
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O final de temporada da equipa de futebol feminino vai ditar a continuidade de Mariana Cabral no Sporting. Após dois empates quase consecutivos, com equipas do fundo da tabela da Liga BPI, Frederico Varandas, Presidente dos leões decidiu que esta será a 'última vida' da treinadora, sabe o Leonino.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, um fim de época menos conseguido poderá ditar o adeus da açoriana ao comando técnico do Sporting. Com vários reforços internacionais - como Olivia Smith, Jacynta Galabadaarachchi e, mais recentemente, Brittany Raphino - os responsáveis verdes e brancos acreditam haver condições para melhores resultados.
Portugal subiu, recentemente, ao top-5 do ranking da UEFA, podendo ter três equipas na próxima edição da Liga dos Campeões, o que aumenta o nível de exigência para com as leoas. Assim, a Direção do Sporting, liderada por Frederico Varandas garantiu que Mariana Cabral terá de 'mostrar serviço'.
Em contrapartida, caso a míster do Sporting termine a temporada em grande plano - com a conquista da Taça de Portugal, ou Taça da Liga, uma vez que o campeonato é bastante difícil -, a treinadora seguirá ao leme da equipa.
Desde que chegou ao Sporting, no verão de 2021, Mariana Cabral- que cumpre atualmente a terceira temporada - venceu dois troféus: uma Supertaça e uma Taça de Portugal, com ambos os títulos a terem sido conquistados na sua primeira temporada.
O registo histórico recente frente ao Benfica também pesa, e muito, na avaliação feita pela Direção liderada por Frederico Varandas. Nos últimos 10 dérbis frente ao eterno rival, as leoas venceram apenas dois, empataram outro e perderam em sete ocasiões.
Ao serviço do Sporting, Mariana Cabral, de 36 anos, já realizou 79 encontros. No total, o a técnica alcançou 57 vitórias, somou 10 empates e sofreu 12 derrotas. Esta temporada será a última chance para provar ser a pessoa ideal para o cargo.
Confira aqui o primeiro golo de Brittany Raphino ao serviço do Sporting:
Jogador que foi muito importante na conquista do último campeonato vai regressar brevemente e o treinador dos leões fica com menos uma dor de cabeça
|
Depois de um período complicado no plantel do Sporting, com muitas lesões a condicionar a equipa verde e branca, Rui Borges vai recebendo, aos poucos os jogadores que recuperam dos seus problemas - um dos casos que estará próximo disso é Franco Israel.
O guarda redes uruguaio foi o titular durante grande parte da campanha vitoriosa do Sporting no campeonato na temporada 23/24, conquistado com Ruben Amorim ao leme do plantel. No início do ano pareceu perder o lugar para Vladan Kovacevic, mas rapidamente corrigiu a situação.
A chegada de Rui Borges e do mercado de inverno, no entanto, foram más notícias para Franco Israel, que viu o Sporting contratar Rui Silva ao Bétis, e o experiente guardião português assumir-se como número um das balizas verdes e brancas assim que chegou a Alvalade. Para piorar a situação, Franco Israel sofreu um pequena lesão, que o impossibilitou de estar no banco de suplentes na última partida dos leões.
Há, no entanto, boas notícias: o guardião uruguaio estará perto do regresso, e os responsáveis técnicos do Sporting vão fazer um teste, no treino desta quinta feira, 14 de março, para perceber se o jogador já está totalmente apto para fazer parte da ficha de jogo da próxima partida, frente ao Famalicão.
Relembrar que na última sessão de treinos o Sporting continuava com muitas baixas na equipa, o que obrigou Rui Borges a chamar 13 jogadores das camadas jovens dos leões para colmatar as muitas ausências no plantel verde e branco.
Jogador brasileiro deverá saltar para a titularidade em virtude da indisponibilidade de um dos jogadores mais importantes dos leões
|
Muito se tem escrito, esta sexta feira, dia 14 de março, acerca do processo de renovação de Matheus Reis. A verdade é que, independentemente desse aspeto, o defesa brasileiro do Sporting deve voltar a ser importante no encontro entre leões e famalicenses, para render Gonçalo Inácio, que está impedido por ter visto o quinto cartão amarelo da Liga.
Rui Borges já encontrou, assim, solução para o problema. Segundo noticia o jornal A Bola, Rui Borges deverá mesmo lançar Matheus Reis como defesa central pela esquerda no encontro entre Sporting e Famalicão.
Esta é, também, prova da versatilidade do jogador brasileiro. Relembrar que no último jogo do Sporting, contra o Casa Pia, Matheus Reis também começou no 11 titular lançado por Rui Borges, mas, dessa vez, como lateral do lado esquerdo. Para o desafio com o Famalicão, deve recuar no terreno.
Apesar de ter chegado a Alvalade como defesa lateral esquerdo, Matheus Reis passou quase cinco anos às ordens de Ruben Amorim, que utilizava um sistema de três centrais, onde passou a usar o brasileiro. Por isso, nesse 3x4x3 - que entretanto Rui Borges também adotou, face às ausências no plantel - o jogador sente-se mais confortável como defesa central, do que como lateral esquerdo, posição a que agora retorna, face a indisponibilidade de Gonçalo Inácio.
Tudo isto, apesar da saída de Matheus Reis parecer cada vez mais próxima. Como já noticiamos, o jogador poderá deixar Alvalade já no verão, uma vez que as conversas para a renovação de contrato estagnaram.
Atacante sueco dos leões é a grande figura de destaque da equipa e do campeonato português, e voltou a ser mencionado entre os melhores
|
Viktor Gyokeres é, talvez, a grande figura da equipa do Sporting desde que chegou a Alvalade. O avançado dos leões foi alvo de alguns comentários de Conrad Harder, que concedeu uma entrevista ao canal dinamarquês TV2 Sport, em virtude da sua convocatória para a seleção da Dinamarca. Antes, falou da estadia em Portugal até ao momento.
"Há coisas que se encaixaram e há coisas que não se veem de fora. Saí de casa pela primeira vez, sozinho, estou longe dos meus pais, e há alturas em que não jogo porque, provavelmente, tenho o melhor avançado do mundo à minha frente neste momento. Confesso que já houve períodos que foram difíceis, mas há muitas coisas que se encaixaram e acabaram por correr bem. Têm sido seis meses absolutamente fantásticos", começou por explicar Conrad Harder.
Falou, depois, das palavras de Hjulmand, capitão e o outro dinamarquês dos leões: "Estou entusiasmado por conhecer todos. Falei muito com o Morten e ele disse-me que é um grande grupo e que não devo estar nervoso com nada. Devo apenas entrar e trabalhar arduamente e que se isso acontecer pode mesmo ser possível que possa ter oportunidade de jogar", explicou o avançado do Sporting.
Falou, ainda, do que significa estar no lote dos melhores jogadores do seu país: "Há pessoas que admiramos desde pequenos e as víamos no topo, agora fazer parte disso realmente é uma loucura", explicou Conrad Harder, a viver um dos grandes momentos da ainda curta carreira.
Por último, considerou as perspetivas de ajudar a equipa nacional: "Poder estrear-me era o máximo, significaria muito. Vou treinar para isso e, se jogar, será a coisa mais importante que já me aconteceu na carreira", rematou Conrad Harder, jogador do Sporting.