Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

“EXISTIAM ALVOS NO ATAQUE”

Cristian Piccini e Fábio Coentrão falaram sobre o ataque à Academia

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Neste 23.º dia do Julgamento de Alcochete também falaram Cristian Piccini, via Skype, e Fábio Coentrão. O jogador italiano foi o primeiro a falar.


“Entraram 20 a 30 pessoas no balneário, onde havia muito fumo. Alguns ficaram de guarda à porta para que ninguém saísse mas não tenho ideia se chegaram mesmo a fechar a porta. Vi só depois o Bas Dost ferido. Os jogadores estavam dentro do balneário e havia funcionários fora, o treinador também já estava fora. Lembro-me que quando o treinador se apercebeu da situação regressou ao balneário. O alarme estava a tocar, sim, mas não me recordo se começou a tocar antes ou depois de terem entrado. Não sei se houve um toque a reunir entre os indivíduos quando iam sair mas uns foram pela porta principal dos jogadores e outros pela porta automática, que tinha sido forçada, percebia-se pelos fios soltos. Existiam alguns alvos como o Rui Patrício, o William, o Acuña e o Battaglia. Explico porquê: tive um dos indivíduos mesmo de frente para mim, cara a cara, e não me fez nada. Se fosse para atacar todos não seria assim”, recordou Piccini, agora jogador do Valência.


O jogador depois falou da relação dos jogadores com o presidente da altura e da reunião que existiu antes do ataque.


“O modo tranquilo de falar dele parecia estranho porque era diferente em relação às outras reuniões. O então Presidente do Sporting CP chegou depois do ataque. Se disse que não queria falar com ele? Alguns disseram que não queriam falar com ele, o Rui e o William que eram os capitães, eram os responsáveis pelas decisões do grupo. Não me recordo de mais alguém a dizer que não queria falar com ele mas era um sentimento comum, tudo o que se estava a passar ali era estranho e não queríamos falar com o presidente”, concluiu.

Fábio Coentrão também falou por videoconferência, tendo relatado a sua experiência.


“Eu estava na casa de banho e ouvi um barulho, saí logo e alguém disse para eu não ir. Aí percebi que não podia ser coisa boa. Vi um indivíduo com o que parecia um cinto na minha direção, mas graças a deus não me fez nada, continuou a correr. Quando vi o Bas Dost ele já tinha a cabeça aberta. Quando já estava calmo saí la para fora e estavam três ou quatro adeptos de cara destapada, estavam a falar com um funcionário do Sporting CP. Mas estavam calmos, não havia conflito”, disse.

Sobre Bruno de Carvalho, confirmou ter falado com o então presidente em Alcochete após o ataque.

“Na reunião, o presidente disse: ‘Vocês são como uns filhos para mim, trato-vos como filhos’. Depois do ataque falamos no corredor, e ele [Bruno de Carvalho] disse: ‘Isto é uma vergonha, isto não pode acontecer’”, com o jogador a dizer que ficou com a sensação de que o presidente Bruno de Carvalho “estava com os jogadores”.

Carlos Mota também falou hoje. Pode ler o que disse o enfermeiro AQUI.


Clube

Ricciardi põe ex responsável do Benfica em sentido após acusações ao Sporting: “Não se venha queixar”

Antigo candidato à presidência do Clube de Alvalade deixou tudo em pratos limpos após declarações polémicas

Ricciardi, ex-candidato ao Sporting, comentou as declarações de Luís Mendes, antigo CEO da SAD do Benfica
Ricciardi, ex-candidato ao Sporting, comentou as declarações de Luís Mendes, antigo CEO da SAD do Benfica

  |

Icon Comentário0

Luís Mendes, antigo CEO da SAD do Benfica até junho de 2024, concedeu uma entrevista na qual acusou o Sporting de não concorrer em pé de igualdade, com os encarnados no que toca ao processo de restruturação financeira do Clube de Alvalad, chamando a Liga Portugal para a conversa. Prontamente, José Maria Ricciardi, que foi candidato à presidência dos leões e ex-administrador do BES, reagiu às declarações.


"O Benfica não quis, por isso agora não se venha queixar", garantiu o antigo banqueiro, ao jornal Record, que, em 2013, fechou o acordo para a emissão dos VMOC com o os verdes e brancos.


Diz o senhor Luís Mendes que o Sporting foi beneficiado pelos bancos. Eu, na altura, tratei desse processo quando estava no Banco Espírito Santo Investimentos, um processo que também envolveu o Banco Comercial Português Investimentos (BCP)”, continuou a explicar, passando para o caso do emblema da Luz.


A reestruturação financeira do Sporting que veio resultar nos VMOC foi proposta na altura ao Benfica... perguntámos se estavam interessados, e a resposta dada foi que o Benfica não precisava de nada pois estava com muito dinheiro. Foi por este motivo que não foi feito o mesmo em relação ao Benfica. O sr. Luís Mendes não se venha queixar pois na altura não o quiseram fazer", esclareceu ainda Ricciardi.

Vale lembrar que, entre as suas declarações, o antigo responsável do Benfica, deixou fortes acusações aos leões: “Há dias tive conhecimento, por exemplo, que o Sporting renegociou uma dívida com um banco e desde essa renegociação não voltou a pagar rigorosamente nada ao banco”, atirou.



