que vem das bancadas é necessária”, admitiu Edo Bosch.

Vai ser um Sporting que vai trabalhar muito, que vai ser muito unido e, sobretudo, que vai procurar praticar um bom hóquei e que vai lutar para conseguir os seis títulos a que nos propomos. Espero que apareçam, porque juntos é tudo mais fácil”, assegurou, por fim.


Edo Bosch fez já quatro épocas como treinador principal e conta uma Taça Continental no currículo, conquistada em 2022/23, ao serviço do Valongo, derrotando o Trissino, de Itália, na final, por 2-1. Antes de pendurar os patins, o ex-hoquista venceu uma Taça de Espanha, uma Taça Europeia, sete Taças de Portugal, nove Supertaças e 11 Campeonatos Nacionais. O treinador irá acabar por trazer para Alvalade também o seu filho, Xano Edo.

Confira a publicação:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Lenda do Sporting sai da Seleção Nacional a confessa: “Quebrei claramente”
Modalidades

Lenda do Sporting sai da Seleção Nacional a confessa: “Quebrei claramente”

 

Icon Comentário0
Estrelas da equipa do Sporting passam por dias duros e dizem adeus a título mundial
Modalidades

Estrelas da equipa do Sporting passam por dias duros e dizem adeus a título mundial

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Varandas quer acabar com seca no Sporting que dura desde 2021
Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas quer acabar com seca no Sporting que dura desde 2021

 

Icon Comentário0