Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirExtra Sporting
|
0Extra Sporting: O quinto dia da greve parcial dos revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP (Comboios de Portugal) levou à supressão, até às 10h00, desta segunda-feira, dia 28 de outubro, de 127 comboios, sobretudo Urbanos do Porto, tal como avança a Lusa.
Segundo o que avançou a própria CP foram suprimidos 58 comboios regionais, 62 comboios Urbanos do Porto e sete comboios Urbanos de Coimbra. A greve dos revisores começou na passada quinta-feira, dia 24 de outubro, e prolonga-se até ao próximo domingo, dia 3 de novembro.
A transportadora já antecipou diversas perturbações para a próxima quinta-feira, dia 31 de outubro. A empresa fez questão de informar os consumidores através do seu site oficial acerca dos eventuais transtornos na circulação: “por motivo de greve convocada pelo sindicato SFRCI [Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante] entre os dias 24 de outubro [quinta-feira] e 03 de novembro de 2024”.
Para a zona urbana de Lisboa, a operador alertou para os possíveis impactos nas linhas de Sintra, Azambuja e Sado. A CP prevê ainda, perturbações nos serviços Regional/InterRegional, Urbanos de Coimbra e Urbanos do Porto, para os dias 29 e 30 de outubro.
É importante realçar que segundo uma fonte do SFRCI, que representa os trabalhadores em greve, os protestos são motivados por aquilo que dizem ser o ‘incumprimento do acordo’ assinado em julho do ano passado com a operadora. As greves estão assim ligadas com a ‘remuneração’, visto que segundo o sindicato, o acordo previa passar um “prémio de subsídio de transporte e disponibilidade para o salário base”.