
Futebol
Rodrigo Roquette quer Sporting campeão e lança desafio ao Braga por ser considerado Benfica B
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Com o Sporting prestes a terminar uma época que pode resultar no primeiro bicampeonato em 70 anos, Frederico Varandas já prepara o plantel para a próxima temporada. O Leonino avança, em Exclusivo, que os leões estão muito interessados em Afonso Sousa, e devem avançar pelo concurso do médio português este verão.
Afonso Sousa é um médio que alinha nos polacos do Lech Poznan. Na Polónia há quatro anos, onde chegou proveniente da B SAD, o jogador português leva 12 golos e quatro assistências em 30 partidas disputadas esta temporada, a melhor da sua carreira em relação aos dois dados estatísticos.
Antes de alinhar pela B SAD, onde esteve duas épocas, Afonso Sousa fez a sua formação no Porto, onde passou um total de nove temporadas nos vários escalões de formação do conjunto do norte de Portugal, mas nunca chegou a alinhar pela equipa principal.
Os leões já preparam a saída de Hidemasa Morita, e vão reforçando o meio campo, depois de uma temporada com muitos problemas no miolo do terreno. Kochorashvili foi o primeiro médio contratado, e Afonso Sousa prepara-se para ser o segundo, para ocupar uma posição mais ofensiva. O Sporting quer, ainda, aproveitar o facto do jogador terminar contrato com a equipa polaca no verão de 2026 para conseguir um bom negócio pelo jogador.
Com Afonso Sousa avaliado em quatro milhões de euros, os leões não querem dar mais do que cinco milhões pelo jogador, cujo contrato termina para o ano. Relembrar que Afonso Sousa é filho de Ricardo Sousa, que também fez formação no Porto como jogador, e que representa o Al Ain, como treinador. O avô do médio apontado aos leões também tem uma larga carreira no futebol, com passagens no Porto e no Sporting enquanto jogador profissional.
Guarda-redes bósnio foi cedido pelos leões ao Légia de Varsóvia, depois de uma primeira metade de temporada abaixo das expetativas em Alvalade
|
O empréstimo de Vladan Kovacevic ao Légia Varsóvia contempla uma cláusula que permite ao guarda-redes continuar na Polónia por mais uma temporada. A mesma, sabe-se agora, só poderá ser acionada até domingo, dia 25 de maio, data da final da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica.
De acordo com o jornalista Tomasz Włodarczyk, além desta cláusula, há ainda uma segunda que permitirá a Vladan Kovacevic continuar no Légia Varsóvia até ao fim das eliminatórias europeias da próxima temporada desportiva, sensivelmente em meados de agosto.
Numa primeira fase, o clube orientado por Gonçalo Feio não tinha intenções de contar com o guardião na próxima época. No entanto, Kacper Tobiasz, habitual titular, tem fortes possibilidades de ser convocado para a fase final do Europeu de sub-21, que se disputa entre 11 e 28 de junho.
Nesse cenário, a continuidade de Kovacevic ganha força, sobretudo tendo em conta a entrada do Legia na fase de qualificação da Liga Europa, que se inicia a 10 de julho. O guardião bósnio tem vindo a alternar com Tobiasz na baliza do emblema polaco, pelo que a situação ainda está em avaliação.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião sofreu 11 golos. Pelo Légia, o guardião soma nove jogos e 14 golos consentidos.
Quarteto do Clube de Alvalade continua na mira de vários emblemas do futebol europeu e permanência nos leões continua uma incógnita
|
O próximo jogo do Sporting, em Alvalade, pode ser o último no reduto dos leões para vários atletas muito cobiçados no mercado de transferências. Viktor Gyokeres, Francisco Trincão e Ousmane Diomande estão na mira de vários emblemas europeus e podem abandonar Alvalade no verão.
O assédio tem sido constante e, com a valorização dos jogadores em alta, o Sporting prepara-se para resistir a uma vaga de propostas milionárias. Os leões encontram-se com os mesmos pontos que os encarnados (79), mas estão em vantagem em relação aos seus rivais no confronto direto. O técnico leonino já se encontra a montar o meio-campo para a 34ª volta do campeonato.
Gyokeres é o nome mais sonante, com uma época absolutamente arrasadora: 52 golos e 13 assistências em 50 jogos. Arsenal, Manchester United, Barcelona, Paris Saint German e Bayern Munique seguem de perto o sueco. Ruben Amorim, desde que saiu de Alvalade, continuou atento ao avançado de 26 anos, e ambiciona ainda, resgatar os seus três colegas.
Iván Fresneda, que parecia ter encontrado espaço para jogar com a chegada de Rui Borges, voltou a cair da convocatória e a saída é possível. Jeremiah St. Juste também não deverá continuar, após um episódio polémico em que escondeu limitações físicas ao treinador. Já Biel, contratado por seis milhões ao Bahia, não se impôs e poderá regressar ao Brasil.
Outro caso delicado é o de Hidemasa Morita. O japonês é altamente valorizado mas as constantes lesões têm afetado o seu rendimento. Com o contrato a terminar em 2026 e interesse crescente do Eintracht Frankfurt, o cenário de saída começa a ganhar força. Ricardo Esgaio também deverá fechar o ciclo no clube, estando suspenso para a última jornada, após expulsão do dérbi.
Ex membro do Conselheiro Leonino recorda casos polémicos que têm envolvido clube da Luz e não entende queixas das águias sobre arbitragens
|
Hélder Amaral acredita que o Sporting tem tudo para ser campeão na última jornada da Liga Portugal Betclic frente ao Vitória de Guimarães, de Luís Freire. O ex membro do Conselheiro Leonino não espera facilidades frente à turma vimaranense e atira-se ao Benfica, recordando os casos polémicos que têm envolvido o clube da Luz.
“É sempre bom estar à frente, é sempre bom ter a possibilidade de ser campeão, mas sem euforias. Espero que o Vitória venha jogar o seu jogo e apenas o seu jogo”, referiu em declarações na Rádio Renascença. Por outro lado, o conhecido adepto dos leões não entende as razões de queixa do Benfica sobre as arbitragens.
Os protestos visam dar uma “explicação para o fracasso e para a desilusão que sentem neste momento”. Porém, realça Hélder Amaral, “era bom que o Benfica, que ainda tem uma palavra a dizer, se concentrasse em ganhar dentro de campo, ao contrário do que estão habituados”.
“É de rir que um clube como o Benfica, que está envolvido em tantos processos, se venha queixar”
Assim, segundo o ex-deputado e conhecido sportinguista, “é de rir que um clube como o Benfica, que está envolvido em tantos processos, se venha queixar”. Certo é que o Sporting saiu da Luz com a vantagem na classificação (1-1), apesar da igualdade pontual na tabela classificativa da Liga.
Com o Benfica a jogar à mesma hora frente ao Braga e a precisar de um deslize do Sporting, o ambiente está ao rubro nesta reta final. Mas em Alvalade, o foco está em manter os pés assentes na terra e o título à vista. Rui Borges terá de segurar emocionalmente a equipa num momento em que todos sonham com a conquista do título.