Clube

Sporting tem uma forma de acelerar recompra do Alvaláxia, mas instala-se a dúvida

Forma de aquisição do espaço comercial por parte dos verdes e brancos será deliberada em Assembleia Geral, marcada para dia 5 de outubro

Sporting quer recomprar o Alvaláxia e processo irá ser debatido em Assembleia Geral
Sporting quer recomprar o Alvaláxia e processo irá ser debatido em Assembleia Geral

  |

Icon Comentário0

O Sporting comunicou, recentemente, aquando do apresentação do Plano Estratégico para os próximo dez anos, que irá recomprar o Alvaláxia. Sabe-se, agora, que tal operação irá custar aos cofres do Clube de Alvalade 17 milhões de euros e o negócio será discutido na próxima Assembleia Geral dos leões, a 5 de outubro.


Nesse momento, os associados leoninos serão chamados a debater sobre a proposta colocada em cima da mesa pela Direção leonina que "poderá ser concretizada, juridicamente, por meio de uma das seguintes formas", explicaram os verdes e brancos: "Diretamente, mediante a aquisição da fração à entidade proprietária, pelo valor total de 17 milhões de euros" ou "indiretamente, mediante a aquisição de ações, quotas ou unidades de participação representativas do capital social da entidade proprietária da fração, pelo valor de até 17 milhões de euros", é explicado.


É de lembrar que, em ambos os casos, o custo do negócio pode ir até aos 17 milhões de euros. No entanto, a possibilidade de compra por ações tem vindo a levantar algumas dúvidas, uma vez que dá a entender que, com o Sporting a adquirir o capital da 'Explorer Investments', os leões passam a ser proprietários do Alvaláxia. Ou, por outro lado, se os leões não estarão a adquirir tanto o edifício como as ações pelo preço de um.


Ainda assim, esta acaba por ser uma opção que, apesar de suscitar mais questões, pode acelerar bastante o processo desejado pelo Sporting. No caso, se os Sócios leoninos preferirem este modelo de negócio, importará conhecer a situação da sociedade da 'Explorer', que detém o Alvaláxia. Caso exista uma dívida, esta compra poderá ser efetuada abaixo dos referidos 17 milhões de euros, com o Sporting a assumir a mesma e a pagar a diferença. Por esse mesmo motivo é que a convocatória para a AG refere que o valor pode ser "até 17M".

Aquando da apresentação da recompra do Alvaláxia, André Bernardo, elemento da Direção dos leões, avançou que o Museu Sporting irá ser recolocado, após a recompra do espaço comercial: "Será à altura do nosso legado e história. Finalmente vamos ter um Museu que retrata bem aquilo que nós somos", explicou.



Clube

17 milhões de euros; Varandas prepara-se para fazer compra no Sporting

Plano estratégico da atual administração do emblema verde e branco vai avançar com profundas mudanças nos próximos tempos

Alvaláxia vai custar 17 milhões de euros ao Sporting, de Varandas
Alvaláxia vai custar 17 milhões de euros ao Sporting, de Varandas

  |

Icon Comentário0

O Sporting prepara-se para avançar com profundas mudanças na sua estrutura de negócio, que abarca por inerência a Sociedade Desportiva Anónima (SAD), segundo o plano estratégico 2024-2034 apresentado na última semana. A recompra do Alvaláxia, por exemplo, vai custar cerca de 17 milhões de euros. 


O valor da operação foi revelado aos Sócios verdes e brancos no na convocatória para a próxima Assembleia Geral, que irá decorrer no próximo dia 5 de outubro, no Pavilhão João Rocha. Nesse momento, os associados leoninos serão chamados a falar sobre a proposta em cima da mesa que "poderá ser concretizada, juridicamente, por meio de uma das seguintes formas", pode ler-se, continuando.


"Diretamente, mediante a aquisição da fração à entidade proprietária, pelo valor total de 17 milhões de euros" ou "indiretamente, mediante a aquisição de ações, quotas ou unidades de participação representativas do capital social da entidade proprietária da fração, pelo valor de até 17 milhões de euros", é explicado.


De resto, a convocatória para a AG informa, ainda, que a operação irá precisar de ser aprovada por uma maioria de pelo menos dois terços, ou seja, 66,66%. Assim sendo, a reunião magna terá de "conceder ao Conselho Diretivo todos os poderes necessários para negociar o formato jurídico e os termos e condições específicos e finais da referida aquisição".

No entanto, o financiamento desta mesma ação será um dos pontos mais importantes de debate, até porque a convocatória menciona a "constituição de hipoteca" sobre a fração (empréstimo) ou um "penhor sobre as ações (...) destinadas a assegurar o pagamento em contratada da mencionada aquisição", acrescenta-se.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Pegou-se com Rui Costa no Benfica e agora manda boca ao Sporting: "Não voltou a pagar nada"
Clube

Pegou-se com Rui Costa no Benfica e agora manda boca ao Sporting: "Não voltou a pagar nada"

 

Icon Comentário0
Luís Mendes, antigo responsável do Benfica, acusa Varandas: “Sporting não pagou nada ao banco”
Clube

Luís Mendes, antigo responsável do Benfica, acusa Varandas: “Sporting não pagou nada ao banco”

 

Icon Comentário0
Depois do anúncio de recompra do Alvaláxia, sabe-se agora quanto irá custar ao Sporting
Clube

Depois do anúncio de recompra do Alvaláxia, sabe-se agora quanto irá custar ao Sporting

 

Icon Comentário0