Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO LEONINO - ÚLTIMA VIDA PARA MÍSTER DO SPORTING; FINAL DE TEMPORADA MENOS CONSEGUIDO PODE DITAR SAÍDA, AVISA VARANDAS

Com Liga dos Campeões 'à porta', Presidente dos leões já avisou líder da equipa de futebol verde e branca

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

12 Fev 2024 | 07:32 |

Icon Comentário0

O final de temporada da equipa de futebol feminino vai ditar a continuidade de Mariana Cabral no Sporting. Após dois empates quase consecutivos, com equipas do fundo da tabela da Liga BPI, Frederico Varandas, Presidente dos leões decidiu que esta será a 'última vida' da treinadora, sabe o Leonino.


Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, um fim de época menos conseguido poderá ditar o adeus da açoriana ao comando técnico do Sporting. Com vários reforços internacionais - como Olivia Smith, Jacynta Galabadaarachchi e, mais recentemente, Brittany Raphino - os responsáveis verdes e brancos acreditam haver condições para melhores resultados.


Portugal subiu, recentemente, ao top-5 do ranking da UEFA, podendo ter três equipas na próxima edição da Liga dos Campeões, o que aumenta o nível de exigência para com as leoas. Assim, a Direção do Sporting, liderada por Frederico Varandas garantiu que Mariana Cabral terá de 'mostrar serviço'.


Em contrapartida, caso a míster do Sporting termine a temporada em grande plano - com a conquista da Taça de Portugal, ou Taça da Liga, uma vez que o campeonato é bastante difícil -, a treinadora seguirá ao leme da equipa.

Desde que chegou ao Sporting, no verão de 2021, Mariana Cabral- que cumpre atualmente a terceira temporada - venceu dois troféus: uma Supertaça e uma Taça de Portugal, com ambos os títulos a terem sido conquistados na sua primeira temporada.


O registo histórico recente frente ao Benfica também pesa, e muito, na avaliação feita pela Direção liderada por Frederico Varandas. Nos últimos 10 dérbis frente ao eterno rival, as leoas venceram apenas dois, empataram outro e perderam em sete ocasiões.

Ao serviço do Sporting, Mariana Cabral, de 36 anos, já realizou 79 encontros. No total, o a técnica alcançou 57 vitórias, somou 10 empates e sofreu 12 derrotas. Esta temporada será a última chance para provar ser a pessoa ideal para o cargo.

Confira aqui o primeiro golo de Brittany Raphino ao serviço do Sporting:


Futebol

Rui Borges tem quase uma equipa inteira de fora para o Sporting - Vitória de Guimarães

Clube de Alvalade regressou, este domingo, dia 4 de janeiro, aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo, com o foco voltado para a meia-final da Taça da Liga

Sob comando de Rui Borges, Sporting começa a preparar desafio da Taça da Liga contra o Vitória de Guimarães com nove baixas
Sob comando de Rui Borges, Sporting começa a preparar desafio da Taça da Liga contra o Vitória de Guimarães com nove baixas

04 Jan 2026 | 17:26 |

Icon Comentário0

O Sporting regressou, este domingo, dia 4 de janeiro, aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo, com o foco voltado para a meia-final da Taça da Liga contra o Vitória de Guimarães. Sob o comando de Rui Borges, os leões começaram a preparar o desafio com nove baixas.


Nesta altura, há vários jogadores indisponíveis. Gonçalo Inácio, expulso de forma polémica frente ao Gil Vicente, está suspenso. Pedro Gonçalves, Geovany Quenda, Nuno Santos, Ricardo Mangas, Salvador Blopa e Zeno Debast estão lesionados. Geny Catamo e Ousmane Diomande encontram-se ao serviço das respetivas seleções na CAN.


Zeno Debast voltou a ser a grande ausência, uma vez que o internacional belga ainda não integrou a sessão. A boa notícia é que tudo indica que o jogador de 22 anos estará de regresso no próximo treino, como estava inicialmente planeado, podendo inclusive ser opção.


A equipa volta a trabalhar já na manhã de segunda-feira, às 10h30, na Academia Cristiano Ronaldo, com os primeiros 15 minutos da sessão abertos à comunicação social. A partir das 12h15, também na Academia, realiza-se a conferência de imprensa de antevisão ao encontro.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.



Futebol

Guilherme Fernandes esteve seis épocas no Sporting e rende-se a alvo dos leões: "É um jogador top"

Atual guarda-redes titular do Valladolid, que passou pela formação do Clube de Alvalade, confia que ex colega de equipa vá triunfar em Alvalade

Souleymane Faye continua a ser apontado ao Sporting; Guilherme Fernandes confia que extremo vá vingar em Alvalade
Souleymane Faye continua a ser apontado ao Sporting; Guilherme Fernandes confia que extremo vá vingar em Alvalade

04 Jan 2026 | 15:43 |

Icon Comentário0

Souleymane Faye continua a ser apontado ao Sporting. O extremo do Granada jogou na equipa B do Bétis, onde partilhou balneário com Guilherme Fernandes, atual guarda-redes titular do Valladolid, que passou pela formação do Clube de Alvalade. Desafiado a traçar o perfil do possível reforço leonino, o guardião não poupou nos elogios ao antigo colega - que quer jogar nos leões.


