Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Set 2023 | 06:00 |
Eduardo Henrique, médio brasileiro, é um dos casos mais 'bicudos' do plantel do Sporting. O jogador aufere um salário de cerca de 1,2 milhões de euros e Frederico Varandas está saturado de ter de pagar ao atleta e quer resolver o problema já em janeiro, sabe o Leonino.
O médio, que treina afastado do plantel e não é opção desde junho de 2020, recebeu múltiplas propostas desde então, mas tem negado praticamente todas, o que deixou o Presidente dos leões com cara de 'poucos amigos', apurou o nosso Jornal.
O líder máximo do Clube de Alvalade já tentou, junto do brasileiro e dos seus representantes, rescindir o contrato proibitivo que este tem com os verdes e brancos, mas a resposta foi sempre a mesma: 'Não'. O futebolista prefere continuar 'excluído', mas ligado contratualmente ao Sporting.
De recordar que, este verão, o canarinho recebeu uma proposta do Sivasspor, mas, de acordo com os estatutos do clube turco, se todos os membros da direção não votarem a favor, uma transferência não pode ser consumada. E foi o que se verificou, com dois dos seis integrantes a vetarem a mudança. O Moreirense também tentou contratar o futebolista, mas o mesmo negou, pois não achou o projeto proveitoso.
Na última temporada, Eduardo Henrique – avaliado em 1 milhão de euros – não realizou qualquer jogo oficial, tendo estado a treinar sozinho na Academia Cristiano Ronaldo. Em 2021/22, esteve cedido ao Al-Raed, da Arábia Saudita, tendo disputado 30 partidas.
Confira aqui esta grande jogada de Eduardo Henrique:
Treinador dos verdes e brancos irá escolher entre o grego e o espanhol para a partida das meias-finais da Taça da Liga, esta terça-feira
06 Jan 2026 | 10:36 |
Rui Borges prepara alterações para o Sporting - Vitória SC, algumas por necessidade, outras por gestão, uma vez que o calendário de janeiro assim o obriga. Uma delas deverá ser nas alas, onde o técnico dos verdes e brancos já terá tomado a sua decisão entre Iván Fresneda e Georgios Vagiannidis.
Ao que tudo indica, o lateral espanhol irá para o banco de suplentes, com a titularidade a ser entregue ao internacional grego nas meias-finais da Taça da Liga. Apesar de Fresneda ser o 'favorito' do treinador dos leões, Vagiannidis deverá merecer nova oportunidade nesta fase.
Sem Gonçalo Inácio na dupla de centrais, devido a castigo, Matheus Reis voltará a ser titular - mas desta vez mais recuado. Maxi Araújo também voltará a descer e apenas Eduardo Quaresma se irá manter na mesma posição das últimas partidas.
O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, pelas 20h00.
Para chegarem a esta fase da competição, os comandados de Rui Borges eliminaram o Alverca, com um triunfo caseiro, por 5-1. Geovany Quenda (21' e 58'), Salvador Blopa (30' e 70') e Fotis Ioannidis (81') foram os autores dos golos do Sporting.
Rumores do mercado de transferências começam a ser cada vez mais e o mais recente implica a saída de uma das peças mais importantes da equipa de Rui Borges
06 Jan 2026 | 10:08 |
Rui Silva está na lista do Besiktas. O emblema turco tem seguido atentamente as exibições e importância do guarda-redes titular da equipa do Sporting e pode vir a avançar pela sua contratação ainda neste mercado de transferências, mas apenas como segunda opção.
Segundo a informação divulgada pelo TRT Spor, da Turquia, na última segunda-feira, dia 5 de janeiro, a equipa orientada por Sergen Yalçin apenas equaciona o nome do guardião predileto de Rui Borges caso falhe a contratação de Filip Jörgensen.
O Besiktas encontra-se, neste momento, a tentar fechar a contratação do guarda-redes que está a cumprir a segunda temporada ao serviço do Chelsea, mas que ainda não conseguiu encontrar o seu lugar. Na eventualidade da situação se complicar, tal poderá fazer chegar problemas a Alvalade.
No que ao Sporting diz respeito, a estrutura leonina e o comando técnico não pretendem permitir, de todo, a saída de Rui Silva. A chegada do guardião português à turma verde e branca, no último mercado de inverno, foi vista como fulcral para a conquista do bicampeonato e da dobradinha na época passada, tornando-se um dos pesos pesados dos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma 21 partidas e é um titular indiscutível para Rui Borges. O internacional português de 31 anos de idade disputou um total de 1.890 minutos, nos quais encaixou 16 golos.
Extremo brasileiro foi apresentado pelos leões no último domingo e integra a lista de opções de Rui Borges para a Taça da Liga, mas há um senão
06 Jan 2026 | 09:50 |
Luís Guilherme viveu dias intensos desde que chegou a Portugal. Aterrou em Lisboa no sábado, foi apresentado como reforço do Sporting no domingo, treinou pela primeira vez com os novos companheiros na manhã de segunda-feira e segue integrado na comitiva leonina para Leiria. Ainda assim, a presença em campo diante do Vitória de Guimarães, esta terça-feira, nas meias-finais da Taça da Liga (20h00), continua em aberto.
A incerteza foi confirmada pelo próprio Rui Borges, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro. "Luís Guilherme poderá ou não ir a jogo. Não é um dado adquirido", afirmou o treinador dos leões, uma vez que existem dois entraves à eventual estreia: um de natureza legal e outro de ordem técnica.
No plano burocrático, apesar de o nome do extremo de 19 anos - contratado ao West Ham por 14 milhões de euros, com mais 3 milhões dependentes de objetivos - já constar no site da Liga Portugal, o processo de inscrição ainda aguarda validação por parte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Falta, em concreto, a chegada do certificado internacional, documento essencial para que Luis Guilherme fique autorizado a competir oficialmente, algo que poderá acontecer a qualquer momento.
Ultrapassada essa questão, subsiste a avaliação técnica. Luís Guilherme viaja sempre com o grupo leonino, até como forma de acelerar a integração no plantel, mas mesmo que a inscrição fique concluída em tempo útil, a titularidade está praticamente fora de questão. O brasileiro realizou apenas um treino com os colegas e, no melhor dos cenários, será opção a partir do banco. Ainda assim, as circunstâncias podem jogar a seu favor: o Sporting apresenta-se desfalcado de dez jogadores, entre lesionados, castigados e ausências motivadas pela Taça das Nações Africanas (CAN).
Com contrato válido até 2030 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros, Luís Guilherme surge apontado internamente como o sucessor de Geovany Quenda. O jovem português já foi adquirido pelo Chelsea por 50 milhões de euros, mas permanece emprestado ao Sporting até ao final da temporada, encontrando-se atualmente lesionado, com regresso previsto apenas para março.