G. Fernandes: "É um jogador que tem golo e capacidade de fazer muitas assistências"


“É um jogador muito rápido, muito forte no 1x1 e com uma potência de arranque espetacular. É um jogador que tem golo e capacidade de fazer muitas assistências, mostrou isso quando estivemos juntos, pois tem a capacidade de desequilibrar. É um jogador top e estamos a falar de um daqueles extremos que também ajuda muito a defender quando tem de fazê-lo, e eu posso dizer fá-lo muito bem. É um extremo que joga mais à esquerda mas também o pode fazer à direita pois tem a versatilidade de alinhar nos dois corredores”, começou por dizer ao jornal 'Record'.


G. Fernandes: "Acho que já está preparado para dar o salto"

Guilherme Fernandes não tem dúvidas quanto à capacidade do atleta para responder a um desafio maior: “Acho que já está preparado para dar o salto. É verdade que o Granada esta época não tem estado a fazer uma grande campanha, mas o Faye a nível individual tem sido um dos suportes do clube. Claramente tem mostrado a qualidade e o talento para dar o salto para uma equipa como o Sporting”.


Para lá do rendimento dentro das quatro linhas, o guarda-redes destaca ainda o lado humano de Faye: “É uma das pessoas de melhor coração com quem partilhei o balneário. Trata-se de um jovem com uma bondade incrível que se mostra sempre pronto a ajudar o outro. É muito brincalhão. Fora do campo é cinco estrelas. Ele quer sempre trabalhar mais para melhorar, e depois ainda se prontifica a ajudar os mais jovens. Vai adaptar-se facilmente, pois o Faye não é nada introvertido...aliás até é muito extrovertido por isso vai adaptar-se facilmente a Portugal. Estou certo que tudo vai correr bem”, terminou.

Na presenta temporada desportiva de 2025/26, Guilherme Fernandes - avaliado em 600 mil euros - leva 20 encontros como titular da baliza do Valladolid. O guardião de 24 anos de idade chegou a passar pelos escalões de formação do Sporting, entre 2012 e 2018.


Futebol

Pedro Proença pode punir titular do Sporting

Incidente no último encontro está agora a ser analisado com base no Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol

Luis Suárez não corre risco de suspensão de jogos, mas deve ser punido com uma multa por parte do CD da FPF, organismo tutelado por Pedro Proença
Luis Suárez não corre risco de suspensão de jogos, mas deve ser punido com uma multa por parte do CD da FPF, organismo tutelado por Pedro Proença

04 Jan 2026 | 14:22 |

Icon Comentário0

Depois do episódio em Barcelos, onde Luis Suárez partiu uma porta de vidro no Estádio Cidade de Barcelos, a grande questão passa agora pelas consequências que o jogador pode enfrentar. O avançado do Sporting não corre risco de suspensão de jogos, mas deve ser punido com uma multa.


O caso está agora a ser analisado com base no Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol, organismo tutelado por Pedro Proença. A atitude do ponta de lança colombiano foi considerada como um comportamento reprovável, mas não violento.


A expetativa é de que o jogador receba apenas uma punição, que pode variar entre valores mínimos e máximos estipulados pelo regulamento. Estima-se que a coima fique entre algumas centenas a alguns milhares de euros, dependendo da decisão final dos órgãos disciplinares.


Os estragos foram reportados aos delegados da Liga até por se terem verificado numa zona onde se encontravam várias pessoas. Recorde-se de que após o apito final, gerou-se enorme confusão no relvado, com Tiago Aguiar, adjunto de Rui Borges, a desentender-se com Rodrigo Fernandes, adjunto de César Peixoto.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 27 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.019 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 19 golos e fez três assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting B perde em casa com golo escandaloso (2-1) no regresso de Daniel Bragança
Futebol

Sporting B perde em casa com golo escandaloso (2-1) no regresso de Daniel Bragança

04 Jan 2026 | 12:52

Icon Comentário0
Driblador cobiçado pelo Sporting custa 10M, mas Palmeiro não vai muito além dos 5,5
Futebol

Driblador cobiçado pelo Sporting custa 10M, mas Palmeiro não vai muito além dos 5,5

04 Jan 2026 | 11:54

Icon Comentário0
Tiago Gabriel está na mira do Sporting, mas Barcelona e Bayern também estão na corrida
Futebol

Tiago Gabriel está na mira do Sporting, mas Barcelona e Bayern também estão na corrida

04 Jan 2026 | 11:35

Icon Comentário0